Como saber a hora de promover os colaboradores?
Estratégias importantes para a retenção de talentos e crescimento da empresa
Por Carolina Martins
Quando um bom colaborador não é valorizado, ele pede demissão. Em 2024, o número de demissões voluntárias bateu o recorde no Brasil, segundo pesquisas realizadas pelo novo Caged e pela Pnad.
As empresas têm sofrido o impacto disso em suas organizações. Com isso, os profissionais de RH também têm sua performance prejudicada, já que a taxa de turnover aumenta significativamente e este é um indicador importante para o setor de Recursos Humanos.
A implementação de estratégias com o foco na retenção de talentos e motivação do time é essencial para a redução de custos com demissões e contratações frequentes, para a construção de uma cultura organizacional sólida e, principalmente, para o crescimento da empresa.
Uma das formas mais eficientes de manter os talentos e fortalecer o capital intelectual da empresa é oferecer oportunidades de crescimento para o colaborador. A promoção é uma das formas de valorizar o esforço do profissional e impulsionar o seu crescimento na empresa.
É comum que os líderes fiquem em dúvida de qual o momento ideal para a promoção. Neste caso, alguns fatores devem ser analisados:
1 - Desempenho constante do colaborador
É importante que o RH aplique avaliações contínuas de desempenho entre os colaboradores. Existem profissionais que tendem a ter um desenvolvimento contínuo e acima da média: este é um indicador que sinaliza o preparo do colaborador em assumir um cargo superior.
2 - Alinhamento com os objetivos da empresa
É possível para o RH identificar, em reuniões periódicas, se o colaborador demonstra entendimento claro das metas da empresa e se compromete com elas em suas atividades diárias. Se ele demonstra comprometimento, é um excelente sinal de alinhamento.
3 - Soft skills (habilidades comportamentais) de liderança
Quando um colaborador é promovido, ele assume mais responsabilidades no dia a dia. Isso exige não só conhecimento técnico, mas principalmente competências interpessoais e de liderança. Inteligência emocional, resolução de problemas, bom relacionamento com a equipe e resiliência para se adaptar às mudanças são essenciais. Além disso, o colaborador deve ser proativo e ter desejo pelo desenvolvimento contínuo da empresa.
Esses são excelentes indicadores de que um colaborador está pronto para ser promovido. É de responsabilidade do RH ter olhos atentos em todo o time para identificar esses potenciais profissionais.
Para a retenção de talentos em uma organização, a promoção contínua não pode ser negligenciada. Quando os colaboradores que desejam crescer na empresa ficam estagnados em um cargo por muito tempo, além da rotatividade, outras consequências podem acontecer:
1 - Queda no engajamento e desmotivação
Quando bons colaboradores percebem que não existem oportunidades de crescimento, a motivação tende a diminuir significativamente. Isso resulta em uma queda de produtividade e, consequentemente, afeta o desempenho da equipe e da empresa.
2 - Perda de talentos para a concorrência
A rotatividade de colaboradores já é ruim para a empresa, mas pode ser ainda pior quando esses talentos vão para a concorrência. Após algum tempo trabalhando na empresa, o profissional acumula conhecimento profundo sobre os produtos, serviços e clientes. Perder esse capital intelectual para uma empresa concorrente significa perder informações estratégicas (que muitas vezes não são documentadas) e habilidades que são difíceis de substituir. Isso pode comprometer o crescimento da empresa e atrasar projetos importantes.
3 - Impacto negativo no clima organizacional
Quando a promoção é negligenciada, a percepção de injustiça e falta de reconhecimento se espalha entre toda equipe. A sensação de estagnação pode criar um ambiente de trabalho desgastante, onde os funcionários sentem que seus esforços estão em vão. Com isso, o clima organizacional se deteriora, levando a conflitos internos, menor colaboração e menos eficiência no trabalho em equipe.
Percebe que a promoção dos colaboradores é tão importante para o profissional quanto para a empresa?
Quando o RH implementa essas estratégias de promoção, os impactos a médio e longo prazo são positivos para toda organização (inclusive para a performance do profissional de RH).
É importante que a pessoa responsável pelo setor de Recursos Humanos da empresa esteja ciente das estratégias eficientes para o sucesso organizacional e se mantenha sempre atualizada, buscando prever tendências e se preparar para desafios futuros.
Carolina Martins é a especialista em RH com maior número de seguidores no LinkedIn e fala sobre carreira em sua página, auxiliando profissionais a se destacarem na rede de contatos com o Programa Autoridade Executiva. Com 10 anos de experiência, já esteve ao lado de quem contrata e também de quem quer ser contratado. É criadora do Programa Trocando de Empregos, 1º treinamento do país a ajudar profissionais na transição de carreira.