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Cultura organizacional: o que é e como construir a melhor na sua empresa?

Entenda o que é cultura organizacional, sua importância, benefícios e como construir uma cultura forte dentro da sua empresa.

Por Equipe iFood Benefícios

Ter uma cultura organizacional bem consolidada pode se tornar um importante diferencial competitivo para sua empresa atrair e reter os melhores talentos do mercado.

Para te ajudar nesse processo, preparamos esse conteúdo completo com definições, tipos, diferenças entre cultura e clima organizacional, como funciona na prática e várias dicas para melhorar a cultura organizacional no seu ambiente de trabalho.

Acompanhe a leitura e confira!

Índice:

O que é cultura organizacional?

Grupo de pessoas com as mãos uma em cima das outras.
Saiba o que é a cultura organizacional e como isso impacta no bem-estar da sua empresa!

A cultura organizacional é o conjunto de comportamentos, valores, hábitos e rituais de uma empresa que influencia no modo com que os negócios são conduzidos e aplicados. Dessa forma, as normas instituídas na rotina dos colaboradores também fazem parte da cultura e interferem diretamente no clima da organização.

Em um primeiro momento, a cultura é um reflexo das crenças e valores do fundador ou fundadores da empresa, mas, ao longo do tempo, é aprimorada e adaptada de acordo com os comportamentos, percepções e interações entre os colaboradores e as equipes.

Nas empresas, um dos maiores desafios relacionados à cultura é alcançar, na prática, aquilo que é esperado e desejado pelo time de Recursos Humanos. Assim, exige muita dedicação e comprometimento para reforçar aos colaboradores quais são os valores da organização e como aplicá-los no dia a dia do trabalho.

Elementos da cultura organizacional

A cultura da empresa é composta por oito principais elementos que auxiliam na forma com que os negócios são realizados e organizados internamente. Por isso, eles também estão relacionados à interação entre os colaboradores e os times, além de refletir em outros momentos da rotina.

São eles:

Valores

Os valores são aspectos cruciais para a empresa e, geralmente, determinados pelos fundadores e/ou gestores. Assim, eles representam critérios que são os mais importantes para os grupos e devem ser usados como guia na hora de agir e tomar as melhores decisões. 

No RH, os valores ajudam também no recrutamento e seleção para a escolha de novos colaboradores que tenham um bom fit cultural. Ou seja, se este colaborador tem traços de personalidade e valores pessoais alinhados com os da empresa. 

Desse modo, aumentam as chances de ter mais pessoas na operação, que compactuam com os pontos fundamentais da identidade e modo de agir da organização.

Alguns exemplos de valores são: sustentabilidade, inovação, transparência, comprometimento, responsabilidade social e muitos outros.

Comunicação

Esse elemento representa qualquer forma de troca de informações entre os colaboradores, os gestores e a organização como um todo. Em outras palavras, os processos de comunicação interna; gestão de projetos; comunicação com clientes, parceiros e investidores; canais utilizados para cada finalidade e muitos outros.

Além disso, um aspecto fundamental da comunicação é a linguagem utilizada ao se comunicar com cada pessoa. A liderança tem uma comunicação humana com seus liderados? Como é feita a comunicação com os clientes? Eles estão satisfeitos com a abordagem e termos utilizados nas trocas de informação?

Tudo isso está relacionado ao elemento da comunicação, independente de ser uma comunicação interna ou externa.

Normas

Os comportamentos esperados e, em muitos casos, exigidos pela empresa são as normas ou regras da cultura organizacional. Elas determinam o que os colaboradores podem ter de atitude, o que não é bem aceito pelos gestores e tudo que realmente condiz os valores e futuro desejado.

O trabalho remoto ou home office, por exemplo, é uma norma adotada por diversas empresas no Brasil e no mundo. Ou, também, outras regras como pontualidade em que os atrasos podem gerar punições.

Crenças e pressupostos

As crenças e os pressupostos da cultura organizacional de uma empresa são os aspectos e informações em que todos acreditam na empresa e são sempre repassados para os colaboradores durante as suas admissões.

Muitas vezes, esses fatores estão diretamente relacionados ao propósito da empresa e reforçam seus valores. Podem ser divulgados de forma pública para que futuros profissionais ou clientes consigam ter acesso e tenham a oportunidade de entender melhor sobre a organização e o que ela comunica aos seus colaboradores.

Heróis

Os heróis são as representações de figuras fortes na empresa, considerando seus valores, atitudes, crenças, modo de guiar e lidar com os negócios. Geralmente estão associados a colaboradores que ocupam cargos de liderança e já contribuíram bastante para o sucesso e crescimento da empresa.

Pessoas que são conhecidas entre os times por seus grandes feitos nos negócios e que inspiram e motivam as outras pessoas no ambiente de trabalho. Principalmente quando são colaboradores da mesma empresa por conta da proximidade da realidade.

Ritos, rituais e cerimônias

As atividades e determinadas tradições realizadas, regularmente, pela empresa fazem parte do elemento dos ritos, rituais e cerimônias. Elas ajudam os colaboradores a viverem a cultura de forma mais prática no dia a dia.

Assim, podemos citar alguns exemplos de ritos como: comemorações de aniversário, promoções internas e atingimento de metas, premiações por desempenho, festas de final de ano, happy hour e muitos outros.

Dessa forma, investir nessas atividades também proporciona maior engajamento e momentos mais descontraídos para que os colaboradores interajam entre si e, consequentemente, tenham mais proximidade com a empresa também. 

Histórias e mitos

Nas organizações, encontramos histórias e acontecimentos que foram muito importantes em sua trajetória. Essas narrativas são utilizadas para contextualizar algumas ações e até os rituais feitos pela empresa.

Já os mitos também são narrativas sobre a empresa ou sobre pessoas que marcaram a história dela, geralmente  repassadas em conversas diretas, que ajudam a contar a história, geram maior conexão entre os colaboradores e auxiliam na formação da cultura e imagem que o negócio representa no seu mercado de atuação.

Quem não gosta de uma boa história e entender melhor como as pessoas que trabalham ali chegaram até a sua posição, não é mesmo?

Tabus

Os tabus são os elementos originados da própria sociedade em que vivemos e que são reproduzidos dentro do ambiente da empresa. Atitudes e falas que podem ser preconceituosas, discriminatórias ou limitantes são alguns exemplos que, infelizmente, ainda são comuns em muitas organizações. 

Assim, nesse momento, é importante observar o que está sendo feito, avaliar se essas atitudes condizem com os valores e propósitos organizacionais e combater qualquer tipo de ação que prejudique o ambiente de trabalho.

Diferença entre cultura e clima organizacional

Já definimos cultura organizacional e chegou a hora de falar um pouco sobre o clima, assim como suas diferenças em relação à cultura.

O clima organizacional é a imagem e percepção que os trabalhadores da empresa têm sobre o ambiente de trabalho em que está inserido, considerando as interações com os colegas, salário, benefícios, plano de carreira e condições práticas para exercer as funções. 

Dessa forma, o RH consegue ter uma espécie de termômetro para entender a satisfação dos colaboradores e o que pode ser feito para promover melhor a cultura desejada.

Pelo fato de a cultura organizacional estar relacionada ao propósito e valores da empresa, ela se diferencia do clima na flexibilidade. O clima organizacional pode ser facilmente adaptado e melhorado de forma contínua, ao contrário da cultura.

Importância da cultura organizacional para a empresa

Pessoas trabalhando juntas e sorrindo por causa da cultura organizacional.
Entre os tipos de cultura organizacional temos a cultura das pessoas em que o trabalho em equipe é muito valorizado.

A cultura definida pelos comportamentos, valores e propósito da organização é uma forma de garantir o andamento e o alcance das principais metas do negócio como um todo.

Além de auxiliar na gestão de pessoas, a cultura organizacional é fundamental para a satisfação dos colaboradores, motivação, produtividade e atração dos melhores talentos do mercado. Assim, um dos maiores desafios dos gestores é ter, na prática, os elementos que foram idealizados e definidos de forma mais estratégica.

Uma cultura organizacional forte possui tanto impacto dentro de uma organização que, 70% das lideranças entrevistas para a Pesquisa Global de Cultura Organizacional 2021, feita pela PcW, relatam que a consideram mais importante até que a estratégia e as operações. 

Pois, quando se tem muito claro o que guia a empresa, os colaboradores se sentem mais seguros e incentivados a inovar e a mudarem quando o cenário competitivo pede. 

Por exemplo, a empresa dizer ao mercado o quanto valoriza a saúde mental dos seus colaboradores, realizar campanhas de setembro amarelo (mês da prevenção ao suicídio), mas, na prática, não oferecer benefícios relacionados a isso para eles, como terapias e mentorias específicas.

Qual é a importância dos benefícios para uma cultura corporativa? 

Grupo de pessoas sorrindo e fazendo "joia" com a mão.
A cultura organizacional é essencial para manter sua equipe sempre motivada e ciente da combinação perfeita entre os colaboradores e empresa!

Os benefícios corporativos atraem e retêm talentos. Eles motivam os colaboradores e unem as equipes. Afinal, quando uma empresa investe em pessoas, ela demonstra o quanto se importa com elas, não é verdade? 

Mas fique atento: o vale-transporte e vale-alimentação não são os únicos benefícios que você pode oferecer na empresa. Veja outras soluções muito interessantes que o iFood criou para revolucionar o mundo corporativo:

iFood Refeição 

O iFood Refeição chegou para revolucionar a alimentação corporativa. Esse é um benefício regulamentado e, o mais importante, tem custo zero. Você só paga o valor total dos benefícios dos colaboradores. 

Saldo Mobilidade

Você sabia que o iFood Benefícios oferece também um cartão de auxílio mobilidade? Como falamos, este é um benefício optativo para as empresas.

O diferencial do Saldo Mobilidade que nós oferecemos é justamente ser um benefício com a maior aceitação do mercado, com a conveniência de um cartão único e com taxa zero para empresa e colaborador.

Incrível, não é mesmo?

Saldo Cultura & Entretenimento

Já dizia a música dos Titãs que “nós queremos comida, diversão e arte!”.

Afinal, todos precisamos de mais acesso a produtos e eventos culturais.

Por isso, com o Saldo Cultura & Entretenimento do iFood Benefícios, você oferece aos seus colaboradores a chance de aproveitar muito mais seu tempo livre em diferentes lugares, como:

  • Livrarias;
  • Museus;
  • Teatros;
  • Serviços de streaming;
  • etc.

Saldo Home Office

Mesmo com a retomada e a flexibilidade das restrições que a pandemia nos impôs, muitas empresas viram uma grande oportunidade em manter o modelo de trabalho remoto. Porém, é preciso ter em mente que para que o trabalho em modo home office renda os melhores resultados, é preciso que se invista em certa estrutura.

Por isso, é muito importante que toda empresa que tenha toda ou parte de sua força de trabalho em modelo remoto ou híbrido saiba como investir.

Então, o iFood Benefícios trouxe a solução perfeita para essa situação: subsídio para as atividades profissionais dos colaboradores, sem encargos adicionais

Saldo Educação

E para quem deseja especializar sua equipe, ou incentivar a educação, apresentamos o Saldo Educação!

Assim, com ele, você promove o desenvolvimento dos colaboradores e aprimoramento das habilidades técnicas e dá liberdade para os seus colaboradores de escolher onde e o que estudar!

Tipos de cultura organizacional

Existem quatro tipos de cultura organizacional. Elas simplificam a sua aplicação prática na empresa de acordo com os objetivos definidos. Por isso, confira a definição e os detalhes de cada um deles:

Cultura de poder

Esse tipo de cultura é representado por uma gestão centralizada e ainda bem utilizada no mercado profissional. Geralmente está associado às empresas com um ambiente altamente competitivo, com foco em resultados frequentes e metas agressivas.

Dessa forma, os colaboradores são estimulados a competir entre si e não são valorizados enquanto equipes. Nesses casos, o trabalho conjunto fica em segundo plano.

Cultura de tarefas

O principal objetivo desse tipo de cultura é a execução de diversas tarefas no dia a dia, valorizando as habilidades técnicas e conhecimento dos colaboradores que podem ter o seu desempenho avaliado regularmente.

Empresas com esse tipo de cultura, geralmente, oferecem uma jornada de trabalho mais flexível aos seus talentos, incentivando a criatividade e novas percepções para a resolução de problemas.

Cultura de pessoas

Esse tipo de cultura tem como foco o trabalho em equipe, desenvolvimento das pessoas e evolução constante das habilidades (principalmente comportamentais) na empresa.

Sendo uma cultura mais flexível, humana e inovadora, os times de RH conseguem trabalhar a gestão de pessoas de forma mais assertiva e reduzir as taxas de turnover (rotatividade) dos colaboradores. 

Cultura de papéis

Essa cultura é aplicada quando cada pessoa desempenha uma função bem definida de atuação, sem flexibilidade para explorar outras habilidades ou executar outras tarefas.

Empresas com processos extremamente burocráticos e manuais tendem a ter esse tipo de cultura. Assim, o maior ponto de atenção dele é a desmotivação dos colaboradores, já que precisam executar sempre as mesmas tarefas e podem se sentir estagnados dentro da sua função, contribuindo para a queda de produtividade e desempenho.

Cultura organizacional: como e por onde começar

Duas mulheres conversando entrando escrevem em post its colados na parede.
Aproveite as nossas dicas e estratégias para implementar a cultura da sua empresa!

Existem algumas estratégias eficientes para colocar a cultura organizacional em prática na empresa e simplificar a gestão de pessoas. Assim, mais do que apenas ações, é importante que os times tenham a vivência da cultura e sintam como ela funciona durante a rotina de trabalho.

Como funciona a cultura organizacional na prática?

A cultura organizacional precisa ser aplicada de forma contínua e sempre reforçada pelos próprios colaboradores, a fim de potencializar os resultados esperados e todos os outros benefícios que já comentamos nos outros tópicos.

O papel do RH

Os profissionais de RH têm papel fundamental na construção da cultura e no recrutamento das pessoas certas para a organização. Ou seja, escolha dos candidatos que tenham o maior fit cultural e técnico para a posição desejada.

As etapas culturais do recrutamento e seleção devem ser feitas de forma estruturada e estratégica para garantir maior assertividade nas novas contratações.

Com isso, é possível facilitar a gestão de pessoas e promover o máximo desempenho.

Cultura organizacional e liderança

Em parceria com o RH, os líderes das empresas, precisam auxiliar na manutenção e aplicação da cultura, principalmente quando se trata dos elementos de rituais, cerimônias, crenças, valores e normas a serem seguidas.

Assim, a liderança consegue incentivar e influenciar os seus colaboradores a terem os comportamentos esperados deles, além de avaliá-los pelo seu desempenho no trabalho. Mantendo sempre a cultura ativa e em evolução.

Bônus: como melhorar e conservar a cultura organizacional da sua empresa

Trouxemos algumas dicas bônus que podem te ajudar a melhorar e trabalhar na manutenção da cultura organizacional do seu ambiente de trabalho. Confira.

Para melhorar

Como já comentamos, a melhoria da cultura precisa ser constante tanto por parte do time de RH quanto pelos líderes de áreas específicas na empresa. Assim, essa preocupação resulta em ações estratégicas para promover mudanças, começando pelos gestores.

Eles são responsáveis por repassar ao seu time os novos objetivos de cultura e conseguem essa aplicação e retorno dos colaboradores de forma mais assertiva, assim como mapear correções e propor novas ações.

Então, repensar a estrutura da organização, ambiente de trabalho e normas seguidas pode ser um caminho para melhorar a cultura da empresa.

Para conservar

A conservação da cultura organizacional é fundamental para a identidade e o crescimento da empresa. Para isso, a cultura precisa estar muito bem definida em todos os seus aspectos.

Dessa forma, os colaboradores e os líderes conseguem ter a visão de como a empresa é,  onde quer chegar e como pretende agir para  alcançar os objetivos. Assim, a comunicação precisa ser extremamente clara e objetiva em relação aos elementos da cultura, sem deixar dúvidas aos colaboradores e promovendo maior identificação deles no dia a dia de trabalho.

Assim, algumas práticas que podem ser aplicadas são:

  • política de feedbacks;
  • contratação dos talentos com maior fit cultural;
  • vivência prática da cultura no ambiente e/ou ações internas;
  • reforço da liderança para incentivar os liderados.

E aí, ficou claro o que a cultura organizacional e como aplicar na sua empresa? Então fique por dentro de mais conteúdos como esse no nosso blog. 

Confira mais artigos que ajudam você e sua empresa!

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Cultura Organizacional

Equipe iFood Benefícios

11 de Junho de 2024

Leitura de 14 min