Metodologia 5s: aplique essa prática e veja a produtividade da sua empresa aumentar!
Saiba como funciona a Metodologia 5s, quais são seus benefícios, como surgiu e como aplicá-la no dia a dia de uma organização.
Por Equipe iFood Benefícios
Você já ouviu o termo metodologia 5S nas empresas? No geral, este é um princípio focado em auxiliar empresas a padronizar processos mais organizados na rotina organizacional para aumentar a produtividade dos colaboradores.
No blog de hoje, vamos explicar o que é a metodologia 5S nas empresas, quais as vantagens de adotar este princípio e como aplicá-lo na sua empresa. Vamos lá?
Índice:
- O que é Metodologia 5s?
- Para que serve esse sistema?
- A importância da Metodologia 5s
- Saiba como surgiu essa metodologia!
- Metodologia 5s: entenda como funciona!
- Vantagens em utilizar a Metodologia 5s nas empresas
- Aprenda como aplicar a Metodologia 5s!
O que é Metodologia 5s?
A metodologia 5S nada mais é do que um conjunto de práticas baseadas em pilares da cultura japonesa para melhorar a qualidade de vida no ambiente de trabalho, reduzir o desperdício — material e energético — e aumentar a produtividade dos colaboradores.
Esta metodologia pode ser utilizada na gestão empresarial das mais variadas empresas. Sempre com o objetivo principal de reestruturar seus processos de maneira mais organizada e otimizar os kpis de performance da equipe.
Para que serve esse sistema?
Podemos dizer que a metodologia 5s serve como uma ferramenta de gestão, com o objetivo de melhorar o clima organizacional, aumentar a produtividade, tornar o ambiente de trabalho mais organizado e seguro, entre outros.
Com seus pilares bem definidos, fica mais fácil saber os pontos que precisam de melhorias e como atuar em cima de cada um deles.
A importância da Metodologia 5s
A metodologia 5s vem para estruturar os processos internos de uma organização. Com isso, através dela consegue-se facilitar operações, trazer mais segurança para o dia a dia, poupar recursos, evitar desperdícios, engajar a equipe em prol de uma melhoria contínua.
Portanto, empresas que apostam nessa metodologia conseguem obter melhores resultados, além de tornar as equipes mais focadas e determinadas. Sua importância é clara e tem impactos positivos a curto e longo prazo, principalmente quando falamos sobre cultura organizacional.
Saiba como surgiu essa metodologia!
O conceito foi desenvolvido no Japão, após a Segunda Guerra Mundial, com o objetivo de ajudar as empresas do país a se reorganizarem durante a crise pós-guerra. Após os ataques a Hiroshima e Nagasaki, o país buscou não só se reerguer, como também avançar economicamente para se tornar a potência mundial que conhecemos hoje.
Os resultados foram tão positivos que a técnica se espalhou pelo mundo. Hoje, ela é considerada a base para a implementação da qualidade total em todos os processos organizacionais.
Metodologia 5s: entenda como funciona!
Como vimos, a metodologia 5S se baseia em 5 principais pilares que, na cultura japonesa, conhecemos como sensos.
Dessa forma, o termo “5S” é uma representação das 5 palavras que expressam os princípios desses sensos:
- Seiri: senso de utilização;
- Seiton: senso de organização;
- Seiso: senso de limpeza;
- Seiketsu: senso de normalização;
- Shitsuke: senso de disciplina.
Neste sentido, cada uma destas palavras indica um princípio para aplicar na rotina organizacional da empresa:
Seiri (senso de utilização)
O primeiro S da metodologia se refere ao uso consciente — e eficiente — de recursos. O objetivo é manter no ambiente de trabalho apenas o que é realmente útil para o desempenho das atividades.
Para isso, é importante realizar um levantamento completo dos materiais e arquivos da empresa — tanto os físicos quanto os digitais. Assim, é possível ter clareza total dos itens para separar e descartar aquilo que já não tem utilidade.
Desse modo, garante-se um ganho na redução do acúmulo físico e digital. E, consequentemente, na diminuição das distrações do ambiente. O que tem um impacto direto na concentração e produtividade dos colaboradores.
Seiton (senso de organização)
Concluída a primeira etapa da metodologia 5S, é hora de organizar o que ficou. Dessa forma, tudo aquilo que é classificado como útil deve ser organizado com fácil acesso para cumprir o seu papel.
Por isso, o segundo S não deixa margens para mesas desorganizadas ou arquivos espalhados. Nesta etapa, é fundamental organizar o ambiente de trabalho e manter tudo em seu devido lugar.
Por mais simples que pareça a iniciativa, o resultado pode ser uma grande redução do desperdício de tempo gasto para encontrar itens necessários para o dia a dia. Assim, este tempo poderá ser empenhado em tarefas que realmente importam.
Seiso (senso de limpeza)
No terceiro dos 5S nas empresas, o foco é trabalhar a limpeza. Principalmente, associando o conceito a uma responsabilidade tanto coletiva, quanto individual.
Neste cenário, cada colaborador é responsável por cuidar da limpeza e manutenção do seu espaço de trabalho. Bem como dos espaços comuns utilizados pela equipe.
Além disso, este conceito também pode se estender aos cuidados pessoais do profissional.
Afinal, quando praticamos o autocuidado e nos apresentamos adequadamente, podemos nos sentir mais confortáveis e pertencentes ao ambiente. O que reflete diretamente no clima organizacional e na produtividade individual e coletiva.
Seiketsu (senso de normalização)
As três primeiras etapas da metodologia 5S têm o objetivo de preparar o ambiente e os colaboradores para uma mudança na rotina organizacional. Como uma verdadeira “faxina” na empresa.
Dessa forma, o quarto S do processo busca tornar estes novos padrões sistematizados e inseridos nas políticas e na cultura da organização. Afinal, a metodologia e todas as etapas anteriores terão sido em vão se não forem incorporados à rotina de toda a equipe.
Shitsuke (senso de disciplina)
Por fim, o último S da metodologia 5S refere-se ao senso de disciplina para fazer destes novos padrões um hábito na rotina organizacional. Assim, este é o momento de desfrutar as mudanças trazidas pela iniciativa.
Mas, para que esta sensação se mantenha, é fundamental ter disciplina na transformação de hábitos para que todo o trabalho não se perca. Por isso, é necessário que o senso da importância deste processo seja trabalhado junto de toda a equipe.
Além disso, é importante reservar momentos de feedback sobre o impacto do 5S na empresa. Dessa forma, gestores e colaboradores poderão trocar experiências sobre o processo e encontrar novos pontos de melhoria.
Vantagens em utilizar a metodologia 5s nas empresas
É fato: o resultado obtido pela aplicação de metodologias como a 5S nas empresas pode ser sentido desde o primeiro momento da sua primeira etapa.
Entretanto, a médio e longo prazo, as vantagens para a rotina interna da empresa tendem a ser ainda maiores. Algumas das principais que para observar são:
- Melhora da qualidade de vida no trabalho;
- Aumento da qualidade no desempenho de tarefas;
- Aumento da produtividade;
- Facilidade para detecção de erros visíveis;
- Ambiente de trabalho mais saudável;
- Melhoria das relações interpessoais;
- Base sólida para implementação de outras metodologias.
Aprenda como aplicar a Metodologia 5s!
De maneira resumida, é possível implementar a metodologia 5S a partir de 4 etapas básicas:
- Escolha de influenciadores;
- Estudo do cenário atual;
- Implementação prática da metodologia;
- Avaliação constante dos resultados.
Confira a seguir mais detalhes sobre cada uma delas.
Escolha de influenciadores
Neste contexto, os influenciadores são os colaboradores que serão responsáveis por apresentar à equipe os benefícios do processo. Além de garantir que as práticas sejam executadas no momento adequado.
Estudo do cenário atual
Em seguida, é preciso fazer um estudo do cenário atual da organização para identificar quais são os principais problemas internos da organização. Bem como de que maneira o 5S nas empresas poderá contribuir para resolvê-los.
Implementação prática da metodologia
Com este planejamento pronto, é hora de realizar a implementação do projeto propriamente dito. É preciso um esforço de todos os envolvidos para alcançar os resultados esperados. Por isso, aqui é fundamental a participação de gestores, influenciadores e de toda a equipe.
Avaliação constante dos resultados
Por fim, é importante medir o impacto da iniciativa na produtividade e no clima organizacional da empresa. Além de acompanhar diariamente a evolução da mudança de hábitos entre os colaboradores.
Não há como negar que a metodologia 5S é uma ótima maneira para melhorar o desempenho dos profissionais. Mas, além dela, também é possível oferecer benefícios para engajar ainda mais os funcionários da sua empresa.
Por isso, se você está determinado a conquistar colaboradores mais engajados e comprometidos, clique aqui e conheça o iFood Benefícios.