Transportadora aproxima equipes de todo o país com eventos virtuais
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Com o projeto batizado de Renove-C, a companhia renovou sua cultura organizacional unindo pontos fortes de todas as empresas adquiridas
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17 de Fevereiro de 2025
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Fundada em 2001, a Comerc Energia vivenciou, a partir de 2021, um cenário de crescimento acelerado, resultado do aumento de seu escopo de trabalho e da aquisição de diversas outras empresas do setor. Diante desse cenário, a área de gente e cultura percebeu que era preciso reformular a cultura da empresa para atender ao novo momento do negócio e traçar caminhos claros para o futuro.
“Havia uma grande colcha de retalhos”, conta Marina Pimenta Gazeti, diretora de Gente & Gestão, Comunicação e HSE (Health, Safety & Environment) da Comerc. “Muitas pessoas vinham de empresas grandes, outras de empresas pequenas. Existiam algumas diferenças de cultura e era preciso não só alinhar o jeito Comerc de ser, mas também garantir um senso de reconhecimento e pertencimento”, diz.
Marina lembra, inclusive, que alguns funcionários chegavam a dizer em reuniões: “Vocês da Comerc…”, como se eles mesmos não fossem parte da companhia. Situações como essa levaram a empresa a desenvolver um projeto de renovação cultural batizado de Renove-C.
Índice:
Ao longo de 2022, a empresa deu início ao projeto com a fase de diagnóstico da cultura vigente, buscando responder perguntas sobre as fortalezas da companhia e também seus pontos fracos. Nessa etapa, foi utilizado o Instrumento de Avaliação da Cultura Corporativa (OCAI, na sigla em inglês) para elencar os elementos culturais que deveriam ser mantidos, os que deveriam ser incentivados e os que precisavam ser eliminados.
Os profissionais encarregados desse trabalho perceberam, por exemplo, que havia uma cultura de clã, originada da forma como a empresa se estruturou historicamente, em sociedade. Havia o lado positivo dessa cultura, como a intensa colaboração, amizade e respeito, mas também o negativo, como o hábito das pessoas se protegerem entre si e de não terem coragem de enfrentar problemas que precisavam ser resolvidos.
“Fizemos diversos encontros com a alta liderança para entender a estratégia de negócios e como a cultura estaria alinhada com ela dali para frente, servindo de incentivadora e impulsionadora”, conta Soraia Costa Takeda, gerente de Cultura e Talentos da Comerc.
A etapa seguinte, em 2023, foi a de definição da nova cultura desejada, estabelecendo o “jeito Comerc de ser” com cinco valores: protagonismo com colaboração, resultado com sustentabilidade e segurança, excelência com paixão, superação com respeito e eficiência com agilidade.
Em março daquele ano, o Renove-C foi apresentado oficialmente a toda a companhia, durante um evento presencial em uma sala de teatro em São Paulo, com transmissão ao vivo para funcionários em outras cidades. O mestre de cerimônias foi Fábio Porchat, que apresentou o show “Que História É Essa, Comerc?” (inspirado em seu programa de TV “Que História É Essa, Porchat”), entrevistando no palco três funcionários da empresa com relatos pessoais de superação e renovação.
O evento contou ainda com a participação do consultor de cultura Rogério Cher, que falou sobre o medo natural de mudanças e os processos para abraçar etapas de renovação. Por fim, o então CEO da companhia, Andre Dorf (que deixou a Comerc em dezembro de 2024), e o fundador da empresa, Kiko Vlavianos, apresentaram o novo momento da Comerc e explicaram o motivo do Renove-C. “Eles deixaram claro que havia um respeito pela cultura de todos e que a nova Comerc unia os pontos fortes de todas as empresas recém-adquiridas”, explica Soraia.
Após o evento, os funcionários encontraram todos os escritórios com identidade visual renovada, refletindo o novo “jeito Comerc de ser”. O beija-flor foi escolhido como símbolo do projeto Renove-C por ser sinônimo de movimentação ágil, destreza e coração valente.
“Nossa maior preocupação foi criar o Renove-C e estabelecer o novo momento cultural da Comerc de modo que estivesse plenamente alinhado com a estratégia de negócios da companhia. A cultura está totalmente atrelada ao negócio e aos resultados. Se não for assim, vira um papo vazio de RH”, analisa Marina.
As lideranças passaram por um ciclo de seis encontros, sendo que cada reunião abordou um dos cinco valores da companhia, enquanto o sexto encontro foi reservado para dúvidas. Todos os business partners também passaram por treinamento para disseminar os ensinamentos do Renove-C e levar o novo momento cultural a cada canto da empresa, seja uma usina, seja um escritório.
Com a inauguração oficial do Renove-C, a Comerc ampliou a divulgação do projeto, criando um documentário disponível na plataforma de educação corporativa da companhia, onde todos podem assistir à trajetória da empresa ao longo dos anos. O setor de gente e cultura também passou a adotar a estratégia definida pelo Renove-C em suas novas contratações, com foco em pessoas com o perfil renovado desejado pela Comerc, e no processo de onboarding.
Tanto Marina quanto Soraia acreditam que a avaliação de desenvolvimento anual se tornou mais assertiva com o Renove-C, com lideranças mais preparadas para conectar o fit cultural aos resultados e ao negócio. Segundo elas, antes era comum que comportamentos considerados inadequados fossem relevados e não reportados, pois o foco estava na entrega dos resultados. Agora, ainda que a Participação nos Lucros e Resultados (PLR) tenha sido mantida como meta, há feedbacks assertivos sobre questões comportamentais e os pontos fortes e fracos do funcionário em relação à cultura Comerc e seus cinco valores.
“Isso está influenciando positivamente, inclusive, o planejamento sucessório da companhia, pois priorizamos a aderência cultural no crescimento da carreira”, explica Soraia.
Após a criação do Renove-C, a área de gente e cultura percebeu que os novos contratados já entram mais alinhados com os valores da Comerc. “Conversando com pessoas que estavam nos primeiros meses na companhia, 70% citaram o senso de pertencimento e colaboração como um fator muito perceptível na cultura do dia a dia”, conta Marina.
Segundo a equipe de RH, muitos candidatos passaram a procurar a empresa depois de terem visto os valores corpporativos nas redes sociais; eles sentiram uma conexão e desejavam trabalhar na Comerc.
*Conteúdo inédito da Think Work Lab para o Acrescenta, do iFood Benefícios. Em breve, também disponível no Think Work Lab, na área exclusiva para assinantes.