Copiar Link
Compartilhar no LinkedIn
Compartilhar no Twitter
Compartilhar no Facebook

Setor de RH: saiba qual a sua função e quem são os responsáveis pela área!

Saiba mais sobre o setor de RH, como surgiu essa área e quais são suas principais atribuições.

Por Equipe iFood Benefícios

O setor de RH pode exercer diferentes funções em cada empresa, mas uma coisa é certa: seu peso e responsabilidade são altos em qualquer esfera organizacional.

Ao longo do tempo, essa área se reinventou, adaptando-se às necessidades do mercado e da sociedade atual. Hoje vemos o setor de Recursos Humanos como um departamento amplo e repleto de possibilidades.

Confira a seguir mais sobre a história do setor de RH nas empresas, quais funções essa área pode exercer, os cargos disponíveis e como o iFood trabalha o setor de recursos humanos. Continue a leitura!

Índice:

O que significa RH?

RH é a sigla para o termo Recursos Humanos, sendo esta uma das principais áreas presente em qualquer empresa. Seu objetivo é cuidar do capital humano da organização, ou seja, dos colaboradores. Portanto, o setor de RH é uma área composta por profissionais que buscam desenvolver as mais diversas estratégias de gestão de pessoas existentes atualmente no mercado.

Como surgiu o Setor de RH?

O setor de RH surgiu a partir da Revolução Industrial, no início do século XX. Inicialmente era chamado de Relações Industriais, principalmente pelo contexto da época, que exigia a necessidade de um responsável por intermediar as relações entre empregados e empregadores.

Com o passar do tempo, o setor de RH ganhou outras atribuições e expansões, criando algumas técnicas e métodos de trabalho para tornar suas atividades mais estratégicas. O RH deixa, portanto, de ser uma área intermediadora para ser uma área decisora, ou seja, que participa das tomadas de decisões mais importantes da organização.

Qual a função do setor de RH?

Como falamos anteriormente, o setor de RH se expandiu e passou a atuar com outras frentes de trabalho. Conheça a seguir as principais!

Recrutamento e Seleção

O processo de recrutamento e seleção é a fase em que o RH fica responsável por realizar as contratações de novos talentos para a empresa. Com isso, sua importância está em, principalmente, identificar os profissionais que estão mais aptos e em concordância com o que a vaga necessita. Tudo isso colabora para uma maior retenção de talentos.

Plano de Carreira e Salários

O plano de carreira é aquele em que o profissional consegue visualizar os caminhos que ele pode percorrer na empresa e o que precisa fazer para conseguir atingir seus objetivos. Diante disso, muitos profissionais valorizam esse aspecto, pois mostra uma preocupação da empresa em manter o profissional ali por mais tempo. Dessa forma, cabe ao RH realizar esse acompanhamento e o desenvolvimento dos colaboradores.

Já o plano de cargos e salários é outro fator que torna a empresa competitiva e justa. Isso porque faz com que as remunerações estejam em conformidade com as práticas do mercado. Além disso, oferece ao colaborador um parâmetro da faixa salarial de seu cargo, ajudando-o a negociar promoções ou um aumento.

Benefícios Corporativos

O setor de RH também é responsável por definir os benefícios corporativos ofertados, assim como realizar toda a sua gestão.

Dessa forma, podemos ressaltar que os benefícios corporativos são inúmeros e cabe ao RH entender quais fazem sentido para a corporação. Alguns exemplos são:

Treinamentos

O time de recursos humanos também ocupa um lugar de destaque quando o assunto é educação corporativa. Com isso, vemos um esforço dessa equipe em oferecer treinamentos ou momentos de aprendizado para os colaboradores para aprimorar suas skills. Neste contexto, é comum encontrar processos de mentoria, realização de palestras, dinâmicas em grupo, indicações de cursos e livros, entre outros.

Políticas de Gestão

O RH precisa ter suas políticas de gestão bem claras e passadas adiante, principalmente para a liderança das demais equipes. Elas se referem ao modo como a empresa trabalha a organização de seu plano estratégico junto ao seu quadro de funcionários.

Diante disso, temos algumas regras como:

Engajamento entre equipes e colaboradores

É fundamental que o RH elabore ações de engajamento constantes para manter os colaboradores ativos e alinhados à cultura organizacional. Dessa forma, podemos destacar as ações de endomarketing como grandes aliadas nesse processo.

Além disso, a aplicação de feedbacks também cumpre sua função enquanto fonte de motivação para um maior engajamento dos colaboradores com as metas da empresa.

Gerenciamento de Performance

Aqui temos as avaliações de desempenho para entender como está a performance de cada equipe e de cada colaborador. Com isso, o RH faz parte da definição dos KPIs (Key Performance Indicator), também chamados de Indicadores-chave de Performance. Assim temos uma atuação mais estratégica do setor de RH no dia a dia dos funcionários.

Employer Branding

O employer branding é a estratégia que atua na percepção que o mercado tem da marca enquanto um bom lugar para se trabalhar. Quando essa estratégia é bem trabalhada, vemos uma percepção positiva — interna e externa —, atraindo talentos e retendo os profissionais atuais.

Quais profissionais atuam no setor de RH?

Além das diversas funções que o RH exerce, temos também diferentes cargos dentro da mesma equipe. Conheça a seguir quais são e suas respectivas funções e habilidades.

Gerente de Recursos Humanos

É a pessoa responsável por gerenciar a equipe de RH e trabalha em colaboração com a alta direção. Além disso, também realiza o planejamento estratégico de recursos humanos, visando o desenvolvimento e implementação de políticas e práticas da área.

Especialista em Recrutamento e Seleção

Esse profissional fica focado em criar e executar um processo de recrutamento e seleção para atrair, recrutar e selecionar os candidatos aos cargos em aberto na empresa. Com isso, algumas de suas atribuições são: triagem de currículos, condução das entrevistas, verificação das referências e tomada de decisão da contratação.

Analista de Remuneração e Benefícios

Sua responsabilidade está em desenvolver e administrar o salário e os benefícios corporativos que compõem a remuneração dos colaboradores. Dessa forma, é um profissional que está constantemente em busca das novidades do mercado, para manter a remuneração alinhada com o que os profissionais procuram. Além disso, também é responsável por administrar todos os benefícios, como plano de saúde, seguro de vida, vale transporte e alimentação, e mais.

Especialista em Treinamento e Desenvolvimento

São os profissionais focados em desenvolver os colaboradores, aprimorando suas habilidades. Com isso, elaboram os planos de desenvolvimento individual (PDI), criam cronogramas de treinamento, com o apoio de pessoas internas da empresa ou de fornecedores externos.

Gerente de Relações Trabalhistas

Como o próprio nome diz, é o profissional responsável por cuidar das relações trabalhistas dentro da organização. Assim, também faz o relacionamento com os sindicatos, garantindo o cumprimento das leis trabalhistas e dos acordos sindicais.

Especialista em Engajamento e Retenção de Funcionários

Esse cargo tem a função de promover estratégias de engajamento dos funcionários que, consequentemente, aumenta a retenção de talentos e reduz o turnover. Para isso, esse profissional realiza pesquisas de clima organizacional, promove a comunicação interna com transparência, implementa programas de reconhecimento dos colaboradores e busca alternativas para melhorar o ambiente de trabalho e o bem-estar de todos.

Especialistas em Folha de Pagamento

Em suma, esse profissional fica responsável por efetuar o pagamento dos funcionários, assim como prezar pelo envio mensal do holerite aos colaboradores e toda a parte burocrática que envolve essa atividade.

Especialistas em gestão de desempenho

São as pessoas que ficam focadas em elaborar e acompanhar os indicadores de desempenho das equipes. A partir dessas análises, traçam um plano de ação para melhorar a performance de cada colaborador.

Setor de RH do iFood

Aqui no iFood temos um setor de RH forte e estruturado, que visa unir as práticas de RH com as melhores tecnologias que temos atualmente. Quem explica melhor isso é a Michelle Onuki, Head de People Tech e Inovação no iFood.

“Eu lidero um time multidisciplinar que resolve desafios de negócio relacionados à Gestão de Pessoas por meio de tecnologia e inovação. Trabalhamos a Experiência do Usuário, IA, Tecnologia e visão de produto, sempre aplicado aos temas de RH. Montamos uma equipe multidisciplinar, com skills funcionais, em uma estrutura que normalmente não existe no RH. É o que chamamos de Fusion Teams.” 

Gostou de saber mais sobre o setor de RH e tudo que permeia essa área? Nós do iFood Benefícios temos o compromisso de oferecer todo o suporte que a equipe de recursos humanos precisa para fazer uma boa gestão de benefícios corporativos.

Através de um aplicativo único de gestão e APIs de integração, seu time consegue ter uma visão 360º dos benefícios de seus colaboradores. Conheça mais sobre a nossa solução!

Compartilhe esse post

Copiar Link
Compartilhar no LinkedIn
Compartilhar no Twitter
Compartilhar no Facebook
Gente e gestão

Equipe iFood Benefícios

3 de Maio de 2024

Leitura de 7 min