9 Exemplos para você praticar Empatia no Trabalho
Como ter empatia no trabalho e tornar o clima organizacional saudável e positivo? Confira neste artigo!
Por Equipe iFood Benefícios
A empatia no trabalho é um assunto que precisa ser discutido constantemente, por ser uma habilidade essencial para manter um bom clima organizacional.
Pessoas empáticas são pessoas que se importam com os outros, que reconhecem as especificidades de cada um e respeitam mutuamente suas escolhas e decisões. Essa prática cria equipes mais unidas e parceiras no dia a dia.
A seguir explicamos melhor sobre o que é empatia, quais são os tipos, seus benefícios para o ambiente de trabalho e como implementar essa habilidade. Continue a leitura e confira!
Índice:
- O que é Empatia?
- Tipos de Empatia
- Qual a importância da empatia no local de trabalho?
- Exemplos de como praticar a empatia no ambiente de trabalho
- O impacto de um ambiente de trabalho saudável
O que é Empatia?
A empatia pode ser definida como uma habilidade de se “colocar no lugar do outro”, ou seja, compreender as questões relativas a outras pessoas e entregar uma resposta afetiva à situação.
Ninguém irá sentir exatamente o que o outro sente, mas uma pessoa empática faz um esforço maior para entender quais são as emoções e sentimentos que o indivíduo sente. Dessa forma, configura-se como uma soft skill importante para todos os tipos de relações, mesmo sendo bastante subjetiva.
Tipos de Empatia
Por se tratar de um conceito bem amplo e subjetivo, estudiosos classificaram-o em três tipos: empatia cognitiva, empatia emocional e empatia compassiva.
Sendo assim, cada tipo possui um ponto de vista sobre a situação do outro. Confira mais detalhes a seguir.
Cognitiva
Quando o indivíduo consegue entender a emoção do outro, sem internalizar o sentimento para si, chamamos de empatia cognitiva.
Emocional
É a nossa resposta emocional às emoções do outro, quando “sentimos na pele” a dor de outra pessoa. Também chamamos de empatia afetiva, pois tem relação direta com os nossos sentimentos em alguma situação, como angústia ou nervosismo por ver alguém se sentindo mal.
Compassiva
É a empatia da compaixão, em que você compreende o que o outro sente, compartilha opiniões e ajuda a pessoa, caso seja necessário.
Qual a importância da empatia no local de trabalho?
Ser uma pessoa empática é importante em qualquer situação e contexto. Porém, quando falamos de empatia no trabalho, ela se torna ainda mais relevante. Confira os motivos a seguir!
Melhora o relacionamento interpessoal
A empatia promove um clima de respeito e compreensão mútua entre os colegas de trabalho. Quando as pessoas se sentem compreendidas e valorizadas, o relacionamento entre elas se fortalece, e o senso de equipe se torna presente no dia a dia.
Fomenta uma comunicação eficaz
Ao ser empático, os colaboradores conseguem ouvir os superiores, e vice-versa, interpretando não apenas o que é dito, mas também as emoções subjacentes. Isso melhora a qualidade da comunicação e ajuda a evitar mal-entendidos, desencontros e desavenças.
Aumenta a satisfação e os engajamentos
Sentir-se compreendido e apoiado no trabalho contribui para o bem-estar emocional dos funcionários. Essa prática promove uma maior abertura para a troca de ideias, o aumento do envolvimento dos colaboradores com a entrega de resultados e ajuda na busca por inovação.
Fortalece a cultura organizacional
Empresas que promovem a empatia como valor fundamental tendem a ter uma cultura organizacional mais positiva e inclusiva. Até porque a empatia é um exercício constante de compreensão e compaixão, e as pessoas precisam praticá-la diariamente.
Estimular a resolução de conflitos
A empatia ajuda a abordar conflitos de forma mais construtiva. Ao entender as perspectivas e emoções das partes envolvidas, é possível encontrar soluções mais justas e satisfatórias para todos.
Promover uma liderança positiva
Líderes empáticos são capazes de criar um ambiente de trabalho que inspira confiança e motivação. A liderança inspiradora é essencial para criar equipes mais unidas e dedicadas ao trabalho.
Melhora a gestão de equipes
A empatia é essencial para uma gestão de equipes eficaz. A partir dela, o gestor consegue entender as necessidades e limitações de cada membro da equipe e organizar as tarefas de acordo com esse critério. Dessa forma, não há sobrecarga em ninguém.
Exemplos de como praticar a empatia no ambiente de trabalho
Como tornar a empatia uma prática diária e intrínseca ao comportamento dos colaboradores? A seguir separamos dicas, confira!
Incentive a comunicação aberta
Crie um ambiente onde os funcionários se sintam à vontade para expressar seus pensamentos, sentimentos e preocupações. Promova também reuniões regulares, sessões de feedback e canais de comunicação abertos para que todos tenham a oportunidade de se ouvirem e serem ouvidos.
Pratique a escuta ativa
Auxilie os colaboradores a praticar a escuta ativa, ou seja, ouvir com atenção e compreender o que está sendo dito sem interromper ou julgar. Além disso, incentive-os a fazer perguntas para esclarecer dúvidas e demonstrar interesse genuíno pelo ponto de vista do outro.
Fomente a diversidade e inclusão
Valorize a diversidade no local de trabalho e crie um ambiente inclusivo, onde as diferenças são respeitadas e celebradas. Isso ajudará a desenvolver a empatia, uma vez que os colaboradores aprenderão a reconhecer e entender perspectivas e experiências diferentes das suas próprias.
Ofereça treinamentos em inteligência emocional
A inteligência emocional é fundamental para a empatia. Diante disso, ofereça treinamentos e workshops para os colaboradores desenvolverem a compreensão de suas próprias emoções e a habilidade de se colocarem no lugar do outro.
Estimule o trabalho em equipe
O trabalho em equipe é uma oportunidade para que os colaboradores aprendam a cooperar, colaborar e acompanhar as ideias dos outros. Naturalmente, ao desenvolver o senso de equipe, a empatia acontece, pois sem ela é praticamente impossível se relacionar de forma positiva com outras pessoas.
Reconheça e celebre as conquistas dos outros
Reconhecer e celebrar as conquistas dos colegas ajuda a criar um ambiente de apoio e incentiva a empatia. Portanto, elabore exercícios constantes de reconhecimento e programas de recompensas e premiações por performance mais robustos também.
Incentive a prática de atos de gentileza
Pequenos gestos de gentileza, como dizer “bom dia”, oferecer ajuda a um colega ou expressar gratidão, ajudar a criar uma cultura de empatia e cordialidade no local de trabalho. Afinal, a empatia acontece nos detalhes.
Promover o equilíbrio entre trabalho e vida pessoal
A preocupação genuína com o bem-estar dos colaboradores e o incentivo à importância do equilíbrio entre trabalho e vida pessoal é a base da empatia. É saber se colocar no lugar do outro e entender que se a vida pessoal não anda bem, o trabalho pode ser impactado, ou vice-versa.
Realize atividades de team building
Organize atividades de team building que incentivem a cooperação e a interação entre os membros da equipe. Jogos e dinâmicas em grupo podem ajudar a desenvolver a empatia ao criar situações de aprendizado e colaboração.
O impacto de um ambiente de trabalho saudável
Ao longo do texto foi possível perceber que a empatia é uma habilidade valiosa para o ambiente de trabalho. Isso porque ela torna a relação das pessoas mais verdadeira e zelosa, evitando desgastes e desentendimentos desnecessários. Como consequência dessa prática, temos um ambiente de trabalho saudável.
O impacto de um ambiente corporativo que preza pelo bem-estar das pessoas está em criar um clima organizacional positivo, o que aumenta a satisfação dos colaboradores. Tudo isso é a receita perfeita para aumentar a produtividade e a retenção de talentos.
Além disso, a empresa fica bem vista no mercado como um bom lugar para se trabalhar, característica valorizada pelos melhores profissionais. É uma forma de trabalhar o employer branding e combater as más práticas trabalhistas que vêm acontecendo por aí.
Para ajudar na prática da empatia no trabalho, a empresa pode começar com ações simples no dia a dia, com dinâmicas em grupo, treinamentos de soft skills e palestras. Se o objetivo é tornar este um dos pilares da sua cultura, é possível ir além.
Pensar em benefícios corporativos é apostar em um ambiente de trabalho mais saudável e empático. Isso porque mostra que a empresa se preocupa com a saúde, alimentação, educação e momentos de diversão dos seus colaboradores.