Melhore a comunicação interna e crie um ambiente de trabalho mais saudável

Saiba o que é Comunicação Interna, como ela funciona, sua importância e dicas de como melhorar esse setor da sua empresa.

3 de Maio de 2024

Leitura de 8 min

Muito se fala na comunicação para clientes, marketing de conteúdo para branding, entre vários outros conceitos. Mas você sabia que a comunicação interna também tem tamanha relevância em uma organização?

A seguir vamos falar sobre esse assunto e como você pode melhorar a comunicação interna da sua empresa agora mesmo!

Índice:

O que é Comunicação Interna?

A comunicação interna pode ser tanto uma área única quanto uma atividade exercida pelo setor de RH das empresas.

Assim, sua principal função é transmitir informações estratégicas e relevantes para os colaboradores acerca do que acontece dentro da corporação, sobre valores e cultura organizacional, novidades, entre outros temas.

Tudo isso pode ser feito de diversas maneiras, como através de e-mails, boletins, mensagens de texto, intranet e mais. Dessa forma, todos ficam atualizados e se sentem parte de uma mesma empresa.

Descubra quais são seus objetivos!

A comunicação interna não pode ser compreendida apenas como um canal para divulgação de informações. Seu papel vai muito além disso, principalmente quando falamos em estratégia de employer branding. Confira quais são seus principais objetivos!

Alinhar o fit cultural da empresa com os colaboradores

Se a empresa deseja fortalecer a sua cultura interna e ter seus colaboradores como uma fonte de propagação de seus valores, a comunicação interna certamente é uma grande aliada.

Por meio de estratégias comunicacionais é possível transmitir o que a empresa acredita, incentivar os colaboradores a praticarem os valores da corporação no dia a dia e a trabalharem juntos em prol dos mesmos objetivos.

Melhorar o clima organizacional

A comunicação interna é capaz de reduzir as distâncias entre os times, estimulando a sua integração, interação e o desenvolvimento de seu relacionamento interpessoal. Dessa forma, ela contribui para aumentar o envolvimento dos colaboradores nas tarefas, prezando sempre pelo espírito colaborativo e de cooperação. Assim o clima organizacional fica bem mais leve e produtivo.

Criar uma comunicação transparente

Quando a empresa se preocupa em manter seus colaboradores informados sobre as novidades, eventos, resultados e qualquer outro assunto referente à corporação, eles se sentem importantes por estarem incluídos em pautas relevantes. Isso evita fofocas e boatos desnecessários, e prepara os colaboradores para qualquer crise que possa acontecer. A comunicação precisa ser aberta e clara!

Engajar os colaboradores

Como falamos, a comunicação interna é capaz de unir os setores, mesmo aqueles mais distantes e com funções bastante diferentes. A partir desse espírito de união, fica mais fácil ter colaboradores engajados em desafios, metas e dinâmicas internas. Dessa forma, é importante atrelar os desafios às conquistas dos colaboradores, valorizando o trabalho de cada um.

Fortalecer as estratégias internas dos times

Quando bem trabalhada, a comunicação interna pode ser um canal para divulgar acontecimentos e conquistas particulares de cada equipe. Mesmo sendo uma mesma empresa, sabemos que cada time desenvolve suas próprias ações e estratégias para alcançar os resultados esperados. Para tornar isso ainda mais forte, a divulgação de casos de sucesso pode ajudar a motivar outras equipes a darem o seu melhor e serem inovadoras no dia a dia.

Motivar e valorizar os funcionários

Uma empresa que deseja crescer e reter talentos precisa investir em meios para valorizar os colaboradores. Dessa forma, a comunicação interna é uma das escolhidas para cumprir este papel, já que seu alcance é grande dentro da corporação. Assim, é possível criar programas ou quadros na rotina de comunicação para divulgar funcionários destaques ou equipes que entregaram resultados acima da média.

A importância da Comunicação Interna para o seu RH

Atualmente o time de Recursos Humanos tem mudado a postura, adotando o conceito de RH Estratégico. Isso quer dizer que o RH não se ocupa apenas do processo de recrutamento e seleção, ele busca atuar além, em uma construção de uma marca empregadora, de um bom clima organizacional e de um plano de desenvolvimento de carreira.

Diante disso, a comunicação interna ocupa um espaço fundamental para o desenvolvimento dessas estratégias, já que permite a divulgação dos valores da empresa, conteúdos motivacionais e informativos sobre todos os benefícios que a corporação oferece aos colaboradores.

Portanto, a comunicação interna é uma ferramenta importante para que o RH consiga atingir seus objetivos, ajudando bastante na execução dos planos de ação estipulados pela área.

Comunicação Interna e Endomarketing: tem diferença?

A resposta é: sim, há diferença entre esses dois conceitos. Porém, podemos dizer que são complementares e potentes quando trabalhados juntos.

Como falamos anteriormente, a comunicação interna tem o objetivo de divulgar informações e ser um canal de comunicação aberto aos colaboradores. Já o endomarketing tem um envolvimento direto com a construção da cultura da marca a longo prazo.

Dessa forma, a comunicação interna pode ser uma ótima ferramenta para aplicar as estratégias de endomarketing, que geralmente consistem em ações que geram vínculo emocional entre colaborador e empresa.

Por exemplo, programas de benefícios e reconhecimento são caminhos válidos para a aplicação do endomarketing. Para que eles atinjam ainda mais pessoas, apostar em uma divulgação constante, através dos canais de comunicação internos, pode fortalecer a estratégia e o engajamento.

Dicas para melhorar a Comunicação Interna na sua empresa!

Afinal, a partir de tudo o que foi lido, como aprimorar a comunicação interna da sua empresa? Confira as dicas que separamos para te ajudar!

Reforce os objetivos e valores da empresa

Aproveite as comunicações para poder trazer algum valor da empresa, principalmente acompanhado de exemplos reais, como alguma ação que um colaborador fez durante um atendimento ao cliente.

Outro caminho é falar sobre metas exaltando pessoas que atingiram esse objetivo e foram recompensadas de alguma forma pelo bom trabalho.

Incentive a cultura do feedback

Por meio dos comunicados, mostre sempre os benefícios do feedback entre os colegas de trabalho para a evolução constante de todos.

Além disso, abra um canal para que os colaboradores deem feedbacks sobre a comunicação interna, o que eles gostam, sugestões do que fazer e de melhorias. Assim pode-se praticar o feedback e ainda obter ótimos insights a partir deles.

Instigue a comunicação entre gestor e equipe

Enquanto RH, é preciso ter, além de uma comunicação interna fortalecida, um bom relacionamento com as lideranças das equipes. Dessa forma, é importante alinhar com todos os líderes a necessidade de conversar bastante com suas respectivas equipes, tornando a comunicação aberta e livre para fluir e gerar novas ideias.

Dê reconhecimento à opinião do colaborador

A comunicação interna precisa ser colaborativa e atrativa. Assim, coletar feedbacks e opiniões que os colaboradores têm sobre os assuntos tratados, os meios de comunicação utilizados, e a maneira como tudo é divulgado, entre outros pontos, pode ajudar a construir uma comunicação mais assertiva e alinhada com os gostos dos funcionários.

Utilize a tecnologia a seu favor

Aposte em uma boa intranet, um bom software de comunicação e outras ferramentas, como redes sociais. Muitas empresas têm apostado na criação de um perfil de Instagram para que apenas os colaboradores tenham acesso para divulgar de forma mais dinâmica o que acontece no dia a dia da corporação.

O que a falta de uma Comunicação Interna pode causar?

Foi possível perceber, ao longo do texto, os benefícios que a comunicação interna tem para as empresas e como elas podem mudar a rotina dos colaboradores. Confira a seguir os prejuízos que uma corporação pode ter ao não investir nessa área.

Falta de visibilidade dos processos e demandas

Como falamos, a comunicação interna ajuda a integrar as áreas e otimizar o alinhamento de todos a respeito dos objetivos e resultados da corporação. Quando a comunicação não acontece, abrimos espaço para a desorganização e confusão entre as equipes, não tendo um trabalho colaborativo e construtivo.

Aumento do estresse

Por essa falta de visibilidade que citamos acima, muitos impasses podem acontecer na rotina, ou até mesmo divergências de interesses entre os times. Tudo isso pode gerar bastante estresse e desavenças entre os colaboradores.

Ambiente de trabalho tóxico

Com o aumento dos problemas entre as equipes, naturalmente o ambiente de trabalho se torna hostil e pouco proveitoso. As equipes trabalham em silos e não se comunicam, dessa forma, não respeitam as necessidades e interesses um dos outros, atrapalhando na construção de um bom relacionamento interpessoal.

Diminuição da produtividade

Por conta do ambiente tóxico, a produtividade cai, pois não há energia e motivação suficientes para realizar boas entregas. Além disso, o trabalho em equipe vai por água abaixo, dando lugar a atitudes egoístas e pouco produtivas.

Aumento da taxa de turnover

Diante dessa sucessão de características negativas que citamos, os bons profissionais acabam procurando outras oportunidades que façam mais sentido e que priorizem a sua saúde mental. Portanto, a taxa de rotatividade pode aumentar e muito em situações como esta, onde o clima organizacional está em péssimo estado.

Percebeu como a comunicação interna é essencial para a construção de um bom ambiente de trabalho e como ela pode empoderar os colaboradores durante a rotina e entregas de atividades? Ela pode ser um excelente caminho para motivar e engajar seus funcionários.

Além disso, apostar em um bom pacote de benefícios também é prezar pela motivação. Em programas de reconhecimento, os benefícios são ótimos caminhos para presentear os profissionais em forma de agradecimento pelo bom trabalho.

Por isso, chegou a hora de você conhecer mais sobre o iFood Benefícios, um cartão de multibenefícios que chegou para revolucionar a sua empresa. Confira mais informações aqui!

Cultura Organizacional

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