TRCT: Guia Completo sobre o Documento de Rescisão Contratual

Saiba quais benefícios corporativos estão em alta e são mais desejados por profissionais de todo o Brasil
19 de Maio de 2025
Leitura de 4 min
Além de proporcionarem mais comodidade para as pessoas, os benefícios corporativos também são instrumentos de atração e retenção de talentos.
De acordo com uma pesquisa realizada pela Onhappy, especialista em benefícios de viagem e lazer, as empresas sabem disso. 9,65% das organizações entrevistadas consideram seu esquema de benefícios muito abrangente, enquanto 62,87% têm planos de investir mais em benefícios ao longo de 2025.
Assim como outros aspectos do universo empresarial, os benefícios também vêm passando por mudanças que possam se adaptar às necessidades e desejos da sociedade atual, incluindo questões de saúde (física e mental), cuidado com a família, educação e cultura.
Índice:
A preocupação com o bem-estar é o centro das conversas sobre benefícios, indo muito além dos tradicionais convênios médicos e odontológicos.
O levantamento da Onhappy mostra que 72,8% das empresas veem a saúde física e mental como uma solução para o alto desempenho no trabalho, assim como uma estratégia para melhorar o relacionamento entre as equipes, diminuir o turnover e alavancar os lucros.
Sendo assim, muitas empresas oferecem benefícios que pode contribuir para a saúde e o bem-estar dos colaboradores, como assistência psicológica, atividades físicas (academia e esportes), massagens e mais dias de folga.
A população de animais domésticos do Brasil é uma das maiores do mundo, com cerca de 150 milhões de pets, de acordo com a Associação Brasileira da Indústria de Produtos para Animais de Estimação (Abinpet).
Esses números mostram como os bichos se tornaram uma parte de grande importância na vida das pessoas, como verdadeiros membros da família.
É por isso que algumas empresas oferecem assistência médica também para os pets de seus colaboradores. Dentre os serviços, estão inclusos consultas veterinárias, exames, vacinação, descontos em banho e tosa, etc.
Também conhecido como vale-cultura, existem benefícios voltados para cultura, lazer e entretenimento, como acesso e descontos em cinema, teatro, shows, serviços de streaming e livrarias.
Essas atividades influenciam diretamente a qualidade de vida. Quando têm oportunidades para espairecer e se divertir, as pessoas ficam menos estressadas e mais dispostas. Consequentemente, os efeitos são refletidos na produtividade e nas entregas profissionais.
Um benefício corporativo que vem crescendo a cada dia é o incentivo educacional – também chamado de auxílio-educação.
Como forma de capacitar seus profissionais, as empresas fecham parcerias com instituições de educação, proporcionando gratuidade ou descontos em cursos superiores, técnicos, profissionalizantes ou de idiomas.
Dependendo do pacote, o benefício também pode ser usado em palestras, seminários, feiras e plataformas digitais ou aplicativos de serviços educacionais.
Todos os anos, a Robert Half, empresa global de soluções em Recursos Humanos, realiza uma pesquisa para compreender os principais resultados e tendências do mercado de trabalho.
O levantamento Guia Salarial 2025 mostrou algumas informações relevantes sobre benefícios corporativos. Um dos destaques é o interesse por vantagens financeiras que podem ser oferecidas aos colaboradores, como:
Considerando as distinções relacionadas ao estilo de vida de cada um, os benefícios corporativos podem ser flexíveis, ou seja, os próprios colaboradores escolhem o pacote que mais faz sentido para sua realidade.
Por exemplo: um colaborador que não tem carro não precisa do vale-combustível, mas pode receber o auxílio-mobilidade para se deslocar até o trabalho da maneira que achar melhor.
Essa liberdade de escolha é algo altamente valorizado. Segundo dados da Robert Half, 80% dos profissionais valorizam a flexibilização de benefícios de acordo com suas necessidades individuais, mas só 15% das empresas possibilitam a personalização.
O iFood Benefícios oferece benefícios totalmente flexíveis que podem ser divididos entre vale-refeição, vale-alimentação, mobilidade, saúde e bem-estar, cultura e home office.
Praticidade, eficiência e economia são alguns destaques. Para as empresas, taxa zero, gestão on-line, segurança jurídica e inscrição no PAT (Programa de Alimentação do Trabalhador). Para os colaboradores, multibenefícios, poder de escolha, praticidade, consultas on-line e descontos exclusivos no aplicativo do iFood.
Descubra tudo o que o iFood Benefícios pode fazer pela sua empresa e colaboradores, converse com um de nossos consultores e vem com a gente!