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O papel estratégico de Business Partner na sua empresa

A posição de business partner (BP) é muito necessária em empresas médias e grandes por conta da quantidade de colaboradores delas. Claro que...

Por Equipe iFood Benefícios

A posição de business partner (BP) é muito necessária em empresas médias e grandes por conta da quantidade de colaboradores delas. Claro que empresas menores também podem desempenhar esse papel na área de RH, auxiliando as lideranças a conduzirem o negócio e desenvolverem os seus times da melhor forma.

Continue a leitura e saiba mais sobre o papel estratégico desse profissional, o que ele faz, como contratar e mais detalhes da sua carreira.

O que é um business partner?

Um business partner no RH é um profissional que trabalha em contato direto com a liderança das áreas da empresa para apoiar e direcionar o desenvolvimento com foco nas metas organizacionais. Na prática, é a pessoa que une a estratégia de negócio com uma boa gestão de pessoas.

O que é ser um partner?

Podemos dizer que ser um partner é conhecer profundamente o modelo de negócio, processos internos e externos da organização, desde o seu nível estratégico até o operacional da rotina no dia a dia das equipes.

Ele é capaz de auxiliar os gestores em alcançar o máximo de eficiência nas atividades e guiá-los de acordo com a estratégia macro dos negócios. 

Dois parceiros de trabalho conversando e sorrindo.
O business partner ou BP precisa identificar gaps de recursos humanos, compreender e alinhar os objetivos de negócios e unificar esses conhecimentos à gestão de pessoas.

O que um business partner faz?

O profissional do RH que desempenha o papel de BP é a principal ponte entre a gestão dos colaboradores e os resultados de desempenho da empresa. Garantindo, assim, um acompanhamento estratégico e operacional para o atingimento das metas traçadas.

O business partner precisa trabalhar com base em dados, como é o caso dos indicadores de jornada de trabalho, produtividade e outras métricas mapeadas pelo RH. Dessa forma, consegue identificar gargalos na operação dos times e propor ações de melhoria.

Separamos as principais atividades exercidas pelo business partner. São elas:

Treinar e desenvolver equipes

Com a aplicação das melhores metodologias, o business partner consegue auxiliar no desenvolvimento de times de alta performance, focando na eficiência operacional e aumento da produtividade.

Desenvolver bons líderes

Ao mesmo tempo que busca treinar as equipes, o desenvolvimento constante dos líderes é um importante potencializador dos resultados. Eles auxiliam no reforço do alto desempenho dos seus liderados, considerando o equilíbrio entre motivação, performance e qualidade de vida.

Analisar dados e métricas do RH

Como já mencionado antes, o profissional de BP no RH realiza suas tomadas de decisões com base em dados e métricas específicas para cada objetivo. Quando se trata de estratégia do negócio, os dados são fundamentais para identificar possíveis problemas e propor soluções.

Traçar planos de ação

Os planos de ação fazem parte da rotina de um business partner, já que ele precisa agir para melhorar processos, eficiência operacional e gestão de pessoas com o apoio dos líderes. Tudo isso precisa ser bem estruturado e desempenhado por meio de planos estratégicos e táticos para atingir as metas da empresa.

Melhoria contínua de processos

O profissional está sempre em contato com as lideranças da organização para entender quais processos estão gerando gargalos na operação e propor melhorias em relação a eles.

Nesse momento, ter processos bem estruturados e mapeados é essencial para uma melhor visualização estratégica por parte do BP.

Alinhar visão estratégica e operacional

Com uma visão muito clara dos processos operacionais e a estratégia da empresa, o business partner consegue relacionar esses dois aspectos para as melhores tomadas de decisão e execução de planos mais assertivos.

Qual o papel estratégico do Business Partner?

O papel desempenhado pelo business partner é de extrema importância nas empresas, principalmente naquelas que não tem uma cultura de proximidade entre as áreas. Isso fica ainda mais evidente quando falamos da gestão de pessoas e da área específica de negócios da organização.

Nesse aspecto, o profissional de BP no RH tem papel estratégico fundamental de identificar problemas, avaliar as melhores ações para solucionar ou melhorar os processos, além de repassar as informações entre as áreas e os gestores.

Por que contratar um Business Partner?

Integrar a estratégia dos negócios com gestão de pessoas, valores organizacionais e cultura da empresa não é para qualquer um. O profissional qualificado para essa função é peça-chave para o crescimento e desenvolvimento dos talentos. E, com isso, também observamos melhoras nos resultados e evolução dos negócios.

Contratar um business partner pode ser o que o seu RH está precisando para atuar de forma mais tática e protagonista, apoiando os gestores na liderança dos seus times e auxiliando nos processos organizacionais. 

Homem contratando uma nova funcionaria.
Para atuar de forma estratégica, o business partner precisa definir indicadores de performance que façam sentido aos objetivos da organização e pautar suas decisões com o uso de dados.

A carreira

Uma pesquisa feita com dados do Novo CAGED, eSocial e Empregador Web apontou que o cargo de business partner está em baixa no mercado. Considerando o período de setembro de 2021 até agosto de 2022, houve uma queda de 0,88% nas contratações formais registradas em carteira de trabalho em regime integral.

Qual a formação necessária para se tornar um business partner?

Não há uma formação específica necessária para exercer a função de business partner em uma organização, mas, ao mesmo tempo, precisam ser profissionais extremamente competentes e experientes da área de Recursos Humanos.

As qualificações variam de acordo com as habilidades técnicas, comportamentais e interesses do colaborador. Eles podem ser formados em Administração, Psicologia, Comunicação Social, já terem atuado como gestores de RH, entre outros.

A experiência na área torna esses profissionais aptos a planejar e executar suas responsabilidades com eficiência e excelência, com foco na alta performance.

As competências necessárias

A posição de business partner exige boas habilidades de comunicação interpessoal e, principalmente, gestão de pessoas – ponto imprescindível para que essa função seja desempenhada com sucesso.

Além disso, é importante ser um profissional flexível, compreensivo, diplomático quando necessário, com ótima capacidade de argumentação e dinamismo no dia a dia.

Como se tornar um business partner

Para se tornar um business partner, é necessário desenvolver e aprimorar as competências mostradas no item anterior. Caso você já tenha muita experiência com gestão de pessoas, pode seguir trabalhando nos seguintes aspectos:

  • Busque entender o negócio como um todo, não apenas o que se refere ao RH;
  • Ajude a sua organização a melhorar o ambiente de trabalho com pequenas propostas;
  • Seja um profissional com olhar cada vez mais generalista e estratégico, focado nos objetivos da empresa e no apoio às lideranças.

E o salário?

Novamente de acordo com dados do Novo CAGED, eSocial e Empregador Web, um Business Partner ganha, em média, R$ 4.911,07 para jornadas de trabalho de 42 horas semanais.

Tendo como faixa salarial entre R$ 3.650,00 e R$ 11.660,55, com média do piso salarial 2022 de R$ 4.776,94.

A pesquisa também mostrou a diferença da média salarial conforme a senioridade do profissional. 

  • Business Partner Júnior: R$ 5.117,20;
  • Business Partner Pleno: R$ 5.788,73;
  • Business Partner Sênior: R$ 6.953,60.

Quando falamos de profissionais PCDs (Pessoas Com Deficiência), a mesma pesquisa mostrou que a média salarial em todo o Brasil é de R$ 4.751,98 para jornadas de trabalho de 41 horas semanais.

Conclusão

Neste artigo, você conferiu o quanto um Business Partner é importante para as empresas que tem como foco alcançar os melhores resultados com gestão de pessoas e estratégias eficientes.

Cada vez mais a área de RH tem desempenhado atividades como a real protagonista da organização, trabalhando em melhorias, redução de turnover e satisfação dos colaboradores. Atrair bons profissionais é importante, mas manter aqueles que já temos e ajudar no desenvolvimento deles é ainda melhor.

Se gostou deste conteúdo, não deixe de conferir os outros que temos sobre o assunto aqui no blog do iFood Benefícios. Aproveite e conte com a gente!

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Gente e gestão

Equipe iFood Benefícios

3 de Maio de 2024

Leitura de 7 min