Copiar Link
Compartilhar no LinkedIn
Compartilhar no Twitter
Compartilhar no Facebook

Criatividade e Inovação: saiba como promover uma equipe capacitada e com ideias originais!

Aprenda como estimular a criatividade e a inovação de seus colaboradores e alavanque seus resultados.

Por Equipe iFood Benefícios

Criatividade e inovação no ambiente de trabalho são, muitas vezes, mais importantes do que ter um amplo conhecimento técnico. Dessa forma, contar com profissionais capacitados e que possuem ideias originais permite que os projetos tenham impactos mais transformadores e abram as portas para novos negócios na empresa, além de gerar resultados mais rápidos.

E o crescimento de empresas que prezam por uma cultura moderna de trabalho e que seguem a gestão de criatividade, motivação e inovação, como Google, iFood e outras startups de sucesso, mostram que esse é o caminho certo. E para nós do iFood Benefícios, ver nossos parceiros expandindo em conjunto conosco é essencial para um mercado mais equilibrado, saudável e revolucionário. 

Pensando nisso, trouxemos esse guia com dicas e informações para você estimular a criatividade e inovação da equipe. Aproveite as dicas para ter um time de profissionais inovadores dentro do ambiente de trabalho. Vamos lá?

Índice:

O que é Criatividade e Inovação nas empresas?

Podemos dizer que a criatividade e inovação nas empresas são os conceitos que ditam o tom do negócio dentro do mercado e o seu potencial de crescimento para acompanhar as mudanças de comportamento das pessoas.

Dessa forma, a criatividade e a inovação estão presentes no modo de pensar e trabalhar dos colaboradores, nos objetivos das soluções desenvolvidas, nas discussões do dia a dia para alcançar melhores resultados, no propósito da empresa, e mais. São grandes aliadas para ganhar destaque e diferencial frente aos concorrentes.

As diferenças entre Criatividade e Inovação

Tabela com as diferenças entre criatividade e inovação.
Saiba a diferença entre criatividade e inovação.

Embora a criatividade e a inovação sejam habilidades que se fundem e costumam estar juntas no ambiente corporativo, suas interferências são distintas, complementares e fundamentais. Confira as principais diferenças entre esses conceitos.

Conceito de Criatividade

Digamos que a criatividade faz parte dos primórdios do planejamento. Portanto, ela atua no momento de ter ideias e pensar em como fazer diferente e melhorar determinado produto ou objetivo. 

Neste ponto, a criatividade no trabalho existe como uma habilidade em potencial. Existente dentro de nossa mente e que pode ser liberada e canalizada para as ações e demandas da empresa. Em resumo, quanto mais curioso e criativo seu funcionário for, mais soluções ele trará para empresa e para o trabalho.

Conceito de Inovação

Já a inovação é o conceito final. Isso significa que, graças à criatividade aplicada na projeção de projeto ou produto, foi possível a criação e concepção de uma inovação, fazendo com que a sua empresa também se torne revolucionária e arrojada. 

Entretanto, é importante frisar que uma inovação não se resume somente à invenção de novos produtos. Mas também, em transformações e adaptações de soluções já existentes, fazendo com que elas tenham novas funcionalidades e se adaptem aos novos hábitos dos consumidores.

A importância desses conceitos no ambiente de trabalho

Pessoas trabalhando em um escritório grande.

Com a constante concorrência no mercado de trabalho atual, estimular a criação de projetos criativos e inovadores é essencial para a geração de oportunidades de negócios, tanto para os profissionais quanto para as empresas.

Por conta dessa crescente demanda por diferenciais, as organizações devem constantemente investir no treinamento e capacitação de seus colaboradores. Afinal, são eles os responsáveis pelo desafio de transformar e inovar seus produtos. 

Somente a partir das soluções desenvolvidas por profissionais criativos, é que as empresas continuarão a avançar diante da complexidade das demandas atuais da população mundial. 

Dessa forma, é papel da empresa incentivar e apresentar referências que ela acha importante para o segmento e para o crescimento profissional. Tudo isso sempre com sinergia entre a personalidade do indivíduo contratado e as missões, visões e valores da organização. 

Além disso, é extremamente necessário que durante uma entrevista o RH e o candidato sejam sinceros quanto às competências criativas que a empresa espera de seus funcionários. Assim não há decepções futuras e ambos se queimem por não cumprirem o esperado.

Vale frisar também que a criatividade é importante mesmo para as empresas com workflows mais tradicionais. Isso faz com que ela consiga se manter dentro do mercado. Afinal, imagine se a Volkswagen, por exemplo, continuasse vendendo os mesmos carros até os dias de hoje? 

Eles seriam comprados por um público muito específico de colecionadores e mais ninguém, certo? E com certeza não é isso que uma multinacional quer, pois apesar de ser essencial ter um nicho, o ideal é agregar dentro dele o maior número de consumidores satisfeitos mantendo a essência apesar da inovação.

Os benefícios de desenvolver a Criatividade e Inovação no trabalho

Pessoas em reunião discutindo sobre uma pauta importante. Para boas soluções, é necessário criatividade e inovação dos colaboradores.
Das ouvidos à experiências e ideias de seus funcionários é o princípio para incrementar criatividade e inovação nas empresas. 

As vantagens de investir em um ambiente corporativo voltado para o desenvolvimento da criatividade em busca de inovação são inúmeras. Confira algumas delas a seguir.

Cria uma equipe mais engajada e colaborativa

A equipe precisa se desenvolver e buscar formas de explorar ao máximo a criatividade e capacidade de inovação. Diante disso, vemos um grande movimento para colaborar e criar dinâmicas e momentos de descontração para conseguir ativar esse potencial criativo em altos níveis.

Estimula o empreendedorismo da empresa

Ter colaboradores com uma visão empreendedora ajuda e muito a traçar o caminho da inovação. Isso porque eles passam a se preocupar com as soluções de uma maneira mais dedicada e entendem a importância de serem criativos e competitivos no mercado. Com isso, abraçam os projetos e procuram ter autonomia para desenvolver as melhores ideias e versões de um mesmo produto.

Melhora na qualidade dos produtos/serviços oferecidos

Por conta da dedicação que citamos no tópico anterior, naturalmente os produtos ou serviços oferecidos pela empresa se tornam muito melhores, com qualidades e diferenciais acima da média, sendo atrativos para os consumidores.

Aumento dos lucros

A partir dessa maior atração pela solução da sua empresa, consequentemente os lucros aumentam, principalmente pelas vendas alavancadas. Além disso, o valor agregado do produto pode aumentar. O que gera nas pessoas uma necessidade pela sua solução e uma vontade de “pagar mais” para ter um produto com maior qualidade.

Como estimular a Criatividade e Inovação dos colaboradores

Sala de reunião com pufes e cadeiras divertidas
Escritório do Google Brasil em São Paulo, foto tirada em 2013, por Guilherme T. Santos. 

Entendendo os significados, diferenças e importância dos conceitos de criatividade e inovação nas empresas, chegou o momento de aprender como impulsionar a criatividade de seus funcionários, e assim mantê-los implementando sempre novas ideias no ambiente de trabalho.

Por isso, separamos abaixo algumas dicas para estimular essa habilidade em sua organização:

1. Permita que os colaboradores se expressem

De acordo com um artigo publicado pela Harvard Business Review, muitos líderes possuem dificuldades em confiar na criatividade de seus funcionários. E é justamente esse pensamento que impede a geração de novos caminhos e soluções dentro de uma empresa.

Sendo assim, durante um novo projeto ou na execução de uma tarefa, marque uma reunião e deixe os funcionários à vontade para debaterem ideias e exporem soluções criativas. E seu papel enquanto gestor, será analisar as sugestões que podem trazer resultados e encontrar maneiras de otimizar o processo. 

É muito importante que o gestor esteja aberto a todas as ideias, e mesmo que não concorde com o que foi sugerido, lembre-se de não reagir de modo negativo. Afinal, sua função é direcionar e estimular a confiança dos colaboradores, para que se sintam confortáveis para expressarem o que querem e o que pensam. 

2. Disponibilize atividades de lazer no ambiente de trabalho

Essa ideia foi recusada durante anos pelas empresas mais tradicionais e formais. Porém, com o aumento das startups e suas mesas de ping-pong, salas de leitura, sofás para descansos e até aulas de dança e de yoga, hoje sabemos que levar entretenimento para o ambiente de trabalho é um superinvestimento, já que tais atividades de lazer fazem com que os funcionários sintam-se mais motivados, produtivos e criativos.

Não é atoa que nas pesquisas de melhores lugares para trabalhar, as organizações que lideram o pódio são aquelas que aprimoram a cultura corporativa investindo em ambientes de descanso e lazer para seus funcionários. Afinal, tirar um tempo de folga — além do horário de almoço — é bom para que o fluxo de ideias fique revigorado e o pensamento flua melhor. 

Mas não pense que é necessário fazer parte de grandes corporações ou ter muito dinheiro disponível para investir em tantas ações divertidas. Um simples local onde a equipe possa fazer pausas para tomar um café e conversar com os colegas, já trará uma outra atmosfera para o ambiente de trabalho. 

3. Insira uma política de incentivos

Uma das melhores maneiras de estimular uma inovação criativa para a empresa, é oferecendo incentivos que podem ser medidos ou vistos, como presentes ou recompensas. Isso porque, a sensação de fazer parte de uma empresa que valoriza todos que fazem parte dela, é extremamente relevante e motivadora para as equipes se dedicarem ao trabalho.

Para isso, não é necessário gastar uma elevada quantia de dinheiro. O presente pode ser, por exemplo, um cartão como o iFood Card, para ele gastar quando e como quiser em uma das centenas de restaurantes disponíveis no app.

4. Invista no crescimento dos funcionários

É fato que nem todos os colaboradores possuem a capacidade de serem criativos sozinhos, por isso é necessário um certo investimento da empresa no crescimento individual de potenciais talentos

Mesmo que muitas vezes faltem ideias diferentes e criatividade em certos funcionários, com certeza eles possuem as competências necessárias para gerenciar e cumprir com a sua função, não é mesmo?

Então, inserir palestras e workshops sobre criatividade e inovação — além de dar e receber feedbacks em reuniões individuais para saber o que acontece no cotidiano do indivíduo — são ótimas maneiras de treinar as habilidades criativas de cada um e também avaliar de forma coerente se o que acontece é falta de treinamento ou se não houve interesse e cooperação do profissional.

Aposte em criatividade e inovação no seu negócio!

Pessoas em reunião discutindo soluções para um determinado problema.

Com o ambiente de trabalho todo voltado para a criatividade e inovação, com certeza o fluxo de ideias terá um movimento promissor e os funcionários se sentirão cada vez mais livres e motivados para executarem novas criações e melhorias.

E é neste momento que será necessário saber avaliar tais inovações da equipe, para que os investimentos tenham o retorno esperado — já que as benfeitorias e ações da empresa custam dinheiro.

Mais importante do que a criatividade e a inovação que tem sido abordada neste guia, é trabalhar de maneira conjunta e contínua dentro de todos os setores da empresa. Afinal, um único funcionário criativo dentro da parte de marketing não fará diferença se não tiver apoio do financeiro, por exemplo.

Portanto, é necessário que a ligação entre todos seja horizontal, para que o operacional com uma nova ideia consiga passar para seu gestor e vice-versa. Além disso, um bom exemplo também é crucial para que os demais se inspirem em seus líderes e a empresa esteja 100% alinhada em todas áreas.

E agora que você já sabe todos os passos para estimular a criatividade e inovação da equipe, não deixe de inserir essa rotina mais dinâmica no ambiente de trabalho. 

Assim, além da sua empresa sair ganhando com projetos e soluções à frente do mercado e da concorrência, o seu time também trabalhará muito mais motivado e produtivo. Tem uma soma melhor do que essa?

Se você gostou deste conteúdo, confira outros como este no blog do iFood Benefícios!

Compartilhe esse post

Copiar Link
Compartilhar no LinkedIn
Compartilhar no Twitter
Compartilhar no Facebook
Cultura Organizacional

Equipe iFood Benefícios

3 de Maio de 2024

Leitura de 11 min