Liderança humanizada: vulnerabilidade e crises

Descubra quais os frutos da mentoria e como as empresas podem implementá-la
15 de Agosto de 2025
Leitura de 6 min
A mentoria é o processo de orientação e compartilhamento de conhecimento promovido por uma pessoa com grande bagagem profissional a outra com menos experiência.
Essa é uma forma de capacitar colaboradores para que tenham melhor desempenho na empresa e em sua carreira como um todo.
Essa troca pode ter diversos formatos, seja em duplas de mentor e mentorado ou em grupos maiores em que o especialista acompanha e ensina várias pessoas de uma vez.
Programas de mentoria têm se tornado cada vez mais populares nas empresas devido aos diversos benefícios, como desenvolvimento de talentos, controle de rotatividade, aumento de produtividade e qualidade, aprendizado e atualização, construções de laços interpessoais, incentivo ao trabalho em equipe e networking.
Para que projetos do tipo aconteçam nas empresas, a presença do RH é indispensável na organização, implementação e mensuração de resultados, sempre visando a evolução e bem-estar dos colaboradores.
Índice:
Os benefícios da mentoria podem ser observados por diferentes estatísticas:
O formato da mentoria pode variar de acordo com os objetivos e necessidades dos envolvidos. No geral, alguns tipos são relativamente comuns dentro das empresas.
Gerentes e outros colaboradores em cargos seniores oferecem orientação e suporte às pessoas com menos experiência e que buscam crescer na carreira.
A mentoria pode incluir definição de metas, aquisição de novas competências e habilidades, identificação de oportunidades, design de PDI (Plano de Desenvolvimento Individual), etc.
Os gestores também devem adquirir novos conhecimentos para se tornarem melhores líderes.
Nesse caso, o mentor é um líder ou alguém que já foi líder e que tem muita experiência na área. Essa pessoa pode ensinar sobre gerenciamento de riscos e crises, coordenação de equipes, tomadas de decisão, habilidades de comunicação, visão estratégica, etc.
Competências específicas podem ser aprendidas ou aprimoradas em programas de mentoria, sejam elas de caráter técnico ou socioemocional.
Isso é importante para que os colaboradores se aperfeiçoem diante das novidades do mercado e possam se manter atualizados.
Empresas que buscam atender demandas relacionadas a questões relacionadas ao meio ambiente, saúde e diversidade e inclusão podem buscar especialistas no assunto para promover essas pautas no ambiente organizacional.
Desde que tenham autoridade no assunto, os mentores podem ser de dentro ou fora da empresa, oferecendo orientação e diretrizes para executivos, gerentes e colaboradores.
Nesse caso, o programa de mentoria tende a mexer com a estrutura da cultura organizacional para que as mudanças tenham efeitos de verdade.
No modelo de mentoria reversa, são os mais jovens e menos experientes que ensinam os profissionais com maior experiência profissional.
Na maioria das vezes, os conteúdos trabalhados envolvem tecnologia, saúde mental e problemáticas sociais que ditam o mercado de trabalho atual, mas que não existiam ou não eram tão relevantes há alguns anos.
Esses programas são muito valiosos para atualizar os mais velhos e mantê-los no ambiente ocupacional, algo muito importante para combater o etarismo.
Cada programa tem a sua própria estrutura, o que pode diferenciar as fases da etapa de criação.
No entanto, existem elementos que devem existir no planejamento e aplicação de qualquer mentoria.
Todo projeto precisa de um motivo para existir. Qual o propósito do programa e o que se espera de seus resultados?
Isso pode ser determinado com base em diversos indicadores, como feedbacks das equipes, taxas de produtividade e participação, índice de satisfação, gastos, etc.
Junto ao RH, os departamentos interessados podem coletar essas informações para convencer a alta gestão a investir em mentoria.
A seleção dos mentores é um passo fundamental para o sucesso do programa. Além de experiência nos temas, é muito importante que os orientadores tenham boa didática para ensinar e possam oferecer as ferramentas necessárias aos mentorados.
Os especialistas podem fazer parte da empresa ou ser contratados de maneira terceirizada. Da forma que acharem mais justa, a compensação pelo serviço deve ser acordada entre os envolvidos.
Com a ajuda dos mentores e dos líderes, a fase de elaboração vai determinar qual o melhor formato para cada programa.
Alguns exemplos comuns incluem a mentoria individual — em que mentor e mentorado formam uma dupla —, mentoria em grupo ou micromentoria (de curta duração).
Também vale definir como o aprendizado tomará forma. O mentor pode disponibilizar materiais em texto ou vídeos, acompanhar o colaborador no dia a dia ou ministrar aulas em horários determinados pelo RH e gestor direto do mentorado.
Quando o programa estiver definido, o RH deve divulgá-lo para a empresa, seja via e-mail, em grupos de mensagens instantâneas, reuniões virtuais/presenciais ou por meio dos líderes de cada setor.
Nesses comunicados, é importante explicar, de forma clara e objetiva, como funcionam os programas, quais temas serão abordados, quem são os mentores, quais benefícios a mentoria deve trazer e como isso se encaixa na rotina operacional.
Interessados pelos programas podem se inscrever por e-mail, formulários, avisando a seus gestores, etc. Se o número de candidatos ultrapassar o limite de participantes, é preciso selecionar os mentorados com base em critérios diferentes, como ordem de inscrição, maior compatibilidade de função com os conteúdos a serem ensinados, urgência, entre outros.
Os interessados que ficarem de fora podem aguardar em uma lista de espera para que participem da próxima leva do programa.
Com base nos resultados e nas percepções de mentores, mentorados e os líderes envolvidos no projeto, a eficácia do programa deve ser avaliada.
Pesquisas de satisfação, reuniões regulares e feedbacks diretos são algumas formas de mensurar a efetividade da mentoria. Também é interessante comparar resultados de antes e depois dos programas, observando dados relacionados a incidência de erros, otimização de tempo, produtividade, engajamento, qualidade de entregas e custos.
Essas respostas ajudam a detectar pontos de atenção e a desenvolver os ajustes cabíveis.