Qual a importância do feedback para a sua empresa
Confira a importância do feedback e entenda como realizá-lo da maneira mais adequada. Saiba agora!
Por Equipe iFood Benefícios
Um feedback nada mais é que uma devolutiva, uma resposta oferecida como forma de avaliar e analisar o desenvolvimento de processos, tarefas, equipes, desempenho de pessoas, empresas etc. Mas você sabe qual a importância do feedback para as empresas?
Ter a cultura do feedback como parte da gestão de pessoas pode ajudar sua empresa a crescer e se consolidar no mercado.
Isso porque o feedback incentiva os colaboradores a obterem melhores resultados, de acordo com as expectativas da gestão e das orientações passadas. Deste modo, as equipes se tornam mais produtivas e novos líderes são descobertos, gerando melhores resultados para a organização.
Pensando nisso, criamos este artigo para que você entenda mais sobre a importância do feedback e conheça as melhores técnicas para dá-lo da maneira correta.
Índice:
- O que é feedback?
- Quais são os diferentes tipos de feedback?
- A importância do feedback na sua empresa
- Benefícios para a corporação
- Como preparar a sua equipe para receber um feedback?
- Como dar um bom feedback?
- De quais formas o gestor pode realizar o feedback?
- Qual a relação do feedback com o RH?
- Como acompanhar os feedbacks?
- Como avaliar os feedback dados?
- Periodicidade
- Feedback e feedforward: qual a diferença?
- Plataformas para auxiliar nos feedbacks
- iFood Card: uma forma única de recompensar bons trabalhos e motivar a equipe
O que é feedback?
Antes de explicarmos qual a importância do feedback, vamos esclarecer do que se trata essa técnica.
O Feedback é uma avaliação em forma de resposta, que tem como objetivo levar a pessoa que o recebe a entender como o seu comportamento está sendo interpretado pelos outros.
Ou seja, é um investimento na relação de trabalho que gera aprendizado e desenvolvimento.
Oferecer um feedback demonstra que você se importa com o outro a ponto de ter esse tipo de conversa (que precisa ser muito bem conduzida para não gerar efeitos indesejados).
Mais importante do que o conteúdo do feedback é o tom de voz e expressão corporal de quem o oferece.
Quais são os diferentes tipos de feedback?
No meio corporativo, os feedbacks podem ser divididos em três categorias. Entenda cada uma:
Feedback positivo
É como dizer “meus parabéns”. O intuito é elogiar um comportamento que gerou impactos positivos na sua empresa e pode servir de exemplo para todos.
A importância do feedback positivo tem melhores resultados se executado em público, estimulando, assim, uma cultura de elogios.
Feedback construtivo
O feedback construtivo, por outro lado, pode ser utilizado quando a intenção é tocar em um assunto delicado, algo que gerou impactos negativos para a empresa ou alguma tarefa que pode ser aprimorada.
Porém, para aumentar a sua eficiência, é importante que esse feedback seja dado em um ambiente seguro e confortável para quem vai recebê-lo, evitando constrangimentos e situações embaraçosas.
A conversa também deve tratar dos quatro aspectos do feedback construtivo:
- Contexto – explicar o âmbito geral da situação, as áreas e processos afetados etc.;
- Comportamento – deixar claro qual atitude está motivando o feedback;
- Impacto – expor as consequências de tal atitude para a empresa;
- Expectativa – oferecer o novo caminho a seguir.
Feedback negativo
Esse tipo de feedback deve ser evitado, porque aponta algo que poderia ser aprimorado, mas não oferece o caminho certo a seguir.
Portanto, trata-se apenas de um comentário negativo, uma atitude que pode gerar efeitos contrários aos desejados. Por isso, é importante que o feedback seja repensado, a fim de gerar uma cultura organizacional saudável e produtiva.
Feedback pessoal
O feedback pessoal é aquele que tem relação com as atitudes do colaborador perante o ambiente de trabalho. Por exemplo, horário de chegada e saída, relacionamento interpessoal com o restante dos colegas, dificuldade de aceitar certas normas de conduta da empresa, etc.
Porém, para realizar um feedback construtivo, é necessário ter cautela, porque existe uma linha tênue entre assédio e devolutiva de alguma ação que o colaborador cometeu no ambiente de trabalho.
Também é importante o RH ter empatia com certas atitudes, visto que se deve compreender alguns aspectos da vida pessoal do colaborador, como idade, local onde mora, histórico de vida e as motivações para ele apresentar os comportamentos julgados inapropriados.
Porém, trazer a devolutiva de que não se pode falar ou fazer qualquer coisa que vem à cabeça é importante. Só tenha cautela para trazer isso de uma forma construtiva.
A importância do feedback na sua empresa
A cultura do feedback ajuda pessoas e empresas a crescerem.
Conhecer a opinião de seus clientes sobre os seus produtos e serviços é o primeiro passo para aprimorar seus processos e obter melhores resultados. O segundo passo é ouvir os seus colaboradores e gerentes.
Se realizar uma pesquisa de mercado estiver além das suas possibilidades, a coleta de feedbacks por e-mail ou ligações para seus clientes ajudará a identificar falhas e pontos fortes dos seus processos, facilitando suas decisões e ações, aprimorando suas estratégias.
E para implantar tais melhorias sem que efeitos negativos sejam gerados, também é importante coletar o feedback dos seus colaboradores de maneira adequada.
Deste modo, a empresa terá colaboradores mais motivados e engajados, com clientes mais fiéis e satisfeitos. Por isso, a importância do feedback é enorme em qualquer companhia.
Leia também: O que são e como utilizar os indicadores de gestão?
Benefícios para a corporação
Implantar a cultura do feedback na sua empresa pode gerar muitos benefícios. Veja os principais e entenda melhor a importância do feedback:
Motivação
Para ter uma equipe engajada e motivada é indispensável criar relações de confiança através de feedbacks.
Com avaliações regulares é possível oferecer retornos frequentes aos colaboradores, criando um ambiente de competitividade saudável na empresa.
Indicar qual é o caminho para o crescimento é uma excelente maneira de motivar o colaborador a procurar sempre o melhor desempenho, e esse é um dos papéis de um bom gestor.
Aperfeiçoamento
A clareza em relação ao que está sendo realizado e aquilo que é esperado permite que o colaborador tenha uma visão nítida de seu papel e o resultado de suas ações no funcionamento da empresa, incentivando a seguir em busca de aperfeiçoamento e excelência.
Alinhamento
Quando uma empresa possui a cultura do feedback, os seus colaboradores passam a ter comportamentos e interesses mais alinhados aos objetivos estratégicos definidos pela liderança.
A importância do feedback no alinhamento promove mais competitividade e melhores resultados para a empresa, além de crescimento profissional para a equipe.
Produtividade
Trazer feedbacks contínuos aos colaboradores faz com que eles estejam sempre em evolução pois, quando o líder está em contato com os trabalhadores, observando seus pontos positivos e negativos, é mais fácil de alinhar a equipe, traçar metas profissionais e corrigir os possíveis erros.
Com isso, o time estará sempre produzindo o seu máximo e melhorando a performance.
Retenção de talentos
Atualmente, a maioria dos profissionais busca por empresas que os valorizem e auxiliem no crescimento. Por isso, trazer feedbacks positivos e construtivos que ajudem no desenvolvimento de habilidades ajuda a empresa a reter os talentos.
Aumento dos lucros da empresa
O aumento dos lucros da empresa vem dos trabalhadores felizes e produtivos. Isso porque, ao trazer diversos tipos de feedbacks para os colaboradores, é gerado um senso de pertencimento e valorização por parte deles
Quando os colaboradores estão felizes e se sentem valorizados, eles produzem mais e consequentemente há um maior faturamento por parte da empresa.
Como preparar a sua equipe para receber um feedback?
O feedback pode gerar ansiedade, por isso, a intenção é humanizar a conversa ao máximo.
Muitas vezes, quem dá o feedback está em um cargo mais alto na empresa, por isso, é importante demonstrar a importância do colaborador que vai recebê-lo, pedindo um feedback também. Ou seja, uma visão do colaborador em relação à empresa e ao gestor.
Além disso, é fundamental praticar a escuta qualificada, estando aberto a ouvir opiniões diferentes e saber tratar de assuntos positivos e negativos sem ser agressivo.
Deste modo, o colaborador se sente mais tranquilo para receber o feedback de seu comportamento e o gestor também tem a oportunidade de conhecer melhor sua equipe e os problemas apontados por ela.
Do contrário, a resistência do gestor pode colocar tudo por água abaixo, e o que seria uma ação benéfica passa a ser prejudicial para a companhia.
Como dar um bom feedback?
O primeiro ponto é o tempo. O feedback precisa ser dado em um curto período após a atitude ou comportamento que o gerou. No entanto, esse tempo precisa ser o suficiente para que eventuais emoções sejam dissipadas.
Isso ajuda o emissor do feedback a compreender melhor a situação, e também dá tempo para que o receptor pense a respeito das sugestões.
Além disso, veja outras dicas e entenda a importância do feedback:
- Tenha essa conversa individualmente;
- Prepare-se primeiro, faça um roteiro;
- Escolha um lugar silencioso, confortável e acolhedor;
- Seja transparente, não tenha medo;
- Evite revelar desaprovação ou ressentimento;
- Explique a intenção da conversa;
- Comece sempre com resultados e comentário positivos para “quebrar o gelo”;
- Mostre exemplos concretos de um bom desempenho do colaborador;
- Fale detalhadamente o que deve ser melhorado;
- Ofereça sempre exemplos práticos de como melhorar;
- Peça pontos de vista, ideias e opções de soluções do colaborador;
- Construa um plano claro e objetivo em conjunto com o colaborador.
De quais formas o gestor pode realizar o feedback?
Para que o feedback seja o mais eficiente possível, existem alguns modelos já consagrados com características singulares. Veja, a seguir, os principais:
Feedback Sanduíche
É dividido em três partes:
Elogio
Deve-se ressaltar uma característica positiva em relação ao avaliado, para que ele se sinta reconhecido e mais à vontade para a segunda parte: a pergunta;
Pergunta
O avaliador deve perguntar se há algum ponto que o avaliado acredita poder melhorar para obter um desempenho melhor.
Ação
Neste momento, deve ser construída ou indicada uma atitude para melhorar o desempenho do avaliado, mostrando um caminho claro a seguir.
Feedback 360
Engloba as opiniões de colaboradores em relação a eles mesmos e das diferentes equipes da empresa. Aqui, a importância do feedback revela visões e opiniões sobre o desempenho de uma única pessoa e sobre os departamentos.
Feedback Canvas
Avaliação de equipes em que é possível analisar cada pessoa do grupo individualmente. Esse método permite uma visão geral do desempenho da equipe, mostrando ações que podem melhorar a performance conjunta.
Feedback Wall
A empresa é avaliada pelos colaboradores, por meio de elogios e sugestão de melhorias. Desse modo, a empresa pode adotar tais ações e melhorar o ambiente de trabalho.
Feedback Kudos
Baseia-se na entrega de cartões para que os colaboradores possam avaliar, reconhecer e elogiar os demais colegas com comentários. É uma maneira de engajar e motivar os profissionais.
One-on-one (1:1)
One-on-one, também conhecido como 1:1 é uma conversa que o líder tem com o liderado com certa frequência. Ela pode ocorrer semanal, quinzenal ou mensalmente.
Nessa reunião, pode ser falado sobre o trabalho, a vida pessoal, as metas para o futuro e/ou trazer um feedback. É importante que o líder traga os pontos positivos e negativos do trabalho do liderado para haver sempre uma evolução de uma conversa para a outra.
Qual a relação do feedback com o RH?
Um clima de feedbacks auxilia a empresa a ter uma cultura de diálogos abertos. Tendo isso como centro de uma boa gestão, o clima organizacional se torna mais saudável tanto para os líderes quanto para os demais colaboradores.
O setor de RH é aquele que promove o bem-estar e o desenvolvimento das equipes. Logo, ter uma boa análise de todos os colaboradores, auxilia o trabalho desse time.
Um grande problema do setor de Recursos Humanos é o absenteísmo e, com a cultura de feedbacks, esse número cai significativamente. Outra preocupação da área são os treinamentos. Porém, tendo os dados em mãos do que cada colaborador precisa melhorar, esse trabalho é consideravelmente facilitado.
Como acompanhar os feedbacks?
O acompanhamento dos feedbacks oferecidos aos colaboradores deve ser realizado através dos processos de avaliação de desempenho, com a estruturação de um PDI – Plano de Desenvolvimento Individual – exclusivo para cada colaborador, de acordo com seu histórico.
O PDI traz as ações a serem tomadas para que o colaborador alcance os objetivos traçados por ele e pela organização, atuando como um meio de desenvolvimento profissional e de aperfeiçoamento dos processos da empresa.
Como avaliar os feedback dados?
A importância do feedback é imensa quando falamos de avaliação. Para avaliar se um feedback foi eficiente, basta observar se o comportamento do avaliado foi impactado pela conversa.
Se o feedback foi positivo e o colaborador manteve o comportamento, então o feedback foi eficaz.
No entanto, se o feedback foi construtivo, mas o colaborador não se propôs a mudar seu comportamento, mantendo as atitudes consideradas inadequadas, o feedback não foi eficaz. Nesse caso, vale reavaliar a maneira como ele foi feito para corrigir possíveis problemas.
Periodicidade
O impacto dos feedbacks aumenta junto com a sua frequência, visto que o colaborador passa a ter mais oportunidades de crescimento e aperfeiçoamento ao longo do tempo.
Desse modo, o feedback deve ser realizado com certa frequência, mesmo que seja apenas na forma de comentários sobre as tarefas desenvolvidas.
Apostar na periodicidade dos feedbacks também ajuda a quebrar a ideia de “bronca”. Com o tempo, os colaboradores vão se acostumando e entendendo que o feedback é uma oportunidade de crescimento para todos, inclusive para os gestores e a empresa como um todo.
Feedback e feedforward: qual a diferença?
No âmbito empresarial, a diferença entre feedback e feedforward é bastante simples: o feedback se refere a uma atitude ou comportamento realizado no passado, enquanto o feedforward se refere a algo que deve acontecer no futuro.
O objetivo do feedforward é reconhecer as habilidades já desenvolvidas de cada colaborador e aquelas que ainda necessitam de desenvolvimento. Assim, o colaborador acelera seu crescimento profissional, potencializando suas competências.
Plataformas para auxiliar nos feedbacks
Veja algumas ferramentas que você pode utilizar para facilitar a avaliação e o feedback para seus colaboradores:
iFood Card: uma forma única de recompensar bons trabalhos e motivar a equipe
Além de todas as dicas dadas até aqui, saiba que uma excelente maneira de reconhecer um bom trabalho após oferecer um feedback positivo é através de um vale presente.
O iFood Card, o cartão-presente do iFood, permite que você distribua presentes para motivar sua equipe e ampliar o relacionamento com colaboradores, parceiros e clientes.
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