Como aplicar estratégias assertivas de Endomarketing na sua empresa
O endomarketing ajuda a melhorar a imagem da empresa, aumentando o engajamento da equipe no ambiente de trabalho
Por Equipe iFood Benefícios
Em tempos nos quais a valorização dos colaboradores já deveria ser uma prática bem difundida e aplicada nas empresas, ainda vemos muitas falhas no mercado.
Os funcionários são a base de qualquer organização, e uma equipe engajada e motivada, além de aumentar a produtividade, faz uma boa divulgação da empresa, atraindo os melhores profissionais.
Diante disso, as estratégias de endomarketing são a melhor opção para alcançar esses objetivos. Em épocas de trabalho home office, torna-se ainda mais importante conservar esse vínculo com a equipe, ajudando a manter todos motivados e produtivos.
Continue a leitura e aprenda muito mais sobre endomarketing como estratégia de gestão.
Índice:
- O que é Endomarketing?
- Como funciona essa estratégia?
- Os diferentes tipos de Endomarketing
- Diferença entre Comunicação Interna e Endomarketing
- Motivos para você investir na estratégia de Endomarketing
- Como desenvolver o endomarketing na empresa?
- Endomarketing para Home Office: as melhores estratégias!
O que é Endomarketing?
Endomarketing, como o próprio nome sugere, consiste em um conjunto de estratégias de marketing voltadas para o público interno. Ou seja, ao invés de proporcionar estratégias publicitárias aos possíveis clientes, são os funcionários que são expostos ao marketing da empresa.
Através dele, é possível analisar o índice de satisfação dos colaboradores e trazer motivação no ambiente de trabalho. Ademais, essa estratégia também ajuda a diminuir a rotatividade dos funcionários, aumentando a produtividade e atendendo as necessidades de cada perfil.
O Endomarketing auxilia as empresas a criar e desenvolver uma imagem de lugar agradável para se trabalhar, através de algumas estratégias, como:
- comunicação interna eficiente;
- capacitação das equipes;
- trocas de experiências e demonstrações de valorização do desempenho pessoal e da equipe como um todo.
Tudo isso contribui para o bom desenvolvimento da marca empregadora.
Como funciona essa estratégia?
Podemos dizer que o endomarketing funciona como uma ferramenta para engajar os colaboradores em ações internas, com o objetivo de melhorar o clima organizacional e a satisfação geral dos funcionários.
Para colocar essa estratégia em prática, existem alguns pontos que podem ser explorados, como:
- buscar iniciativas de integração entre os grupos;
- criar planos de carreira robustos para os colaboradores, mostrando a eles as oportunidades;
- oferecer benefícios como plano de saúde ou vale alimentação;
- adotar horários flexíveis nas jornadas de trabalho;
- criar um ambiente de trabalho diferenciado, que estimule a criatividade;
- premiar os melhores funcionários e equipes, através de sistemas de recompensas, bonificações e reconhecimentos;
- investir em workshops e palestras que tenham foco em inteligência emocional;
- buscar elogiar em público, e deixar os feedbacks negativos para serem dados em particular.
Os diferentes tipos de Endomarketing
Embora seja um sinônimo de marketing interno, o endomarketing e suas ações envolvem esforços de diversas áreas na empresa.
Alguns exemplos são os setores de comunicação, recursos humanos e também a gestão de eventos. Isso faz com que tipos diferentes de endomarketing sejam formados.
Confira agora quais os tipos de endomarketing presentes em uma companhia:
Endomarketing na comunicação
As estratégias de endomarketing interferem diretamente na forma como a empresa recebe e dissemina as informações internamente. Ao ser direcionada para o público interno, a comunicação tende a ser mais objetiva, clara e transparente, valorizando as ideias dos funcionários.
Se por um lado a empresa aumenta a eficácia nos processos de comunicação e divulgação, esclarecendo os porquês de cada atividade realizada, por outro, através de canais de comunicação simples, qualquer profissional de qualquer nível hierárquico possui abertura para se manifestar.
Bons exemplos são as caixinhas de sugestões, formulários online anônimos e um canal de ouvidoria.
Endomarketing nos recursos humanos
Está diretamente relacionado à qualidade de vida no trabalho e ao bem-estar dos colaboradores. As equipes atuam de maneira estratégica identificando as necessidades de cada um e buscando soluções efetivas.
Bons exemplos são os programas de valorização e reconhecimento dos funcionários, que incentivam as boas práticas, assim como a construção de planos de carreira sólidos, que funcionam como bons atrativos para novos talentos.
No que se refere ao capital humano, é preciso pensar além do bônus financeiro, que, embora seja importante, não é o suficiente para fidelizar um colaborador.
De acordo com Bendassoli, em seu livro Psicologia e Trabalho, a satisfação no trabalho vai muito além dos benefícios financeiros.
Endomarketing em eventos
Neste caso, falamos sobre semanas de integração entre funcionários, eventos internos da empresa e treinamentos.
Estas são ferramentas que promovem, além do aprimoramento profissional, um ambiente agradável e uma boa sociabilização entre todas as equipes, as quais, em uma rotina da empresa, podem não se comunicar.
Confraternizações como recompensas para os bons resultados também são uma boa prática de engajamento com os funcionários, ajudando a manter os colaboradores motivados para executar cada vez melhor as suas atividades diárias.
Diferença entre Comunicação Interna e Endomarketing
A comunicação interna, como o próprio nome diz, tem o papel de comunicar internamente informações relevantes para os colaboradores. Dessa forma, seu objetivo é mais imediatista e consiste em explorar os canais de comunicação disponíveis para divulgar algum dado ou informação de interesse da corporação.
Já o endomarketing é uma estratégia com visão a longo prazo, para engajar o time, trazer a comunicação como uma via de mão dupla, e fortalecer a gestão das equipes.
Portanto, podemos dizer que o endomarketing utiliza a comunicação interna como uma das ferramentas estratégicas para alcançar a maior parte dos funcionários.
Motivos para você investir na estratégia de Endomarketing
Para saber a importância de investir em ações de motivação dos colaboradores, é válido entender de que forma elas podem impactar os colaboradores da empresa, e consequentemente os seus resultados.
Para auxiliar na compreensão, trouxemos alguns exemplos de consequências positivas que as ações de endomarketing podem trazer para as empresas e seus funcionários:
Colaboradores mais motivados
Essas ações ajudam a manter a motivação dos funcionários, já que mostram que a empresa está aberta a receber ideias, trabalhando na inclusão das pessoas como parte da organização.
Produtividade otimizada
Com uma equipe motivada e engajada, a produtividade dos colaboradores tende a aumentar significativamente e com isso o lucro da empresa também sobe.
Menor rotatividade de funcionários
A motivação das equipes está relacionada de forma direta a redução da rotatividade de funcionários (turnover) na empresa.
Atualmente, é cada vez mais comum encontrar profissionais que não baseiam as suas decisões de carreira apenas em salário. O clima organizacional, as oportunidades, o bem-estar e a qualidade de vida no trabalho são tão influentes quanto.
Colaboradores mais comprometidos com a empresa
É importante que os gestores se coloquem no lugar dos colaboradores, pensando em maneiras de fazer com que eles se sintam parte da organização.
Dessa forma, é fundamental que as empresas estejam atentas às necessidades e opiniões de seus funcionários, pois eles geralmente têm sugestões de grande valia para melhorar as tarefas da companhia.
Trabalho com mais qualidade e bem-estar
Realizar as mesmas atividades dia após dia pode ser bem desgastante e cansativo.
Por esse motivo, é muito comum que os funcionários deixem esses momentos de fadiga afetarem o seu bem-estar, gerando riscos tanto para a saúde física quanto mental.
No entanto, quando a empresa demonstra preocupação com a saúde dos funcionários, investindo na criação de um ambiente corporativo agradável, assim como em estratégias de endomarketing, é possível haver uma melhora significativa neste âmbito.
Como desenvolver o endomarketing na empresa?
Desenvolver estratégias de endomarketing na empresa, embora pareça complexo, pode ser feito aos poucos, agregando a cultura da organização.
Agora que os benefícios do endomarketing na empresa já são conhecidos, saiba como inseri-lo nas organizações, através de atitudes simples, mas que fazem toda a diferença:
Realize pesquisas de satisfação
Através das pesquisas de satisfação é possível manter a comunicação clara entre todos os membros e departamentos da organização, bem como entender mais sobre as expectativas e frustrações dos colaboradores.
Desse modo, torna-se mais simples oferecer a eles o ambiente de trabalho que consideram ideal.
Crie uma cultura de feedback
O poder do feedback vai muito além do que uma simples manutenção de comunicação.
Através dele, é possível criar elos mais intensos entre gestão e equipe, bem como aumentar os elos dentro do grupo.
Com isso, torna-se mais fácil garantir um trabalho efetivo e eficaz, pois todos estarão cientes de seus deveres e responsabilidades com a produtividade da organização.
Invista em treinamentos
Os treinamentos são um tipo de estratégia que só produz benefícios, tanto a curto quanto a longo prazo.
Em um primeiro momento, os colaboradores aproveitam o ambiente de descontração e desfrutam de um tempo de qualidade com a equipe.
Depois, passam a apresentar resultados melhores em suas atividades diárias, devido ao aprendizado de novas técnicas. Nesse contexto, investir em capacitação é sempre uma boa maneira de implementar a cultura de educação continuada com os funcionários.
Desenvolva políticas de benefícios
Como falamos, não é apenas o salário que é o fator decisivo para um profissional continuar na empresa. Quando a corporação se preocupa com os benefícios oferecidos, vemos o crescimento da marca empregadora e a valorização da mesma no mercado.
O pacote de benefícios pode agregar valor social, como no caso de licenças maternidade e paternidade estendida, day off, vale cultura e educação, entre outros.
Endomarketing para Home Office: as melhores estratégias!
Se desenvolver um marketing positivo para os funcionários mantendo o vínculo diário, face a face, já não é uma tarefa fácil, no regime home office tudo se torna ainda mais complicado.
No entanto, em um cenário no qual seis a cada dez brasileiros estão trabalhando de casa, é necessário investir forte nessa estratégia, mesmo que seja feita a distância.
Sendo assim, para manter o engajamento entre as equipes, mais do que nunca é importante segurar o vínculo construído com os colaboradores.
Confira alguns pontos importantes na hora de aplicar o endomarketing para colaboradores em regime home office.
Transparência nas atividades da empresa
A distância é um fator que pode ser prejudicial para a relação entre colaborador e empresa, principalmente quando não há transparência na comunicação sobre o futuro da corporação.
Portanto, é necessário investir mais em políticas assertivas, que evidenciem aos funcionários as atividades que a companhia tem realizado para a manutenção de sua saúde financeira.
Além disso, é muito importante que haja um suporte muito forte por parte dos gestores, enfatizando todos os dias, mesmo que de maneira sucinta, os valores e a missão da empresa, lembrando os colaboradores sobre as boas práticas que sempre aconteceram e não devem se perder.
Engajamento da equipe
Além disso, para estreitar as relações com os colaboradores e não deixar a distância reduzir o espírito de equipe, algumas estratégias voltadas para a área das soft skills podem ser úteis.
Alguns exemplos são o incentivo aos colaboradores para a prática de hobbies que ajudam a manter a saúde mental, como leitura e música.
Ademais, compartilhar sugestões e experiências entre as equipes é uma ótima maneira de manter as relações interpessoais e ainda aprender novas técnicas para o trabalho remoto.
Incentivo a Educação Continuada
Vale ressaltar também que é muito importante incentivar os colaboradores a utilizarem o tempo livre para fazer cursos EAD e gratuitos, aprimorando o currículo.
Os gestores podem sugerir cursos ou leituras, com base em programas de treinamento voltados às atividades de cada funcionário, ajudando assim a desenvolvê-los.
O endomarketing é ferramenta chave para manter o sucesso das empresas mesmo em épocas de crise. Valorizar o capital humano é essencial para que o engajamento seja forte, tornando a empresa sólida em suas ações. Afinal, são os funcionários que produzem e mantêm a companhia funcionando, sendo os maiores divulgadores de suas ações.
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