Copiar Link
Compartilhar no LinkedIn
Compartilhar no Twitter
Compartilhar no Facebook

Perfil Ideal do Colaborador: guia completo

Entenda o que é perfil ideal do colaborador e por que ele é tão importante quando falamos sobre processos seletivos.

Por Equipe iFood Benefícios

A busca pelo perfil ideal do colaborador geralmente começa a partir de uma pergunta: afinal, qual é o perfil de colaborador considerado ideal para a minha empresa?

Essa dúvida é muito comum e os meios para respondê-la podem variar bastante. Diante disso, cabe entender melhor qual a sua importância e o que avaliar na hora de definir esse perfil.

No artigo de hoje ajudamos você a trilhar esse caminho rumo ao encontro do perfil ideal do colaborador, seja para estar alinhado à cultura organizacional, seja para um cargo específico. Continue a leitura e confira!

Índice:

O que é Perfil Ideal do Colaborador?

O perfil do colaborador ideal é um conceito que se adapta ao contexto. Isso quer dizer que cada empresa e cada cargo possui características distintas que determinam os atributos que um candidato deve ter para ser considerado “o ideal”.

Portanto, uma organização deve ter em mente qual o perfil profissional e pessoal está mais alinhado aos seus objetivos e à sua cultura. Com isso, poderá traçar o perfil ideal do colaborador e, assim, encontrar as pessoas ideais para compor seu quadro de funcionários.

Por que é importante identificar o perfil do Colaborador?

Ao definir o perfil ideal do colaborador, a empresa tem uma orientação melhor de quais profissionais têm mais afinidade e chances de permanecerem na empresa, após o processo de recrutamento e seleção.

Além disso, esses requisitos podem estar inseridos no job description, o que funciona como uma triagem. A partir dessas características e habilidades comportamentais descritas, as pessoas que se identificarem irão se inscrever, facilitando o recrutamento.

Por fim, o time de recursos humanos também pode se apoiar em testes psicológicos e comportamentais para facilitar a identificação dos candidatos com o perfil ideal. Alguns exemplos são:

Tipos de Perfis do Colaborador

Diante da importância de definir um perfil de colaborador ideal para cada vaga e cargo, conheça quais são os tipos de perfis que existem, a seguir.

1. Analista

Podemos resumir o perfil analista como detalhista e organizado. Dessa forma, temos um profissional muito atento aos detalhes e focado em prazos. Possuem uma visão estratégica forte e são ótimos com tarefas repetitivas, porém podem se atrapalhar com excesso de pressão e desorganização dos demais colegas de trabalho.

2. Líderes

O perfil líder tende a ser um ótimo comunicador, com habilidades de argumentação e persuasão fortes. Sabe pensar estrategicamente e consegue tomar decisões, mesmo que difíceis, de forma assertiva. Para cargos de gestão, geralmente é um perfil bastante procurado, porém não se resume a isso. Outros cargos e áreas que exigem mais autonomia no dia a dia precisam de um perfil de liderança também.

3. Técnicos

O perfil técnico também é chamado de especialista, sendo aquela pessoa que é referência em determinada área ou disciplina dentro da empresa. São altamente qualificados e focados em solucionar problemas técnicos referente à sua área de atuação. Por vezes, também precisam atuar como educadores para ensinar certos conceitos aos stakeholders.

4. Autônomos

Como o próprio nome diz, são pessoas que conseguem ter autonomia para lidar com suas tarefas, trabalhando de forma independente e auto gerenciada. Dessa forma, também são pessoas organizadas e com propósito.

5. Colaborativos

Vemos as pessoas com perfil colaborativo tendo muito sucesso com suas soft skills, principalmente aquelas voltadas para o relacionamento interpessoal. De fato essa é uma de suas principais características e qualidades, tornando esse perfil uma ótima opção para contextos de trabalho em equipe.

6. Inovadores

São aquelas pessoas entusiastas, que gostam de estar por dentro das novidades. Geralmente são bastante criativos e tem uma capacidade alta de gerar novas ideias e soluções.

7. Executor

O perfil executor, como o próprio nome diz, gosta de executar as atividades, ou seja, colocar a mão na massa. Com isso, tende a ser uma pessoa que realiza entregas rápidas, com bastante motivação. Além disso, são persistentes e autoconfiantes, fazendo sempre de tudo para que o plano seja colocado em prática com sucesso.

Impacto do Processo Seletivo na escolha do Perfil Ideal

Por vezes é difícil definir o perfil ideal para os cargos novos em uma empresa. Entretanto, um caminho bastante percorrido é o de revisitar os dados dos processos seletivos e ver quais foram os perfis que mais deram certo ao longo do tempo.

Isso acontece porque o processo seletivo possui etapas específicas para conhecer melhor o candidato, o que dá insumos para entender quais perfis mais buscam pelas vagas ofertadas na empresa. Essas análises permitem identificar as características que mais se encaixam com o fit cultural da organização e com a vaga em questão.

Como identificar o Perfil Ideal do Colaborador?

Diante dos desafios de identificar o perfil ideal do candidato em cada contexto, separamos algumas dicas para te ajudar nesse processo. Confira!

Necessidades organizacionais

É importante entender e ter clareza das metas da organização, assim como das necessidades de cada equipe para que esse objetivo seja alcançado. A partir disso, avalie quais habilidades, competências e conhecimentos são necessários para agregar o time e, consequentemente, melhorar os resultados.

Cultura organizacional

A cultura organizacional é um dos pilares de qualquer empresa e ter colaboradores alinhados à ela é essencial para a perpetuação dos valores organizacionais. Diante disso, invista em candidatos que tenham bastante fit cultural. Assim a cultura só se fortalecerá, melhorando a satisfação interna e a visão da marca no mercado (employer branding).

Competências técnicas e experiência

Esse aspecto talvez seja o mais simples de todos na hora de montar o perfil do colaborador, pois geralmente seguem a prática do mercado. Com isso, converse com a liderança direta para entender melhor quais são as habilidades técnicas do cargo e se existe alguma experiência que será importante considerar para a vaga.

Entrevistas e avaliações comportamentais

Busque sempre fazer uma entrevista, seja presencial ou online, para conhecer melhor o candidato e ver como ele se comporta. Esse momento é essencial para notar a desenvoltura, habilidades comunicativas, e outras linguagens corporais.

Além disso, aplique testes e avaliações comportamentais, simulando situações de trabalho para entender como aquele candidato se portaria. Assim é possível avaliar as competências desejadas, como liderança, autogestão, criatividade, colaboração, entre outras.

Referências e histórico profissional

Para os cargos que exigem um maior de tempo de experiência, como pleno, sênior e gestão, a avaliação do histórico profissional pode trazer muitas informações sobre o candidato. Além disso, buscar referências de pessoas que já trabalharam com esse profissional dará uma visão ampla de comportamento e capacidade técnica. 

Por fim, é uma oportunidade de conhecer projetos em que o candidato teve uma atuação ativa e entender quais foram os resultados e os meios utilizados para chegar até eles.

Percebeu como identificar o perfil ideal do colaborador pode poupar bastante tempo e dinheiro? Com essas práticas é possível realizar outros investimentos para potencializar os processos de recrutamento e seleção, como a inserção de benefícios corporativos.

O iFood Benefícios é referência em benefícios corporativos, com a solução ideal para o perfil ideal da sua empresa. Através de um único cartão, o colaborador usufrui de diversos benefícios, como VA e VR, auxílio educação, saldo cultura, auxílio home office e muito mais.

Conheça mais sobre o iFood Benefícios.

Compartilhe esse post

Copiar Link
Compartilhar no LinkedIn
Compartilhar no Twitter
Compartilhar no Facebook
Gente e gestão

Equipe iFood Benefícios

3 de Maio de 2024

Leitura de 6 min