Next Shipping contrata e desenvolve jovens sem experiência

Com o programa Next Discovery Talent, empresa contratou 24 profissionais recém-formados para seis áreas entre 2018 e 2022

Foto de Think Work

Por Think Work

Desde 2020, a Think Work existe com a missão ajudar o RH a transformar o mundo do trabalho, trazendo: ideias inovadoras, aplicações práticas, conexões relevantes e ferramentas úteis para impactar positivamente o RH e a gestão de pessoas.

10 de Dezembro de 2025

Leitura de 4 min

*Conteúdo publicado originalmente na Think Work Lab em 5 de fevereiro de 2022 com o título “Next Shipping cria programa para contratar jovens sem experiência”. Atualizado em 1º de abril de 2025 para o Acrescenta, do iFood Benefícios.

 

Durante suas aulas no curso de Comércio Exterior na Universidade do Vale do Itajaí, Bruno Meurer, fundador da empresa de logística internacional Next Shipping, percebeu que muitos dos seus alunos enfrentam dificuldades para acessar o mercado de trabalho. O grande problema, na maioria das vezes, é a falta de experiência

Essa dificuldade contribui para que o índice de desemprego entre as pessoas jovens, de 18 a 24 anos, seja de 16,6% no Brasil, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Esse índice também impactou a Next Shipping, que decidiu usar o seu potencial como organização para ajudar na empregabilidade dos jovens. Foi então que a empresa criou o Next Discovery Talent.

“A frase repetida por muitos dos alunos do Bruno foi o gatilho para a criação do programa: ‘Professor, como terei experiência na área de comércio exterior se ninguém me dá a oportunidade de aprender?’, conta Fabrícia Ballardin, gerente de Gente e Gestão da empresa.

Índice:

Um novo jeito de recrutar

O objetivo principal do Next Discovery Talent é identificar, selecionar e desenvolver talentos promissores que não possuem experiência em comércio exterior ou têm menos de um ano de atuação na área. São consideradas pessoas graduadas ou que estão se graduando nos cursos de comércio exterior, relações internacionais e logística. 

processo de recrutamento possui oito etapas. A primeira delas é o recebimento das inscrições. Em seguida, há uma votação dos funcionários da Next Shipping para definir quais candidatos avançam para as etapas presenciais, que são compostas por duas fases com dinâmicas. O processo inclui ainda provas eliminatórias, avaliação dos testes palográfico (personalidade) e de perfil comportamental, e avaliação final feita pelos funcionários em conjunto com o time de Gente e Gestão e a direção da empresa. 

“Um dos destaques do projeto é a sua abordagem inovadora no processo de seleção, que inclui dinâmicas e métodos de inscrição criativos. Por exemplo, em uma das edições, as pessoas candidatas foram convidadas a criar um ‘currículo de falhas’, em que compartilharam suas experiências de fracassos pessoais e profissionais, destacando os aprendizados que obtiveram com essas situações”, explica Fabrícia. 

Outro ponto importante, segundo a gerente, é o envolvimento dos funcionários da Next Shipping durante todo o processo de seleção e desenvolvimento, o que contribui para criar uma cultura de aprendizado e crescimento dentro da empresa. 

“A reação dos colaboradores ao projeto é sempre muito positiva. Muitos participaram ativamente das etapas de seleção e desenvolvimento dos candidatos, e esse número vem crescendo a cada edição. A integração dos novos talentos na equipe também foi bem recebida. Como todos os Nexperts (como os funcionários são chamados) participaram do processo, a criação de vínculo ficou muito mais fácil e orgânica”, diz Fabrícia. 

O Next Discovery Talent começou em 2018 e até 2023 já foram seis edições. O projeto não possui periodicidade definida, ele acontece de acordo com a necessidade de criação de novas oportunidades e vagas.

Nesse período, o programa passou por adaptações e atualizações. O ‘currículo de falhas’, por exemplo, foi introduzido ao longo do processo. Além disso, a Next Shipping decidiu incluir adolescentes como público-alvo das apresentações feitas pelos candidatos, tornando a experiência ainda mais dinâmica e relevante. 

Para melhor identificar e desenvolver o potencial dos candidatos, a avaliação das soft skills também passou a ser considerada em todas as etapas presenciais. 

Os resultados

Até 2022, o programa teve cinco edições concluídas, com mais de 330 candidaturas recebidas. Destas, 24 pessoas foram contratadas em seis áreas da empresa: Comercial, Pricing, Financeiro, Operações de Importação Marítima, Aérea e Exportação. Na empresa, o total de funcionários soma cerca de 150 pessoas.

Segundo Fabrícia, os novos contratados demonstram um alto nível de desempenho, com avaliações superiores a 80%. “Isso teve um impacto positivo no negócio da empresa, resultando em um time mais satisfeito e engajado”, afirma. 

Quem passa pelo processo, mas não consegue uma vaga é direcionado ao banco de talentos da empresa, que pode ofertar uma contratação futuramente. 

 

Também quer trazer soluções inovadoras para a sua empresa? Conheça o iFood Benefícios, o cartão flexível taxa zero do iFood, já utilizado por milhares de colaboradores em todo o Brasil!

Gente e gestão

Compartilhe esse post

Copiar Link
Compartilhar no Whatsapp
Compartilhar no LinkedIn
Compartilhar no Twitter
Compartilhar no Facebook

Veja outros artigos de Think Work

Últimas publicações

Mais sobre: Gente e gestão