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Entenda como o relacionamento interpessoal no trabalho influencia nos seus resultados e na comunicação do seu time!
3 de Maio de 2024
Leitura de 7 min
O relacionamento interpessoal no trabalho se dá pelo vínculo entre as pessoas, grupos e equipes nas empresas. O desenvolvimento de boas relações no ambiente corporativo é um fator essencial para potencializar os resultados e a satisfação dos colaboradores no dia a dia.
Ao contrário do que acontece na vida pessoal, no contexto profissional não podemos escolher com quem iremos trabalhar. Por isso, pode ser mais desafiador cultivar e aprimorar o bom relacionamento interpessoal nesse caso.
O papel da área de RH é de extrema importância para promover um ambiente harmonioso que resulta na melhora da produtividade, felicidade e no clima organizacional como um todo.
É sobre isso que falaremos neste artigo. Acompanhe a leitura e confira todos os detalhes do relacionamento interpessoal no trabalho e como aprimorá-lo na sua rotina profissional.
Índice:
Entendemos como relacionamento interpessoal o vínculo entre pessoas, independente do contexto.
Assim, quando olhamos para o ambiente empresarial e de negócios, é comum que haja o desenvolvimento de relações e vínculos entre as pessoas da mesma organização. Isso é o que chamamos de relacionamento interpessoal no trabalho.
As pessoas são seres sociais, que nascem para viver em sociedade e construir relações, promovendo harmonia, produtividade e confiança nos ambientes, sejam eles pessoais ou profissionais.
A proximidade dos colaboradores ajuda na consolidação e fortalecimento dos valores e cultura da empresa, gerando impactos positivos em todo o negócio.
No trabalho, é um grande desafio lidar com diferentes visões de mundo, cultura, valores, hábitos, comportamentos e formações dos colegas.
Para isso, o relacionamento interpessoal é baseado em cinco elementos principais:
Para manter boas relações com as pessoas ao redor, precisamos nos conhecer, entender nossos comportamentos e emoções. Dessa forma, conseguimos lidar da melhor forma com colegas de trabalho e diferentes situações no dia a dia.
O autoconhecimento é aspecto fundamental para manter uma boa convivência no ambiente de trabalho e evitar conflitos ou outras atitudes desnecessárias.
Uma pessoa empática é aquela que reconhece os sentimentos e comportamentos pelo ponto de vista do outro. Com isso, consegue se comunicar de forma mais efetiva e responsável, ampliando as percepções das relações.
Vemos a empatia em relacionamentos interpessoais quando ele é livre de julgamentos, preconceitos e frieza.
Vale lembrar também que olhar para o outro com leveza, compreensão e respeito pelos seus valores e cultura vai muito além do ambiente de trabalho.
Caracterizada pela linguagem clara, objetiva e sincera, a comunicação assertiva é extremamente importante nas relações profissionais.
Com ela, os times conseguem alcançar de forma mais eficiente os seus objetivos e resultados, já que evita mal entendidos e outros fatores que dificultam a execução das atividades.
Bons relacionamentos corporativos são dificilmente construídos sem clareza na comunicação. Isso porque ela auxilia no desenvolvimento de equipes de alta performance e alinhadas aos objetivos da empresa.
Ter uma postura gentil e educada com as outras pessoas que compartilham o seu convívio social é outro aspecto fundamental do relacionamento interpessoal.
A cordialidade é mais do que um “bom dia” ou “boa tarde” na empresa, é também se preocupar com o bem-estar e ajudar o colega em algo simples por iniciativa própria.
Os comportamentos das pessoas em todos os ambientes, incluindo os profissionais, precisam seguir princípios e valores éticos. Muitas vezes são determinados pelo time de RH nas regras internas, já que a ética está diretamente relacionada aos valores da própria cultura organizacional.
Trabalhadores éticos visam exercer uma atividade honesta, confiável, respeitosa, comprometida e alinhada aos objetivos gerais da empresa e da sua área de atuação.
As relações interpessoais exigem comprometimento e esforço das pessoas para que gerem momentos saudáveis e com harmonia, principalmente na empresa. Assim, é possível evitar conflitos de interesse e outras situações desagradáveis no ambiente, não é mesmo?
As pessoas que, geralmente, desenvolvem bons relacionamentos no trabalho compartilham dos mesmos objetivos, gostos e objetivos. Essa conexão interpessoal inclui desde experiências semelhantes até mesmo pensamentos e opiniões.
Mas, mesmo que as conexões por interesses não ocorram, os colaboradores têm a responsabilidade de manter a boa convivência e comunicação assertiva com os demais.
Em toda a nossa vida, ter relacionamentos saudáveis e prazerosos são importantes para a qualidade de vida, motivação, felicidade e satisfação. No contexto profissional não é diferente.
Quando estamos em um ambiente tranquilo e contamos com colegas que se comunicam de forma clara, objetiva e respeitosa, evitamos conflitos, intrigas e desentendimentos. Possibilitando, assim, o desenvolvimento e o crescimento dos colaboradores, tanto no âmbito pessoal quanto profissional.
E, pensando nisso, quais são as características esperadas dessas relações no ambiente profissional? Esse é o próximo tópico para entendermos mais sobre essa conexão entre pessoas.
Para melhorar o relacionamento interpessoal e aprimorar essa habilidade tão importante, é necessário bastante autoconhecimento, como já mencionamos. E, então, você consegue identificar com mais facilidade os gatilhos emocionais que te levam a agir de determinadas formas.
Separamos algumas características e pontos fundamentais de boas relações interpessoais no trabalho.
Ter uma escuta ativa é desenvolver a habilidade de foco nas principais informações e mensagens transmitidas nas comunicações. Dessa forma, é possível evitar falhas de comunicação e fortalecer o relacionamento entre as pessoas nas equipes.
Ela pode ser aplicada em reuniões, eventos, intervalos durante o dia, em conversas de alinhamento de expectativas e feedbacks, entre outros momentos. Ela pode ser a virada de chave na sua carreira, gerando resultados positivos a médio e longo prazo.
Em um ambiente de trabalho onde nos deparamos com opiniões, culturas e valores pessoais diferentes, o respeito precisa ser aplicado. Independente de qualquer fator relacionado aos colegas e situações da rotina, todos precisam e merecem ser respeitados.
A convivência é um momento de muito aprendizado, compreensão e adaptação para lidar com as pessoas, metas e atividades profissionais. E, assim como na vida pessoal, o respeito é um dos principais pilares do relacionamento interpessoal no trabalho. Além disso, a falta dele pode determinar um ambiente tóxico e ruim para se trabalhar.
Ao longo da carreira, temos que lidar com críticas que auxiliam no crescimento profissional. Empresas que incentivam os feedbacks, ou seja, as conversas constantes sobre o desempenho individual do colaborador, conseguem promover mais engajamento e sentimento de pertencimento na equipe.
A cultura de feedback é outro aspecto muito importante no relacionamento interpessoal e deve ser aplicada em parceria com a escuta ativa. Dessa forma, os aspectos conversados são realmente entendidos pelo colaborador e podem ser desenvolvidos ao longo do tempo.
Estabelecer limites nas relações que construímos é essencial para manter a tranquilidade e leveza da convivência, sem causar situações desconfortáveis nas interações sociais. Seja em reuniões, pausas para café ou intervalos de eventos.
No trabalho, precisamos colocar na balança o que podemos aceitar ou não em relação às demandas, atividades e rotina da empresa. Assim, conseguimos priorizar a saúde física, mental e o desempenho profissional no dia a dia.
Gostou de saber mais sobre relacionamento interpessoal no trabalho? Você já aplica essas habilidades no seu dia a dia?
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