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Conheça as principais etapas do processo seletivo e sua importância para a empresa

Você conhece as etapas do processo seletivo para uma contratação? Confira aqui a estrutura ideal para encontrar novos talentos.

Por Equipe iFood Benefícios

Não é segredo que profissionais talentosos são um dos grandes ativos de qualquer organização. Mas será que a sua empresa sabe realizar as etapas do processo seletivo de maneira eficiente para atrair estes talentos?

Se você ainda não está certo sobre isso, saiba que este pode ser um fator determinante para o sucesso do seu negócio. Afinal, ter um time de alta performance alinhado aos seus objetivos organizacionais está diretamente relacionado aos resultados que serão alcançados.

Não à toa, uma pesquisa global da McKinsey, “Winning with your talent-management strategy”, revelou que um sistema eficaz de gestão de talentos aumenta em 80% a probabilidade de uma empresa apresentar performance superior à de seus concorrentes. E as etapas do processo seletivo são determinantes neste processo!

Por isso, se você quer aprender, de uma vez por todas, como garantir os profissionais mais qualificados do mercado na sua equipe, continue a leitura! No blog de hoje, vamos revelar as principais etapas de um processo de seleção 100% eficiente e assertivo.

Índice:

O que é um Processo Seletivo?

O processo seletivo é o momento em que a empresa, mais precisamente o RH, aplica técnicas para realizar a contratação de um novo colaborador. 

Dessa forma, o processo seletivo acontece para que a empresa encontre um novo profissional para um novo cargo ou para substituir outro funcionário que foi demitido ou pediu demissão.

Nesse processo analisa-se diversos fatores, como hard e soft skills, fit cultural, teste de competências, perfil de comportamento e mais.

Processo Seletivo: qual a sua importância para a empresa?

Toda e qualquer empresa que deseja crescer no mercado precisa investir em talentos para compor o seu quadro de funcionários. O primeiro passo para atingir esse objetivo é estruturar um processo seletivo completo e bem direcionado.

Quando o RH consegue executar um processo de seleção bem feito, as chances de conseguir a contratação dos melhores profissionais aumenta. Isso, a médio e longo prazo, pode mudar o curso da empresa, gerando melhores resultados e obtendo mais inovações e notoriedade no mercado.

Conheça as principais etapas do Processo Seletivo

De maneira geral, um processo de seleção se baseia em um conjunto de técnicas que têm a função de auxiliar na escolha do profissional mais adequado para preencher determinada vaga dentro da empresa.

Neste sentido, cada uma delas ajuda a identificar se o candidato tem as competências necessárias para a função. Além de medir o fit cultural entre o profissional e a cultura organizacional da empresa. 

Para garantir a eficiência deste método, é importante conhecer e planejar as etapas do processo seletivo de maneira estratégica. Por isso, listamos abaixo as principais fases para uma seleção mais assertiva. Confira!

Caminho com as etapas do processo seletivo.
Para executar um bom processo seletivo, siga essas etapas.

1. Planejamento do perfil

Geralmente, o planejamento é determinante para o sucesso de qualquer iniciativa. E não é diferente com o processo de recrutamento e seleção de novos colaboradores. Por isso, esta deve ser sempre a primeira etapa a ser considerada.

Antes de tudo, é necessário identificar quais são os requisitos técnicos e comportamentais necessários para a vaga. Também é importante alinhá-los às expectativas e necessidades do líder direto do setor em relação ao funcionário.

Para isso, uma boa alternativa é que o gestor direto participe ativamente de todas as etapas do processo seletivo junto ao RH. Assim, as fases e os critérios de seleção serão planejados de acordo com o que é esperado pelo líder e o que é necessário para a empresa.

2. Divulgação da vaga

Após definir o perfil do profissional ideal para ocupar o cargo, é preciso pensar na divulgação. Divulgar a vaga nos lugares certos e com uma descrição atraente e completa fará toda a diferença para atrair candidatos competentes e equivalentes com o perfil procurado.

Outro ponto importante é conseguir atrelar a divulgação da vaga à estratégia de Employer Branding. Se a intenção é tornar a empresa um lugar desejado para se trabalhar, investir em divulgações diferentes e que mostrem a cultura da empresa é um caminho promissor.

Além disso, a forma como a vaga é divulgada mostra a transparência da empresa e seu envolvimento em valorizar os candidatos e seus colaboradores atuais.

3. Atração de candidatos

O próximo passo é estudar o método de atração para garantir que o anúncio da vaga chegue até profissionais realmente qualificados. Para isso, como já mencionamos, é importante que a descrição da vaga seja o mais completa possível.

Portanto, lembre-se de destacar todas as informações necessárias. Como pré-requisitos, horário de trabalho, modalidade presencial ou home office e remuneração. Isto será fundamental para atrair e reter talentos, reduzindo os índices de turnover e os custos envolvidos neste processo.

Esteja atento às particularidades dos canais em que a vaga será anunciada, caso não seja um recrutamento interno. Lembre-se que cada um deles irá atrair determinado público e terá suas características de custo e tempo de resposta, por exemplo.

4. Seleção do melhores candidatos

Uma das principais etapas do processo seletivo é o momento de selecionar os melhores currículos em meio a todas as candidaturas. Assim, as etapas podem continuar apenas com perfis mais compatíveis com a organização. 

Neste momento, contar com o suporte de um headhunter pode fazer toda a diferença. Isto porque este profissional é especialista em identificar os melhores talentos para cada função, poupando tempo e esforço de outros profissionais.

De maneira geral, é importante que o processo seletivo conte com etapas de avaliação técnica e psicológica. Além de garantir que os métodos empregados possam avaliar a compatibilidade do candidato com a vaga e com a organização.

O gestor terá acesso a um perfil mais completo de cada possível colaborador. O que será essencial para assegurar a contratação do melhor profissional para desempenhar a função esperada.

5. Primeiro contato com o candidato

O primeiro contato vem como um alinhamento sobre a vaga, as etapas do processo seletivo, e a confirmação do interesse em continuar. Esse contato pode ser feito através de uma ligação, uma mensagem no LinkedIn ou no WhatsApp e, até mesmo, através de um e-mail.

Para esse momento, é importante ter um roteiro do que informar ao candidato e de perguntas a serem feitas para adiantar o processo seletivo. As perguntas podem ser sobre conhecimento técnico, como foram as demais experiências de trabalho que o candidato já teve e habilidades que ele acha relevante compartilhar.

Além disso, aproveite para alinhar as expectativas com salário e benefícios

6. Entrevista de emprego individual

Nessa fase, já temos um menor volume de currículos para analisar e a entrevista virá como um extra, para que o candidato fale melhor sobre suas experiências e seus conhecimentos.

A entrevista individual geralmente é conduzida pelo profissional de RH responsável pela vaga, e pode ser um ótimo momento para avaliar o fit do profissional com a cultura da empresa e com as exigências do cargo. 

O momento também é ideal para que o candidato tire suas dúvidas sobre a empresa, modelo de trabalho, clima organizacional e mais.

7. Entrevista com líderes e/ou gestores da área

Após a seleção dos melhores candidatos na entrevista individual, temos outra fase: a entrevista com os líderes e demais colaboradores da área respectiva a vaga.

Nessa entrevista temos um maior alinhamento, principalmente técnico e voltado para as funções do cargo. É uma oportunidade para que os gestores vejam qual candidato se encaixa melhor com o perfil que estão buscando.

Portanto, perguntar sobre projetos que o candidato realizou, erros que já cometeu e como foi feita a solução, estilo de trabalho, rotina, entre outros pontos, é essencial para entender melhor sobre o profissional que pode se tornar um colaborador em um futuro próximo.

8. Feedback

Finalizadas todas as etapas anteriores, cabe aos gestores, juntamente com o profissional do RH, tomarem a decisão de qual será o candidato ideal para ocupar o cargo.

Diante disso, temos a etapa de feedback, tanto positivo quanto negativo. É preciso dar um retorno aos candidatos que não foram escolhidos, podendo dizer o motivo da decisão e agradecendo a participação no processo seletivo.

Já para o candidato selecionado há a devolutiva de aprovação e a pergunta se o profissional deseja mesmo prosseguir com a contratação. Em caso afirmativo, temos o envio da proposta e inicia-se o processo burocrático de envio de documentações, realização do exame admissional e outras etapas que forem necessárias.

Dicas para garantir uma contratação mais assertiva

Conhecer e planejar as etapas do processo seletivo já é um grande passo para garantir uma contratação mais assertiva. Entretanto, este ainda pode ser um processo desgastante para o recrutador até encontrar o candidato ideal.

Por isso, separamos algumas dicas que podem te ajudar a tornar a seleção de profissionais para o quadro de funcionários da sua empresa ainda mais eficiente. Veja abaixo!

Dê um foco grande na descrição da vaga

Uma boa descrição da vaga pode ser responsável por grande parte da eficiência de todas as etapas do processo seletivo. Afinal, este será o primeiro contato dos candidatos com a vaga. Portanto, o momento ideal para filtrar apenas os profissionais mais capacitados para a função.

Por isso, explore ao máximo a job description além das informações que já vimos. Busque descrever detalhadamente os requisitos e responsabilidades. Bem como características necessárias para o bom desempenho da atividade, habilidades e condições de trabalho.

Além disso, outra dica é fazer uma lista clara dos conhecimentos que são essenciais e daqueles que são desejáveis. Tudo isto será determinante para atrair pessoas alinhadas ao que é esperado pela organização.

Otimize o processo da triagem dos currículos

O processo de triagem de currículos tende a ser uma das fases mais desgastantes da contratação de um novo colaborador. Afinal, podem haver centenas de candidatos para uma única vaga a ser preenchida.

Uma dica para otimizar este processo é utilizar softwares específicos para a primeira triagem a partir dos pré-requisitos determinados para a função. Dessa forma, apenas profissionais que se encaixem na descrição do cargo chegarão até a próxima etapa.

Outro ponto que pode ajudar nesta fase é eliminar currículos que possuem muitos erros gramaticais, são confusos ou não têm fit com o que é esperado pela empresa. Assim, é possível tornar as etapas do processo seletivo muito mais eficientes.

Selecione os perfis compatíveis com a vaga específica

Através dessas plataformas de recrutamento e seleção, é possível aplicar testes técnicos e comportamentais. A partir deles o recrutador consegue ter uma análise mais embasada sobre qual candidato tem mais características congruentes com a vaga, o que o ajuda a selecionar os perfis mais adequados para seguir no processo seletivo.

Vale ressaltar que algumas plataformas fazem esse cruzamento de dados e seleção de forma automatizada, poupando tempo e esforço do time de RH.

Saiba qual a duração média para um Processo Seletivo

Não é possível afirmar um tempo ideal de duração de um processo seletivo, pois isso varia de empresa para empresa, e pelo cargo que estão divulgando.

Podemos dizer uma média de 15 a 20 dias úteis para cargos administrativos e operacionais e um tempo maior para cargos mais estratégicos, como de liderança ou especialista. Tudo vai depender da complexidade da vaga, da estruturação do processo seletivo e da organização dos profissionais envolvidos no recrutamento e seleção.

Por isso, busque sempre a transparência para informar prazos, etapas e tempo de resposta para os candidatos. Tudo isso ajudará a manter os candidatos interessados na empresa e dispostos a passar por todo o processo com dedicação.

Mas, para atrair e reter verdadeiros talentos, é importante oferecer os melhores benefícios. Por isso, aqui vai mais uma dica: seja parceiro do iFood Benefícios e ofereça o melhor vale-alimentação e vale-refeição do mercado para os seus colaboradores!

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Gente e gestão

Equipe iFood Benefícios

3 de Maio de 2024

Leitura de 10 min