Team Building: 7 dinâmicas para fortalecer os laços entre as equipes

criado em 21 de Agosto de 2023

última atualização 16 de Outubro de 2023

O team building pode ser entendido como um treinamento, uma metodologia, um cronograma de atividades e dinâmicas, entre outras definições. Seja qual for o caminho escolhido, seu objetivo permanece o mesmo: fortalecer as relações e o senso de equipe dentro das organizações.

Para entender melhor como isso funciona, preparamos este artigo com todas as informações e exemplos de atividades de team building que podem mudar o clima da sua equipe e, consequentemente, da sua empresa.

Continue a leitura e confira!

Índice:

O que é Team Building?

Team Building é uma expressão em inglês para “construção de equipe” e consiste em uma dinâmica para criar e fortalecer os laços entre membros de um mesmo time. Dessa forma, seu objetivo é criar um senso de equipe, visando a alta performance.

Uma equipe que é mais confiante em seu próprio trabalho tende a melhorar seu relacionamento, sua comunicação, integração e, consequentemente, sua produtividade. Através do team building, a equipe passa a olhar para um mesmo objetivo, o que facilita a superação de obstáculos e desafios.

Quais os objetivos dessa estratégia?

Por meio de dinâmicas e atividades que envolvem descontração e lazer, o team building visa solucionar problemas ou melhorar o relacionamento interpessoal dos colaboradores. Dessa forma, seu principal objetivo é identificar forças e fraquezas do time e criar maneiras de potencializar os pontos fortes e otimizar as fraquezas.

Podemos dizer, portanto, que o team building é uma ferramenta de gestão de pessoas, que busca traçar um planejamento e metas para tornar o clima organizacional mais positivo e leve. Assim, problemas no relacionamento não serão questões que trarão impacto para os resultados da empresa.

Por que investir em atividades de Team Building?

O team building traz inúmeros benefícios para as organizações, já que se propõe a melhorar a interação entre os colaboradores. Confira a seguir as principais vantagens dessa metodologia!

Melhora o relacionamento interpessoal

As atividades de team building tem como propósito criar bons relacionamentos entre os membros da equipe. Para isso, apoia-se em um viés de melhorar a comunicação, promover discussões saudáveis, criar o senso de responsabilidade e de equipe, e aumentar a tolerância e flexibilidade dos profissionais.

Assim, todas essas características promovem a melhora do relacionamento interpessoal e ajudam na construção de uma rotina mais leve e colaborativa.

Auxilia a gestão de conflitos

Conflitos acontecem em qualquer relação humana, principalmente no mundo corporativo. Porém, a forma como são solucionados diz muito sobre os profissionais e seu zelo pela empresa.

Para que um gestor consiga solucionar qualquer problema dentro da equipe, contar com o apoio de metodologias e ferramentas é importante. Dessa forma, o team building ajuda justamente a administrar as desavenças e encontrar soluções que funcionem para todos os envolvidos.

Reforça a cultura da empresa

As dinâmicas em grupo são fundamentais para promover a cultura na organização e torná-la viva durante toda a rotina de trabalho. Uma empresa que possui forte cultura consegue ir mais longe, já que todo o quadro de colaboradores está focado no mesmo objetivo.

Aumenta o engajamento

O team building faz com que os colaboradores se sintam pertencentes à empresa e valorizados, aumentando assim o seu engajamento e motivação. Tudo isso contribui para uma melhor performance e produtividade, com entregas acima da média e resultados positivos.

Estimula a criatividade e a inovação

Em um ambiente mais leve e tranquilo para se trabalhar, com colaboração e respeito, vemos a criatividade aflorar e dar espaço para a inovação. Para que a criatividade e inovação sejam frequentes, é preciso criar condições para que ela aconteça. Com isso, as dinâmicas e atividades de team building são excelentes aliadas desse processo.

7 ideias de atividades de Team Building para motivar a sua equipe

grupo de jovens jogando jogo de tabuleiro

Agora que você já sabe o que é team building e como funciona essa metodologia, conheça algumas atividades que irão mudar a energia da equipe!

Caça ao tesouro

Crie uma caça ao tesouro com pistas e desafios espalhados pela empresa ou determinado espaço escolhido. Divida a equipe em grupos e incentive a cooperação, resolução de problemas e comunicação para encontrar o tesouro.

Escape room empresarial

Faça uma versão de escape room adaptada para o contexto empresarial. Assim, os participantes precisam resolver enigmas e trabalhar juntos para encontrar soluções e “escapar”. Isso promove a tomada de decisões em equipe e a resolução de problemas sob pressão.

Competições esportivas

O esporte é sempre uma alternativa para promover a competição saudável. Dessa forma, organize competições esportivas, como jogos de futebol, corridas de revezamento ou até mesmo jogos de tabuleiro em equipe. Isso estimula o trabalho em equipe, o espírito competitivo saudável e a motivação.

Histórias compartilhadas

Conversar sempre gera bons resultados e um caminho é promover uma roda de conversa. Portanto, peça a cada membro da equipe que compartilhe uma história significativa sobre suas experiências pessoais ou profissionais. Esse processo ajuda a construir empatia, compreensão mútua e fortalece os laços entre os colegas.

Construção de projetos conjuntos

Divida a equipe em grupos e atribua a cada grupo um projeto para construir. O objetivo pode ser variado: construir uma ponte de macarrão, uma torre de palitos de sorvete ou até mesmo projetos voltados para tecnologia para solucionar problemas reais da organização. Essa dinâmica promove a colaboração, a criatividade e o pensamento estratégico.

Dinâmicas de resolução de conflitos

Cada membro da equipe recebe uma folha de papel e ali anota um problema real que enfrenta no dia a dia da empresa. A pessoa que ministra a dinâmica recolhe todos os papéis e coloca em uma sacola para sorteio. Um problema é escolhido aleatoriamente e todos são convocados para expor qual a solução que dariam para o problema em questão. Após um consenso, chega-se a uma solução final.

Programa de mentoring reverso

Ter momentos para trocar ideias e experiências é essencial para construir equipes mais unidas e colaborativas. No mentoring reverso temos os menos experientes ensinando algo para os mais experientes. Assim eles podem compartilhar seus conhecimentos e perspectivas com os mais experientes, promovendo aprendizado mútuo e colaboração.

O que é preciso para colocar as atividades em prática?

Existem alguns pontos essenciais para conseguir colocar o team building em prática e executá-lo da melhor maneira. A seguir separamos os tópicos mais importantes, confira!

Objetivos claros

O primeiro passo é definir os objetivos específicos que deseja alcançar com as atividades de team building. Você pode escolher:

Conheça sua equipe

Com os objetivos em mente, resta conhecer a fundo a equipe. Isso ajudará a escolher as atividades que sejam relevantes e atraentes para todos os participantes.

Lembre-se que essa etapa é muito importante, pois para o team building realmente funcionar, é preciso engajamento e seriedade da equipe na execução das dinâmicas.

Planejamento

Dedique tempo para planejar como funcionará cada atividade. Defina os detalhes logísticos, como datas, horários, local e recursos necessários para realizar as atividades.

Com isso, analise o calendário do ano e encontre um período mais tranquilo para esse tipo de atividade. Assim todos poderão estar 100% presentes.

Comunicação clara

Informe a equipe sobre o propósito e os objetivos das atividades, o que deseja alcançar e o que eles podem esperar durante o evento. Certifique-se de responder a quaisquer dúvidas ou preocupações que possam surgir. Além disso, faça uma divulgação atrativa, ressaltando a importância e os benefícios do team building.

Facilitação adequada

Decida quem será o facilitador ou líder que será responsável por conduzir as atividades de team building. Esse facilitador deve ser capaz de guiar a equipe, estimular a participação e manter o foco nos objetivos definidos.

Adaptação e flexibilidade

Prepare-se para ajustar as atividades conforme achar necessário, de acordo com o feedback e a dinâmica da equipe. Nem todas as atividades podem funcionar para todas as equipes e ter flexibilidade para se adaptar é essencial.

Reflexão e discussão

Após cada atividade, dedique um tempo para uma reflexão em grupo. Dessa forma, incentive os participantes a compartilharem suas percepções, aprendizados e como se sentiram durante as atividades.

Esse fechamento é essencial para criar intimidade e abertura para a troca de ideias entre os colegas de trabalho.

E aí, que tal aplicar o quanto antes a metodologia de team building e colher os frutos dessa iniciativa? Agora que você já sabe como funciona, basta escolher o melhor caminho e aplicar à sua empresa!

Conheça também o iFood Benefícios e todas as vantagens que ele oferece para a sua organização.

Desbloqueie os segredos para uma gestão de RH bem-sucedida

Protegido por reCAPTCHA - Privacidade - Condições

Ao enviar o formulário você aceita receber comunicações do iFood por e-mail e WhatsApp

Desbloqueie os segredos para uma gestão de RH bem-sucedida