O RH na capacitação da liderança

Como influenciar positivamente a vida dos liderados e reter talentos na empresa

Foto de Carolina Martins

Por Carolina Martins

Especialista em RH com maior número de seguidores no LinkedIn, Carol tem 10 anos de experiência e fala sobre carreira em sua página, auxiliando profissionais a se destacarem na rede de contatos com o Programa Autoridade Executiva.

21 de Outubro de 2024

Leitura de 4 min

Como os líderes da sua empresa marcam a vida dos liderados? Você já parou para pensar nessa resposta? 

Oito em cada dez profissionais pedem demissão por causa da liderança da empresa. Este foi um dado apresentado pela consultoria de recrutamento da Michael Page.

Os líderes de uma organização influenciam direta e indiretamente a vida de seus colaboradores. Normalmente, uma pessoa trabalha 40 horas semanais, isso significa que boa parte da população vai passar, aproximadamente, um terço do tempo de vida no local do trabalho. 

Quando a liderança foca em gerar um impacto positivo na vida dos liderados, isso não é só um diferencial, mas é crucial para a saúde mental e física da equipe. Se o líder ignora isso, a consequência é o esgotamento do colaborador (podendo chegar ao burnout), queda na performance e baixa qualidade de vida. 

Segundo Peter Drucker, considerado o pai da administração moderna: empresas bem geridas são aquelas que adotam modelos apropriados para a gestão de todos os recursos, inclusive para a gestão de pessoas.

As pessoas são o centro de toda organização que é bem sucedida. Estudos realizados pela Gallup apontam que o líder tem influência de até 70% no engajamento dos colaboradores com a empresa. Um bom líder retém talentos, e este é um fator importantíssimo para a performance da corporação.

Assim como uma boa liderança tem impactos positivos, o contrário também é verdade. Um estudo realizado pelo Woohoo Inc. mostrou que a causa principal de infelicidade no trabalho está associada a uma liderança ruim.

Você, que é gestor ou atua no setor de RH, tem o dever de promover um ambiente organizacional agradável e que mantenha os funcionários motivados. A felicidade da equipe é um indicador estratégico. Muitas empresas já perceberam isso e não é atoa que o cargo de CHO (chief happiness officer, ou diretor da felicidade, em português) tem tido alta procura no mercado.

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Algumas soluções práticas que você pode seguir no dia a dia são:

Desenvolvimento contínuo de soft skills

Enquanto profissional de RH, promova treinamentos e workshops para os líderes, com o foco no desenvolvimento de inteligência emocional, escuta ativa, gestão de conflitos, comunicação e feedback construtivo. Um líder que possui habilidades comportamentais é capaz de construir relações de confiança e respeito mútuo com a equipe. 

  • Promova a liderança democrática

Segundo Idalberto Chiavenato, escritor, professor e consultor administrativo brasileiro: “O líder conduz, orienta o grupo e incentiva a participação democrática das pessoas”. Nesse tipo de liderança organizacional, o colaborador se sente integrado na elaboração de estratégias. Isso é importante para ter uma visão ampla das opiniões diversas dos liderados e também para promover um ambiente colaborativo

  • Equilíbrio entre vida pessoal e trabalho

O RH desempenha um papel fundamental ao implementar programas de bem-estar para proporcionar qualidade de vida para os colaboradores. Algumas ações que promovem o equilíbrio incluem: trabalho remoto (ou híbrido), programas de bem-estar, iFood Benefícios, parceria com psicólogos e terapeutas, workshops com técnicas de relaxamento, dentre outros.  

Ao investir no desenvolvimento individual dos colaboradores, a empresa não só promove um ambiente organizacional saudável, mas também impulsiona o desempenho da liderança com os liderados. 

Os dados comprovam que ambientes promovidos por líderes capacitados e comprometidos é um dos maiores aliados na retenção de talentos e no aprimoramento de processos dentro das empresas. 

Segundo a pesquisa GPTW (Great Place to Work), os principais componentes de um Employee Value Proposition (proposta de valor para o funcionário) são: qualidade de vida, alinhamento de valores e oportunidades de crescimento. Esses fatores dependem diretamente da liderança e das práticas de gestão de pessoas, que são fundamentais para o sucesso organizacional.

Portanto, não negligencie a comunicação interna! Realize pesquisas periódicas e avalie como está o equilíbrio entre trabalho e vida pessoal dos colaboradores. 

E lembre-se: é vital para todo profissional de RH promover e apoiar líderes que inspiram e conduzem suas equipes de forma equilibrada e estratégica. Como consequência, os colaboradores terão uma maior satisfação no trabalho, maior produtividade e redução do esgotamento.

Seja o profissional responsável por promover equilíbrio na empresa em que você trabalha! 

Carolina Martins é a especialista em RH com maior número de seguidores no LinkedIn e fala sobre carreira em sua página, auxiliando profissionais a se destacarem na rede de contatos com o Programa Autoridade Executiva. Com 10 anos de experiência, já esteve ao lado de quem contrata e também de quem quer ser contratado. É criadora do Programa Trocando de Empregos, 1º treinamento do país a ajudar profissionais na transição de carreira.

Gente e gestão

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