Passo a passo de como estruturar um Plano de Cargos e Salários eficiente
Saiba o que é um plano de cargos e salários e como ele pode influenciar positivamente no futuro da sua empresa.
Por Equipe iFood Benefícios
Ter um plano de cargos e salários é o que falta para a sua empresa atrair e reter talentos? Se você ainda não sabe a resposta ou sabe, porém precisa de ajuda para começar a estruturar o plano, continue a leitura.
A seguir vamos te mostrar como montar um plano de cargos e salários de forma eficiente. Confira!
Índice:
- O que é um Plano de Cargos e Salários?
- Por que eu deveria aplicar na minha empresa?
- Qual a importância do Plano de Cargos e Salários?
- Como fazer um Plano de Cargos e Salários?
- Plano de Cargos e Salários e Plano de Carreira: tem diferença?
O que é um Plano de Cargos e Salários?
O plano de cargos e salários é uma documentação interna de uma empresa para estruturar os cargos existentes, quais são suas responsabilidades e atribuições, sua remuneração e impacto no negócio.
Dessa forma, cada empresa estrutura o seu, de acordo com as necessidades e cultura da corporação. Porém, é necessário estar em conformidade com o mercado, para não desvalorizar nenhum profissional ou exigir atividades para além do cargo.
Por que eu deveria aplicar na minha empresa?
Uma organização que possui um plano de cargos e salários bem estruturado corre menos riscos de desvalorização profissional, tanto em relação ao mercado quanto internamente entre os funcionários de uma mesma empresa.
Além disso, é um artigo super bem visto e valorizado pelos profissionais que estão em busca de uma nova oportunidade.
Qual a importância do Plano de Cargos e Salários?
Podemos destacar o plano de cargos e salários como uma ferramenta poderosa para aprimorar o employer branding da empresa. Isso demonstra que a corporação tem a intenção de construir um plano de carreira com o colaborador, portanto as chances de encontrar novos talentos aumenta.
Outro ponto importante é a redução da taxa de rotatividade, o famoso turnover. Através do plano, os profissionais vislumbram maiores possibilidades de futuro na empresa e a priorizam em detrimento de outras oportunidades.
Como fazer um Plano de Cargos e Salários?
Confira a seguir o que é importante considerar na hora de construir o plano de cargos e salários da sua empresa.
Analise a organização da empresa
O primeiro passo é fazer uma análise da estrutura organizacional atual da empresa e entender se ela faz sentido para os objetivos da corporação.
Em seguida, entenda e identifique quais são as competências necessárias para cada cargo que a empresa oferece. Tente alinhar os requisitos à cultura organizacional e ao tipo de negócio praticado.
Faça um benchmarking
Faça uma pesquisa de mercado para coletar dados a respeito das práticas salariais para cargos semelhantes. Através desse benchmarking, será possível definir as faixas salariais ideais dentro da hierarquia organizacional da empresa.
Além disso, é uma forma de estar alinhado com a concorrência e, assim, se tornar mais competitiva no mercado, com bons salários e bons benefícios corporativos.
Classifique e estruture os cargos
Os cargos podem variar de acordo com cada área. Por isso, é importante avaliar quais cargos fazem sentido para cada área de atuação e agrupá-los por níveis — como júnior, pleno e sênior.
Em seguida, é preciso definir os critérios de promoção ou bonificação. Isso faz parte do plano de cargos e salários, assim como do plano de carreira. Portanto, esses dois itens precisam ser alinhados e estar em congruência.
Estabeleça uma política de remuneração
É importante destacar que existe uma diferença entre salário e remuneração. Na etapa anterior o foco era na faixa salarial, ou seja, o mínimo e o máximo que uma pessoa que ocupa determinada função pode receber. Além disso, determina-se também os critérios e parâmetros de reajuste salarial.
Já quanto à remuneração, o assunto vai mais além. Isso porque nele estão incluídos outros itens, como bonificação, benefícios e remuneração variável. Alguns exemplos são:
- vale alimentação;
- vale refeição;
- vale transporte;
- auxílio educação;
- auxílio home office;
- vale cultura;
- premiações ou bônus;
- participação nos lucros;
- day off;
- e mais.
No momento do benchmarking, observe esses pontos e veja quais remunerações são praticadas pelas maiores empresas do mercado. Isso pode ajudar a montar um plano mais completo.
Comunique e comece a implementação
A partir do plano de cargos finalizado, monte uma apresentação e uma estratégia de comunicação para divulgar internamente entre os colaboradores.
Esse é um documento produzido pelo time de Recursos Humanos da empresa, porém precisa ser divulgado e explicado para todos os colaboradores. Isso porque os profissionais precisam estar alinhados com as políticas da empresa e saber como podem negociar uma promoção ou uma nova contratação.
Além disso, como falamos, mostra uma preocupação da empresa com a transparência e valorização do seu quadro de funcionários.
Colha feedbacks
Por fim, após a apresentação, colha feedbacks, principalmente da liderança. É importante fazer o acompanhamento e ajustes necessários. Os líderes e gestores são peças-chave para ajudar nesse processo, já que são pessoas que costumam ficar de olho no que o mercado oferece e nas constantes mudanças e atualizações nos cargos.
Plano de Cargos e Salários e Plano de Carreira: tem diferença?
Por mais que esses conceitos se pareçam e até sejam complementares, é preciso destacar que há diferenças entre os dois.
O plano de cargos e salários é um documento que auxilia a empresa a definir faixas salariais para os cargos que ela oferece, além de direcionar as competências para cada função.
Já o plano de carreira é destinado aos colaboradores, pois mostra o caminho que eles podem trilhar dentro da empresa e quais são os requisitos necessários para que isso aconteça. Nesse plano, existem opções que a empresa pode escolher, como a carreira linear, carreira em Y e carreira em W.
Agora que você já sabe o que é um plano de cargos e salários, que tal construir o da sua empresa já pensando no pacote de benefícios ideal?
O iFood Benefícios pode ser seu parceiro perfeito nesse projeto. Isso porque ele oferece um cartão multibenefícios que é aceito em mais de 4 milhões de estabelecimentos por todo o Brasil.