Dicas de Metodologias para o RH impulsionar a eficiência e o desempenho do time
Como utilizar metodologias para o RH entregar mais performance e melhores resultados dentro de uma organização? Confira a seguir!
3 de Maio de 2024
Leitura de 6 min
As metodologias são ferramentas que ajudam a otimizar e potencializar atividades, seja de trabalho, estudo ou qualquer outro objetivo. No artigo de hoje vamos falar sobre dicas de metodologias para o RH melhorar o seu desempenho e dos colaboradores de sua respectiva organização.
Essas metodologias, quando aplicadas corretamente ao seu contexto, podem ajudar bastante o dia a dia dos profissionais de recursos humanos. Isso porque muitos precisam medir as métricas de sua área e sentem dificuldade em conseguir isso de uma maneira clara e objetiva.
Se essa é a sua queixa, leia o artigo até o final e conheça mais sobre as metodologias que podem revolucionar o trabalho do RH!
Índice:
- Dicas de Metodologias para auxiliar o RH
- Qual a importância de usar as metodologias?
- Qual a melhor metodologia para o RH usar?
Dicas de Metodologias para auxiliar o RH
Existem diversas metodologias pelo mundo afora, principalmente quando falamos sobre o mundo corporativo. Dessa forma, é importante conhecer aquelas que se adaptam melhor às necessidades da equipe de Recursos Humanos e entender quais são os momentos ideais para aplicar cada uma delas.
Com isso, separamos a seguir algumas metodologias que costumam ser utilizadas pelas empresas. Continue a leitura e confira se alguma se aplica à sua organização.
Metodologia Ágil: abordagem dinâmica para o desenvolvimento de talentos
A metodologia ágil ajuda na união dos times, no trabalho em equipe e nas entregas mais rápidas e com qualidade. Seu foco é otimizar o tempo e processos do dia a dia, apoiando-se sempre em feedbacks e aplicação de melhorias contínuas.
Para tornar toda a metodologia ágil organizada, é comum a utilização de softwares de organização de demanda, como o Jira ou Kanban, que já são adaptados para esse fluxo de agilidade.
Design Thinking: inovando a experiência do colaborador
O design thinking é uma metodologia que orienta os profissionais a pensarem como designers. Isso está ligado a ser criativo, “pensar fora da caixa” e criar soluções inovadoras para atender às necessidades das pessoas, no caso do RH, os colaboradores.
Dessa forma, a metodologia incentiva o pensamento crítico e a criatividade para aprimorar a gestão de pessoas.
People Analytics: tomando decisões baseadas em dados
O people analytics é a gestão de pessoas baseada em dados. Dessa forma, há um embasamento matemático e estatístico para tomar decisões dentro do RH.
Através dela é possível medir engajamento, produtividade e bem-estar dos funcionários, ajudando como parâmetro para entender se as ações realizadas estão surtindo o efeito desejado.
Gamificação: engajando e motivando a Equipe
A gamificação consiste em se inspirar nas dinâmicas de jogos para promover ações de engajamento, recompensas e aprendizagem dentro das organizações. Assim, através da competitividade saudável, os profissionais são estimulados a darem o seu melhor e a entregar resultados acima da média.
Em dinâmicas assim é possível descobrir novos talentos e inovações, além de fomentar o cumprimento de metas, trazendo mais lucro para a organização.
Metodologia DISC: melhorando a produtividade da equipe
A metodologia DISC quer dizer:
- Dominance (Dominância)
- Influence (Influência)
- Steadiness (Estabilidade)
- Conscientiousness (Cautela)
Esses são quatro perfis comportamentais comuns entre os profissionais e o RH pode se apoiar neles para auxiliar os colaboradores a se desenvolverem.
Cada perfil possui habilidades fortes e outras que podem melhorar, a fim de aumentar a produtividade e a performance. Dessa forma, identificar esses perfis ajuda a direcionar o melhor plano de ação para cada funcionário.
Metodologia NPS: avaliando a satisfação do consumidor
A metodologia NPS é bastante utilizada por equipes de Marketing e Customer Success, para medir o nível de satisfação dos clientes com uma marca. Sua premissa é saber se o cliente indicaria a marca para outras pessoas.
Entretanto, essa metodologia também pode ser aplicada para os clientes internos, ou seja, os colaboradores. O RH, através de pesquisas de clima organizacional, consegue inserir essa pergunta para entender a percepção dos funcionários sobre o ambiente de trabalho e atuar em cima do resultado encontrado.
Metodologia 5s: para melhorar a qualidade do ambiente de trabalho
A metodologia 5s é voltada para a sustentabilidade nas empresas. Ela consiste em um conjunto de práticas japonesas de organização para evitar desperdícios e tornar o ambiente de trabalho mais agradável e produtivo.
Dessa forma, essa metodologia é utilizada como um dos KPIs de diversas empresas, pois seu funcionamento depende do esforço de todos os colaboradores. Com isso, ela estimula o trabalho em equipe, a organização, a segurança e proatividade dentro da organização.
Feedforward: sugerindo melhorias pensando no futuro
O feedforward parece com um feedback, mas funciona de uma maneira um pouco diferente. Enquanto o feedback foca no que passou, o feedforward foca no que está por vir.
Portanto, a metodologia visa falar sobre o futuro, com uma gestão de pessoas preventiva, ou seja, que busca prever possíveis erros e falhas e trabalhar em cima deles para evitar que aconteçam de fato.
Para o RH, isso é interessante, pois permite passar para frente experiências e aprendizados anteriores, principalmente para novos colaboradores.
Qual a importância de usar as metodologias?
Cada metodologia possui sua finalidade e costumam se adaptar a diversas situações. Com isso, contar com elas para cada contexto ajuda a direcionar o plano de ação, trazendo mais assertividade para os resultados.
Uma das principais queixas dos profissionais de RH é a dificuldade em conseguir mensurar os resultados de suas ações, seja de endomarketing, employee experience ou employer branding. Entretanto, quando essas ações são combinadas com alguma das metodologias citadas acima, é possível ter maior compreensão da impressão dos colaboradores.
Além disso, algumas metodologias visam entender o comportamento dos profissionais, o que ajuda diretamente no desenvolvimento de um plano de carreira ou um plano de desenvolvimento individual (PDI), por exemplo.
Qual a melhor metodologia para o RH usar?
A melhor metodologia será aquela que atende aos requisitos que o RH necessita. Não há como falar que existe uma metodologia melhor que outra, pois cada uma possui sua finalidade específica.
Diante disso, cabe ao RH conhecer mais sobre cada uma delas e entender qual ou quais fazem mais sentido para sua realidade. É possível utilizar mais de uma metodologia, visto que possuem objetivos diferentes e podem atender às necessidades de um mesmo projeto.
Se o RH opta por utilizar a metodologia de gamificação, por exemplo, um caminho para obter mais êxito é combiná-la com o oferecimento de benefícios corporativos.
O iFood Benefícios oferece um cartão flexível, com uma ampla variedade de benefícios, que podem ser carregados pela empresa a qualquer momento. Através do saldo livre, a empresa pode conceder bônus ou prêmios por bons resultados e o colaborador utiliza a verba como quiser.
São inúmeras possibilidades que a sua empresa tem ao utilizar o iFood Benefícios.