Unimed refaz programa educacional e triplica beneficiados

Com novos funcionários dentro e fora do Brasil, a Sensedia reavaliou os processos de onboarding e melhorou a experiência dos funcionários

Desde 2020, a Think Work existe com a missão ajudar o RH a transformar o mundo do trabalho, trazendo: ideias inovadoras, aplicações práticas, conexões relevantes e ferramentas úteis para impactar positivamente o RH e a gestão de pessoas.
20 de Novembro de 2025
Leitura de 4 min
*Conteúdo publicado originalmente na Think Work Lab em 27 de maio de 2024 com o título “Sensedia muda onboarding e aumenta pertencimento no home office”. Atualizado em 4 de setembro de 2025 para o Acrescenta, do iFood Benefícios.
Por Think Work
Uma das principais dificuldades das empresas diante do trabalho remoto é cultivar a cultura organizacional entre os funcionários. Se a questão é desafiadora com quem já está na companhia, o trabalho aumenta quando chegam novos empregados.
Esse desafio duplo começou a ser vivido pela Sensedia, empresa de soluções de integração de sistemas, em 2020. Para além das questões próprias da pandemia da covid-19, a organização passou por um crescimento bastante significativo, indo de 250 pessoas contratadas, em 2019, para 850, no ano seguinte.
Nesse cenário, a Sensedia se viu diante de dois desafios: manter o sentimento de pertencimento dos profissionais, apesar do modelo remoto, e rever as práticas de gestão de pessoas para que elas se adequassem à realidade de expansão no quadro.
Como um desdobramento do projeto “Work Where You Belong”, a Sensedia criou o “Sensedier Way of Life”, com o objetivo de melhorar e inovar na experiência dos funcionários, focando principalmente nos processos ligados ao pré-onboarding e onboarding.
Índice:
Com novas pessoas por todo o território brasileiro e também fora do país, a Sensedia precisou reavaliar uma parte do employee lifecycle, considerando que os ritos comumente presenciais de onboarding não seriam mais uma opção.
Agora, a empresa envia um kit de boas-vindas para todo novo funcionário. Esse é, aliás, um dos grandes desafios do projeto, uma vez que o RH precisa garantir que os pacotes cheguem até as pessoas em tempo hábil.
A Sensedia também reconheceu que a experiência de onboarding do profissional vai além do processo seletivo e do kit de boas-vindas, e se comprometeu a desenhar um ambiente no qual as pessoas se sintam acolhidas e gratas todos os dias.
Durante a integração, o projeto prevê momentos para que quem chega conheça cada uma das áreas da companhia. Cada recém-admitido recebe um “Buddy”, uma pessoa que já faz parte da empresa e que se voluntaria para acompanhar os novatos durante os primeiros três meses de trabalho. É responsabilidade do voluntário explicar mais sobre a companhia, a área de trabalho, o dia a dia e dar dicas gerais. Neste momento, os recém-contratados também são apresentados às iniciativas de diversidade e grupos de afinidade da Sensedia.
Um aspecto único do onboarding na Sensedia é a reunião “1st Open 2 Talk”, onde os novos funcionários têm a oportunidade de conhecer os fundadores. Esta reunião não é um evento isolado, mas parte de uma série de iniciativas que visam aproximar os profissionais da alta gestão. A chamada por vídeo é organizada a cada três meses, com todas as pessoas contratadas durante o período.
Outra iniciativa importante é a agenda semanal “What’s Going On”, onde várias áreas da organização apresentam notícias, projetos e acontecimentos do seu setor. Durante esse rito, as pessoas se reúnem para conhecer as novidades de todas as áreas.
O projeto envolve todos os departamentos da Sensedia, mas é coordenado pela equipe de recursos humanos. Com o “Sensedier Way of Life”, a empresa visa garantir que, mesmo em países diferentes, a essência da cultura da Sensedia seja cultivada, com a premissa de também incorporar aspectos dos outros locais.
Para tornar o dia a dia mais prático e proporcionar uma experiência mais completa e integrada para os funcionários, a Sensedia utiliza uma plataforma de gestão que auxilia em vários aspectos, como avaliações de desempenho, elaboração e acompanhamento de Plano de Desenvolvimento Individual e OKRs.
A ferramenta ainda permite a visualização do organograma da companhia, envio de feedbacks e de elogios, agendamento de reuniões individuais e a possibilidade de as pessoas compartilharem com seus líderes como se sentiram na última semana.
Desde 2021, quando foi implementado, o novo onboarding ajudou a Sensedia a subir 13 posições no ranking do Great Place to Work de empresas de tecnologia, chegando à 16ª posição em 2022.
Desde a implementação do projeto, a Sensedia tem recebido feedbacks positivos. A empresa está comprometida em melhorar continuamente a experiência dos candidatos e está sempre procurando maneiras de aprimorar ainda mais o Sensedier Way of Life. Essa postura tem ajudado a manter o NPS na casa dos 86 pontos.
A companhia também está comprometida em se pautar cada vez mais na cultura data-driven, buscando construir uma gestão de pessoas mais analítica e estratégica, com decisões baseadas em dados.
Também está em busca de mudanças positivas na cultura da sua empresa? Conheça o iFood Benefícios, o cartão flexível taxa zero do iFood, que pode melhorar a satisfação e a experiência dos seus colaboradores!








