Copiar Link
Compartilhar no LinkedIn
Compartilhar no Twitter
Compartilhar no Facebook

Qual a importância do feedback no desenvolvimento profissional?

Fornecer e receber feedback construtivo é essencial para o crescimento profissional e o sucesso organizacional

Por Equipe iFood Benefícios

Como está o seu desempenho na empresa? Seu chefe tem o hábito de conversar com você, destacando seus pontos fortes e as áreas que precisam de melhoria? Em qualquer empresa, a avaliação de desempenho e o feedback são ferramentas cruciais tanto para o desenvolvimento dos profissionais quanto para alcançar melhores resultados. 

Índice:

A importância do feedback

Dados do levantamento anual FEEx FIA Employee Experience revelam que 24,3% dos profissionais brasileiros não receberam feedback de seus líderes no último ano, destacando a urgência de implementar práticas de feedback construtivo e regular nas organizações.

Empresas que adotam o feedback como parte integrante de sua cultura têm colhido resultados significativos. Esse processo é essencial para alinhar as entregas com os objetivos e metas da empresa, além de melhor orientar o desenvolvimento de carreira dos colaboradores. O feedback permite que as pessoas compreendam seus pontos fortes e identifiquem áreas de melhoria, promovendo uma trajetória profissional mais assertiva e estimulante.

A prática regular de feedback ajuda os colaboradores a evoluir de forma sustentável, proporcionando um espaço seguro para discutir desafios e identificar oportunidades de crescimento. Um plano de desenvolvimento individual (PDI) é o resultado final dessas conversas, onde os colaboradores são avaliados não apenas por suas metas concretas, mas também pela forma como as alcançam. Essa abordagem ajuda a criar um ambiente de transparência, essencial para o desenvolvimento.

pra-sua-empresa-por-em-pratica-ja.jpg

Como construir uma cultura de feedback que promova o desenvolvimento profissional dentro das empresas?

  1. Tudo começa no alinhamento com os valores organizacionais: 

    O alinhamento com os valores organizacionais é o primeiro passo para o desenvolvimento profissional porque cria um ambiente de trabalho que promove coesão, engajamento e motivação entre os colaboradores. Quando os funcionários compartilham os mesmos valores da empresa, eles tendem a estar mais comprometidos e satisfeitos, o que resulta em um aumento de produtividade e retenção de talentos. 

    Um estudo da Deloitte revelou que 73% dos profissionais que acreditam trabalhar para uma organização com propósito estão mais satisfeitos. Além desse dado, um estudo da Gallup identificou que colaboradores que se sentem alinhados com a cultura e os valores da empresa têm um desempenho 10% melhor e são 4 vezes mais propensos a permanecer na empresa.

  2. O papel da liderança

    Líderes bem treinados conseguem oferecer feedback construtivo e motivador, o que fomenta o desenvolvimento dos colaboradores e melhora os resultados da empresa. De acordo com um estudo da Harvard Business Review, líderes que recebem treinamento em habilidades de feedback são 30% mais eficazes na gestão de equipes. Soft skills importantes para esses líderes incluem comunicação clara, empatia, escuta ativa, inteligência emocional e flexibilidade, todas fundamentais para criar um ambiente de trabalho produtivo e colaborativo.

  3. A importância da organização estruturada

    Estabeleça canais claros para a troca de feedback e assegure que os colaboradores sejam educados sobre as técnicas de feedback eficazes. Utilize ferramentas como plataformas de feedback digital (por exemplo, Officevibe, 15Five) e sistemas de gestão de desempenho (como Lattice ou Culture Amp) para coletar e gerenciar feedback de forma eficiente, garantindo um ambiente seguro e produtivo para a comunicação contínua.

    Imagine um ambiente onde o alinhamento com os valores da empresa não é apenas uma ideia, mas uma prática vivida no dia a dia. Para transformar o desenvolvimento profissional e alavancar o desenvolvimento sustentável de uma empresa, a integração de uma cultura de feedback cotidianamente eficaz é indispensável, independente do tamanho do negócio ou de seus objetivos.  

Neste cenário, fica evidente que líderes treinados com habilidades de feedback não apenas orientam, mas inspiram suas equipes, enquanto práticas regulares e estruturadas, como reuniões "one-on-one" mensais e ciclos de feedback 360 graus, para integrar o feedback ao cotidiano da empresa garantem que cada voz seja ouvida e desafios sejam superados, encontrando na diversidade e na pluralidade de ideias as soluções para os obstáculos que impedem o desenvolvimento e o sucesso pessoal e coletivo

Ao cultivar essa cultura, com o suporte de ferramentas avançadas de tecnologia que tornam o processo de feedback contínuo e promovem a visibilidade do desenvolvimento, a empresa engaja seus colaboradores e também fortalece seu próprio futuro. Assim, é possível criar um espaço onde o crescimento pessoal e o sucesso organizacional caminham em sintonia

Compartilhe esse post

Copiar Link
Compartilhar no LinkedIn
Compartilhar no Twitter
Compartilhar no Facebook
Gente e gestão

Equipe iFood Benefícios

9 de Outubro de 2024

Leitura de 4 min