A Importância do Organograma Empresarial na Gestão Corporativa

Parcela extra é garantida por lei e ajuda a reforçar o orçamento dos beneficiários. Confira mais sobre o assunto!
20 de Outubro de 2025
Leitura de 3 min
O 13º salário dos aposentados e pensionistas do INSS é um direito garantido por lei e representa um reforço importante no orçamento de milhões de brasileiros. Pago todos os anos em duas parcelas, o benefício funciona como uma gratificação natalina e costuma movimentar a economia do país. Em muitos casos, o governo antecipa parte do valor para ajudar no planejamento financeiro dos segurados. Veja como ficou a definição deste pagamento em 2025!
Índice:
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva assinou, no início de abril, o decreto que autoriza a antecipação do 13º salário dos beneficiários do INSS. Este foi o sexto ano consecutivo em que o pagamento foi feito antes do período habitual, que ocorre em e em dezembro. Cerca de 34 milhões de aposentados foram beneficiados, incluindo pensionistas e segurados que recebem auxílios pelo INSS.
Durante a pandemia da covid-19, em 2020 e 2021, as parcelas também foram adiantadas. Já em 2022 e 2023, os depósitos aconteceram em maio e junho, enquanto em 2024 foram realizados entre abril e maio.
De acordo com o governo federal, o 13º salário do INSS é uma pagamento extra realizado todos os anos aos segurados do INSS que recebem aposentadorias, pensões ou determinados auxílios previdenciários. Na prática, funciona como uma renda adicional, geralmente dividida em duas partes, criada para reforçar o orçamento dos beneficiários.
Em 2025, os aposentados e pensionistas receberam o valor em duas etapas: a primeira parcela foi liberada em abril e a segunda em maio.
Têm direito ao 13º salário do INSS os aposentados, pensionistas e também aqueles que recebem benefícios como auxílio-doença, auxílio-acidente e auxílio-reclusão. Mesmo os recém-aposentados entram nesse grupo: o décimo terceiro é garantido, mas o montante será equivalente apenas aos meses em que a aposentadoria já estava sendo paga. Por exemplo, quem começou a receber há apenas um mês terá direito a uma fração proporcional desse período.
O 13º salário dos aposentados é calculado com base no valor mensal do benefício recebido pelo segurado. Assim, quem ganha um salário mínimo, por exemplo, receberá um décimo terceiro no mesmo valor do piso nacional.
No caso de quem começou a receber o benefício durante o ano ou tem direito a auxílios temporários, o pagamento é proporcional ao período. Por exemplo: se a aposentadoria foi concedida em julho, o segurado terá direito a metade do valor do 13º. Se alguém recebe um auxílio-doença por três meses, vai receber apenas três doze avos (3/12) do valor do benefício como décimo terceiro.
Pelo site ou aplicativo Meu INSS:
Por telefone:
Quem não utiliza a internet pode obter a informação ligando para a Central 135. Durante a chamada, é necessário informar o número do CPF e confirmar alguns dados pessoais. O atendimento funciona de segunda a sábado, das 7h às 22h.
Achamos que você pode se interessar também pelo nosso artigo sobre abono salarial! Temos outros conteúdos aqui no Acrescenta para você entender melhor os direitos trabalhistas, como a aposentadoria.
Aproveite também para conhecer o iFood Benefícios, nosso cartão de benefícios corporativos taxa zero, e como ele atua motivando os colaboradores de milhares de empresas no Brasil.