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Educação Corporativa para o desenvolvimento dos colaboradores

Perceba como a educação corporativa pode ser uma grande aliada no processo de crescimento da empresa e do nível de satisfação dos seus colab...

Por Equipe iFood Benefícios

Você já imaginou educar os seus colaboradores para que eles consigam aprender habilidades mais produtivas e assim melhorar os seus resultados? Pois isso acontece quando o assunto é educação corporativa

Ela é uma prática de ensino, em conjunto com diversas estratégias, que prepara e desenvolve seus funcionários tanto profissionalmente como psicologicamente. Assim, você terá uma equipe com alta expertise e alinhada com a cultura da empresa. 

Índice:

O que é Educação Corporativa?

A Educação Corporativa nada mais é do que um conjunto de ações voltadas para o desenvolvimento de competências dos colaboradores de uma organização. É, portanto, uma prática que tem se tornado comum entre os profissionais de gestão de pessoas.

Dessa forma, não é possível resumir em apenas treinamentos. Há um estudo por trás das skills de cada colaborador e das necessidades atuais da empresa. Assim é feito um alinhamento de expectativas para que o trabalhador saiba o que a empresa espera dele, ao mesmo tempo que a organização oferece as ferramentas necessárias para que ele se desenvolva e cumpra essas expectativas.

Importância da Educação Corporativa

Com as alterações comportamentais da sociedade, o mercado acaba mudando também. Assim, é preciso se adequar às novas tendências e uma das mudanças que vêm ocorrendo é a necessidade de valorizar os colaboradores

As empresas precisam entender que não são elas que alcançam as metas ou produzem o conhecimento sobre a área. Isso vem do funcionário, e por isso a importância de capacitá-los com formações e treinamentos de qualidade. 

Segundo César e Ribas (2006), no livro “Educação à distância nas universidades corporativas”, a mudança de cenário, onde o colaborador acaba ganhando espaço e importância dentro do ambiente de trabalho, tem se tornado uma prática comum. Os autores citam:

“Se no primeiro momento da administração, quando a produção era padronizada e

centralizada, tínhamos por resultado um trabalho alienante vinculado a uma

tecnologia com automatização rígida e envolvimento humano banalizado e

rotineiro, em um segundo momento os novos modelos de gestão trouxeram uma

produção orientada para a flexibilidade, diversificação e autonomia, apoiada na

tecnologia com automação flexível, a qual demanda um perfil de trabalho com

conhecimento ampliado e capacidade para atuar como gestor da atividade.” (p.2)

Dessa forma, através da educação corporativa, as instituições valorizam os trabalhadores, levando mais confiança e conhecimento para eles. Consequentemente, as metas conseguem ser atingidas, as tarefas são melhor executadas e a empresa aumenta seu desempenho. 

Por isso, é necessário ter uma boa gestão de RH, para que seja possível implementar a educação corporativa na sua instituição. Assim, o setor consegue melhorar o gerenciamento das equipes, e os profissionais aprendem novas habilidades. 

Saiba quais são seus objetivos

Como foi dito, o objetivo principal da educação corporativa é ensinar os colaboradores várias competências para que eles se mantenham capacitados. Isso gera uma melhora na produtividade e na gestão de tempo das atividades.  

Outra razão é a de integrar os profissionais com a cultura organizacional, moldando-os de acordo com aquilo que a empresa acredita e defende. Assim, você terá funcionários únicos, se destacando da concorrência

Além disso, existem outros objetivos que a educação corporativa visa, por exemplo: 

  • utilizar novas ferramentas de aprendizagem;
  • qualificar continuamente os colaboradores, de acordo com as mudanças do mercado;
  • desenvolver novas competências para os gestores; 
  • melhorar a visão do colaborador sobre a empresa; 
  • otimizar a conclusão de metas gerais e específicas. 

Mas, antes de colocar tudo isso em prática, é necessário se planejar. Dessa forma, é possível trabalhar cada desenvolvimento que as áreas da empresa precisam. E, também, estudar as principais tendências do mercado, para sua equipe se manter atualizada. 

Principais benefícios da Educação Corporativa

Você pode se perguntar qual a razão de implementar a educação corporativa na sua empresa ao invés de treinamentos tradicionais. E a resposta é que a principal vantagem dela é ser abrangente. Isso pode resultar em um impacto tanto interno quanto externo.

Portanto, a educação corporativa atinge um resultado a curto, médio e longo prazo. Tudo depende do objetivo geral e específico que sua empresa procura. E, com isso, alguns dos benefícios que se destacam, por exemplo, são:

Desenvolvimento de talentos

Melhor do que procurar profissionais mais capacitados no mercado de trabalho, é a sua empresa capacitá-los. Isso enriquece o portfólio dos colaboradores, melhora o desempenho da corporação e ainda diminui o índice de turnover. 

O desenvolvimento dos talentos ainda gera valorização pessoal para os trabalhadores, pois eles conseguirão se sentir mais realizados, e isso influencia diretamente no dia a dia e nas conquistas da empresa. 

Maior retenção de colaboradores

Quando um profissional percebe que sua empresa dá oportunidades para ele melhorar suas competências, tanto de maneira geral como na sua área de trabalho, sua relação com a instituição cresce. 

Isso faz com que ele se mantenha na empresa, pois sabe que há chances de ser promovido ou se qualificar cada vez mais. Assim, ele eleva sua confiança e autoestima profissional, melhorando também o seu rendimento e motivação no trabalho. 

Aumento de produtividade

Foi comprovado pela American Society for Training and Development que a abordagem da educação corporativa nas empresas aumenta 218% a produtividade das equipes

Isso é um benefício tanto para a instituição quanto para o colaborador, pois ele conseguirá terminar suas tarefas mais rápidas e a empresa terá mais eficiência nas entregas. 

Além disso, o profissional fica com um sentimento de pertencimento, já que é feito um investimento e valorização do profissional. Isso faz com que o trabalhador crie laços e trabalhe mais motivado para atingir os objetivos. 

Melhoria no engajamento da equipe

Assim como os outros benefícios, o engajamento da equipe é muito influenciado pelo sentimento de pertencimento e a alta produtividade dos colaboradores. Quando cada indivíduo da equipe se sente melhor e mais capacitado, o engajamento do time melhora. 

Isso ainda pode ser elevado com uma educação corporativa diversificada, como aprendizagens interativas, workshops práticos e gamificação. Assim, os funcionários melhoram suas relações pessoais, e é gerado um fortalecimento profissional.

Treinamento X Educação Corporativa

Podemos dizer que os treinamentos são formas de aprendizado mais passivas, onde o aluno aprende a partir dos conhecimentos passados por um especialista. Geralmente tem a intenção de fortalecer e desenvolver uma habilidade específica, tanto soft quanto hard skills.

Por outro lado, a educação corporativa possui um propósito diferente. Enquanto o treinamento visa o crescimento individual do profissional, a educação corporativa visa o crescimento da empresa e, por consequência, o do colaborador.

Como falamos, o que faz uma empresa são seus colaboradores. Por isso, se o objetivo da corporação é desenvolver um trabalho mais estratégico frente ao mercado, a educação corporativa entra nesse contexto para fortalecer essa habilidade em seus colaboradores, parceiros, e até mesmo clientes. Dessa forma, é um trabalho feito para colher resultados a longo prazo. Os treinamentos, por sua vez, já podem ter resultados imediatos.

6 principais tendências da Educação Corporativa

Para tornar a educação empresarial mais atrativa e fácil de assimilar, existem algumas alternativas que vem crescendo bastante no mercado. Confira a seguir as 6 principais!

1. Simulações em ambientes virtuais

A realidade virtual é uma ferramenta que permite que o usuário se coloque em situações similares ao mundo real. Dessa forma, muitas empresas apostam nessa tecnologia para inserir seus colaboradores em contextos que poderiam acontecer no dia a dia corporativo para entender como eles reagiriam diante delas.

A partir dessa vivência, fica mais fácil moldar e direcionar os colaboradores para o caminho que a empresa deseja percorrer, mostrando quais soluções se encaixam melhor em cada contexto.

2. EaD corporativo

O estudo à distância é uma tendência mundial. Mas quando falamos de universo corporativo, isso fica ainda mais evidente. 

Atualmente diversas empresas fazem parcerias com instituições de ensino para promover cursos e oficinas online e com horários flexíveis. Assim os colaboradores podem aprender no seu ritmo, porém de forma eficaz e facilitada.

3. E-learning

O e-learning é um outro modelo de educação a distância, que utiliza da tecnologia para passar as informações, porém permite que isso seja feito de forma interativa.

Isso porque, além de fornecer as vídeo-aulas, por exemplo, a plataforma permite interações entre alunos e professores, além de fóruns de discussão e troca de ideias.

Por lá também é possível realizar exames e provas para certificar que o aluno está realmente aprendendo.

4. Microlearning

O microlearning traz mais dinamismo na trilha de aprendizagem. Isso porque são conteúdos curtos, em formato de pílulas, para instruir e reforçar conhecimentos.

Além disso, é um conteúdo mais fácil de ser atualizado constantemente e repassado aos colaboradores. É um formato interessante para tratar de assuntos da atualidade também.

5. Mobile Learning

Hoje em dia é difícil encontrar alguém que não tenha um smartphone. Por isso, apostar em ferramentas de ensino que podem ser acessadas facilmente por um celular.

É uma maneira de tornar o conteúdo mais acessível, interativo, fácil de usar e permite maior liberdade de consumo.

6. Gamificação

O senso de competitividade, quando bem trabalhado, pode trazer benefícios incríveis para uma empresa.

Dessa forma, a gamificação tem sido bastante utilizada por gestores para desenvolver habilidades em seus liderados. Por meio de campeonatos e competições, os colaboradores são incentivados a desenvolver soluções que podem ser incorporadas aos produtos e serviços como melhoria.

Além de colaborar com o futuro da empresa, isso dá um sentimento positivo para os envolvidos no desenvolvimento dessa criação.

Saiba como implementar a Educação Corporativa

Agora que explicamos a importância, os objetivos e os benefícios da educação corporativa, é hora de planejar como colocar em prática sua educação corporativa. O primeiro passo é identificar os principais problemas da sua empresa. Uma pesquisa de satisfação pode ajudar você a descobrir quais são os pontos para se melhorar. 

Assim, quando o levantamento das dificuldades estiver feito, você conseguirá traçar um plano de ação com seus objetivos de curto, médio e longo prazo. É importante que, nesse momento, a estratégia esteja alinhada com as metas da empresa

Isso deve ocorrer para que o passo da logística, metodologia e comunicação seja feito. É preciso encontrar um caminho que solucione os problemas, sem afetar a cultura corporativa. Por fim, lembre-se de acompanhar e analisar os resultados do processo, para saber se há necessidade de ajustes ou melhorias. 

Mas caso seu setor de RH esteja sobrecarregado, também é possível contratar uma instituição qualificada para cuidar desse processo de aprendizagem. Isso pode ajudar, inclusive, na tomada de decisão do RH

Um assunto que não pode ficar de fora da educação corporativa na sua empresa é a importância dos benefícios na valorização dos profissionais. Um vale-alimentação diferenciado, por exemplo, pode gerar sorrisos no dia a dia dos seus colaboradores. 

Por isso, o iFood possui diversas vantagens para que você possa levar alegria em forma de alimento à sua equipe. Quer saber mais sobre a funcionalidade e os benefícios do vale iFood? Então clique aqui

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Gente e gestão

Equipe iFood Benefícios

3 de Maio de 2024

Leitura de 9 min