Indicadores de Desempenho: conheça os diferentes tipos e melhore a gestão da sua empresa!
Indicadores de desempenho são aliados na gestão de empresas. Conheça os principais e como podem ajudar sua organização!
Por Larissa Trento Oliveira
Realizar a gestão de uma empresa definitivamente não é uma tarefa fácil, independentemente do porte da companhia. Afinal, há tantos setores, máquinas e tarefas com diversos agentes, que facilmente é possível desencadear problemas e afetar a produtividade da corporação. Nesse cenário, os indicadores de desempenho são grandes aliados para a construção de um controle ativo e assertivo sobre a organização.
Esse é um método simples e rápido para entender como está o andamento da produção da organização, de seus processos internos, externos e até mesmo do setor financeiro. Assim, toda a gestão se torna bem mais eficiente e eficaz.
Sabendo disso, criamos aqui um artigo completo com tudo que você precisa saber sobre o que são os indicadores de desempenho, bem como quais são os melhores para medir e acompanhar a sua empresa. Continue a leitura e descubra muito mais!
Índice:
- O que são Indicadores de Desempenho?
- Para que serve o KPI?
- Saiba qual a sua importância para as empresas!
- Conheça os tipos de Indicadores de Desempenho
- Aprenda a construir indicadores-chave de desempenho
- Saiba como aplicar KPI’s nas empresas
O que são Indicadores de Desempenho?
Os KPIs, ou indicadores de desempenho, são indicadores-chave de desempenho que analisam o progresso em direção a um resultado pretendido.
Por exemplo, os KPIs fornecem um foco para a melhoria contínua operacional, criando uma base analítica para a tomada de decisões. Além disso, ajudam a concentrar a atenção no que é mais importante em uma organização.
Para que serve o KPI?
Basicamente, entende-se que os KPIs fazem com que seja entendido plenamente se as metas e objetivos definidos pela liderança estão alinhados com as necessidades da empresa de acordo com os indicadores de gestão.
Desse modo, os indicadores de desempenho servem como uma ferramenta de comunicação indireta entre líderes e colaboradores, visto que comunicam o desempenho de um ou mais processos ao longo de um determinado período.
Saiba qual a importância dos indicadores de desempenho para as empresas!
Os indicadores de desempenho organizacional podem ser grandes aliados de quem deseja tornar sua empresa mais fluida e livre de gaps. No entanto, para que eles possam ser realmente efetivos é necessário que sejam aplicados de maneira correta.
Ao determinar quais são os KPIs ideais para a sua empresa, fica mais fácil analisar o seu crescimento. Além disso, esses dados ajudam em uma tomada de decisão mais assertiva, já que nenhuma ação será realizada baseada em achismo.
Conheça os tipos de Indicadores de Desempenho
Comumente os indicadores de uma empresa se dividem de acordo com seus setores. É imprescindível organizar cada fim com cada contexto, para empregar sua intenção com o setor correto.
Dessa forma, confira abaixo alguns exemplos de indicadores bem populares dentro das organizações.
Indicadores de capacidade
Esse tipo de KPI está diretamente relacionado com o poder produtivo da empresa. Ou seja, qual a sua capacidade geral de produção, quando está funcionando com força total, com seu quadro de funcionários completo e todas as máquinas em atuação.
Indicadores de produtividade
Os indicadores de produtividade medem o desempenho dos colaboradores da empresa e tratam sobre o quanto a empresa está produzindo em relação à sua capacidade total. Aqui são levados em consideração também os fatores relacionados ao tempo de produção dispensado em cada item ou serviço.
Indicadores de qualidade
Esse KPI está relacionado ao nível dos produtos ou serviços que a empresa está criando. Ou seja, o tamanho de sua qualidade em relação à capacidade produtiva total. Para que seja analisado comumente, a gestão realiza contas relacionadas ao número total de itens criados x a quantidade de produtos passíveis de serem repassados aos clientes.
Indicadores de lucratividade
Como o próprio nome indica, os indicadores de lucratividade fazem parte da lista de KPIs financeiros. Eles levam em conta o valor de receita que a empresa obtém depois de produzir todos os seus ítens, produtos, distribuí-los e comercializá-los.
Indicadores de ticket médio
O ticket médio é uma expressão utilizada na área de vendas, e se refere ao cálculo de faturamento em determinado período / quantidade de clientes ativos no período. Através dele é possível ter a média de gastos que os clientes geralmente têm com a sua empresa, quais são os clientes que compram mais, entre outros.
Indicadores de ROI
A sigla ROI significa Retorno sobre o Investimento, e seu papel é identificar quanto de lucro se obteve mediante determinado investimento. Isso acontece muito nas campanhas de marketing e vendas. Dessa forma, ROI = (Receita – custo) / custo.
Indicadores de Turnover
O turnover é a taxa que mede a rotatividade de funcionários em uma organização. Quanto mais alta for essa taxa, pior é para o cenário da empresa, principalmente quando se fala em clima organizacional. Portanto, é um KPI essencial para a área de RH acompanhar.
Indicadores de Competitividade
Importante indicador para entender como a empresa está crescendo, comparando com seus concorrentes no mercado. Isso envolve tanto a parte de inovações e até de infraestrutura.
Indicadores de Rentabilidade
Totalmente voltado para o faturamento e receita da empresa. Seu papel é medir o quanto a empresa tem sido rentável e se há êxito econômico.
Indicadores de Efetividade
Esse indicador é a união dos conceitos de eficiência e eficácia, sendo responsável por mostrar quais os impactos que o produto ou serviço que a empresa oferece está tendo na vida dos clientes e do mercado em geral.
Aprenda a construir indicadores-chave de desempenho
Para saber como construir um KPI, é necessário entender quais são os principais objetivos que se deseja alcançar dentro de uma empresa com a realização de uma tarefa.
Após ter o objetivo em mente, é fundamental buscar qual fator relevante servirá como variável para a tomada de decisão com base no desempenho das tarefas delegadas.
Existem, no entanto, alguns exemplos de KPI que você pode utilizar como base de trabalho. São eles:
Índice de Churns
Churn significa evasão de clientes. Assim, resumidamente, este índice verifica o número de clientes que saíram da empresa em um determinado período.
Sem dúvidas, estar com o índice Churn sobre controle é uma garantia de que a empresa vai bem e tem pouca rotação de clientes.
Net Promoter Score (NPS)
O NPS calcula a probabilidade dos clientes atuais de uma empresa recomendarem o negócio para outras pessoas.
Basicamente, trata-se de uma pesquisa que vai medir quão satisfeitos os clientes estão com os serviços e produtos ofertados pela empresa.
Porcentagem de clientes ativos
Esse índice ajuda empresas a acompanharem quantos clientes estão ativos atualmente e quais são suas ações referentes aos produtos e serviços ofertados pela marca. Além disso, ele possibilita que seja feita uma previsão daqueles clientes que estão prestes a deixar o seu negócio por meio de uma análise de uso de ferramentas e contato com a empresa.
Esse índice é, portanto, fundamental para qualquer empresa, uma vez que verificando quais são os possíveis clientes que podem deixar um negócio, pode-se planejar ações para que a situação se reverta com antecedência.
Logística
O KPI na logística verifica se os produtos e/ou serviços de uma empresa estão sendo entregues dentro do prazo combinado.
Retorno de investimentos em Marketing
O ROI de Marketing mede a relação direta entre receita e custos gerados por uma campanha de Marketing.
Esse indicador-chave de performance garante que as empresas saibam se estão tendo o retorno esperado no desenvolvimento e execução de uma ação de Marketing, considerando o tempo e o dinheiro investidos na sua produção.
Customer Lifetime Value (CLV)
O CLV indica o valor de receita que cada cliente de uma empresa representa para o negócio durante todo o tempo de parceria. Por exemplo, se um custo para adquirir um cliente é maior do que o retorno que ele gera para a empresa, é muito provável que o negócio fique no prejuízo, por isso se atentar a esse KPI é fundamental.
Custo de Aquisição de Clientes (CAC)
Da mesma maneira que o CLV, o Custo de Aquisição de Clientes é um KPI fundamental para qualquer negócio, visto que se o CAC estiver muito alto significa que as estratégias desenvolvidas pela empresa não estão sendo eficazes o bastante para gerar rentabilidade para o negócio.
Taxa de Conversão (Win Rate)
O Win Rate quantifica os leads que se transformaram em clientes.
Muito utilizado nos setores de Marketing e Vendas, esse KPI garante que empresas tenham acesso ao modo como os clientes se tornaram clientes, além de poderem verificar se as estratégias implementadas estão dando o resultado esperado.
Saiba como aplicar KPI’s nas empresas
Como você pôde perceber, os indicadores de desempenho são grandes aliados das empresas que desejam manter uma rotina rígida em sua gestão. Através deles é possível ver, entender e acompanhar melhor o cenário da companhia, dirigindo-a para os caminhos passíveis de maior sucesso.
No entanto, não é apenas o ramo empresarial que tem feito uso dos indicadores de desempenho. Recentemente, o Ministério da Saúde informou que passará a destinar as verbas para os estados de acordo com seus níveis de desempenho, os quais serão calculados através dos mais variados indicadores.
Nesse contexto fica evidente que, independentemente da área, ramo ou nicho que a sua empresa trabalha, fazer uso dessas ferramentas pode ser uma ótima maneira de torná-la mais eficaz. Sendo assim, acompanhe abaixo algumas dicas práticas para aplicar o exemplo de KPIs na prática.
Defina quais serão os principais objetivos
Como citamos anteriormente, os indicadores de desempenho de uma empresa têm diversas aplicações para diferentes objetivos. Isso significa que, na prática, a empresa precisa primeiramente entender o que deseja mensurar antes de começar a fazer uso de indicadores.
Nesse momento é necessário ter em mente os principais gaps e problemas identificados da empresa, para fazer uso de KPIs realmente úteis. Sendo assim, ferramentas, como a matriz de risco, podem ser implementadas anteriormente, visando uma escolha mais efetiva.
Integre objetivos e KPIs
Acima citamos vários exemplos e tipos de indicadores de desempenho comuns dentro das empresas. Nesse cenário é essencial entender os objetivos definidos e aliá-los com os KPIs, que trarão resultados mais efetivos para a companhia, de forma a fazer um combo poderoso de acompanhamento.
Além disso, é sempre importante dizer que uma empresa pode criar seus próprios indicadores de desempenho de acordo com as suas necessidades. Desse modo, a análise obtida através deles se tornará ainda mais assertiva.
Escolha responsáveis pela implementação
Comumente os indicadores de desempenho são implementados e analisados pelos gestores, tendo em vista que é deles a principal responsabilidade de manter a empresa dentro de bons níveis produtivos.
No entanto, como existem indicadores de desempenho até mesmo para analisar o trabalho da própria gestão, é essencial ter um cronograma e uma lista exata sobre os principais responsáveis pela implantação e acompanhamento de resultados dos indicadores. Desse modo, assegura-se um processo mais efetivo, com assistência rápida em qualquer problema.
Tenha sempre uma comunicação efetiva
Ao utilizar indicadores é evidente que, em algum momento, problemas serão descobertos. Nesse sentido, fará-se ainda mais importante uma comunicação limpa e efetiva com os funcionários e demais membros das equipes.
Reuniões gerais, individuais e fornecimentos de feedbacks deverão fazer parte da rotina corporativa, visando uma melhora imediata dos fatores constatados. Com isso, a empresa agilizará seus processos de identificação de erros, falhas e implementação de processos, tornando-se mais rápida em todos os setores.
Faça uso da tecnologia
Utilizar a tecnologia é uma das dicas mais importantes quando se trata de trabalhar com o uso de indicadores de desempenho. Afinal, através dela é possível ter um acompanhamento ágil sobre todos os processos, com a vantagem de não perder nenhum dado ou informação importante.
Para isso, pode-se utilizar variados sistemas e softwares, escolhendo-os de acordo com as necessidades da companhia. Um exemplo é o Conta Azul, voltado para a gestão financeira. Ele permite acompanhar não apenas da área de receita, mas informações sobre capital de giro, emite boletos e notas fiscais e proporciona a administração de estoque.
Além dele, outro sistema interessante, fácil e rápido é o Trello. Criado com base na metodologia Kanban e no uso de quadros, é ideal para quem precisa acompanhar projetos de maneira bem visual, com base em indicadores produtivos.
No texto de hoje, você conseguiu aprender o que é KPI e o que ele representa para as organizações. Uma boa maneira das marcas implementarem essa ferramenta e garantirem a motivação de seus funcionários está no fornecimento de benefícios. Nada melhor que um cartão que beneficia a todos, não?