Tendências em Recrutamento e Seleção que você precisa saber!
Conheça as principais tendências em recrutamento e seleção para que a sua empresa saia na frente da concorrência.
Por Equipe iFood Benefícios
Manter-se em constante atualização sobre o mercado e, principalmente, sobre a sua área de atuação, é saber aproveitar oportunidades. Identificar as tendências em recrutamento e seleção pode fazer a sua empresa crescer e sair na frente da concorrência.
Para tornar o seu RH mais estratégico, confira as principais tendências do mercado quando falamos sobre recrutamento e seleção de pessoas. Aproveite para colocar em prática aquelas que a sua empresa ainda não adotou!
Índice:
7 tendências em recrutamento e seleção
Ao observar o mercado, vemos uma constante evolução e atualização dos processos, principalmente quando falamos sobre os processos de recursos humanos. Com isso, estar por dentro do que é novo pode agregar e muito a atividade profissional dessa área. Confira as 7 tendências de recrutamento e seleção a seguir.
1. Inteligência artificial (IA) e automação de processos
A inteligência artificial tem sido bastante utilizada nas etapas iniciais do processo de recrutamento e seleção. Sua aplicação acontece para automatizar a triagem de currículos, auxiliar no agendamento de entrevistas e analisar dados para identificar os perfis de candidatos que mais se adequam às vagas.
2. Ênfase na experiência do candidato
A experiência do candidato no processo seletivo da sua organização pode ser muito melhor através da personalização. Assim, desde a candidatura até o processo de integração pode ser mais positivo por meio de uma comunicação mais humanizada e individualizada.
3. Diversidade e inclusão
Apostar em diversidade e inclusão nos processos seletivos agrega bastante valor à empresa. Para isso, é importante eliminar vieses inconscientes e criar um ambiente inclusivo para todos os colaboradores e candidatos. Procure boas práticas de D&I e inclua nos processos de recrutamento e seleção.
4. Recrutamento em redes sociais e plataformas online
Para encontrar os candidatos ideais, é preciso estar onde eles estão. Por isso, cada vez mais as empresas precisam ter presença digital e investir em divulgações de vagas nas redes sociais. Assim, promove-se a marca empregadora e a interação com os candidatos acontece de forma mais direta e personalizada.
5. Análise de dados para tomada de decisão
Os dados estão cada vez mais presentes nos processos de RH. Através deles, é possível estabelecer um padrão de contratação que costuma ter êxito e, assim, realizar admissões mais assertivas. Além disso, é possível prever tendências e tomar decisões a partir desses cenários.
6. Recrutamento remoto e flexível
Os trabalhos remotos e flexíveis são uma realidade e uma tendência forte para o futuro. Portanto, as empresas que buscam otimizar seus processos de recrutamento e seleção para torná-los mais acessíveis de qualquer lugar do mundo, acabam saindo na frente.
Oferecer oportunidades mais flexíveis também acabam atraindo os olhares dos principais talentos do mercado, tornando a organização um lugar desejado para se trabalhar.
7. Desenvolvimento de skills e aprendizagem contínua
Os processos seletivos também podem ser um lugar de aprendizagem e desenvolvimento de habilidades. O foco na evolução constante dos funcionários é uma tendência cada vez mais forte, em que os treinamentos corporativos e cursos livres passam a fazer parte do dia a dia dos profissionais.
Como a empresa deve se preparar?
Diante de todas essas tendências, como as empresas devem se preparar para conseguir executá-las? Pode parecer complicado mudar, mas, certamente será um grande investimento para o negócio. Vale a pena!
Avaliação das necessidades
Comece avaliando as necessidades atuais e futuras da organização. A partir desse cenário, entenda quais são os profissionais que podem fazer a diferença e alinhe as estratégias de recrutamento e seleção para atraí-los. Assim há uma concordância entre os objetivos do negócio e as novas contratações.
Investimento em IA
Investir em IA é investir no futuro. Portanto, o RH pode adotar plataformas de recrutamento e seleção baseadas em inteligência artificial e demais tecnologias para aumentar a eficiência do seu trabalho. Isso também ajuda a oferecer uma melhor experiência para os candidatos.
Fortalecimento do employer branding
O employer branding é essencial para melhorar qualquer processo de recrutamento e seleção. Através dele, as empresas podem mostrar as qualidades da organização e atrair pessoas alinhadas com a cultura interna.
Dessa forma, é importante investir em uma forte presença online e offline, dando destaque aos valores e propósito da organização, e aos benefícios oferecidos aos colaboradores. Isso alinha as expectativas com o público externo.
Treinamento para os recrutadores
Treinar os recrutadores e gerentes para essa nova visão, voltada para a diversidade e inclusão, é essencial para minimizar vieses inconscientes durante todas as etapas de contratação. Isso torna o processo seletivo mais aberto a todas as pessoas.
Flexibilidade e adaptação
Para que o dia a dia da empresa funcione para pessoas em trabalho remoto, é importante desenvolver práticas e políticas internas para essa modalidade. Isso começa a partir do recrutamento e vai até a integração e gestão de tarefas. Portanto, é preciso se adaptar às necessidades do trabalho flexível.
Revisão das estratégias
Revisar as estratégias constantemente é o que faz a sua empresa se destacar no mercado. Isso mostra interesse em se manter atualizado e a melhorar continuamente. Assim, a organização mantém-se competitiva e atraente para os maiores talentos.
Conclusão
Seguir tendências pode trazer resultados incríveis. Quando falamos sobre os processos de recrutamento e seleção e demais atividades do time de recursos humanos, isso se torna ainda mais evidente.
O mercado de trabalho sofre atualizações constantes, e acompanhar essas mudanças faz-se necessário para continuar com uma boa visibilidade frente aos concorrentes e para atrair candidatos.
Uma outra tendência no mercado é o investimento em benefícios corporativos e em uma remuneração mais diversificada. Dessa forma, investimentos em cultura e educação tornaram-se um grande diferencial.
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