Estratégias eficazes para encontrar e recrutar talentos de forma rápida

Como utilizar o LinkedIn para refinar a busca por candidatos perfeitos

Foto de Carolina Martins

Por Carolina Martins

Especialista em RH com maior número de seguidores no LinkedIn, Carol tem 10 anos de experiência e fala sobre carreira em sua página, auxiliando profissionais a se destacarem na rede de contatos com o Programa Autoridade Executiva.

6 de Novembro de 2024

Leitura de 3 min

Imagine que você está com uma vaga para ser preenchida com certa urgência.

A reunião com os gestores foi feita e o descritivo da vaga elaborado. Você listou todas as competências técnicas e comportamentais necessárias para o profissional que vai ocupar o cargo.

Índice:

Recrutamento e Seleção

O que fazer agora? Bom… na época em que o currículo impresso era o meio mais óbvio de encontrar candidatos para o processo seletivo, os recrutadores eram verdadeiros mineradores de talentos. O trabalho era árduo, tomava muito tempo e, muitas vezes, não atraía o candidato ideal.

A modernização e o surgimento da inteligência artificial facilitou - e muito - o trabalho dos recrutadores. E não me refiro ao currículo digital, que o profissional de RH coleciona aos montes na caixa de entrada do e-mail.

Aproveite ao máximo o LinkedIn

Na verdade, estou falando do LinkedIn. Incluir essa rede social profissional (que é a maior do mundo) no processo de hunting vai fazer com que você encontre talentos que tenham o exato perfil que o cargo exige.

O uso do LinkedIn deve ser estratégico. Se você está na pré-triagem de profissionais, use as ferramentas de contratações da própria rede (LinkedIn Lite e LinkedIn Recruiter) para filtrar os melhores candidatos.

O maior banco de talentos do mundo

Tenha em mãos o descritivo da vaga e certifique-se que nele contém todas as informações necessárias para começar a busca. Feito isso, é hora de aproveitar este banco de talentos com mais de um bilhão de profissionais!

Ao fazer a pesquisa, concentre-se nos candidatos ideais: utilize os filtros de busca para refinar o resultado com palavras-chave que atendem às exigências da vaga.

Para ilustrar melhor como funciona a dinâmica de seleção, imagine o seguinte… você quer fazer uma compra online muito específica: um tênis de corrida na cor rosa, que tenha o drop baixo.

Refine sua busca

Ao fazer uma pesquisa genérica no Google, filtrando apenas por “tênis rosa”, vai aparecer uma grande variedade de opções que não se encaixam no que você procura. Ao entrar em algum site de compra, será necessário complementar a busca e ativar alguns filtros que atendam às suas necessidades (incluindo especificações de tamanho, marca, etc.).

Da mesma forma é no LinkedIn: os filtros permitem que você afunile a sua busca, até encontrar exatamente os candidatos qualificados para começar o processo seletivo.

Essa é a forma mais rápida e mais efetiva de encontrar talentos para a sua empresa.

Você pode adicionar especificações como: localização, idiomas, competências, experiência prévia em algum setor específico, universidade cursada, empresa que trabalha atualmente, etc.

Hora da triagem

Quando os profissionais mais compatíveis com sua busca forem encontrados, será a sua hora de fazer a triagem de cada perfil.

Analise os campos “Sobre” e “Experiências Profissionais” para identificar resultados anteriores. Busque por palavras-chave e habilidades que estão no descritivo da vaga. E, por último, mas não menos importante: leia o campo de “Recomendações” para ter opiniões terceiras a respeito do profissional. 

Feito isso, chegou a hora de convidar os melhores candidatos selecionados para a entrevista!

Aliás, se você tem dúvidas de como conduzir uma boa entrevista de recrutamento, eu escrevi um artigo que vai te auxiliar, basta clicar aqui.

Gente e gestão

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