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Tipos de Comunicação: saiba como melhorar a comunicação na empresa

Saiba quais são os tipos de comunicação que existem, como funcionam e como usá-los para criar uma comunicação interna mais assertiva na sua ...

Por Equipe iFood Benefícios

Você sabia que existem alguns tipos de comunicação e que cada uma delas serve para contextos e objetivos diferentes? Saber disso é essencial para construir uma comunicação mais assertiva, principalmente quando falamos de comunicação interna e organizacional.

Além disso, a forma como o seu negócio se posiciona no mercado também faz toda a diferença para os objetivos que desejam alcançar. Entender qual tipo de comunicação é a ideal para suas propagandas e divulgações pode ajudar e muito no sucesso da corporação.

A seguir vamos falar sobre quais são esses tipos de comunicação e como aplicá-las dentro da sua empresa. Vamos lá?

Índice:

Qual o conceito de Comunicação?

Podemos denominar comunicação como uma troca de mensagens e signos entre um emissor e um receptor. Por isso, é preciso que haja sempre mais de um indivíduo envolvido no processo para ser chamado de “comunicação”.

Dessa forma, a maneira escolhida para estabelecer o contato pode variar entre gestos, falas, sons, escrita, desenhos, e mais. Os envolvidos no processo encontrarão a melhor maneira de se comunicar e se entender.

Vale ressaltar que a clareza na comunicação é um ponto também importante. Quando o que queremos transmitir está cheio de “ruídos”, ou seja, possui elementos de difícil compreensão, a comunicação falha e não atinge seu objetivo.

Os 4 Tipos de Comunicação e como usar cada uma delas!

Afinal, quais são os tipos de comunicação existentes? Consolidamos na tabela a seguir os 4 tipos e suas principais características. Vamos trazer mais detalhes sobre cada um deles nos próximos tópicos.

Verbal

Quando usamos as palavras para nos comunicar, ou seja, a fala como caminho para expressar a mensagem que desejamos transmitir. Aqui damos destaque também ao tom e a intensidade. Esses elementos mudam drasticamente o curso da comunicação, pois a maneira como você diz algo tem um grande impacto na compreensão do outro. Portanto, não importa apenas o que você fala, mas também como você passa a informação.

Não Verbal

Já a comunicação não-verbal é aquela que não há a fala, ou seja, emissão de som, mas a comunicação se dá de outras maneiras, como:

  • linguagem corporal;
  • mímica;
  • expressão facial;
  • intenção.

Podemos dizer que a comunicação não-verbal é uma excelente aliada da comunicação verbal, pois geralmente ligamos as falas ao gestual para passar o sentido completo do que estamos querendo dizer.

Escrita

Essa é a linguagem verbal transformada em escrita. Seus formatos são inúmeros, como:

  • blogs;
  • e-mails;
  • cartas;
  • anúncios;
  • livros;
  • resenhas;
  • contos;
  • contratos;
  • e mais!

Geralmente utiliza-se a escrita para formalizar informações que foram ditas na comunicação verbal oral, por exemplo. Por isso que e-mails e contratos são muito importantes, principalmente no ambiente de trabalho.

Visual

Podemos dizer que a comunicação visual faz parte da comunicação não-verbal, porém com algumas especificidades. Quando temos toda a mensagem transmitida por uma imagem, desenho, forma ou movimento, falamos que ela é uma comunicação visual.

Por exemplo, a logomarca de uma empresa é um tipo de comunicação visual, pois sua composição imagética irá passar alguma mensagem, como seriedade, alegria, sofisticação, entre outros.

A importância da transparência na comunicação interna

Segundo o jornalista João José Azevedo Curvello, autor do livro Comunicação Interna e Cultura Organizacional, o conceito de comunicação empresarial é:

“A comunicação empresarial interna exerce papel estratégico na construção de um universo simbólico, que, aliado às políticas de administração de recursos humanos, visa aproximar e integrar os públicos aos princípios e objetivos centrais da empresa. Para tanto, apropria-se dos elementos constitutivos desse universo simbólico (histórias, mitos, heróis, rituais) na construção e veiculação das mensagens pelos canais formais (jornais, boletins, circulares, reuniões), numa permanente relação de troca com o ambiente.” (CURVELLO, 2012)

Portanto, fica evidente que investir em uma boa comunicação interna é crucial para desenvolver a cultura organizacional de uma empresa. Para tanto, é necessário que a transparência seja um dos pilares da comunicação, seja ela interna ou externa. Confira a seguir os principais benefícios disso!

Aumento do engajamento do time

Quando os colaboradores sabem a verdade sobre o futuro da empresa e da importância que eles têm para mudar um cenário de crise, por exemplo, o engajamento aumenta de forma natural.

A comunicação interna tem o papel de divulgar tanto resultados positivos quanto negativos. Ela é o elo que liga todos os colaboradores com a cultura e os objetivos da empresa, aumentando assim o esforço e a produtividade.

Aumento da confiança entre líderes e liderados

Ao notar que a empresa se esforça em deixar todas as informações bem claras e transparentes, os colaboradores, tanto líderes quanto liderados, sentem maior confiança em propor ações e serem sinceros com suas opiniões.

Isso porque a transparência passa essa percepção de que a empresa realmente valoriza o funcionário e faz questão de envolvê-lo em assuntos sérios e que necessitam de tomadas de decisão assertivas.

Colaboradores que abraçam os valores da empresa

Como falamos anteriormente, o engajamento é uma forma de abraçar e concordar com os valores da empresa. Assim vemos mais pessoas com o fit cultural ideal que os recrutadores tanto buscam, sendo uma excelente forma de reter talentos.

Além disso, ter os colaboradores acreditando no que a empresa se propõe é a melhor forma de divulgação e atração de novos talentos. Isso mostra às pessoas de fora que ali é um ótimo lugar para trabalhar.

Alinhamento entre todas as equipes da empresa

A comunicação interna otimiza a entrega de informações da alta gestão para os demais colaboradores. Isso mantém o alinhamento entre as equipes e une todos em prol de um mesmo objetivo.

Dessa forma, o sentimento de unidade e de colaboração passa a fazer parte da rotina dos funcionários, que buscam fazer de tudo para trazer melhores resultados.

Aprenda a melhorar a comunicação interna na sua empresa!

Se você chegou até aqui, provavelmente notou a relevância e importância que a comunicação interna pode trazer para uma empresa, certo?

Portanto, que tal algumas dicas para você melhorar esse setor na sua organização e deixar o clima organizacional ainda mais agradável? Confira o que separamos para você!

Use os valores da empresa como guia

Reforce-os sempre e traga exemplos do dia a dia para mostrar os valores da empresa funcionando na prática. Além de valorizar as ações dos funcionários, mostra que a corporação realmente se importa com esses valores e deseja que sejam a base para qualquer atitude e decisão tomada.

Incentive a comunicação aberta

Mostre aos colaboradores que eles têm um canal aberto com a liderança, alta gestão e com o time de RH para qualquer assunto. Isso abre espaço para a criatividade, proposição de novas ideias, e para reduzir insatisfações que possam acontecer durante a rotina.

Escute as sugestões e ideias dos colaboradores

A comunicação interna é o espaço para consolidar novas ideias e divulgá-las para todos. Sabemos que a empresa não é composta apenas por diretores e gestores: a corporação é o conjunto de todos os colaboradores, não importa sua hierarquia.

Portanto, tenha escuta ativa, veja e perceba o que os colaboradores têm a dizer. Dessas conversas podem sair ideias incríveis, inclusive de inovação para novos produtos e serviços que a empresa pode desenvolver no futuro.

Dê feedbacks frequentes

Valorize a prática do feedback e divulgue intensamente informações sobre o assunto. Ensine os colaboradores como funciona e crie oportunidades para que essa ação se torne parte do dia a dia de todas as equipes. Busque conversar com a liderança para colocar esse plano em ação com seus times também.

Estabeleça objetivos e prazos claros

A comunicação interna pode ser uma área ou uma das atividades do time de RH ou Marketing de uma empresa. Como qualquer outra função, ela também precisa de ter metas e objetivos claros.

Dessa forma, estruture esses KPIs e meça através de pesquisas e levantamento de dados relevantes para a área. Como a comunicação interna influencia diretamente no clima organizacional, fazer uma pesquisa de clima pode ser um caminho para entender a evolução ao longo do tempo.

Promova a interação entre equipes

As chamadas ações de endomarketing são essenciais para que as interações entre as equipes ocorram. Assim, é possível investir em atividades e dinâmicas que envolvam criatividade, competitividade e inovação, criando times com pessoas que exercem funções diferentes. Diante do desafio proposto, elas precisam chegar, juntas, a uma proposta de solução. Essas ações costumam trazer ótimos resultados! Basta adequar à realidade da sua corporação.

Além disso, para manter sempre a transparência, é fundamental que a comunicação interna aborde sobre temas como salários, plano de carreira e benefícios. Fazer pesquisas de satisfação para saber o que os colaboradores pensam desses itens é uma oportunidade de coletar insights e ideias de melhorias.

Atualmente muitas empresas buscam oferecer um pacote de benefícios mais completo, com cartões de multibenefícios para usarem com alimentação, lazer, estudos e mais. O iFood Benefícios é um grande exemplo desse tipo de vale, com aceitação em todo o Brasil. Conheça mais sobre esse cartão que veio para revolucionar a gestão de benefícios empresariais.

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Gente e gestão

Equipe iFood Benefícios

3 de Maio de 2024

Leitura de 8 min