Copiar Link
Compartilhar no LinkedIn
Compartilhar no Twitter
Compartilhar no Facebook

Remuneração Estratégica: aumente a retenção de talentos da sua empresa

Saiba como a remuneração estratégica pode ser uma aliada do processo de crescimento de uma organização

Por Equipe iFood Benefícios

Reter talentos e tornar sua empresa uma referência no mercado é um dos seus objetivos? Se sim, conhecer mais sobre o conceito de remuneração estratégica é essencial.

A seguir separamos as principais informações sobre o tema. Continue a leitura e confira se esse tipo de remuneração é o que a sua empresa precisa para alavancar seus negócios e resultados!

Índice:

O que é Remuneração Estratégica?

A remuneração estratégica, como o próprio nome diz, é um tipo de benefício oferecido a um colaborador com o intuito de premiar e recompensar por um bom trabalho.

Dessa forma, configura-se como uma estratégia de employer branding e employee experience, por isso leva esse nome. Elas servem para agregar valor à remuneração, oferecendo complementos ao salário-base.

O conceito pode ser confundido com o de remuneração variável, que se restringe àqueles benefícios financeiros que ocorrem pontualmente, como bônus e participação em lucros. Assim, a remuneração estratégica vai mais além, como vamos mostrar no próximo tópico.

Saiba como funciona essa remuneração

Mulher comemorando o benefício que recebeu da empresa

O colaborador possui seu salário-base e demais benefícios obrigatórios, como vale-transporte e vale-refeição e alimentação, dentro da sua remuneração mensal. Portanto, quando a empresa opta por oferecer outros tipos de benefícios, dizemos que ela utiliza da remuneração estratégica.

Dessa forma, podemos dizer que a remuneração estratégica não é necessariamente apenas sobre benefícios financeiros. Essa compensação pode acontecer de outras maneiras, como:

  • Day off de aniversário;
  • Folgas extras;
  • Cursos;
  • Viagens;
  • Brindes.

Porém, outros tipos de remuneração estão contempladas nessa categoria, como premiações, bônus, participação em lucros, e mais.

Assim, a escolha pelo pacote de benefícios vai depender dos objetivos da corporação, e qual a visão de cultura e marca que ela deseja alcançar no mercado.

Conheça os tipos de Remuneração Estratégica

Afinal, quais são as opções de remuneração estratégica que uma empresa pode escolher oferecer? Confira a seguir!

Remunerações Indiretas

Nessa categoria temos os cursos profissionalizantes pagos pela empresa e atrelados ao PDI (Plano de Desenvolvimento Individual).

Além disso, também podemos citar os dias de folga remunerados, chamados de Day Off. São folgas sem a necessidade de fazer hora extra para repor o dia não trabalhado, podendo ser Day Off de aniversário, emenda de feriado e de escolha livre.

Benefícios Corporativos

Assim, neste caso temos alguns exemplos de benefícios que agregam a remuneração estratégica, como:

  • auxílio home office, para ajudar no pagamento de contas de energia e internet, ou para comprar itens de escritório, como cadeira, mesa, artigos eletrônicos, papelaria, e mais;
  • auxílio mobilidade, em que temos desde vale combustível, até o pagamento de passagens de ônibus, trem ou avião para viagens a trabalho;
  • auxílio cultura, para utilizar na compra de livros, cinema, peças de teatro, exposições de arte e qualquer outra atividade do gênero.

Comissões

As equipes que trabalham diretamente com vendas podem ter o benefício de comissionamento em cima das vendas que realizarem no mês, fechamento de contratos e mais.

Geralmente esse valor da comissão é pautado em uma porcentagem e varia de acordo com a performance do colaborador.

Participação nos lucros e resultados

Também chamada de PLR, esse benefício consiste em oferecer ao colaborador uma porcentagem sobre o rendimento da empresa durante determinado período, geralmente anual.

Através disso os colaboradores passam a se sentir mais pertencentes à organização e garantem uma motivação maior para bater metas e alcançar bons resultados.

Gratificações

As gratificações ou premiações são oferecidas pontualmente para reconhecimento de um bom trabalho ou desempenho acima da média. Assim, neste caso, as pessoas podem ser beneficiadas financeiramente ou com presentes, como uma viagem, uma ida a um restaurante, um dia de folga, entre outros.

Gamificação

A gamificação consiste em trazer elementos dos jogos e da competição para motivar e engajar os colaboradores a alcançar as metas propostas. Assim, além da bonificação, os colaboradores podem ganhar títulos ou até fazer parte de um ranking de performance, como ocorre nos games.

Vale a pena investir na Remuneração Estratégica?

Visando a retenção de talentos e a atração dos profissionais mais qualificados do mercado, temos a remuneração estratégica como uma das melhores formas de destaque das marcas.

Além de um salário justo, os profissionais buscam cada vez mais outras formas de remuneração que agregam valor ao seu trabalho. Se uma empresa se mostra preocupada com isso, certamente chamará mais atenção, de forma positiva.

Outro ponto importante é que a remuneração estratégica gera maior motivação e engajamento dos colaboradores. Isso, a longo prazo, traz melhores resultados e aumento da produtividade, consequentemente, a receita aumenta e a empresa prospera.

Pontos de atenção ao adotar essa estratégia

A remuneração estratégica baseada em performance e resultados precisa de atenção para não ter um viés negativo. Para isso, é preciso fazer uma manutenção constante na estratégia e tomar cuidado para que a competitividade não seja exagerada a ponto de prejudicar o clima organizacional.

Portanto, a equipe de RH deve ficar responsável por prezar pelo bem-estar dos funcionários e evitar situações desagradáveis por conta das dinâmicas de competição e engajamento. Além disso, deve definir criteriosamente os requisitos para premiações e comissões, a fim de evitar conflitos por sentimentos de injustiça e possível favoritismo.

Como colocar a Remuneração Estratégica em prática?

2 pessoas fazendo a análise financeira da empresa a partir de cálculos e gráficos

Agora que você já sabe como funciona a remuneração estratégica, chegou a hora de saber como aplicá-la na sua empresa. Confira algumas dicas!

Conhecer as dores e necessidades dos colaboradores

Faça uma pesquisa interna para entender o que seus colaboradores sentem e valorizam em uma organização. Converse e entenda quais são as dificuldades que encontram no dia a dia e o que eles sentem falta para executarem um bom trabalho.

Ter um planejamento

A partir das ideias e sugestões, monte um planejamento, tanto financeiro quanto a respeito dos objetivos e metas da organização. Para implementar essa estratégia, pode ser necessário um investimento inicial antes de se obter resultados positivos e crescimento de receita.

Definir os melhores parâmetros de recompensa

Com o planejamento em mãos, fica mais fácil definir qual será a melhor estratégia de remuneração por performance e como isso pode escalar com o tempo. Assim também será possível definir metas alcançáveis e que façam sentido para a organização e para a rotina dos colaboradores.

Gostou de saber mais sobre remuneração estratégica? Para ajudar a sua empresa a conquistar essa nova visão de mercado, conheça o iFood Benefícios. Por aqui temos o cartão multibenefícios que, em um só lugar, concentra diversos benefícios para serem utilizados em milhões de estabelecimentos pelo Brasil. Clique aqui e conheça!

Compartilhe esse post

Copiar Link
Compartilhar no LinkedIn
Compartilhar no Twitter
Compartilhar no Facebook
Gente e gestão

Equipe iFood Benefícios

3 de Maio de 2024

Leitura de 6 min