Em quais áreas um gestor de RH pode trabalhar?

Conheça as funções que o gestor de RH pode assumir e como ele pode contribuir para um desenvolvimento sustentável da empresa e de seus colab...

23 de Janeiro de 2025

Leitura de 4 min

Os profissionais de RH desempenham um papel fundamental ao promover a conexão entre a organização e as pessoas que fazem parte dela. Cabe ao gestor dessa área construir uma ponte que permita a colaboração e o alinhamento entre ambos, garantindo uma relação harmoniosa. Com isso em mente, esse profissional pode exercer diversas atividades dentro do setor. Confira em quais áreas um gestor de RH pode trabalhar!

Índice:

O que o gestor de RH faz?

O setor de RH tem um papel crucial na gestão da cultura organizacional de uma companhia. Os profissionais dessa área atuam como um elo entre o capital humano e a empresa, garantindo que a relação de trabalho seja benéfica para ambos os lados.

As responsabilidades de quem atua na Gestão de RH vão muito além das tradicionais tarefas burocráticas, como preparar a folha de pagamento e assegurar o cumprimento das legislações trabalhistas e previdenciárias. 

Esse profissional também desempenha um papel estratégico na motivação e no engajamento dos funcionários, contribuindo diretamente para o sucesso da organização. Além disso, o gestor de RH pode desempenhar outros papéis essenciais para o bom funcionamento de uma empresa. Elencamos alguns deles a seguir!

Áreas de atuação do Gestor de RH

O profissional de Recursos Humanos pode escolher uma atuação de perfil generalista, assumindo diversas responsabilidades dentro da Gestão de RH, ou optar por se especializar em uma das várias áreas disponíveis. Veja quais são essas possibilidades:

Recrutamento e Seleção

Em empresas de médio e grande porte, é comum existir uma equipe exclusiva para cuidar do recrutamento e seleção de novos talentos. Nestes casos, o Gestor de RH é responsável por gerenciar todo o processo seletivo, que inclui a divulgação das vagas, análise de currículos, realização de dinâmicas e entrevistas, escolha dos candidatos e formalização da contratação.

Essa é considerada uma das áreas mais estratégicas para as organizações. Afinal, contratar profissionais que não correspondam aos requisitos ou ao alinhamento cultural da empresa pode gerar impactos negativos para o negócio, como um alto índice de turnover.

Departamento Pessoal

Departamento Pessoal (DP) é responsável por gerir todos os processos legais e burocráticos relacionados aos colaboradores, incluindo o que envolve contratações, pagamentos, desligamentos, afastamentos, férias e outras questões trabalhistas e previdenciárias. Entre suas principais funções, destacam-se:

  1. Folha de pagamento: Essa atividade deve ser realizada pelo gestor de RH seguindo as normas trabalhistas, garantindo que cada colaborador receba o valor correto para sua função e tendo atenção a datas, e variações que podem ocorrer a cada mês.
  2. Controle de ponto e banco de horas: O DP monitora a entrada e saída dos colaboradores, auxiliando na administração do banco de horas e na organização da jornada de trabalho. O gestor de RH também realiza a emissão de relatórios sobre frequência e pontualidade. Esse processo fornece aos gestores de cada setor informações precisas para monitorar o desempenho dos colaboradores.
  3. Gestão de benefícios: A área também é responsável por garantir que convênios, como planos de saúde e odontológicos, estejam em pleno funcionamento. Além disso, administra concessões de licenças, como maternidade e afastamentos por questões de saúde.

Treinamento e Desenvolvimento

Essa área é ideal para profissionais de Gestão de RH que se identificam com educação e desenvolvimento humano. Sua principal missão é promover a capacitação dos colaboradores da empresa.

Os gestores dessa área avaliam o perfil dos funcionários, identificando tanto as competências que precisam ser aprimoradas quanto as necessidades específicas de desenvolvimento alinhadas à cultura organizacional. Com base nessas análises, são elaborados treinamentos personalizados para aprimorar o desempenho dos colaboradores.

Além disso, essa área também incentiva o aprendizado fora do ambiente organizacional, recomendando eventos, palestras e congressos relevantes promovidos por especialistas ou parceiros da empresa. 

Consultoria de Recursos Humanos

A consultoria de RH tem como finalidade diagnosticar a empresa que contrata esse serviço em diferentes aspectos. Para isso, o profissional pode realizar pesquisas de clima organizacional, identificar competências e comportamentos, criar estratégias para retenção de talentos e aprimorar processos relacionados à gestão de pessoas.

Além disso, nesta área, o gestor de RH busca entender as demandas específicas da empresa, propondo alternativas e apoiando a implementação das soluções mais adequadas.

Você trabalha com Gestão de RH? Saiba como o iFood Benefícios pode te ajudar a oferecer vantagens para os colaboradores e deixá-los mais satisfeitos! 

Gente e gestão

Compartilhe esse post

Copiar Link
Compartilhar no Whatsapp
Compartilhar no LinkedIn
Compartilhar no Twitter
Compartilhar no Facebook

Últimas publicações

Mais sobre: Gente e gestão