Como avaliar se o candidato tem fit cultural com a empresa?

Conheça a importância de alinhar a cultura da organização com os candidatos ideais

Foto de Carolina Martins

Por Carolina Martins

Especialista em RH com maior número de seguidores no LinkedIn, Carol tem 10 anos de experiência e fala sobre carreira em sua página, auxiliando profissionais a se destacarem na rede de contatos com o Programa Autoridade Executiva.

8 de Agosto de 2024

Leitura de 4 min

Para a Harvard Business ReviewFit Cultural é a probabilidade de alguém refletir e ser capaz de se adaptar às crenças, atitudes e comportamentos centrais que compõem sua organização”. 

Imagine que os colaboradores são engrenagens de uma grande máquina (que é a empresa) e, quando colocadas devidamente nos lugares certos, essa máquina vai funcionar perfeitamente. Mas, se alguma engrenagem não estiver se encaixando corretamente, todo o funcionamento e desempenho da empresa será prejudicado. 

Partindo desse conceito, é preciso compreender a importância de alinhar a cultura da empresa com o candidato já no processo seletivo. 

Índice:

Match Cultural

Mas vamos lá… o “match cultural” não acontece quando o recrutador se identifica com o candidato. Antes da contratação é muito importante que a cultura da empresa tenha sido definida.

Na prática, é necessário realizar uma análise interna e compreender como a cultura é interpretada pelos colaboradores e se no dia a dia da empresa isso é refletido. Você precisa ter a resposta para algumas perguntas, como: 

  • "Como a liderança lida com feedback dos funcionários e que medidas são tomadas para melhorias?"
  • "O processo de tomada de decisões na empresa é centralizado ou descentralizado? Como isso afeta a operação diária?"
  • "De que maneira os funcionários têm voz no processo de decisão?”
  • "Como a empresa aborda riscos e incertezas em relação às novas ideias?"
  • "Existem programas ou iniciativas específicas para fomentar a inovação dentro da empresa?"
  • "Como a empresa incentiva o aprendizado contínuo e o crescimento profissional?"
  • "Quais são os valores centrais da empresa e como eles são incorporados nas práticas diárias?"
  • "Qual é a filosofia da empresa em relação ao equilíbrio entre vida profissional e pessoal?"
  • "Existem práticas específicas para reconhecer e recompensar o bom desempenho?"
  • "Como a empresa se prepara e responde às crises ou situações inesperadas?"

Com base nas respostas das perguntas de investigação da cultura organizacional, será criado o culture code (ou código de cultura), que deve conter a visão da empresa, missão e valores.

Esse material vai guiar o processo seletivo, desde a criação do descritivo da vaga, onde devem ser colocadas as habilidades comportamentais necessárias para garantir o “match cultural” da empresa com o colaborador. 

Já na entrevista, é importante o RH fazer perguntas estratégicas ao avaliar o candidato. Uma dica importante é: evite questões vagas e foque em extrair informações genuínas.

Ao invés de perguntar: “Você lida bem com conflitos?”. Pergunte: “Conte-me sobre uma vez em que você teve que lidar com um conflito em uma equipe. Qual foi o seu papel e como a situação foi resolvida?"

Não pergunte se o candidato lida bem com mudanças. Opte pela pergunta: "Fale sobre uma ocasião em que você teve que se adaptar rapidamente a uma mudança significativa no trabalho. O que você fez para se ajustar?"

Aplique essa regra em outras perguntas da entrevista para identificar características comportamentais do candidato em experiências passadas.

Também é importante o recrutador usar testes comportamentais e dinâmicas em grupos (caso o trabalho em equipe seja importante para o cargo).

Segundo um estudo da Page Personnel, 9 em cada 10 profissionais são demitidos pelo perfil comportamental. Por isso, é tão importante ter um olhar atencioso para as soft skills durante o processo seletivo. 

Quando os valores do colaborador estão em sintonia com a empresa existe mais precisão na contratação - consequentemente aumenta a retenção dos colaboradores -, aumento da coesão entre as equipes e aumento do desempenho e produtividade individual.

É importante ressaltar que os colaboradores são um reflexo da organização. Isso significa que se eles não agem de acordo com a cultura organizacional, há uma discrepância entre a forma como a empresa deseja ser e como ela é representada. 

Entretanto, a maior responsabilidade é da empresa, que deve oferecer um ambiente de desenvolvimento e satisfação para a equipe. Afinal, o “match cultural” é importante para que o colaborador seja feliz e realizado trabalhando naquele ambiente. 

É importante que o profissional de RH tenha conhecimento de temas como este abordado no artigo, para garantir melhor desempenho dos colaboradores e entregar mais resultados na empresa. Com isso, automaticamente o seu crescimento e desenvolvimento profissional é acelerado.

Acesse mais conteúdo de qualidade: clique aqui. 

Carolina Martins é a especialista em RH com maior número de seguidores no LinkedIn e fala sobre carreira em sua página, auxiliando profissionais a se destacarem na rede de contatos com o Programa Autoridade Executiva. Com 10 anos de experiência, já esteve ao lado de quem contrata e também de quem quer ser contratado. É criadora do Programa Trocando de Empregos, 1º treinamento do país a ajudar profissionais na transição de carreira.

Gente e gestão

Compartilhe esse post

Copiar Link
Compartilhar no Whatsapp
Compartilhar no LinkedIn
Compartilhar no Twitter
Compartilhar no Facebook

Veja outros artigos de Carolina Martins