OKR: saiba como alcançar os objetivos da sua empresa com sucesso!
Saiba o que é OKR e como essa metodologia de gestão pode revolucionar o crescimento e desenvolvimento do seu negócio!
Por Equipe iFood Benefícios
Você sabe o que é OKR? Em tradução livre, essa sigla corresponde a análises de objetivos e resultados-chave.
Ele é comumente utilizado para rastrear o progresso de uma equipe à medida que o time se move em direção a objetivos alinhados com as necessidades da empresa.
Por isso, continue lendo o texto de hoje e descubra o que é OKR e como ele pode ajudar na gestão e comunicação positiva de qualquer negócio!
Índice:
- O que é OKR?
- Saiba quando surgiu esse conceito
- As diferenças entre um OKR e metodologias tradicionais
- OKR X KPI: o que muda?
- A importância de se implementar o OKR na sua empresa
- Entenda como funciona essa metodologia
- Conheça os benefícios da OKR
- Aprenda o passo-a-passo para implementar o OKR
- O que você não deve fazer num OKR?
- Exemplos de OKR
O que é OKR?
Afinal, o que é OKR? Trata-se basicamente de uma estrutura popular de gerenciamento de metas que auxilia a executar estratégias.
Os benefícios da estrutura incluem um foco melhor nos resultados que importam, maior transparência e melhor alinhamento estratégico com todo o time de uma corporação.
Sendo assim, o objetivo do OKR é ajudar uma empresa a concentrar seus esforços naquilo que realmente importa para toda a organização, de maneira que todo o time ande na mesma direção.
O OKR pode parecer um termo difícil por não ser amplamente divulgado, mas certamente ele vai mudar os resultados da sua empresa.
Saiba quando surgiu esse conceito
Os objetivos e resultados-chave de uma empresa foram criados pelo ex-CEO da Intel, Andrew. S. Grove. A ascensão do OKR, no entanto, surgiu quando um dos investidores do Google, John Doerr, apresentou a metodologia para a equipe da empresa em 1999.
Na época, talvez Doerr não tivesse noção do tamanho crescimento que a metodologia OKR iria ajudar a proporcionar para o Google. Por meio dela, e claro, de outros esforços, a empresa saltou de 40 funcionários na década de 90 para números próximos a 100 mil atualmente.
Assim, foram estabelecidas metas que fizeram com que a equipe saísse da sua zona de conforto e buscasse, acima de tudo, atingir os principais objetivos da empresa. Essa é uma das razões pelas quais o Google é uma das maiores empresas do mercado.
As diferenças entre um OKR e metodologias tradicionais
As metodologias tradicionais geralmente são realizadas manualmente, e possuem uma alta complexidade de análise e implementação. Assim, acabam dificultando a compreensão de todo o time em relação à necessidade de aperfeiçoamento de um processo específico.
Por muito tempo foi utilizado por muitas empresas, mas a tendência é que seja substituída pela metodologia OKR, principalmente para melhorar os indicadores de desempenho.
Por exemplo, os OKRs permitem que as análises sejam automatizadas e os objetivos sejam direcionados a todo o time da empresa de maneira mais rápida e estratégica, fazendo com que os líderes e colaboradores ganhem tempo.
Nesse sentido, sua principal diferença para métodos já consolidados no mercado é a praticidade da distribuição das informações.
Desse modo, entender o que é OKR permite que todas as pessoas dentro de uma organização estejam alinhadas em um objetivo comum e claro.
Com definições estratégicas, o OKR faz com que os colaboradores entendam quais são as prioridades, permitindo com que os objetivos sejam facilmente alcançados.
OKR X KPI: o que muda?
É comum as pessoas confundirem as duas siglas e seus significados. Podemos dizer que o KPI é um complemento do OKR.
A sigla KPI significa Key Indicator Results, ou seja, indicador-chave de performance. Sua função é utilizar métricas para medir os resultados e o desempenho de uma organização.
Portanto, enquanto o OKR define quais ações e atividades serão feitas para atingir determinado objetivo, os KPIs entram como forma de medir se essas ações estão tendo um resultado positivo.
Sendo assim, alguns indicadores bastante utilizados são:
- CAC (Custo de Aquisição do Cliente);
- NPS e e-NPS;
- Taxa de rejeição;
- Churn Rate (Taxa de Rotatividade);
- RMR (Receita Mensal Recorrente);
- E mais!
A importância de se implementar o OKR na sua empresa
Não é segredo para ninguém que administrar uma empresa e fazê-la crescer é um processo bastante desafiador. Porém, existem caminhos que facilitam e otimizam os passos dados, a fim de alcançar o sucesso e ascensão.
Dessa forma, os OKRs são norteadores que ajudam a definir melhor uma estratégia a ser seguida e que colaboram com o alinhamento de todo o time em prol do mesmo objetivo. Sua importância está justamente em promover um crescimento sustentável, com monitoramento constante e tomada de decisões mais assertivas.
Entenda como funciona essa metodologia
Para entender melhor como funciona a metodologia OKR, podemos separar a sigla em dois momentos, sendo:
- O (Objetivos): corresponde a qual direção a empresa deseja tomar.
- KR (Resultados-chave): metas que impactarão diretamente o objetivo final decidido pela empresa.
Basicamente, o objetivo é qualitativo e os resultados-chave são quantitativos.
A metodologia OKR ajuda, portanto, empresas a corrigirem erros cometidos e identificarem oportunidades de crescimento baseadas no desenvolvimento das metas definidas pela gestão.
Objetivos
Como falamos, os objetivos servem para desafiar e motivar a equipe, inserindo descrições qualitativas para definir onde se deseja chegar.
Alguns exemplos de objetivos:
- Criar uma experiência do cliente memorável;
- Melhorar a experiência do usuário;
- Ser uma empresa referência para se trabalhar.
Resultados-chave
Por sua vez, os resultados-chave são quantitativos, pois sua intenção é medir o progresso da equipe até o objetivo final. Portanto, a partir da meta definida, separa-se um conjunto de métricas que irão indicar a performance das atividades desenvolvidas.
Alguns exemplos de resultados-chave:
- Melhorar o NPS de X para Y;
- Melhorar a taxa de abandono de carrinho de X% para Y%;
- Aumentar a taxa de recompra de X para Y;
- Diminuir o Churn Rate de X% para Y%.
Conheça os benefícios da OKR
Ao longo do texto mostramos que os OKRs precedem um processo simples, facilitado e ágil, mas os benefícios são ainda maiores, uma vez que o método é projetado para manter a visão, metas e objetivos da empresa bem definidos e possíveis de serem alcançados.
Nesse sentido, as pessoas sabem o que se espera delas e como seu trabalho se encaixa nas tarefas maiores da equipe, departamento ou empresa, podendo colocar suas soft skills em prática.
A partir daqui, vamos pontuar alguns dos principais motivos para te ajudar a entender quais são os benefícios da aplicação dos OKRs nas organizações.
Agilidade e precisão
O OKR trabalha com uma metodologia ágil e precisa, não seguindo, por exemplo, um planejamento anual estático.
Assim, as metas e objetivos podem ser definidas trimestralmente, ou antes disso, possibilitando resultados mais rápidos e acesso às métricas mais importantes de maneira mais facilitada e precisa.
Transparência
Os OKRs são públicos para toda a empresa. Ou seja, tanto gestores quanto colaboradores têm acesso aos OKRs de todos os setores. Dessa maneira, há um alinhamento mais organizado na empresa e todos os funcionários conseguem saber quais são as métricas mais fundamentais em cada período de tempo.
Engajamento e motivação
O time da empresa se torna engajado e motivado assim que os objetivos e metas são definidos, uma vez que eles sabem que é papel de cada colaborador executar sua função para que os objetivos sejam alcançados com excelência e agilidade.
Colaboração
Visto que todos os OKRs estão disponíveis para toda a equipe, uma cultura de colaboração entre todos os setores se inicia a fim de cumprir todas as metas e atingir os objetivos de maneira mais assertiva. Assim, a metodologia OKR permite que as equipes se unam e se tornem mais produtivas e alinhadas.
Aprenda o passo-a-passo para implementar o OKR
Até aqui, nós te explicamos o que é OKR e quais são os seus principais benefícios. No entanto, pode ser que você esteja se perguntando como implementar essa metodologia na sua empresa, né? Confira a seguir como fazer!
Dê visibilidade aos colaboradores
Mostre para a sua equipe como os objetivos e métricas afetam a empresa e os resultados de cada colaborador. Assim, você pode utilizar a fórmula de metas de Doerr, que consiste em: Eu vou (Objetivo) medido por (resultados-chave).
Faça um alinhamento entre líderes e suas equipes
Ensine a todos os colaboradores sobre OKR e o porquê da escolha desse método para ser a base das tomadas de decisão da empresa. Indique seus benefícios e capacite o time para que ele seja capaz de aplicar e desenvolver as metas estabelecidas.
Cada squad deve definir os objetivos do seu OKR
Juntamente com a sua equipe, defina quais são os objetivos primordiais que vocês pretendem alcançar por meio de resultados-chave ou metas. Nesse momento, defina quais áreas ficarão responsáveis por executar cada fase do processo e como os resultados serão mensurados.
Planeje-se e tenha metas concretas
É importante definir metas possíveis de possível alcance em três ou quatro meses. Por isso, tenha o pé no chão e pense um planejamento que não sobrecarregue o time. Ao definir metas muito robustas, a equipe pode se frustrar por trabalhar tanto e não atingir o resultado esperado.
Acompanhe a evolução dos resultados
Ao definir as metas, faça o acompanhamento constante a partir dos key-results selecionados para medir a performance. Se algo não estiver funcionando bem, o caminho pode ser alterado durante o processo para reverter a situação.
Tenha uma boa comunicação interna
Ter alinhamentos constantes e momentos de compartilhamento de sucessos e dificuldades é muito importante para que todo o time esteja alinhado e possa contribuir de alguma forma para melhorar o cenário. Portanto, estabeleça rituais obrigatórios para que toda a equipe compareça e contribua ativamente no processo.
Colha feedbacks
A liderança precisa ouvir seus liderados para entender se a definição dos OKRs está funcionando na prática, se as metas estão fora da realidade ou se estão em conformidade com o objetivo. Tudo isso pode ajudar a melhorar o processo de definição de OKRs do próximo trimestre ou quadrimestre.
O que você não deve fazer num OKR?
Acima de tudo, para você garantir 100% que seja um processo que conquiste resultados constantes e crescentes para a sua empresa, você precisa tomar cuidado com alguns dos erros mais comuns, como não definir os resultados-chave em ações claras, por exemplo.
Além disso, existem outros erros que podem evitar que os objetivos do seu negócio se cumpram assertivamente, como:
Usar OKR como uma lista de tarefas
O objetivo dos OKRs é medir se a sua empresa está realmente entregando valor. Não se trata, portanto, de um mecanismo para delegar tarefas.
Nesse sentido, entenda de uma vez por todas que o OKR é uma metodologia para melhorar os resultados da sua empresa e não para verificar se determinadas tarefas estão sendo cumpridas.
Criar OKRs sem ter uma estratégia definida
Esse erro é consequência do anterior, por isso, lembre-se que OKRs correspondem às suas prioridades e não devem ser desperdiçadas com implementações de ações comuns e rotineiras.
Não alinhar os OKRs
Não é recomendável definir o que é OKR de maneira individual. Para a metodologia OKR funcionar plenamente, ela precisa estar alinhada dentro de um objetivo comum.
Acompanhamento irregular
OKRs não devem ser analisadas ano a ano. O ideal é que a análise seja feita trimestralmente para que os resultados alcançados possam ser medidos de maneira mais segura e completa a fim de medir o desempenho da empresa por meio de indicadores de gestão.
Exemplos de OKR
No texto de hoje, explicamos e listamos passo a passo o que é OKR e como ele impacta diretamente no sucesso das empresas. Aqui estão exemplos da aplicação dessa metodologia:
OKR para Marketing
Objetivo: ganhar visibilidade orgânica através de melhor posicionamento nos mecanismos de busca pelas palavras-chave estratégicas.
Resultados-chave:
- lançar pelo menos 2 conteúdos novos por semana, otimizados para SEO;
- otimizar x conteúdos antigos semanalmente pelas palavras-chave estratégicas;
- garantir que 100 conteúdos com maior quantidade de tráfego estejam otimizados para SEO, com aplicações estratégicas definidas;
- alterar títulos e descrições de SEO quinzenalmente e conferir quais aplicações geram maior resultado.
OKR para RH
Objetivo: melhorar o bem-estar dos funcionários para diminuir o índice de burnout nas equipes.
Resultados-chave:
- estabelecer uma cultura de feedback aberto através de série de workshops para liderança e funcionários mais produtivos.;
- lançar pelo menos 1 canal de comunicação de saúde mental para funcionários;
- proporcionar sessões de terapia para os colaboradores.
OKR para Vendas
Objetivo: expandir mercado através da criação das novas parcerias.
Resultados-chave:
- estabelecer parcerias com ao menos 5 empresas trimestralmente;
- estabelecer parcerias com ao menos 10 novos revendedores por mês;
- aumentar a receita de 10.000 para 30.000 com a ajuda de novos parceiros.
OKR para Sucesso do Cliente
Objetivo: montar repositório dos feedbacks positivos dos clientes para utilização por outras áreas.
Resultados-chave:
- aumentar a menção positiva dos clientes de 16 para 32;
- aumentar o número de avaliações positivas no Google de 10 para 23.
OKR facilita os cumprimentos de metas maiores dentro de uma empresa, uma vez que elas se dividem em objetivos menores e atingíveis.
Além disso, uma das maiores vantagens dos OKRS é que eles não demoram muito para serem configurados e são muito fáceis de usar, fazendo com que cada colaborador em uma empresa foque no que é importante e não precise perder muito tempo tentando entender como funciona a metodologia.
Os OKRs são muito benéficos para uma empresa em âmbito geral, fornecendo um grande impulso para o foco e a produtividade de uma organização.
Esperamos que o texto de hoje tenha te ajudado a entender o que é OKR, quais são os seus principais benefícios para organizações e como você pode aplicar essa metodologia no dia a dia da sua empresa.
Por último, caso você tenha interesse em motivar ainda mais os seus colaboradores, opte por oferecer um iFood Card e deixe toda a sua equipe mais produtiva e alegre!