Skills: saiba o que são, como identificar e desenvolver habilidades de sucesso dentro da empresa
O termo “Skills” significa “habilidades”, sempre voltadas para o mundo corporativo.
Por Equipe iFood Benefícios
Cada vez mais o mercado e as empresas cobram que seus colaboradores desenvolvam skills, ou seja, habilidades de diversas naturezas, para a execução de um bom trabalho.
Sendo assim, os profissionais têm buscado se aprimorar e entender quais são seus pontos fortes e quais ainda precisam melhorar. Para isso, recebem apoio da liderança e do RH para identificar e desenvolver essas habilidades.
A seguir vamos falar sobre os principais tipos de skills e como elas podem revolucionar a carreira profissional de uma pessoa. Continue a leitura e confira!
O que são Skills?
Como falamos, skills é um termo em inglês bastante utilizado para falarmos sobre habilidades, muitas vezes ligadas ao cenário profissional, porém não resumida a isso.
Essas habilidades e capacidades de um indivíduo podem ser desenvolvidas de diversas formas, como através de cursos, palestras, experiências de vida e vivências em diferentes ambientes.
Dessa forma, geralmente dividimos as skills em duas categorias: soft skills e hard skills.
Comumente, ambos os termos se confundem bastante, mas na verdade tratam de assuntos diversos. Enquanto as soft skills são características pessoais associadas ao relacionamento humano, as hard skills são aquelas habilidades técnicas associadas à experiência na área ou conhecimento teórico.
Por exemplo, dentro do cenário empresarial, uma hard skill seria o entendimento das funções de uma máquina específica, enquanto a soft skill relacionada a ela poderia ser a habilidade de aprendizado rápido sobre o funcionamento do equipamento.
A seguir separamos as principais diferenças entre soft skills e hard skills, confira!
Hard Skills: o que são e sua importância!
Dentro dos negócios, toda função exige habilidades próprias. Elas precisam ser bem delimitadas e priorizadas nos processos de recrutamento e seleção.
Afinal, não adianta ter um time engajado e com bom relacionamento interpessoal, se ele não tiver autonomia e alta performance diante de suas atribuições.
Portanto, as hard skills nada mais são do que as habilidades de teor técnico, que dizem respeito ao cargo que a pessoa ocupa. Elas podem ser conquistadas através de uma graduação e pós-graduação, cursos técnicos, especializações, MBAs e mais.
Entretanto, as empresas que conseguem desenvolver simultaneamente soft skills e hard skills são exemplos de sucesso no mercado, pois são habilidades que se complementam.
Ou seja, são justamente as necessidades de garantir bons resultados de performance que tornam as hard skills tão importantes.
Como desenvolver hard skills na sua equipe?
Para que os colaboradores tenham um bom desempenho sobre as hard skills mais procuradas pela empresa, é fundamental que ela mesma incentive seu desenvolvimento.
Diante dessa necessidade, alguns processos de qualificação têm ganhado grande destaque no mercado atualmente. Os principais são:
Microlearning
O microlearning visa desenvolver as habilidades pontualmente. Isso é feito de acordo com as demandas imediatas da empresa.
O método é baseado em conteúdos curtos, de aproximadamente 10 minutos. Eles visam pontos específicos de melhorias, que são atendidas mais rapidamente.
Essa prática pode ser recomendada para aprimorar as hard skills. Isso porque, ela permite atualizar conhecimentos, melhorar aptidões, adequar condutas, e assim por diante.
PDIs
Os PDIs são excelentes para o desenvolvimento de hard skills. Afinal, os Planos de Desenvolvimento Individual são voltados justamente à evolução de competências.
Neles, a organização delimita, monitora e desenvolve as habilidades desejadas para todo o seu time de colaboradores.
O objetivo é garantir que essas aptidões sejam úteis para a organização. Ao mesmo tempo, seu incentivo também contribui para o desenvolvimento de carreira dos profissionais.
Gamificação
Já a gamificação é uma estratégia inovadora, que aumenta o estímulo e o engajamento nos processos de desenvolvimento interno.
A ideia é usar elementos semelhantes aos dos games. Contudo, isso é feito para simular situações corporativas e preparar os indivíduos para cenários reais do trabalho.
Trata-se de um ótimo método para desenvolver as hard skills na parte prática. Ele é útil tanto para o cotidiano dos colaboradores, quanto nos recrutamentos e onboardings.
Soft Skills: o que são e sua importância!
O significado de softs skills diz respeito a competências pessoais relacionadas a comunicação e relacionamento interpessoal. Como adaptação em diferentes ambientes, facilidade para trabalhos em equipe e motivação em momentos delicados.
Em outras palavras, são atributos individuais, mas que produzem grande diferença na comunicação com as demais pessoas e geram melhores resultados para as empresas.
O termo foi derivado da língua inglesa, popularizado pelos setores de recursos humanos estadunidenses. Entretanto, para entendê-lo, não devemos nos ater a tradução literal de Soft Skill, que seria relacionada a “habilidades leves”, pois, o seu conceito é bem diferente.
Se originou em 1972, dentro dos manuais de treinamento das forças armadas. Seu objetivo era, inicialmente, promover a humanização dos militares, fazendo com que colocassem o benefício social acima dos combates, melhorando a harmonia das equipes e deixando um clima mais leve dentro dos quartéis.
No entanto, o resultado obtido foi tão eficiente que o vocábulo começou a se popularizar, chegando rapidamente às empresas e aos profissionais de RH. E atualmente, as habilidades comportamentais são importantes qualificações profissionais que se destacam no currículo.
Os tipos de soft skills para desenvolver
Segundo Guilherme Junqueira, CEO da Gama Academy, em entrevista para a revista Forbes, todas as soft skills são importantes, mas algumas podem causar maior impacto dentro do trabalho operacional.
Com base nisso, é importante conhecê-las, de modo a identificá-las e melhorar ainda mais a força de trabalho da sua empresa. Acompanhe.
Comunicação Interpessoal
A comunicação empresarial vai muito além das conversas intersetoriais. Dentro das organizações, além das capacidades de persuasão, a skill comunicativa representa as habilidades de interpretação e empatia sobre as falas ouvidas e transmissões de ideais entre os colegas e clientes.
Os colaboradores que a possuem comumente são ótimos líderes, por transmitir os objetivos estabelecidos de maneira a abranger todos os membros do setor, com uma linguagem clara e persuasiva.
Empatia
A empatia é uma qualidade essencial para a vida. Por meio dela é possível se colocar no lugar do outro e respeitar a sua individualidade, principalmente em momentos difíceis.
Dessa forma, é uma maneira de abrir oportunidades para feedbacks e conversas sinceras para o crescimento pessoal e profissional.
Ética
A ética aborda questões além do cumprimento de horários e realização completa das atividades designadas, por exemplo.
Ela contempla características interpessoais que envolvem o respeito às diversidades e crescimento em conjunto com a equipe, mesmo diante do ambiente competitivo das empresas.
Pensamento criativo
Nada é mais importante ao termos um problema do que a capacidade de encontrar diferentes soluções para resolvê-lo.
Pessoas que conseguem enxergar caminhos diversos costumam se envolver menos em conflitos, bem como acarretar menos problemas para a gestão.
Quando relatam uma falha, esses profissionais apresentam também possíveis saídas válidas e efetivas, o que poupa tempo e torna o trabalho da equipe ainda mais enxuto, além de deixar um clima mais leve na empresa.
Positividade
Nada melhor para manter a motivação da equipe do que um companheiro de trabalho capaz de enxergar a melhor parte de todas as situações e sempre ver algo positivo nas ações dos companheiros.
Pessoas positivas costumam acalmar o ambiente e torná-lo menos tenso, bem como possuem mais facilidade para lidar com situações de pressão. Elas recebem cargas emocionais pesadas, mas conseguem difundi-las e oferecer como resposta um trabalho ainda mais efetivo.
Colaboração
Dentre os papéis mais difíceis de um gestor, engajar colaboradores individualistas com toda a certeza está entre os primeiros lugares da lista. Nesses casos, os funcionários priorizam o bem-estar próprio e não trabalham buscando resultados coletivos.
Já aqueles que possuem a soft skill de colaboração conseguem se encaixar em diferentes funções e não enxergam problema em serem remanejados diversas vezes.
Eles percebem nesses momentos a oportunidade de ajudar os colegas e construir uma linha de trabalho ainda mais fluida e eficaz como um todo.
Organização e Planejamento
Quem se planeja e mantém as tarefas organizadas, otimiza tempo de esforço e aumenta a qualidade das entregas. Além disso, ajuda os demais membros da equipe a encontrarem mais facilmente as informações que necessitam no dia a dia.
Resiliência
Ser resiliente é saber se recuperar bem de situações difíceis e momentos de crise. Sabemos que no mundo corporativo os desafios são constantes e que nos exigem muita energia para vencê-los. Dessa forma, a resiliência é essencial para avançar e evoluir sempre.
Se você deseja saber mais sobre as soft skills e outros conteúdos relacionados a gestão, conheça o nosso blog! Por meio dele, fornecemos diversas dicas para você construir um ambiente de trabalho ainda melhor e mais produtivo!