Tipos de Liderança: confira qual perfil combina mais com a sua empresa!
Quer ser um líder de sucesso? Confira como se adaptar às novas e constantes exigências para conseguir crescer
Por Equipe iFood Benefícios
Afinal, por que é importante conhecer os tipos de liderança existentes no mercado?
Mais do que nunca, as empresas precisam saber atrair, inspirar e formar novos talentos. Já que o momento atual pede cada vez mais uma perspectiva multifacetada, com uma diversidade de olhares e experiências capazes de resolver as questões mais complexas das relações de consumo de bens e serviços – que estão sempre em constante mutação.
E, sem dúvida alguma, é nesse aspecto em que mais pesa o estilo de liderança a ser adotado pelo gestor. Saber aproveitar e desenvolver os talentos e habilidades de cada colaborador, para diferentes perspectivas, está entre os ingredientes principais de uma receita de sucesso.
Deseja entender melhor sobre a importância de uma boa liderança, quais características são essenciais em um líder e os principais tipos de liderança? Então continue a leitura!
Índice:
- O que é Liderança?
- Diferenças entre Líder e Chefe
- Liderança X Gestão: é a mesma coisa?
- A importância de uma boa liderança!
- As características de um bom líder
- Tipos de Liderança: conheça os 4 principais!
O que é Liderança?
A liderança é uma habilidade bastante valorizada no meio profissional, e diz respeito àquelas pessoas que sabem ser influentes positivamente dentro da organização.
Entretanto, vale destacar que a liderança não é uma qualidade restrita a pessoas que ocupam cargos de gestão. Ela se refere muito mais à postura que o profissional tem no dia a dia do que a sua hierarquia na corporação.
Dessa forma, pessoas que sabem despertar a melhor versão dos seus colegas de trabalho, que conseguem tomar frente em um projeto e tem visão de querer atingir seus objetivos, são líderes natos, mesmo não ocupando cargos de liderança.
Diferenças entre Líder e Chefe
Como falamos anteriormente, o líder é capaz de incentivar a melhor versão das pessoas, tendo uma postura colaborativa no dia a dia. Em contrapartida, o Chefe possui uma postura mais autoritária, sendo visto como alguém que impõe ordens e não prioriza as relações humanas.
Sabe aquela frase de Maquiavel, em O Príncipe, “É preferível ser temido a ser amado?”, o chefe acredita que essa é a verdade universal. Assim, é comum ver chefes não consultando outras opiniões e acreditando que a sua decisão é a única que importa.
Portanto, o chefe não se preocupa em criar um ambiente saudável para se trabalhar. Enquanto isso, o líder trabalha diariamente para criar um bom clima organizacional e mais fluidez na comunicação com o time.
Liderança X Gestão: é a mesma coisa?
Tendo a liderança como uma habilidade, podemos adiantar que ela não é a mesma coisa que “gestão”.
A gestão se refere ao cargo que o profissional ocupa, tendo um papel essencial em gerir pessoas, cuidar de processos rotineiros, manter o foco da equipe e implementar a cultura da empresa no dia a dia.
Já a liderança envolve um olhar estratégico, visando resultados, inspirando o time a enfrentar novos desafios e a se destacar a longo prazo no mercado.
A importância de uma boa liderança!
A liderança é uma fonte de inspiração e uma referência de postura para os demais profissionais. Dessa forma, uma boa liderança é capaz de aumentar a produtividade da equipe, além de tornar o ambiente saudável e agradável para se trabalhar.
Bons líderes formam e desenvolvem bons profissionais. Assim, a organização passa a ficar recheada de talentos dispostos a dar o seu melhor diariamente em prol do sucesso do negócio.
As características de um bom líder
Afinal, como ser um bom líder? Existem algumas características que são essenciais para se construir uma boa liderança.
Um ponto importante é que os líderes devem ter uma visão objetiva dos resultados que desejam alcançar com sua organização – seja no curto, médio e longo prazo.
E, sobretudo, eles devem, também, ter a capacidade de se comunicar bem com todos os níveis hierárquicos e demonstrar um espírito de equipe e colaboração.
Aliás, uma boa comunicação tem sempre um papel chave em qualquer relação – sem ela, teremos equipes à deriva, sem saber bem onde chegar ou como chegar.
Confira a seguir outras características de um bom líder.
Tem um bom conhecimento técnico
Para saber orientar e treinar o seu time, é preciso que o líder domine bastante a sua área de atuação. Além disso, é preciso estar sempre antenado às tendências do mercado e aos fatores que podem ter influência sobre suas decisões.
Líderes que conseguem reunir informações de forma ágil estão mais preparados para tomar decisões mais precisas. E ter agilidade é fundamental para sobreviver nesse ambiente tão fluído, em que a cada dia um novo desafio pauta nossas ações diárias.
Se preocupa em desenvolver Soft Skills
Também é importante considerar que, atualmente, para os novos líderes, os conhecimentos técnicos são muito valiosos, mas o desenvolvimento de qualidades interpessoais – também conhecidas como soft skills – são o grande desafio e uma das maiores armas quando o assunto é liderança.
Por meio da personalidade, das aptidões mentais, emocionais e sociais é que se obtém o engajamento, a motivação e a produtividade de uma equipe. Sendo assim, vivência, autoconhecimento e empatia podem ajudar no fortalecimento dessas competências.
É motivador e empático
A paixão pelo que se faz é capaz de inspirar e entusiasmar uma equipe como nenhum outro motivador – ou dificilmente esses líderes conseguirão obter os resultados desejados e levar cada membro do seu time a dar o seu melhor independentemente da situação.
Sobretudo, é preciso dar espaço para que os colaboradores desenvolvam as atividades conforme sua capacidade, experiência e escopo de trabalho, incentivando a autogestão e o comprometimento e a responsabilidade para com as tarefas individuais e da equipe.
Se empenha em criar um bom clima organizacional
Embora falemos sempre de empresas, é preciso ter em mente que uma empresa é feita de pessoas – que terão origens, vivências, objetivos e necessidades diferentes.
Dessa forma, o desafio de um líder gestor também consiste em unir essas pessoas, com o que cada uma pode trazer de melhor, para alcançar um objetivo em comum.
Para início de conversa, é preciso trabalhar para criar um bom ambiente de trabalho para que a equipe possa ter um bom rendimento. A cobrança por resultados pode acontecer, mas a microgestão de atividades deve ser evitada.
Afinal de contas, ninguém gosta de ser cobrado insistentemente. E se o líder opta por centralizar todas as decisões e monitorar constantemente as tarefas da equipe, isso acaba tendo o resultado inverso.
Cultiva a cultura do feedback
Dar feedback e, principalmente, pedir feedback, é essencial para que a troca entre líder e liderados seja proveitosa. Esse tipo de prática gera conexão e maior liberdade para que os colaboradores se abram sobre qualquer assunto e queiram se desenvolver constantemente.
Além disso, é uma maneira de humanizar as relações de trabalho, mostrando que o líder também está numa posição que pode ser melhorada e aprimorada, e que ouvir o que sua equipe tem a dizer é muito importante para que isso aconteça.
Possui uma boa comunicação com os liderados
A comunicação é essencial para fortalecer laços e criar um canal livre para discussões saudáveis. É comum que profissionais se sintam, de certa forma, intimidados pela liderança. Porém, ao ter um bom relacionamento interpessoal com toda a equipe, o líder tira do radar esse tipo de visão e torna a rotina muito mais leve.
Agora que você conheceu algumas das principais características de um bom líder, vamos falar sobre os estilos de liderança. Ao conhecê-los, você entenderá ainda melhor como exercer a liderança de forma eficaz de acordo com cada objetivo traçado.
Tipos de Liderança: conheça os 4 principais!
Há, atualmente, uma grande variedade de tipos de liderança e é certo que o estilo mais apropriado a se seguir vai depender de alguns fatores, como a função do líder, do perfil dos colaboradores e da situação e dos objetivos a serem alcançados pela organização – seja em um departamento específico, seja na empresa como um todo.
A seguir, preparamos uma lista com as características dos tipos de liderança mais comuns e mais usados atualmente.
Liderança autocrática
O estilo autocrático é um dos mais antigos e talvez esteja com os dias contados nas empresas modernas. Isso porque esse estilo de liderança é centrado em uma única figura de poder.
Por muito tempo esse estilo fora classificado enquanto o mais eficiente para a tomada de decisões rápidas, principalmente em meio a grandes crises. Além disso, acreditava-se que os trabalhadores seriam inspirados pelo espírito e visão empreendedora de um grande chefe.
Entretanto, a liderança autocrática detém toda autoridade e responsabilidade, e cabe aos subordinados somente acatar e implementar as decisões, sem espaço para discussão das questões.
E assim, além de não se desenvolverem profissionalmente, os colaboradores se sentem constantemente desvalorizados e desmotivados, pois não são ouvidos e raramente suas experiências são levadas em conta pelo gestor.
Sendo assim, essas situações desestimulam a criatividade e inovação nas organizações, vantagens competitivas essenciais para aqueles que desejam estar à frente na concorrência do mercado atual.
Liderança democrática
Este estilo, também conhecido como liderança participativa ou compartilhada, é uma forma de liderança na qual os membros de determinado grupo assumem um papel mais preponderante e atuante no processo de tomada de decisão.
É um estilo em que a atuação do líder é construída em torno da ideia de consenso e colaboração, com base em princípios como escuta e avaliação conjunta. É uma maneira capaz de criar um ambiente em que os funcionários se sentem mais valorizados e comprometidos com o alcance dos objetivos organizacionais.
Nesse contexto, é bastante importante que o líder saiba agir como um mediador para garantir que quaisquer problemas entre os subordinados sejam resolvidos rapidamente.
Liderança situacional
A liderança situacional faz parte de uma teoria desenvolvida em 1969 por Paul Hersey e Ken Blanchard, e diz respeito a uma abordagem que procura se moldar de acordo com a variação das situações e problemáticas da empresa.
Ou seja, nesse estilo não existe o pensamento de que uma abordagem seja mais eficiente que outra. O que prevalece é a busca pelo desenvolvimento de habilidades organizacionais que estejam adequadas a cada momento e contexto.
E tudo isso exige que os gestores tenham intensa dedicação e análise de seus objetivos e capacidades dos indivíduos da equipe. Nesse sentido, é preciso que possuam intenso conhecimento a respeito do nível de maturidade de cada membro da equipe, para que entendam a forma mais efetiva de conduzi-los.
Liderança transformacional
Dentre os tipos de liderança esse é o estilo em que os líderes motivam os colaboradores a buscarem resultados indo além de suas capacidades.
Por conta disso, a abordagem tende a ter seguidores mais comprometidos e satisfeitos e, de modo geral, trazem mais resultados às empresas.
O foco dessa estratégia de liderança está em possibilitar que as equipes sejam sempre criativas e com olhar para o futuro, para que, assim, encontrem as melhores soluções para os problemas e demandas do trabalho.
Por conta disso, esse estilo é uma das abordagens que vêm sendo mais pesquisadas e debatidas. Afinal, os líderes e estudiosos do assunto estão em busca dos melhores métodos de gestão que possibilitem desenvolver tanto o indivíduo quanto a equipe.
De forma geral, na abordagem transformacional todos participam e se responsabilizam pelos resultados. Aqui, o microgerenciamento deve ser esquecido, e as equipes também devem estar presentes desde o início da formulação dos planos estratégicos.
Nesse sentido, os líderes devem permitir que seus liderados tenham espaço para tentativa e erro em suas soluções, para que assim consigam compreender e alcançar a melhor proposta para o produto final.
Portanto, é preciso que os gestores desenvolvam suas capacidades para lidar com crises e emoções, pessoais e de sua equipe. Além do reconhecimento de desempenho, o ideal é que também valorizem o empenho e dedicação de cada um durante o projeto.
E para que tudo isso aconteça, os pilares para a melhor execução da liderança, transformacional estão na disponibilização de ferramentas necessárias para o trabalho e uma comunicação aberta e transparente.
Então, gostou do conteúdo sobre os tipos de liderança? Esperamos que ele lhe ajude a construir uma liderança eficaz. Esse é o momento para o bom líder aprender a gerenciar melhor seus comportamentos e alcançar o sucesso.
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