O que é comunicação não violenta e como usá-la no trabalho
Entenda de uma vez por todas o que é comunicação não violenta, quais são seus princípios e como aplicá-la no ambiente de trabalho!
Por Equipe iFood Benefícios
Você sabe o que é comunicação não violenta? Em linhas gerais, condutas abusivas e desvios de comportamento no ambiente de trabalho podem ser causados por falhas de comunicação entre os colaboradores, gerando impactos negativos nos resultados da empresa.
Por isso, muitas organizações buscam alternativas para resolver os problemas de comunicação em suas equipes, sendo uma das mais bem-sucedidas a técnica criada pelo estadunidense Marshall Rosenberg, conhecida como comunicação não violenta (CNV).
A comunicação é a base para relacionamentos profissionais e pessoais mais agradáveis e saudáveis. Assim, saber o que é comunicação não violenta cumpre um papel fundamental para ajudar na redução de conflitos e na melhora da qualidade do ambiente de trabalho, fatores essenciais para o crescimento de uma empresa e sua consolidação no mercado.
Nesse sentido, trabalhar pela comunicação não agressiva entre os funcionários é essencial para manter um clima organizacional harmônico e produtivo.
Pensando nisso, criamos este artigo para que você entenda melhor o que é comunicação não violenta, como ela funciona e por que você deve adotá-la em sua empresa. Boa leitura!
Índice:
- O que é comunicação não violenta?
- Como surgiu a comunicação não violenta e por que ela é utilizada até hoje?
- Os 4 pilares da comunicação não violenta
- A importância da CNV para uma empresa
- Vantagens da comunicação não violenta
- Como identificar uma comunicação agressiva?
- Como lidar com casos de comunicação violenta no trabalho?
- Como estabelecer um diálogo saudável?
O que é comunicação não violenta?
Para entender o que é comunicação não violenta, é importante saber que esse foi um conceito criado pelo psicólogo Marshall B. Rosenberg, especificamente na década de 1960.
Assim, o conceito de comunicação não violenta se baseia em estar consciente das próprias necessidades e também das dos outros, a fim de falar sem ferir e ouvir sem se sentir ofendido e nem agredido. Como o próprio autor descreve em seu livro Comunicação Não Violenta:
“A Comunicação Não Violenta se baseia em habilidades de linguagem e comunicação que fortalecem a capacidade de continuarmos humanos, mesmo em condições adversas. […] Nossas palavras, em vez de serem reações repetitivas e automáticas, tornam-se respostas conscientes, firmemente baseadas na consciência do que estamos percebendo, sentindo e desejando”.
Mas como surgiu a comunicação não violenta? Por que ela é utilizada até os dias de hoje? Continue a leitura e saiba a seguir!
Como surgiu a comunicação não violenta e por que ela é utilizada até hoje?
Na década de 1960, os Estados Unidos ainda sofriam com a segregação racial explícita, mas algumas escolas desafiavam essa realidade. Para isso, era necessário promover uma cultura pacífica, bem como a integração entre negros e brancos.
Foi com esse objetivo que Marshall Rosenberg passou a discorrer sobre o que é comunicação não violenta, algo que, na atualidade, é um conceito aplicado em diversas organizações ao redor do mundo, desde em escolas até em empresas multinacionais.
Isso porque a comunicação não agressiva nada mais é que uma reflexão a respeito das próprias necessidades e das necessidades das outras pessoas. O intuito é identificar o que está por trás das palavras para ter mais empatia e compreender o ponto de vista do outro, caminhando para a diminuição dos conflitos.
Tanto quem emite uma mensagem quanto quem a recebe pode praticar a comunicação não violenta. Quem ouve pode pensar a respeito das necessidades que estão por trás da mensagem recebida, e quem emite pode fazer uma autoanálise e perceber as suas próprias necessidades ao se expressar.
Assim, além de ser uma maneira de se comunicar com as outras pessoas, saber o que é comunicação não violenta é, também, um jeito de refletir sobre as próprias atitudes e as motivações que nos levam a agir de determinada maneira.
Isso colabora para uma melhor compreensão dos problemas, melhora o autoconhecimento e ajuda na tomada de decisões.
Os 4 pilares da comunicação não violenta
Observação
O primeiro pilar da CNV é observar sem julgar. Quando você percebe que algum colega de trabalho está frequentemente resolvendo assuntos pessoais durante o expediente, em vez de julgá-lo como preguiçoso, por que não ter mais empatia e perguntar se ele está passando por algum problema?
Pensando nessa linha, coloque-se disponível para conversar e oferecer o que você puder. É importante que você passe um feedback a partir da comunicação não violenta.
Além disso, ao passar o seu feedback para os colegas, tente evitar as palavras “nunca”, “sempre” e “jamais”. Assim, se você quer dizer a um colaborador que ele não tem cumprido prazos, evite a comunicação agressiva. No lugar de dizer “Você nunca cumpre prazos!” diga algo como “Eu tenho visto que seus últimos prazos estão atrasados”.
Sentimento
O segundo pilar da comunicação não violenta é se expressar com honestidade em relação ao que acontece no dia a dia da empresa. Por exemplo: se você e um colega sempre entregam projetos em conjunto, mas você tem percebido que ele deixa para fazer tudo em cima da hora, você pode falar que isso te causa insegurança e frustração, a fim de poderem resolver essa situação da melhor forma.
Mas lembre-se de que ninguém tem culpa daquilo que você sente. Talvez outras pessoas não teriam o mesmo sentimento no seu lugar. Dessa forma, mesmo comunicando seu sentimento, busque não criar grandes expectativas, mas apenas avaliar o contexto e o que pode ser mudado.
Necessidades
Identificar as suas necessidades e as dos outros também é importante. No exemplo que citamos anteriormente, mencionamos um colega que deixa para fazer tudo em cima da hora. Às vezes, essa pessoa tem mais responsabilidades que você e, consequentemente, menos tempo.Logo, ela conta mais com a sua pessoa para fazer essas demandas. Assim, tenha empatia e tente entender as situações separadamente. A comunicação pode resolver muitos problemas!
Pedido
Para uma comunicação não violenta no trabalho, os pedidos têm de ser feitos da mesma maneira que os 3 pilares citados anteriormente. Por isso, analise as suas necessidades e, se precisar realizar um pedido mais sério a alguém, prefira a linguagem positiva. Ao invés de falar “Não grite!”, diga “Eu prefiro que você fale mais baixo”.
Agora que você já sabe o que é comunicação não violenta e os seus pilares, chegou o momento de conhecer a sua importância para o dia a dia de uma empresa.
A importância da CNV para uma empresa
No meio empresarial, é comum a percepção de que o funcionário recebe somente para trabalhar e que, assim, deve deixar os sentimentos do lado de fora da empresa.
Nesse sentido, é natural o discurso de que, para crescer, é preciso ter foco exclusivo no trabalho, bater as metas e ser totalmente workaholic, inclusive fora da empresa.
Agindo dessa forma, não há tempo para os cuidados consigo mesmo e com os seus relacionamentos, tanto dentro quanto fora do ambiente de trabalho. Assim, isso pode afetar diretamente a produtividade dos colaboradores e, consequentemente, os resultados da sua empresa.
Essa cultura causa um sentimento exacerbado de competitividade, que prejudica os relacionamentos nas organizações, tanto entre os colegas quanto entre as lideranças e suas equipes.
Em seu workshop Introdução à Comunicação Não Violenta, Marshall Rosenberg afirma que a sociedade vive em uma cultura que pune quem erra e recompensa quem acerta.
Essa forma de ver a vida impede o indivíduo de sentir empatia pelas outras pessoas e por ele próprio, pois a culpa pelo erro o faz pensar que não merece a recompensa.
Tudo isso pode ser trabalhado ao se aplicar a comunicação não violenta no trabalho. E são por esses e tantos outros motivos que a comunicação não violenta é extremamente importante, contribuindo muito para a manutenção do clima e cultura organizacionais.
Com isso, ao perceberem que podem baixar a guarda e mostrar as suas fraquezas, os colaboradores e líderes têm mais facilidade para se identificar com os colegas e aceitar que não é necessário criticar, culpar ou ofender uns aos outros.
Vantagens da comunicação não violenta
São diversos os benefícios e as vantagens que a comunicação não violenta pode trazer para o mundo corporativo. Confira a seguir:
Empatia
A empatia e o autoconhecimento podem trazer um ambiente mais agradável e sem tantos julgamentos. Às vezes, as pessoas estão passando por coisas que você não sabe e julgá-las não vai ajudar em nada a produtividade ou o bem-estar da empresa. Por isso, sempre se coloque no lugar do outro.
Além disso, o autoconhecimento e a empatia consigo mesmo podem fazer com que você compreenda melhor quais são as suas necessidades no dia a dia corporativo.
Escuta
Escute antes de falar. Pode parecer trivial, mas você já reparou quantas vezes você corta a fala dos seus colegas no dia a dia? Isso acontece frequentemente no ambiente corporativo. Quando uma pessoa não escuta e já quer falar, isso mostra que ela não estava tendo uma escuta ativa.
Além de a escuta ativa apresentar diversos benefícios para o ambiente de trabalho, ela também ajuda a compreender melhor os outros sem julgamentos.
Responsabilidade
As pessoas precisam ter mais responsabilidade pela forma que falam ou agem, sem culpabilizar os outros. Se você foi rude com alguém, em de culpabilizar o outro dizendo que a pessoa fez com que você perdesse a paciência, entenda que foi você quem se estressou.
Nesse sentido, aplicar a comunicação não violenta no trabalho pode gerar diversos benefícios. Veja os principais:
- Aumento da moral no ambiente de trabalho;
- Aumento da produtividade de cada um dos colaboradores;
- Diminuição do estresse;
- Otimização do potencial dos colaboradores;
- Redução das faltas;
- Resolução mais rápida e eficiente dos conflitos.
Isso não quer dizer que, se a comunicação não agressiva for aplicada na sua empresa, não haverá conflitos, mas que será mais fácil chegar a soluções viáveis e eficazes. Os conflitos podem se tornar discussões positivas e terão uma solução mais rápida.
Governos e autoridades de diversos países, como Alemanha, Dinamarca, EUA, Inglaterra e Israel, por exemplo, aplicam técnicas de CNV para prevenir casos de agressividade.
No Brasil, a técnica foi utilizada para a criação de grupos de mediação de conflitos em 20 escolas da Grande São Paulo, com o objetivo de fortalecer a cultura de responsabilidade e de paz.
Como identificar uma comunicação agressiva?
Normalmente, as pessoas que costumam adotar uma comunicação agressiva têm alguns hábitos em comum:
- Falar muito alto;
- Interromper os outros com frequência;
- Demorar muito para passar a palavra;
- Usar sarcasmo;
- Fazer barulho intencionalmente com as suas tarefas enquanto os outros falam.
Se um ou mais colaboradores da empresa apresentarem esses comportamentos, vale uma conversa para tratar do assunto.
Como lidar com casos de comunicação violenta no trabalho?
Primeiramente, é preciso estabelecer uma cultura organizacional de paz e empatia na sua empresa, a fim de que os colaboradores que não se enquadrem nesse comportamento e tenham uma comunicação violenta possam ser mais facilmente alertados para o problema.
Para passar essa mensagem a todas as pessoas da sua empresa, é válido utilizar reuniões, palestras, encontros, dinâmicas de grupo e tudo aquilo que estiver ao seu alcance para conscientizar as pessoas da necessidade de praticar a comunicação não violenta.
A partir disso, será possível corrigir eventuais casos de comunicação agressiva no ambiente de trabalho, sempre com conversas individuais com os envolvidos, deixando clara a importância da CNV para a cultura organizacional.
Como estabelecer um diálogo saudável?
Veja, a seguir, 10 dicas práticas para manter uma comunicação não violenta no trabalho:
- Comunique-se sem julgamentos sobre “certo” e “errado”;
- Não faça comparações entre as pessoas;
- Jamais utilize um tom acusatório;
- Deixe suas necessidades claras;
- Questione os rótulos colocados sobre as pessoas;
- Busque pelos pontos em comum em um conflito;
- Coloque-se sempre no lugar dos outros;
- Não tenha medo de mostrar suas vulnerabilidades;
- Antes de falar, pense com cuidado no efeito de suas palavras;
- Não responda às ofensas.
Oferecer um ambiente de trabalho agradável, com redução da comunicação violenta e com maior qualidade de vida para seus colaboradores, são estratégias de sucesso para o crescimento da sua empresa.
Alinhado a todas essas questões, o iFood Benefícios está promovendo uma verdadeira revolução na alimentação corporativa, com produtos que vão facilitar a gestão de benefícios e melhorar a relação no ambiente da corporação.
Portanto, agora que você já sabe o que é comunicação não violenta, quais são os seus pilares e como aplicá-la no ambiente de trabalho, chegou o momento de conhecer os benefícios que vão deixar os colaboradores da sua empresa ainda mais felizes. Por isso, acesse o site do iFood Benefícios e conheça os nossos serviços!