Passo a passo para fazer pesquisa de clima organizacional
Saiba como fazer a sua pesquisa de clima organizacional para saber o que os colaboradores pensam sobre a empresa!
Por Equipe iFood Benefícios
A pesquisa de clima organizacional de uma empresa coleta informações sobre o ambiente de trabalho no qual os colaboradores estão inseridos. Ela é usada como uma estratégia pelo setor de Recursos Humanos (RH) para descobrir se a organização tem um bom clima para seus colaboradores.
Mas, afinal, o que é clima organizacional?
O conceito de clima organizacional é definido como um conjunto de valores e práticas inseridos dentro da empresa. Portanto, podemos dizer que a empresa que tem um bom clima organizacional é aquela onde as pessoas trabalham mais satisfeitas.
Por isso, não é à toa que o professor e escritor Chiavenato sugere que o clima organizacional influencia a motivação e até no desempenho das pessoas, pois ele cria muitas expectativas.
Mas onde entra a pesquisa de clima e qual é o seu objetivo? A resposta para essas e outras perguntas você terá neste post. Acompanhe!
Qual é o objetivo da pesquisa de clima organizacional?
A pesquisa de clima ajuda na gestão do clima organizacional. Ela melhora o ambiente de trabalho, pois mostra para o gestor como os colaboradores enxergam a empresa.
Isso é muito importante, pois com essas informações você fará análises mais completas sobre os problemas da organização. A partir desses dados, poderá propor ações para ter funcionários mais satisfeitos e que alcançam resultados satisfatórios.
Quais são os tipos de pesquisa de clima organizacional?
Há dois tipos de pesquisa de clima organizacional: a que é aplicada de forma virtual e a física.
Você pode usar um questionário com perguntas para que o colaborador relacione a sua experiência na organização. Dessa maneira, o funcionário irá demonstrar seu grau de engajamento e sua satisfação de acordo com cada item abordado.
Quais são os principais indicadores de clima organizacional?
Os indicadores de clima organizacional ajudam a melhorar a satisfação dos colaboradores. Sabendo o que melhorar, e trabalhando em cima disso, há um aumento na retenção de talentos, na propagação da marca da organização no mercado e aumento na produtividade da empresa.
Há vários indicadores que são considerados importantes para qualquer empresa. Conheça os principais:
1. Rotatividade
A rotatividade de funcionários cai quando há um bom clima organizacional. Colaboradores que se sentem bem em seus empregos não desistem da organização.
A baixa rotatividade gera diversos benefícios para a empresa, como a retenção de talentos, aumento da produtividade e o setor de Recursos Humanos também reduz os custos gerados por novas demissões e contratações.
2. Produtividade
Quando um colaborador se sente bem em um ambiente de trabalho ele é mais produtivo. No entanto, se ele não gosta da empresa, do gestor e dos colegas, o seu desempenho cai.
Por isso, indicadores de produtividade são importantes para manter o bom clima organizacional de uma empresa. Para acompanhá-los, você deve aplicar avaliações de desempenho e conversar com os profissionais para entender a queda de produção.
3. Percentual de faltas e atrasos
Já viu empresas em que os colaboradores atrasam muito para chegar no trabalho ou faltam demais? Isso pode ser sinal de um clima organizacional ruim.
Por isso, meça esse indicador e entenda os motivos das ausências dos seus funcionários. Muitas vezes, as faltas têm relação com algum atrito entre o colaborador e um colega ou até mesmo com o gestor.
4. Reclamações trabalhistas
Quando há um alto índice de reclamações trabalhistas, isso significa que há algum problema com o clima organizacional. Portanto, fique atento às reivindicações, pois elas indicam falhas na gestão, nas condições de trabalho e também nas legislações.
5. Visibilidade
Ao medir o nível de visibilidade da empresa, você sabe como está o clima organizacional. Se for bom, os colaboradores irão fazer “propaganda” positiva da organização. Mas se o clima é ruim, os funcionários irão mostrar a sua insatisfação e não terão interesse em falar bem da empresa.
Quanto custa fazer uma pesquisa de clima organizacional?
De acordo com empresas especializadas em pesquisa de clima organizacional, há alguns fatores que influenciam na precificação da pesquisa. Dentre eles, podemos citar:
- tipo de questionário: padrão ou customizado;
- tipo de coleta: feita em papel, online ou mista;
- tipo de clima: só clima, engajamento ou clima, engajamento e cultura, só engajamento ou só cultura;
- tipo de relatório: em PDF ou impressos.
- número de segmentações da pesquisa;
- quantidade de participantes;
- quantidade e profundidade das estatísticas;
- número de apresentações de resultados.
Veja alguns valores sugeridos por empresas especializadas em pesquisa de clima organizacional:
- Até 100 colaboradores: os valores são de R$6.400 a R$14mil.
- Entre 200 a 1000 colaboradores: De R$25 mil a R$45 mil.
- Com mais de 1000 colaboradores: Valor mínimo de R$30 mil, já que o projeto tem análises mais avançadas.
Quem faz a pesquisa de clima organizacional?
A pesquisa de clima organizacional pode ser feita pelos gestores de recursos humanos ou por uma empresa especializada nesse tipo de pesquisa.
Entretanto, quem trabalha na organização é que terá o conhecimento necessário sobre os objetivos da pesquisa de clima e como os resultados deverão ser aplicados.
Como fazer uma pesquisa de clima organizacional
Confira os principais passos de como fazer uma pesquisa de clima organizacional na sua empresa:
1º. Planeje a pesquisa
Tudo nessa vida exige planejamento, e com a pesquisa de clima organizacional não é diferente. Portanto, você deve definir os objetivos e os detalhes da aplicação. Também é importante conhecer, primeiro, a cultura da empresa e o seu planejamento estratégico.
Nessa fase, cuide para que os seguintes pontos sejam respondidos:
- Qual método de pesquisa será utilizado?
- Quando a empresa aplicará a pesquisa?
- Quais serão os indicadores?
- Toda empresa irá participar da pesquisa ou apenas alguns times de colaboradores?
2º. Defina o questionário
Depois do planejamento definido, é importante estruturar as perguntas que irão fazer parte da pesquisa. Não coloque questões sobre situações que a empresa não poderá resolver. Seja claro e não gere dúvidas no momento do colaborador responder.
Por fim, deixe um campo disponível no final do questionário. Assim, os colaboradores poderão falar sobre os temas que não foram abordados na pesquisa de clima organizacional e que consideram relevantes.
Veja um exemplo simples de perguntas para um questionário de pesquisa de clima:
1. Você entende a estratégia e metas da empresa?
2. Sua equipe de trabalho se relaciona bem?
3. Você considera a sua remuneração adequada em relação às suas atividades?
4. O ambiente de trabalho te ajuda a ter concentração para executar as tarefas?
5. O que falta em seu setor para você ser mais produtivo?
3º. Analise os resultados
Resultados colhidos, é hora do gestor de RH analisar as respostas da pesquisa.
Seja dedicado nessa etapa para identificar as queixas dos colaboradores e separá-las em problemas gerais e específicos. Além disso, separe os problemas que devem ser solucionados em uma ação mais urgente.
Com essas informações, construa um diagnóstico geral com gráficos e tabelas sobre o atual clima da organização.
Quais os tipos de clima organizacional?
Para você aplicar uma pesquisa de clima organizacional que realmente ajude a empresa e colaboradores, é preciso entender qual é o clima da organização que você trabalha. Veja os tipos de clima que existem:
Bom/Alto
É aquele clima organizacional no qual o colaborador está feliz com o local de trabalho e se envolve em projetos corporativos. Nesse tipo de clima, os processos são definidos por valores, crenças e objetivos.
Podemos dizer que esse clima busca soluções inovadoras, engaja nos objetivos da empresa, aumenta a produtividade dos colaboradores e retém talentos.
Ruim/Baixo
É o tipo de clima que promove a perda de talentos, a baixa motivação dos colaboradores, a queda na produtividade e a rotatividade constante no quadro de funcionários da empresa.
Neutro
Ele não é considerado um caos total, pois apresenta pontos positivos e falhas que a organização pode tentar resolver.
Quais as vantagens de uma pesquisa de clima organizacional para a empresa?
Veja as principais vantagens da pesquisa de clima para a sua empresa:
Previne e soluciona problemas
A pesquisa de clima organizacional de uma empresa visa prevenir e solucionar problemas. Ela ajuda a empresa a descobrir por qual motivo os colaboradores estão insatisfeitos, são improdutivos ou faltam no trabalho.
Ela também revela o que é necessário fazer para superar as situações que incomodam os funcionários.
Melhora a imagem da organização
Quando uma empresa escuta seus colaboradores ela melhora a sua imagem no mercado, pois promove mudanças com impacto positivo na vida das pessoas que atuam dentro e fora dela.
Promove a satisfação da equipe
Se a empresa se coloca à disposição dos colaboradores e entende o que os profissionais esperam dela como organização, ela faz com que as pessoas se sintam satisfeitas e valorizadas.
Isso afeta de maneira positiva o trabalho dos profissionais, inclusive, aumentando a produtividade.
Qual a frequência ideal de uma pesquisa de clima organizacional?
É interessante manter um ciclo constante para avaliar a empresa e saber se os colaboradores estão satisfeitos. Portanto, defina um espaço de tempo que seja ideal (de acordo com as particularidades da sua empresa), e não deixe de sempre aplicar a pesquisa no prazo estabelecido.
Além disso, quando ocorrer algum problema interno na organização, também é importante contar com a pesquisa de clima organizacional.
O que fazer depois de uma pesquisa de clima organizacional?
Após a pesquisa, apresente o resultado aos colaboradores. Aproveite para mostrar um plano de ação com soluções que resolvam os principais problemas revelados pela pesquisa.
O gestor de RH deve deixar claro para os profissionais que a empresa se importa com a opinião deles e, por isso, as principais queixas relatadas serão resolvidas para melhorar o clima organizacional.
Você pode oferecer, também, benefícios para os colaboradores, como os do iFood Benefícios. O iFood Benefícios, por exemplo, pode ser uma excelente maneira de mostrar o quanto a organização se preocupa em oferecer os melhores benefícios aos seus funcionários, contribuindo, assim, para um bom clima organizacional.
Viu como a pesquisa de clima organizacional é importante? Agora que você aprendeu como estruturar essa estratégia, poderá executá-la na sua organização.
Lembre-se que toda forma de diálogo com os colaboradores é a melhor maneira de atendê-los e melhorar a imagem da sua organização como um todo.
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