Employer Branding: saiba o que é e como fortalecer sua marca!

Implante employer branding na empresa e fortifique sua marca no mercado, ganhe mais credibilidade e atraia melhores talentos.

3 de Maio de 2024

Leitura de 11 min

Você já ouviu falar em employer branding? No mundo corporativo esse é um assunto que está constantemente em alta. Neste artigo, vamos explorar essa estratégia e as vantagens que ela traz para a sua companhia.

Continue a leitura até o final para saber os principais benefícios desta estratégia e como implantá-la em sua empresa. 

Índice:

O que é employer branding? 

Branding é a imagem que a sua empresa tem perante os consumidores e employer vem do termo “empregador”. 

Portanto, employer branding nada mais é que a imagem que os seus colaboradores, os demais profissionais do mercado de trabalho e a sociedade têm da sua empresa, como empregadora e da cultura organizacional que ela aplica.

Uma boa gestão do seu employer branding é fundamental para manter um ambiente organizacional saudável e promover o engajamento, além de atrair e reter talentos, o que reflete em mais competitividade de mercado e melhores resultados para a sua empresa.

O employer branding, portanto, entra como uma alternativa eficaz que trabalha a boa experiência dos colaboradores com a percepção positiva do público em potencial. 

Nesse contexto, isso define como a empresa é vista pela sua forma de trabalho atual, pelos funcionários que poderão ser recrutados um dia e pelos clientes que a organização deseja atingir. Sendo assim, trabalhar o employer branding garante diversos benefícios para a sua marca. 

Saiba por que o employer branding é tão importante para as empresas!

Basicamente, um bom employee experience é uma oportunidade para a retenção e atração de trabalhadores. Ao mesmo tempo, o crescimento empresarial se transforma em possibilidades facilitadas e atingíveis. Como resultado, as marcas têm uma identidade comercial consistente e atrativa frente ao mercado. 

Isso é importante porque é fundamental se destacar perante aos concorrentes. Nesse contexto, poder fazer a diferença e conseguir transformar o colaborador em um defensor da marca por meio de ações estratégicas pode ser muito eficiente para o sucesso da empresa. 

Dessa forma, isso envolve a aplicação de alguns pontos específicos, como a comunicação dos valores, princípios e desafios de uma empresa para que os colaboradores certos possam se identificar com a cultura da empresa e assim vistam a camisa da organização. 

Em linhas gerais, isso faz com que as empresas tenham bons empregados e se destaquem perante aos candidatos à procura de emprego. 

Por outro lado, ao não trabalhar o employer branding, os negócios atrasam seu crescimento, visto que pode haver uma dificuldade na contratação e retenção dos melhores talentos.

O que faz um analista de Employer Branding?

O Analista de Employer Branding é o responsável por criar, aplicar e acompanhar as estratégias para transformar uma empresa em uma marca referência no mercado. 

Dessa forma, esse profissional acaba trabalhando bem próximo dos setores de RH e Comunicação Interna, desenvolvendo ações de endomarketing, elaborando a divulgação externa e tornando palpáveis os valores e a cultura que a empresa carrega.

Portanto, sua função é usar de seus conhecimentos e ferramentas disponíveis para promover a marca empregadora.

Conheça os benefícios do Employer Branding

Agora que já sabemos o que é employer branding, a pergunta que não quer calar é: mas, afinal, quais os benefícios reais desta estratégia para a minha empresa?

Criar uma boa reputação que atraia os melhores talentos para a sua marca já deve ser atrativo o bastante. No entanto, existem diversos outros benefícios que fazem com que aplicar o employer branding seja uma necessidade na sua empresa. São eles: 

  • possibilidade de atrair funcionários qualificados e que auxiliem na melhora de resultados da empresa; 
  • aumento da moral dos colaboradores, uma vez que a reputação da empresa melhora e eles poderão se sentir orgulhosos do ambiente de trabalho em que estão inseridos;
  • auxílio na diminuição da rotatividade entre os funcionários e na consequente retenção de talentos; 
  • construção de maior credibilidade com os clientes. 

Então, se você ainda não estava convencido da importância de adotar esta estratégia no seu negócio até aqui, continue a leitura! Aqui vão outros 4 benefícios que o employer branding pode trazer para a sua empresa.

Construção de um banco de talentos

A construção de um bom employer branding não faz apenas o seu negócio ser mais competitivo no mercado — ele o torna o sonho de muitos profissionais.

Assim, a sua marca será conhecida pelo diferencial do seu produto ou serviço e também da sua cultura organizacional. O que pode levar milhares de candidatos qualificados até a sua empresa.

Neste sentido, pode até ser que você não precise agora. Mas, acredite: este banco de talentos qualificado e ansioso por trabalhar com o seu time pode ser muito útil em situações emergenciais.

Redução de custos

Muitas vezes este é um fator que passa despercebido. Entretanto, a redução dos custos ligados às atividades de recursos humanos é um dos maiores impactos do employer branding.

Afinal, o custo para a empresa não termina com o desligamento de um funcionário. Ainda existe todo o processo de recrutamento, seleção e treinamento. Isto além do período de adaptação para que o novo colaborador atinja seu potencial máximo de produtividade.

Assim, investir nesta estratégia representa a redução da rotatividade e também os gastos que vêm em decorrência dela.

Divulgação da sua empresa

Hoje é comum vermos empresas que são conhecidas não apenas pelo seu produto ou serviço. Mas também pela sua cultura e participação social. Tudo isto também é resultado de um bom employer branding.

Isto acontece porque grande parte desta reputação acontece de maneira gratuita por parte dos funcionários. Seja por meio de conversas no convívio social ou em postagens em redes sociais onde os trabalhadores divulgam ações em que participam ou se sentem representados.

Assim, a marca consegue atingir uma série de pessoas que, possivelmente, não alcançaria por outros meios. E melhor: por meio de uma autoridade positiva validada pelo colaborador.

Aumento dos resultados

O resultado da soma de todos os outros benefícios que já citamos não poderia ser diferente: aumento dos resultados e uma prática de employer branding bem sucedida.

Dessa forma, a retenção de grandes talentos, o maior engajamento, a redução dos custos e a construção de uma boa reputação podem — e vão — impactar diretamente na experiência do consumidor final.

No geral, isto vai acontecer como uma consequência natural desta estratégia. É por isso que as grandes empresas já adotaram o employer branding. E é por isso que você também deve fazer isto.

A diferença entre EVP e Employer Branding

O Employer Branding é um conjunto de estratégias para promover a marca empregadora. Assim, dentro dessas possíveis estratégias existe o EVP — Employee Value Proposition — que nada mais é do que um pacote de benefícios, com ou sem remuneração, oferecido aos colaboradores para agregar valor na sua contratação.

Portanto, são conceitos diferentes, mas que possuem relação, já que se complementam em certa medida.

Saiba como implementar o Employer Branding na empresa

Confira como você pode aplicar o Employer Branding na sua empresa e torná-la uma marca relevante no mercado.

Defina métricas e KPI’s e faça uma análise inicial

Para atingir objetivos é preciso traçar metas, certo? E o primeiro passo para isso é saber como irão medir os resultados, ou seja, quais serão as métricas e KPI’s que vão definir o sucesso da estratégia.

No caso do Employer Branding, algumas métricas utilizadas são:

  • taxa de retenção;
  • índice de turnover;
  • custo e tempo gasto por contratação;
  • qualidade das contratações;
  • engajamento nas mídias sociais;
  • taxa de indicações.

Tenha transparência na comunicação externa e interna

Você pode auxiliar na criação e distribuição de conteúdos que visem, educar, engajar e resolver possíveis problemas dos setores de cada funcionário. 

Por exemplo, no momento em que o colaborador entrar para o time de funcionários da empresa, o setor de RH pode ficar responsável por compartilhar uma série de informações que expliquem para ele como funciona a cultura organizacional da empresa e como ele pode lidar em certas situações. 

Além disso, a comunicação externa é essencial para mostrar aos candidatos como funciona o dia a dia da empresa, tornando-a mais atrativa e transparente.

Engaje os colaboradores

Adotar iniciativas que favoreçam a melhora do clima organizacional também pode ser uma ótima alternativa para abraçar um employer branding que dê resultados.

Dessa forma, criar dinâmicas e atividades que aproximem diferentes setores é uma boa maneira de contribuir para um maior bem-estar dos funcionários na empresa. 

Por meio de exemplos vindos de uma liderança inspiradora e um ambiente de trabalho que promova o crescimento profissional e pessoal dos funcionários, as marcas garantem que os seus colaboradores vistam a camisa da empresa

Invista no perfil adequado para os cargos

Os profissionais precisam estar alinhados com o fit cultural da empresa para poderem propagar de forma correta a cultura e os valores da corporação na rotina. Dessa forma, investir numa liderança humanizada, que preza por uma boa comunicação e gestão de pessoas eficiente, é essencial para que a marca realmente se torne a potência que deseja ser.

Tenha diferenciais para atingir seu público-alvo

Mostre porque a empresa se destaca positivamente da multidão. Isso vai desde os benefícios que os colaboradores possuem, até os valores que são propagados no dia a dia, como a diversidade e inclusão. Cada vez mais os profissionais optam por lugares saudáveis para trabalhar, que respeitam o ser humano e colaboram para o seu desenvolvimento pessoal e profissional. 

Tenha uma forte presença mobile

Apostar em redes sociais para divulgar as ações de endomarketing feitas no dia a dia com os colaboradores pode ser uma excelente ferramenta para atrair os olhares de novos candidatos. Sabe quando uma marca se torna um lugar muito desejado pelos profissionais para trabalhar? Isso acontece porque a divulgação da marca empregadora é constante e bem feita, sendo realizada até de forma espontânea pelos seus colaboradores.

Tenha um EVP bem definido

Como falamos, o EVP é um pacote de benefícios que agrega benefícios remunerados (como vale-alimentação e refeição, plano de saúde, etc.) e não remunerados (licença maternidade e paternidade estendida, day off de aniversário, entre outros).

Ao ter um EVP bem definido, a marca se tornará bem mais atrativa e convidativa para novos talentos e retenção dos atuais. Portanto, defina o que a sua empresa pode oferecer como diferencial para os colaboradores e deixe isso claro para todos.

Invista numa boa cultura organizacional

Atualmente uma das características mais importantes que uma empresa pode ter é uma boa cultura organizacional. Ela é um fator decisivo para reter talentos e atrair novos candidatos que irão agregar as entregas e otimizar os resultados.

Employer Branding: cases de sucesso para você se inspirar!

Gostou de conhecer mais como funciona o Employer Branding? Confira agora exemplos de sucesso de empresas que foram reconhecidas por conta da boa aplicação dessa estratégia!

Nubank

O roxinho é inovador não só no produto, como também no dia a dia dos trabalhadores. O cuidado com a marca empregadora é constante, a começar pelo pacote de benefícios que a empresa oferece. 

Durante a pandemia, essa atenção foi reforçada e mereceu destaque: a Nubank realizou parcerias com aplicativos de atividade física e saúde mental, além de ter sido uma das primeiras empresas a adotar o trabalho remoto.

Natura

Os próprios produtos da Natura já carregam consigo uma preocupação com a causa ambiental. Para alinhar com esse posicionamento, a empresa investiu forte em uma cultura de diversidade e desenvolvimento.

Atualmente ela possui o programa Jovem Aprendiz para desenvolver novos talentos que podem trilhar uma carreira profissional longa dentro da corporação. Além disso, o quadro de funcionários é bem diverso, tendo constantemente a abertura de vagas afirmativas.

Netflix

Uma das maiores plataformas de streaming do momento ganhou o coração de diversas pessoas não só pelo conteúdo que ela produz, mas também pela forma como divulga seu trabalho.

A página de carreiras da empresa é bem trabalhada e se preocupa em reforçar seus valores e sua missão, além de oferecer uma descrição bem detalhada das oportunidades em aberto.

O Boticário

O Grupo Boticário se tornou referência enquanto marca empregadora, principalmente pelos projetos de divulgação das ações realizadas na empresa.

No site de carreira eufacobonito.com.br, o Grupo reuniu todas as informações sobre a cultura organizacional, com um blog recheado de conteúdos para atrair novos candidatos. Não é atoa que o O Boticário só cresce, não é mesmo?

Quando as empresas motivam os trabalhadores, indiretamente elas fazem com que eles se tornem porta-voz do seu ambiente de trabalho.

Nesse contexto, ao ter funcionários falando bem da companhia, isso faz com que o público externo enxergue a marca com bons olhares. 

Viu como há vários benefícios nesse conjunto de técnicas? Agora que você já sabe, que tal começar a implementá-lo na sua empresa?

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Cultura Organizacional

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