Confira os modelos de currículo mais eficientes para 2025

Você sabe o que é eneagrama? Confira como este modelo de teste de personalidade pode otimizar a gestão de pessoas!
3 de Maio de 2024
Leitura de 7 min
Você sabe o que é eneagrama? Se você pensou na figura geométrica, a resposta está certa. Mas ela ainda pode ir além: o eneagrama é uma técnica de autoconhecimento que pode ajudar a otimizar a gestão de pessoas de uma empresa.
Isto porque esta metodologia ajuda a descobrir detalhes da personalidade e pontos fortes e fracos de desempenho. Assim, é possível trabalhar estes pontos e explorar o potencial pleno de desenvolvimento na vida pessoal e profissional.
Neste sentido, não é difícil supor que esta pode ser uma técnica muito útil para o setor de RH, certo? Por isso, hoje vamos falar sobre o que é eneagrama e como este método pode contribuir para auxiliar pessoas e empresas a conquistarem grandes resultados.
Índice:
O eneagrama é um modelo de teste de personalidade. Ou seja, uma metodologia para identificar e descrever características pessoais que indicam traços de personalidade que podem ser observadas no dia a dia.
O modelo do eneagrama realiza esta análise baseado em nove tipos de personalidade:
A partir desta análise, o eneagrama traz à tona a consciência sobre padrões de comportamento construtivos e destrutivos. Além de ser utilizado para indicar maneiras de trabalhar estes pontos e potencializar o desenvolvimento pessoal.
O termo eneagrama vem do grego, da junção das palavras “ennea”, que significa “nove”, e “grammos”, que significa figura ou desenho.
Os registros já apontam indícios de uso deste modelo para explicar o comportamento humano desde o século IV. Tudo isto influenciado pelos monges do cristianismo na cidade de Alexandria.
No entanto, o eneagrama moderno, mais próximo do que conhecemos hoje, foi elaborado pelo pesquisador boliviano Oscar Ichazo em 1950. À época, Ichazo falou sobre o assunto em sua obra “Enneagon of Ego Fixations” — ou “Eneágono das fixações do Ego, em tradução literal.
Foi a partir deste momento que o pesquisador começou a ensinar a técnica em workshops de desenvolvimento pessoal. Daí em diante, a abordagem foi atualizada e otimizada até chegar ao RH de grandes empresas.
O símbolo do eneagrama consiste em um círculo, um triângulo e uma figura geométrica com 9 pontas, em que cada ponta corresponde a um tipo de personalidade. A ideia do círculo — também chamado de Lei do Um — é mostrar que o processo evolutivo é contínuo, ou seja, que o fim é sempre o início de um novo ciclo, e que cada indivíduo possui uma realidade única.
Já o triângulo, chamado também de Lei dos Três, mostra que tudo é único, porém pode ser percebido de três formas: através da ação, emoção e razão.
Por fim, temos o Héxade, chamado também de Lei do Sete ou Lei das Oitavas, que demonstra que tudo está em movimento e se transformando a todo instante. Dessa forma, serve para explicar a evolução emocional constante.
Existem 4 etapas que compõem o processo de aplicação do teste eneagrama. Confira quais são!
Antes de tudo, é preciso selecionar um teste confiável, validado e que seja, preferencialmente, baseado em teorias e estudos sólidos sobre o eneagrama. Na internet existem diversos testes do eneagrama disponíveis, basta saber escolher o ideal.
Seja autocrítico e reflita sobre as perguntas antes de respondê-las. Dessa forma, busque responder de forma sincera e honesta, para que o teste tenha um resultado verdadeiro. O objetivo do teste é trazer orientações internas e motivações subjacentes, não se resumindo a comportamentos.
Após o término do teste, aplica-se o sistema de pontuação para determinar qual o tipo de personalidade predominante. A análise acontece a partir das respostas computadas e das características associadas a cada tipo de personalidade do sistema eneagramático.
Por fim, temos o resultado do teste de personalidade, indicando qual foi o tipo encontrado. A partir disso, obtém-se informações sobre o tipo de personalidade, como traços, comportamento, características, desafios, motivações e mais.
Dessa forma, o ideal é que o teste seja aplicado por um profissional especializado, principalmente da área da saúde mental, para uma análise mais completa. Além disso, é uma oportunidade para discutir quais caminhos seguir a partir dos resultados obtidos.
Como vimos na hora de entender o que é eneagrama, esta técnica se baseia em nove tipos base de personalidade humana. Cada uma delas indicando características específicas do indivíduo.
Por isso, é importante conhecer quais são estes tipos base de personalidade para poder reconhecer alguns traços na sua equipe e otimizar a dinâmica de grupo. No geral, eles se resumem em:
1.Perfeccionista: pessoas perfeccionistas tendem a focar sua atenção nos erros e no que deve ser corrigido;
2. Prestativo: os prestativos geralmente querem ser amados pelos outros. Para isso, buscam ajudar em todas as situações possíveis;
3. Bem-sucedido: pessoas bem-sucedidas são competitivas e desejam o sucesso na vida pessoal e profissional. Elas precisam de reconhecimento e podem sentir medo de fracassar e serem rejeitados;
4. Individualista: os individualistas são introspectivos e mais focados no
autoconhecimento e na autocompreensão;
5. Observador: observadores tendem a passar a maior parte do tempo observando e analisando para adquirir mais conhecimento sobre as pessoas e sobre o mundo;
6. Questionador: pessoas questionadoras são céticas, atentas e desconfiadas. Geralmente, elas têm medo do desconhecido e preferem estar preparadas para quaisquer mudanças;
7. Sonhador: os sonhadores estão sempre buscando pela felicidade. São pessoas otimistas e divertidas, prontas para embarcar em novas ideias a qualquer momento;
8. Confrontador: os confrontadores também são chamados de líderes. Eles se motivam pela ação e conseguem confrontar os demais motivando-os a atingir os objetivos do grupo;
9. Pacifista: pessoas pacifistas buscam a união entre o grupo. Por isso, são especialistas em resolver discórdias e conflitos organizacionais.
No contexto empresarial, esta técnica tem sido muito utilizada para otimizar a gestão de pessoas e a seleção de novos talentos.
Afinal, os gestores podem utilizar esta ferramenta como uma maneira de conhecer os pontos fortes e fracos de personalidade, capacidade de liderança, trabalho em equipe, comunicação e relacionamento interpessoal dos colaboradores ou possíveis colaboradores.
Assim, este conhecimento aplica-se na otimização e delegação de tarefas, fazendo com que as atividades se destinem às pessoas que têm as características para desempenhá-las com o maior aproveitamento possível.
Além de garantir mais eficiência ao processo de seleção, já que os gestores poderão identificar quais candidatos têm maior afinidade com a vaga e com a missão e valores da empresa. O que gera uma grande economia de tempo e custos e índice de incompatibilidade futura.
Mesmo para os mais céticos, que não acreditam no potencial desta análise mesmo depois de entender o que é eneagrama, existem dados que comprovam os benefícios desta estratégia para as empresas.
De acordo com o Relatório de Benchmark, publicado pela Enneagram in Business Network (EIBN), empresas que aplicam o eneagrama têm um crescimento expressivo em diversas habilidades. Entre elas:
As principais aplicações do eneagrama na comunicação interna incluem entendimento das diferenças nos estilos de comunicação, otimização da comunicação entre setores e minimização de conflitos baseados nos tipos do Eneagrama.
Outro grande benefício do eneagrama é a melhoria da interação entre pessoas dos nove tipos de personalidade. Assim, é possível otimizar o clima organizacional e proporcionar um ambiente de trabalho mais saudável.
Além disso, esta aplicação permite que as pessoas tomem decisões mais estratégicas a partir da percepção do eneagrama.
Tanto os colaboradores, que terão consciência da tendência dos seus padrões comportamentais, quanto os gestores, que poderão alinhar estas características às tarefas da organização.
O eneagrama promove um maior autoconhecimento, o que colabora ativamente para o crescimento dos colaboradores. Se conhecer é o primeiro passo para saber o que pode melhorar e o que deve se aperfeiçoar.
Dessa forma, entender o que é eneagrama pode ser o primeiro passo para transformar positivamente o ambiente organizacional. Mas, sabe qual pode ser o segundo? Oferecer o iFood Benefícios para seus funcionários. Clique aqui e conheça mais sobre os benefícios do iFood para a sua empresa!