Nova plataforma do CoE Votorantim acelera desenvolvimento

Batizada de Auga, a plataforma aumentou o engajamento dos funcionários em suas jornadas de autodesenvolvimento

Foto de Think Work

Por Think Work

Desde 2020, a Think Work existe com a missão ajudar o RH a transformar o mundo do trabalho, trazendo: ideias inovadoras, aplicações práticas, conexões relevantes e ferramentas úteis para impactar positivamente o RH e a gestão de pessoas.

7 de Outubro de 2025

Leitura de 4 min

Em 2019, a área de Pessoas do Centro de Excelência (CoE) da Votorantim identificou a necessidade de aprimorar as ferramentas de avaliação de desempenho e nos ciclos de carreira. A falta de integração entre dados e de agilidade no dia a dia evidenciaram a demanda por uma solução mais eficiente. Sem encontrar alternativas prontas no mercado, em 2021, a área optou por desenvolver internamente uma nova ferramenta.

Até 2023, o time de Transformação Digital do RH, em colaboração com a equipe de Gente e Cultura e as áreas de Inovação e People Analytics, trabalhou na criação de uma plataforma capaz de integrar diferentes processos e ferramentas voltadas ao desenvolvimento de pessoas, tornando o acompanhamento de carreira mais acessível tanto para o RH quanto para os funcionários.

Índice:

O caminho

Os testes da Auga foram implantados em 2023, envolvendo 150 colaboradores das áreas de Contabilidade e Tributos. O nome da plataforma, inspirado na variante arcaica da palavra água, simboliza fluidez no uso, na compreensão e na disseminação do conhecimento.

Lançada para toda a companhia em 2024, a Auga tem um design modular que se adapta a diferentes usuários — RH, lideranças e funcionários —, com variados níveis de acesso, permissões e visualizações.

No novo ambiente, o RH coleta dados de forma integrada de capacitação, avaliação, feedback e mapeamento de competências, o que fortalece a atuação dos especialistas em People Analytics

Os funcionários têm acesso a sete módulos que acompanham sua jornada de carreira e desenvolvimento:

  • 1:1s: Oferece uma pauta pré-definida para orientar conversas entre lideranças e equipes sobre desenvolvimento. As anotações ficam registradas, permitindo consulta futura, enquanto os dados das interações alimentam indicadores sobre frequência, qualidade e foco das discussões.
  • FeedbackIntegrado ao Teams, simplifica o envio e recebimento de feedbacks, com notificações automatizadas. Os resultados são armazenados no perfil do empregado.
  • Histórias, Capítulos e Memórias: Funciona como um diário de carreira, onde os profissionais registram desafios, conquistas e aprendizados. As informações se conectam aos demais módulos, incentivando a reflexão e o protagonismo da própria jornada.
  • Trilhas de Carreira: Dedicado à construção e acompanhamento do plano de desenvolvimento individual (PDI), possibilita que os empregados definam metas, registrem ações realizadas e relacionem-as a competências específicas. Também apresenta sugestões de ações com base em gaps identificados.
  • Ciclos de Desenvolvimento: Permite ao RH estruturar programas de desenvolvimento, com diferentes etapas, públicos-alvo e critérios de avaliação. Os ciclos podem ser configurados com base em competências, áreas ou desafios estratégicos. 
  • Acervo de Conhecimento: Com mais de 650 competências mapeadas, foi criado colaborativamente por cerca de 80 lideranças. Cada uma conta com descrição, exemplos e sugestões de ações de desenvolvimento, facilitando a identificação de gaps e o planejamento dos PDIs.
  • Biblioteca de Conteúdos: Reúne vídeos, artigos e cursos recomendados para o desenvolvimento, com curadoria das áreas de RH e Inovação. Os conteúdos podem ser acessados diretamente das trilhas de carreira ou consultados livremente pelos usuários.

Resultados

A Auga impactou diretamente a experiência dos funcionários e a eficiência da gestão de pessoas. A digitalização de processos trouxe ganhos de agilidade e precisão na condução dos ciclos de desenvolvimento.

A padronização de dados proporcionou ao RH mais recursos para identificar lacunas de competências, planejar ações de desenvolvimento e acompanhar indicadores com maior precisão, além de otimizar o tempo no dia a dia.

A plataforma também impulsionou o engajamento dos funcionários em suas jornadas de autodesenvolvimento. O módulo 1:1s, por exemplo, introduziu uma nova camada de interação entre liderança e equipe.

“Antes, precisávamos lembrar as pessoas de participarem das avaliações. Hoje, elas entendem que são protagonistas de suas carreiras e jornadas de desenvolvimento, sentindo-se motivadas a utilizar a Auga”, conta Francielle Fernandes de Faria, gerente de Gente e Cultura do CoE da Votorantim. 

A plataforma é utilizada pelos cerca de 1 mil empregados do CoE, com perfis personalizados conforme a função. Lideranças acessam dados consolidados de seus times, incluindo carreira, remuneração, sucessão e riscos de perda, enquanto o RH gerencia programas de desenvolvimento, permissões e dashboards de análise avançada.

A utilização da Auga não é obrigatória, mas acontece naturalmente, pois os funcionários entendem seu papel na construção de suas carreiras. No primeiro ano, apenas duas pessoas deixaram de acessar a plataforma para participar do ciclo de avaliação," conta Francielle.

 Para 2025 e 2026, o CoE planeja novidades, como mais uso de inteligência artificial para facilitar análise de dados e módulos que englobam o offboarding da empresa. 

 

Conteúdo inédito da Think Work Lab para o Acrescenta, do iFood Benefícios. Em breve, também disponível no Think Work Lab, na área exclusiva para assinantes.

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