Plano de carreira: planejamento para o crescimento
Criar e estruturar um bom plano de carreira é uma das chaves para reter e obter novos talentos. Acesse e confira dicas de como fazê-lo!
Por Equipe iFood Benefícios
Uma empresa é feita por indivíduos, e é a partir do crescimento de cada um desses indivíduos que se alcança o sucesso de uma organização. Se por um lado carreira é a sequência de trabalhos de um indivíduo, estabelecer um plano de carreira é justamente o processo de estabelecer objetivos profissionais e capacitação individual que o permita alcançar os trabalhos desejados.
Ter consciência do que se deseja para uma companhia ou para a própria carreira no curto, médio e longo prazo e saber quais são as ferramentas para atingir essas metas é a chave para uma estratégia de sucesso.
Assim, ganham pontos as empresas – e líderes – que estimulam o crescimento pessoal de seus colaboradores. E é nesse momento que entra em cena conceitos importantes como, gestão, planejamento e plano de carreira.
Quer entender melhor? Então continue a leitura!
Índice:
- O que é plano de carreira?
- Gestão de carreira individual
- Como criar um plano de carreira com transparência?
- Os diferentes tipos de carreira
- É preciso estar preparado para desafios e mudanças.
O que é plano de carreira?
Um plano de carreira se define pelos caminhos e estratégias existentes para que os funcionários possam percorrer dentro de uma organização.
Dessa forma, um bom planejamento de carreira vai muito além de promover ou ser promovido, pois trata-se de galgar degraus nas organizações, adquirindo respeito e influência no processo.
Assim, empresas que tomam a frente, criando bons e transparentes planos de carreira, acabam chamando a atenção dos profissionais mais promissores. Consequentemente, se tornam organizações mais dinâmicas e eficientes.
Isso porque, é dentro dessas organizações que um indivíduo comprometido com o crescimento profissional terá espaço para desenvolver todo seu potencial.
Portanto, a principal vantagem da gestão de carreira é justamente reter os melhores talentos. Pois, o chamado turnover, que é a quantidade de contratações e dispensas de empregados, é sensivelmente reduzido quando as empresas oferecem a perspectiva de crescimento profissional atrativa.
Gestão de carreira individual
Individualmente, uma gestão de carreira eficaz começa com o estabelecimento de metas. E algumas perguntas que podem ajudar na definição delas, são:
- Qual é o meu próximo objetivo profissional?
- Qual é o meu objetivo máximo?
- Qual o prazo para alcançar esse objetivo?
A partir das respostas a essas perguntas, será possível estabelecer quais os próximos passos que devem ser dados para atingir suas metas como profissional. Que podem ser desde a entrada em um curso de MBA, até a mudança de departamento dentro da empresa. Tudo isso será imprescindível para agregar mais conhecimento e experiência.
O aprimoramento leva ao crescimento profissional
Mesmo para os líderes que já têm algum tipo de especialização, o aprimoramento deve ser contínuo. Se dentro de uma organização há um determinado número de caminhos a percorrer, é fundamental saber escolher o que estudar para seguir este ou aquele caminho.
Essas decisões só podem ser tomadas com muita informação. Ler revistas e livros sobre as características de cada função vai te permitir criar uma visão mais clara do que será estudado e, principalmente, se o conteúdo a ser aprendido se encaixa no perfil de cada profissional.
Uma opção interessante para quem está comprometido em crescer profissionalmente é procurar empresas que cuidam especificamente da gestão de carreiras.
Agências de headhunters, por exemplo, atuam principalmente na recolocação profissional, mas também na orientação para o desenvolvimento no mercado de trabalho. Um bom profissional de recursos humanos saberá estabelecer metas e acompanhar a evolução individual.
Conheça o plano de carreira de sua empresa
Conhecer a organização da empresa em que se trabalha e saber se o ambiente atual se encaixa nos planos também pesa muito. Se a empresa atual não permite o desenvolvimento, mudar de áreas é um passo muito importante.
Além disso, não ter medo de mudar também faz parte do planejamento de carreira e muitas vezes é determinante para o crescimento individual. Por isso, estar atento para o que outras empresas estão oferecendo é muito importante.
Se por um lado trocar de empresas com muita frequência pode não ser atraente para quem contrata, ficar estagnado também não é uma escolha certa.
Como criar um plano de carreira com transparência?
Negócios que possuem planos de carreira também evitam uma das piores culturas empresariais: a supressão dos talentos pelos superiores.
A atitude de profissionais mais graduados, que temem serem substituídos por subordinados mais competentes têm levado empresas à estagnação mundo afora. Ao estabelecer um planejamento eficiente para o crescimento de cada indivíduo, as empresas eliminam esse risco.
Mas, antes de mais nada, é imprescindível haver transparência das empresas no plano de carreiras. Um profissional terá muito mais dedicação ao saber exatamente quais são as possibilidades dentro da organização e o que é preciso para alçar uma nova etapa.
Nesse sentido, a área de recursos humanos de cada empresa torna-se um dos principais fatores no sucesso de toda organização.
Afinal, um quadro claro das possibilidades de cada profissional permite não só a retenção dos mais capacitados, mas também auxilia a administração da empresa a ter uma melhor visão organizacional, sabendo suas possibilidades e limites.
Pensando nisso, entenda melhor, abaixo, os diferentes tipos de carreira e como guiar os seus colaboradores para os melhores caminhos.
Os diferentes tipos de carreira
Começar de baixo, trabalhando duro, e aos poucos ir alçando novas posições na empresa até um dia quem sabe se tornar gerente, diretor ou mesmo CEO. Essa história é bem conhecida do público e há inúmeras biografias e até filmes sobre pessoas que viveram exatamente essa experiência profissional.
Historicamente, as empresas sempre tiveram esse tipo de desenvolvimento profissional linear, partindo de cargos especializados até alçar posições de gerência e administração.
Esse tipo de planejamento de carreira é bastante eficaz por um lado, pois sempre coloca como meta final cargos mais estratégicos, em que o profissional deixa de “pôr a mão na massa”.
Mas, se a história acima é clássica no mercado de trabalho, a história daqueles que estão plenamente aptos a exercer novas funções, mas que se sentem frustrados por deixar de atuar na sua especialidade não é tão conhecida.
De repente, aquela pessoa habituada a lidar com cálculos e materiais, que se mostrou um excelente profissional e foi premiado por isso com um cargo de liderança, está resolvendo questões de compras, contas e relatórios – nada daquilo que sempre lhe deu prazer no dia a dia da empresa.
Mas como, então, com guiar os colaboradores para o caminho certo?
Nos últimos anos, cresceu o número de pessoas que se sentiam insatisfeitas por crescerem profissionalmente, mas ao mesmo tempo serem obrigadas a deixar de praticar justamente os trabalhos que as levaram a uma posição mais alta.
Então, antes de tudo, a empresa e seus gestores precisam ter sensibilidade para identificar como cada colaborador pode crescer e ajudar, indicando-lhes os caminhos.
Nesse cenário, há dois conceitos que podem orientar tanto empresas, como colaboradores: as opções de carreiras em Y ou W. Nelas, existe a possibilidade de continuar galgando novos estágios em uma empresa mesmo para quem continua exercendo posições mais especializadas.
Para o indivíduo que planeja sua carreira, escolher organizações que aplicam um desses modelos é uma escolha difícil, porém necessária. Essa decisão deve ser tomada de acordo com as aptidões pessoais e com o objetivo final de cada profissional.
Como funciona a carreira em Y?
Nesse tipo de carreira, o profissional começa seu desenvolvimento exercendo funções práticas e especializadas. Em uma indústria, por exemplo, o indivíduo pode começar como estagiário de projetos. Em seguida ele passará a fazer parte de um time de projetistas plenos.
Em algum ponto, essa pessoa passará a liderar grupos de projetos, ainda exercendo sua expertise técnico. Depois disso, surge a bifurcação: seguir atuando em cargos especializados ou passar a posições de gerência.
É por ocorrer essa bifurcação que esse tipo de carreira tem o nome de Y.
Para quem prefere esse tipo de carreira, a mudança de perfil prático para perfil gerencial pode ser uma vantagem. A pessoa pode se sentir recompensada por passar a uma função menos extenuante fisicamente, por exemplo.
Veja mais sobre em Quais os caminhos para estruturar uma carreira em Y?
Como funciona a carreira em W?
Assumir uma posição gerencial ou seguir se especializando. E se houvesse uma terceira opção? Foi para quem fez essa pergunta que nasceu a carreira em W.
Nela, o profissional especializado eventualmente alcança um cargo mais gerencial, mas não abandona completamente sua especialidade. A pessoa passa a ter um perfil multifuncional, atuando em posições de comando, mas sem abandonar completamente sua especialidade.
Para quem planeja uma carreira em W, é preciso saber ser líder, além de ser técnico ao mesmo tempo. Trata-se de um modelo que demanda muito mais, com perfil flexível que nem sempre é possível alcançar.
Para atuar de forma “multitarefa”, esse profissional precisa de muitas especialidades e de uma capacidade de visão organizacional mais ampla.
Se por um lado os desafios desse tipo de carreira são muitos, por outro, a possibilidade de balancear conhecimento prático com gestão pode ser muito prazeroso e gratificante.
É preciso estar preparado para desafios e mudanças.
Empresas que desejam se manter atuais e não perder espaço no mercado precisam de profissionais de todos os tipo. Afinal, sejam os que desejam se tornar líder ou os que possuem visão de especialistas, são importantíssimos para o desenvolvimento e crescimento da organização.
Entretanto, obter o preparo para lidar com novos desafios profissionais é essencial.
Em uma empresa com um bom plano de carreira, haverá sinais claros de que é tempo de estudar novos temas, por exemplo quando for necessário sair da área técnica e entrar na área administrativa.
Ao profissional cabe abraçar os novos desafios e procurar estar sempre atualizado para, quando a oportunidade aparecer, estar apto a exercer essa função.
E então, entendeu mais sobre os tipos de carreira e a importância da criação e execução de um bom planejamento de carreira para o crescimento empresarial?