Matriz Nine Box: como funciona e sua relevância para o RH das empresas
Saiba como funciona a Matriz Nine Box e como ela pode mudar a relação entre líderes e colaboradores.
Por Equipe iFood Benefícios
As avaliações de desempenho são ferramentas essenciais para que os profissionais saibam como se desenvolver dentro da organização. Uma das metodologias mais utilizadas é a Matriz Nine Box, que de maneira simples e intuitiva oferece informações preciosas tanto para o colaborador quanto para o gestor.
Se você não sabe muito bem como funciona a Matriz Nine Box, continue a leitura. A seguir vamos falar mais sobre as suas funcionalidades e como aplicar no seu contexto de trabalho.
Confira!
Índice:
- O que é a Matriz Nine Box?
- Como funciona a Matriz Nine Box?
- Aplicação da Matriz Nine Box no RH
- Benefícios da Matriz Nine Box
- Aplicando a matriz na prática: por onde começar?
- Conclusão
O que é a Matriz Nine Box?
Também chamada de 9 box ou Matriz 9 Box, ela nada mais é do que uma metodologia que visa avaliar o desempenho dos colaboradores de uma organização. Quando uma empresa deseja ter uma gestão estratégica de pessoas, logo aplica-se a Matriz Nine Box, por conta dos resultados que ela oferece.
Através dela é possível entender quais pontos precisam ser melhorados e o que já está acima da média. Esse é o termômetro para que as lideranças entendam qual o melhor caminho para lidar com cada colaborador: investir em treinamentos, oferecer uma promoção, uma alteração de setor, entre outros.
Portanto, nota-se a importância dessa metodologia para o dia a dia do RH. A gestão de recursos humanos passa a ser muito mais eficaz e benéfica para o sucesso da organização.
Origem e evolução
Sua origem é datada no início dos anos 70, contexto em que as empresas se tornavam cada vez mais inovativas e precisavam de uma boa estrutura para lidar com essas criações. Assim, a princípio, a 9 box tinha o objetivo de mostrar onde a empresa deveria investir seus recursos, ou seja, indicava onde a organização obteria mais lucro e resultados.
Como funciona a Matriz Nine Box?
Como o próprio nome diz, a matriz é composta por nove caixas, distribuídas entre os eixos vertical (potencial) e horizontal (desempenho). Cada caixa deve conter uma das características do colaborador, que foram identificadas ao longo do tempo pelo gestor. A partir disso, segue-se para a avaliação.
Eixo Horizontal: desempenho
O eixo horizontal diz respeito ao cumprimento dos objetivos, ou seja, indica qual o nível que o colaborador está em relação ao seu desempenho: abaixo do esperado, dentro do esperado e acima do esperado.
Eixo Vertical: potencial
O eixo vertical diz respeito sobre a competência e o potencial que o colaborador tem. Dessa forma, o potencial pode ser baixo, médio e alto.
Os quadrantes da Matriz
Cada quadrante mede o nível de potencial e desempenho de cada característica do colaborador, podendo ser alocada em:
- insuficiente;
- questionável;
- enigma;
- eficaz;
- mantenedor;
- forte desempenho;
- comprometido;
- forte desempenho;
- alto potencial.
Aplicação da Matriz Nine Box no RH
Por ser uma metodologia de avaliação, essa ferramenta pode ser uma grande aliada dos times de recursos humanos. Através dela é possível avaliar o desempenho dos colaboradores, identificar talentos e desenvolver a liderança.
Avaliação de desempenho
Como falamos, a avaliação de desempenho pode ser feita a partir da matriz nine box, identificando fragilidades, fortalezas e oportunidades de crescimento. Dentro da matriz pode ser avaliada qualquer característica do colaborador, desde hard skills a soft skills. Além disso, também pode estar alinhada a um plano de carreira para ajudar na evolução profissional.
Identificação de talentos
Saber quais são os principais talentos da empresa ajuda a aproveitar da melhor forma os recursos humanos, alocando funções que façam sentido com as competências de cada um. Se a matriz nine box identifica muitos pontos fortes, sinal de que aquele profissional certamente tem um enorme potencial para trazer ótimos resultados para a organização.
Desenvolvimento da liderança
A liderança também pode ser avaliada através da matriz nine box, pois, assim como qualquer outro colaborador, também podem evoluir e se desenvolver dentro do seu campo de atuação. Isso também ajuda a identificar se a liderança está alinhada com o fit cultural da empresa.
Benefícios da Matriz Nine Box
Uma metodologia que sobreviveu anos na história e continua sendo amplamente utilizada, certamente tem seus benefícios, não é mesmo? Confira a seguir quais são eles!
Tomada de decisões informadas
Ao inserir a nine box no contexto da sua empresa, os colaboradores passam a compreender sobre as impressões que seus gestores têm do seu trabalho e as expectativas para o futuro. Com isso, qualquer decisão tomada é informada com antecedência e já está dentro do que foi combinado previamente na análise de desempenho.
Foco no desenvolvimento individual
A matriz 9 box tem como foco apenas a avaliação individual, sendo uma excelente ferramenta para medir a performance de cada profissional. A partir dela, o gestor consegue oferecer um feedback mais assertivo e direcionado, levando em consideração as peculiaridades de cada liderado.
Alinhamento com objetivos estratégicos
Por conter os eixos de desempenho e potencial, a matriz 9 box é uma ferramenta que consegue se alinhar aos objetivos estratégicos da corporação. Portanto, a avaliação de performance passa a ser muito mais estratégica e eficaz para o que a empresa espera para o seu futuro.
Aplicando a matriz na prática: por onde começar?
Agora que você já sabe o que é a matriz nine box, como ela funciona e quais são seus principais benefícios, chegou a hora de saber como aplicá-la na prática. Confira o passo a passo a seguir.
Identifique os critérios de avaliação
Cada contexto organizacional influencia nas escolhas dos critérios de avaliação. Entretanto, existem alguns caminhos que são comuns a qualquer profissional, como avaliar as habilidades de liderança, competências técnicas, capacidade de aprendizado, adaptabilidade, entre outros.
Com isso, o primeiro passo é definir quais serão as competências avaliadas na 9 box.
Coleta de dados
Antes de iniciar, é importante que a pessoa que irá aplicar a matriz 9 box tenha um contexto prévio do avaliado, para que os resultados sejam assertivos. Portanto, busque reunir informações sobre o indivíduo, como as últimas avaliações de desempenho, últimos feedbacks, opiniões de colegas de equipe, autoavaliações e demais informações pertinentes.
Defina os eixos da Matriz
Os eixos da nine box podem ser personalizados de acordo com o contexto organizacional ou com o objetivo da avaliação. Entretanto, a clássica matriz possui o eixo horizontal representando o desempenho atual e o eixo vertical representando o potencial futuro. Analise e veja se esse tipo de estrutura faz sentido para o teste.
Classificação dos indivíduos
Em cada item avaliado, coloque o indivíduo em sua posição, baseado na sua performance. As células ou caixas são numeradas de 1 a 9, sendo 1 para baixo potencial e desempenho, e 9 para alto potencial e desempenho.
São esses números que ajudarão a identificar pontos fortes e fracos, além dos potenciais de crescimento.
Interpretação das células
Cada célula da matriz diz respeito a uma categoria diferente de indivíduos, e geralmente se dividem em três categorias principais. É importante saber interpretá-las para ter resultados fiéis à realidade.
Quadrante Superior Direito (Topo Direito)
São as pessoas com alto desempenho e alto potencial, considerados talentos com bastante potencial de crescimento. Geralmente tendem a se desenvolver para ocupar cargos de liderança ou cargos mais estratégicos dentro da organização.
Quadrante Inferior Direito (canto inferior direito)
Esses indivíduos possuem um desempenho superior, porém seu potencial é limitado. Assim, podem ser cotados para funções de liderança de curto prazo, sem uma promessa de escalonamento para cargos mais altos e estratégicos, por não serem os candidatos ideais.
Quadrante Superior Esquerdo (canto superior esquerdo)
Esses profissionais possuem bastante potencial, porém seu desempenho atual deixa a desejar. Vale avaliar se há uma baixa motivação e o que pode estar afetando o seu desempenho. Diante disso, são pessoas que podem se desenvolver para cargos de liderança no futuro.
Ações de desenvolvimento
A partir dos resultados obtidos por meio das classificações da matriz, crie um plano de desenvolvimento individual para cada colaborador. Dentro dessa jornada de aprimoramento, vale incluir treinamentos, mentorias, projetos especiais e outras oportunidades de aprendizado.
Monitoramento e reavaliação
De tempos em tempos é importante retomar a matriz nine box para entender a evolução de cada colaborador. Ela não é uma matriz estática, portanto, acompanhar regularmente o progresso faz parte do processo. Não hesite em realizar ajustes, quando necessário. Afinal, à medida que os profissionais evoluem, isso altera a configuração da matriz.
Comunicação
Mesmo que os resultados não sejam bons ou não estejam dentro do esperado pelo colaborador, é importante comunicar esses dados com clareza e transparência. Isso mostra seriedade e incentiva o profissional a se comprometer com seu desenvolvimento pessoal, além de manter a motivação por mais tempo.
Conclusão
A matriz nine box tem inúmeras finalidades e suas vantagens são o que a torna um diferencial dentre as demais metodologias do mercado. Agora que você já aprendeu mais sobre esse método, chegou o momento de aplicar em sua organização e colher os frutos dessa iniciativa.
Além de trazer clareza sobre os próximos passos, ela também estimula os colaboradores a serem cada vez melhores. Ao falar sobre motivação e engajamento, destacamos também o papel dos benefícios corporativos nesse contexto.
Os benefícios corporativos são ótimas ferramentas para estimular os colaboradores e para recompensar pelo bom desempenho. Se você deseja alinhar as duas estratégias, conheça o iFood Benefícios, o cartão que reúne diversos benefícios em um só lugar!