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Perguntas frequentes

Tire suas dúvidas sobre o iFood Benefícios, o vale-refeição ou vale-alimentação do iFood pra sua empresa.

1. O que é o iFood Benefícios?

O iFood Benefícios é o cartão multibenefícios* do iFood para empresas. Ele permite que os colaboradores recebam e utilizem os valores de benefícios relacionados à alimentação, refeição e mobilidade, em mais de 4 milhões de estabelecimentos com a bandeira Elo. Conta também com pagamento via QR code impresso ou nas maquininhas de cartão integradas com essa tecnologia e com o iFood.
Benefícios distintos que respeitam a legislação, segregados e com finalidades específicas.
Consulte a rede de aceitação no item 6 (Onde usar o iFood Benefícios Elo: refeição, alimentação ou mobilidade?).

2. O cartão iFood Benefícios está de acordo com o novo PAT?

Sim! O Cartão iFood Benefícios é regulamentado e está aderente, segundo as normas vigentes do Programa de Alimentação do Trabalhador, utilizando a bandeira ELO.

3. Como uso o meu cartão iFood Benefícios?

Ao fazer uma compra, sempre escolha a opção crédito pra pagar você pode escolher o pagamento por aproximação ou inserindo o cartão na maquininha. O valor será debitado do seu saldo assim que a compra for aprovada.

4. Existe um aplicativo específico do iFood Benefícios?

Sim, você precisa baixar o app do iFood Benefícios na App Store ou Play Store para usar seu benefício. Depois é só seguir os passos abaixo:
- Abra o app, clique em “Entrar” e digite o seu CPF;
- Insira o código enviado para o seu e-mail corporativo;
- Pronto! Você já pode desbloquear o cartão e acompanhar seu saldo pelo app.

5. Será um único cartão para Alimentação, Refeição e Saldo Mobilidade?

O iFood Benefícios oferta multibenefícios: alimentação, refeição e mobilidade. O cartão benefícios físico é apenas um dos meios para utilizar os benefícios (que podem ser utilizados no aplicativo iFood e por QR Code) e não se trata de instrumento único. O controle do valor entre vale-refeição ou vale-alimentação e saldo mobilidade depende das normas da empresa contratante e das normas sindicais.
Benefícios distintos que respeitam a legislação aplicável, segregados e com finalidades específicas.
Para saber onde usar consulte o item 6 (Onde usar o iFood Benefícios Elo: refeição, alimentação ou saldo mobilidade?).

6. Onde usar o iFood Benefícios Elo: refeição, alimentação ou saldo mobilidade?

Como seu cartão iFood Benefícios é bandeira Elo, Você consegue usá-lo na função crédito em mais de 4 milhões de estabelecimentos espalhados pelo Brasil, entre eles:
-Docerias e confeitarias;
- Padarias;
- Restaurantes;
- Mercearias e supermercados;
- Atacadistas;
- Lanchonetes;
- Postos de combustível, lavagem, manutenção e acessórios de veículos;
- Carros por aplicativos;
- Estacionamentos;
- Recarga de bilhete de transporte (comum);
- Recarga ou pagamento de despesas com tag (identificação) de pedágio;
- Pagamento em pedágios que aceitam cartões de crédito;
- Compra de passagens de ônibus e trem.

7. Qual maquininha aceita o cartão iFood Benefícios?

O iFood Benefícios é um cartão pra usar no app e na maquininha. Você consegue usá-lo na função crédito em mais de 4 milhões de estabelecimentos espalhados pelo Brasil.

8. Como vou receber o meu cartão do iFood Benefícios Elo?

Existem duas modalidades de envio do seu cartão iFood Benefícios Elo: a empresa como responsável, ou entrega direta ao colaborador. O critério de envio é definido na contratação. Caso a entrega seja diretamente ao colaborador, aparecerá uma notificação em seu aplicativo solicitando seu endereço, neste caso, a empresa será responsável pelo pagamento da taxa, que irá variar de acordo com a quantidade de entregas.

9. Como eu acompanho a entrega do meu cartão?

A empresa em que você trabalha é responsável por te enviar o cartão iFood Benefícios Elo. Portanto, para acompanhar a entrega, entre em contato com o time de RH da sua empresa ou a equipe responsável pelos benefícios. Quando tiver o cartão benefícios em mãos, lembre-se de desbloqueá-lo pelo app e usá-lo na função crédito.

10. Consigo pagar por aproximação com o meu cartão?

Verifique se o seu cartão tem o ícone de pagamento por aproximação. Se tiver, você conseguirá fazer pagamentos por aproximação em maquininhas que têm esse recurso. Importante: para utilizar a função, é necessário que você tenha feito pelo menos um pagamento inserindo o cartão em uma maquininha que aceita saldo mobilidade, vale-alimentação ou vale-refeição em crédito. Depois disso, sempre que quiser pagar por aproximação, seu cartão estará habilitado. Mas atenção ao limite: só é permitido pagar por aproximação quando o valor das compras for menor que R$ 200,00.

11. Como desbloqueio o meu cartão?

Você pode desbloquear o cartão iFood Benefícios: alimentação, refeição, ou mobilidade pelo app do iFood Benefícios seguindo os passos abaixo:
- Na tela inicial do app, toque em Desbloquear cartão;
- Insira os 4 últimos dígitos do cartão;
- Cadastre uma senha de 4 dígitos;
- Repita a senha que você criou no campo abaixo;
- Toque em Cadastrar;
- Pronto! Agora é só começar a usar o cartão na função crédito nas lojas físicas e também pode vincular no app do iFood!

12. O vale-alimentação recebe antes ou depois de trabalhar?

A data de agendamento do iFood Benefícios depende da equipe que cuida desta frente na sua empresa. Entre em contato com o time para verificar quando o benefício cairá na conta.

13. O app do iFood aceita cartão alimentação iFood Benefícios Elo?

Sim! O iFood aceita vale-alimentação iFood Benefícios. Para cadastrá-lo, é só acessar o item 16.

14. Como faço para instalar o app iFood Benefícios?

Antes de tudo, você precisa baixar o app do iFood Benefícios na App Store ou Play Store. Depois é só seguir os passos abaixo:
Abra o app, clique em “Entrar” e digite o seu CPF;
Insira o código enviado para o seu e-mail corporativo.
Pronto! Você já pode desbloquear o cartão benefícios iFood e acompanhar seu saldo pelo app!

15. Posso utilizar meu cartão iFood Benefícios em compras online fora do app do iFood?

Sim, desde que o estabelecimento esteja registrado com o ramo de atividade alimentação, refeição e mobilidade. Pois se caso não estiver, não será aceita a transação.

16. Como cadastrar meu cartão iFood Benefícios no app do iFood?

Se voê já tem o app do iFood instalado:
Abra o app de iFood Benefícios, selecione: "Quer usar seu saldo no iFood" > "Vincular contas" > "Autorizar" > "Ok, Entendi". Se ainda não tiver o app do iFood instalado: "Quer usar seu saldo no iFood" > "Vincular contas" > "Baixar app" > "Autorizar" > "Ok, Entendi". Pronto! Você já pode usar seu iFood Benefícios no app do iFood.

17. Consigo pagar com o iFood Benefícios direto nos restaurantes?

Sim, usando o cartão iFood Benefícios Elo em mais de 4 milhões de mercados e restaurantes físicos que aceitam compras por cartão de crédito.

18. Qual a rede credenciada para o uso do iFood Benefícios?

Todo e qualquer estabelecimento disponível no aplicativo do iFood e tem mais de 4 milhões de estabelecimentos que aceitam cartão de crédito bandeira ELO.

19. O cartão funciona para saques?

Não há como sacar dinheiro do vale-alimentação, ou refeição, ou mobilidade do iFood Benefícios, você só pode usar o cartão em compras presenciais, pra aquisição de refeição, alimentação e mobilidade (na função crédito) ou usar o seu saldo quando quiser fazer um pedido no iFood.

20. Posso parcelar minhas compras?

Não. Apesar de você selecionar a opção crédito na hora de pagar, as transações só podem ser feitas à vista e não é possível parcelar o valor.

21. Não recebi meu saldo. O que pode ter acontecido?

O agendamento de recargas e distribuição de saldos são de responsabilidade do RH ou o time que gerencia benefícios na sua empresa. Entre em contato com alguma dessas pessoas para verificar a data de distribuição do benefício.

22. Posso trocar a senha do meu cartão?

Sim, basta seguir os passos abaixo:
- Na tela inicial do app iFood Benefícios, selecione o card “Cartão”;
- Na área de Cartão, escolha a opção “Alterar senha”;
- Insira o código enviado para o seu e-mail corporativo na tela de confirmação;
- Escolha uma nova senha e confirme.
- Pronto, você já pode comprar utilizando a nova senha!

23. Esqueci ou bloqueei minha senha, o que faço?

Caso você tenha esquecido sua senha, é só alterar por uma nova, seguindo os passos abaixo:
- Na tela inicial do app iFood Benefícios, selecione o card “Cartão”;
- Na área de Cartão, escolha a opção “Alterar senha”;
- Insira o código enviado para o seu e-mail corporativo na tela de confirmação;
- Escolha uma nova senha e confirme.
- Pronto, você já pode comprar utilizando a nova senha!

24. Como bloqueio o meu cartão, em caso de perda ou roubo?

Você pode bloquear o cartão temporariamente no app.
- Na tela inicial do app iFood Benefícios, selecione o card “Cartão”;
- Na área de Cartão, marque a opção “Cartão desbloqueado”;
- Confirme que deseja bloquear temporariamente o seu cartão;
- Para desbloquear o seu cartão, basta desmarcar a opção “Cartão Bloqueado” e confirmar que deseja fazer o desbloqueio.

25. Como eu solicito uma segunda via do cartão?

Ainda não é possível fazer isso diretamente pelo app, mas você pode bloquear o cartão iFood Benefícios Elo temporariamente e entrar em contato conosco para solicitar a 2ª via. O formulário fica disponível no app do iFood Benefícios Basta seguir os passos abaixo:
- No app do iFood Benefícios, vá em "Perfil" > "Ajuda" > "Peça ajuda";
- Preencha os campos com seus dados, indique o motivo e explique com o que você precisa de ajuda.
- Nossa equipe de suporte vai te responder o mais rápido possível.
- Alguém da nossa equipe irá auxiliar você. Nosso prazo para resposta é de até 48h.

26. Como entro em contato, em casos de problemas com meu cartão?

Entre em contato conosco através do formulário disponível no app do iFood Benefícios Basta seguir os passos abaixo:
- No app do iFood Benefícios, vá em "Perfil" > "Ajuda" > "Peça ajuda";
- Preencha os campos com seus dados, indique o motivo e explique com o que você precisa de ajuda.
- Nossa equipe de suporte vai te responder o mais rápido possível;
- Alguém da nossa equipe irá auxiliar você. Nosso prazo para resposta é de até 48h.

27. Não reconheço uma transação, o que devo fazer?

Entre em contato conosco através do formulário disponível no app do iFood Benefícios.
- Basta seguir os passos abaixo:
- No app do iFood Benefícios, vá em "Perfil" > "Ajuda" > "Peça ajuda";
- Preencha os campos com seus dados, indique o motivo e explique com o que você precisa de ajuda.
- Nossa equipe de suporte vai te responder o mais rápido possível.
- Após isso, iremos analisar e o prazo para o estorno é de até 30 dias. Importante: Você pode contestar uma transação em até 90 dias após a data depois da data em que ocorreu a compra.

28. O que é PAT?

PAT (Programa de Alimentação ao Trabalhador) destina-se a melhorar as condições nutricionais do trabalhador brasileiro e provê alguns benefícios para as empresas aderentes a ele.

29. Já possuo Vale-Refeição da concorrente, o que fazer?

Caso haja multa em caso de rescisão ou troca de fornecedor de benefícios, a empresa pode optar por utilizar parcialmente (para alguns funcionários) o benefício do iFood Benefícios. Isso porque nosso contrato não exige migração de 100% dos usuários de benefícios, seja alimentação ou refeição, para o iFood Benefícios.

30. Como faço para adquirir o iFood Benefícios?

Basta entrar em contato com a equipe do iFood Benefícios através do formulário na página inicial.

31. Preciso migrar todos os colaboradores para o iFood Benefícios?

É uma escolha da empresa definir e liberar quais colaboradores que receberão os benefícios de vale-refeição ou vale-alimentação, ou saldo mobilidade.

Contrate iFood Benefícios