Mídias Sociais: sua melhor aliada para fortalecer o Employer Branding da sua empresa!
Saiba como as mídias sociais podem ser grandes aliadas no processo de construção de uma marca empregadora no mercado de trabalho.
Por Equipe iFood Benefícios
O mundo conectado que temos hoje só se tornou possível por conta da evolução dos meios de comunicação, da tecnologia e da criação das mídias sociais. O conceito de “comunidade global” tomou forma e, atualmente, temos cerca de 5 bilhões de usuários ativos mensais da internet e 4 bilhões de usuários de redes sociais, segundo levantamentos do Statista, em um estudo realizado em janeiro de 2023.
São números expressivos, não é mesmo? Por esse motivo que as mídias sociais se tornaram uma grande ferramenta de comunicação e, também, uma forte aliada nas estratégias de employer branding de grandes marcas. Para entender melhor como isso acontece, continue a leitura deste artigo!
Índice:
- O que são Mídias Sociais?
- Qual a diferença entre Mídias Sociais e Redes Sociais?
- Como utilizar mídias sociais para fortalecer seu Employer Branding?
- Outros benefícios das Mídias Sociais
O que são Mídias Sociais?
O termo “mídia” vem do latim “media”, que significa “meio”. Sua utilização tomou força no século 20, com o surgimento dos meios de comunicação de massa, como rádio, televisão, jornais e revistas.
Dessa forma, as mídias eram qualquer meio que propagasse comunicação. Com a chegada da internet e o avanço tecnológico, esse termo ganhou outras extensões, como as “mídias sociais”.
Para ser considerada uma mídia social, é preciso conter as seguintes características:
- ser uma interface digital, que utiliza internet para funcionar;
- ser interativa e incentivar a participação e colaboração dos usuários;
- ter o propósito de compartilhamento de conteúdo, nos diversos formatos conhecidos atualmente.
Alguns exemplos de mídias sociais são: redes sociais, blogs, fóruns de discussão e wikis.
Qual a diferença entre Mídias Sociais e Redes Sociais?
É comum que os conceitos de mídias sociais e redes sociais se misturem e sejam utilizados como sinônimos. Porém, existem algumas diferenças entre eles.
Chamamos por redes sociais todas as interações entre pessoas, ou seja, a nossa rede de relacionamentos, como família, amigos, trabalho e outros círculos sociais.
Dessa maneira, quando damos o nome de rede social para o Facebook, Instagram e Twitter, na verdade estamos falando de plataformas de redes sociais, pois são ferramentas tecnológicas que permitem ampliarmos nossa rede de relacionamentos para o universo digital.
Porém, atualmente as plataformas de redes sociais adotaram outro viés para além da comunicação entre indivíduos, sendo um espaço para divulgação de informações, propagandas e mais. Por conta dessa característica, podemos dizer que se tornaram mídias sociais.
Portanto, podemos resumir a diferença entre os dois termos como: as redes sociais são as relações de comunicação entre os indivíduos, enquanto as mídias sociais envolvem isso e mais a parte de divulgação de informações em massa.
Como utilizar mídias sociais para fortalecer seu Employer Branding?
Hoje em dia é bem raro encontrar pessoas que não utilizam nenhum tipo de mídia social. Em um levantamento realizado pela GWI, foi apontado que o ranking de redes sociais consideradas preferidas pelo público mundial é:
- WhatsApp, 15,7% dos entrevistados;
- Instagram, 14,8% dos entrevistados;
- Facebook, 14,5% dos entrevistados.
Dessa forma, muitas empresas absorvem as mídias sociais no planejamento de employer branding, diversificando seus canais de comunicação e atraindo novos olhares dos colaboradores e candidatos.
Confira, a seguir, como usar as mídias sociais a favor da sua marca ao estruturar sua estratégia de employer branding.
Alinhar seus objetivos e estratégias
O primeiro passo é definir bem quais são os objetivos que a empresa tem com o employer branding e quais os resultados que deseja alcançar. Para se portar como marca empregadora no mercado, é preciso investir em ações e comunicações que valorizem esse viés da marca.
Portanto, definir qual será o posicionamento da empresa, quais valores da cultura serão reforçados e como isso será feito, é essencial para alinhar os tipos de conteúdos que serão divulgados e qual linguagem será utilizada.
Investir em Marketing Digital e Marketing de Conteúdo
Com todos os pontos que citamos acima definidos, chega o momento de investir em marketing digital e marketing de conteúdo.
Para isso, montar um planejamento de publicações e definir uma identidade visual das redes sociais deve ser a primeira tomada de decisão do time de RH e marketing. Além disso, é importante definir quais serão os canais utilizados para a divulgação desses conteúdos, e se haverá um perfil focado em employer branding ou será o mesmo perfil da conta oficial.
Ter essas definições será um ter um guia para auxiliar e direcionar todas as produções dali em diante.
Desenvolver um bom posicionamento de marca
O employer branding tem um papel fundamental em tornar a marca atrativa para novos talentos. Dessa forma, seu posicionamento é um fator decisivo para elevar o nível da marca no mercado e torná-la desejada pelos profissionais.
Portanto, a partir da cultura organizacional e dos valores que a empresa carrega, defina qual a imagem será passada e comprove isso com evidências do dia a dia. Incentive os próprios colaboradores a serem promotores da marca e, com o tempo, o marketing será espontâneo.
Ser ativo nas redes sociais
Além de pensar nos conteúdos, é preciso ter constância dentro das redes sociais. Sabe aquela expressão “quem não é visto não é lembrado”? Funciona mais ou menos dessa forma no mundo virtual.
Quanto mais a sua marca estiver presente nos lugares certos e com conteúdos atrativos e de qualidade, mais chances de atrair pessoas interessadas em trabalhar em sua organização.
Direcionar o conteúdo para seu público-alvo
Mais importante que produzir bons conteúdos é saber exatamente para quem esse conteúdo se destina.
Por exemplo, se a sua empresa é uma startup e a maioria dos profissionais possuem idades entre 20 e 30 anos, a forma de se comunicar com essa geração será uma. Por sua vez, se for uma empresa mais tradicional, que possui um grande quadro de profissionais com mais de 40 anos, a comunicação será totalmente diferente.
Diante disso, faça esse diagnóstico para identificar oportunidades e ser mais assertivo com cada conteúdo compartilhado.
Crie engajamento entre marca e público
Como falamos no início do texto, um dos grandes diferenciais das mídias sociais é a possibilidade de divulgar informações e ter um espaço para interação. Apostar em uma estratégia de engajamento é um caminho bastante promissor para crescer nas redes sociais.
A partir do engajamento, novas pessoas podem chegar até a sua marca e se encantarem com a possibilidade de trabalhar nela.
Outros benefícios das Mídias Sociais
Os benefícios de unir employer branding com mídias sociais você pôde ver nos tópicos anteriores. A seguir vamos falar sobre outros benefícios gerais que as mídias sociais trazem para qualquer corporação que investe em estratégias de comunicação digital. Confira!
Conteúdos distribuídos de maneira mais ágil e rápida
As redes sociais distribuem conteúdos em massa, e seu algoritmo, quando bem trabalhado, faz com que as postagens atinjam ainda mais pessoas.
Além disso, permitem uma variedade de formatos de conteúdo, como fotos, vídeos, enquetes e mais. Dessa forma, é possível variar e mostrar a marca de diversas maneiras e ângulos.
Desenvolvimento de uma comunicação eficiente
Por conta dessa variedade de formatos que falamos no tópico anterior, é possível passar a mesma mensagem de formas diferentes. Esse tipo de estratégia é ótima para que pessoas com diferentes perfis, conhecimentos e níveis de estudo sejam capazes de compreender o teor da comunicação.
Assim, a comunicação se torna mais eficiente, pois é facilmente compreendida por todo o público.
Grande alcance do público-alvo
Como falamos, é difícil encontrar uma pessoa que não esteja presente em uma mídia digital sequer. Ao apostar em uma estratégia que trabalhe bem a comunicação em cada plataforma de redes sociais, o alcance aumenta, fazendo com que a marca se torne conhecida e relevante rapidamente.
Ótimo espaço para publicidade
A partir da evolução das necessidades das marcas e das pessoas, as plataformas digitais realizaram alterações para dar espaço para a publicidade e propaganda. Assim, além de divulgar informações sobre a empresa, é possível também comercializar seus produtos e serviços.
Outro ponto importante é que, através da criação de anúncios, as marcas podem divulgar vagas e processos seletivos usando essas ferramentas para aumentar a visibilidade e alcance.
Ótimo local para vendas de produtos/serviços
Muitas pessoas pesquisam as empresas que desejam comprar produtos ou serviços para ter mais informações sobre a qualidade, experiência de clientes e mais.
Por conta desse movimento no mercado, atualizações foram feitas e, agora, é possível expor e comercializar produtos dentro da plataforma. No Instagram pode funcionar como uma vitrine, enquanto no Facebook pode funcionar como um marketplace.
Oportunidade para destacar sua empresa
Ter presença digital hoje é imprescindível para ganhar notoriedade e relevância no mercado. Ao fazer um bom marketing de conteúdo, a marca pode se tornar uma das “queridinhas” do público e uma grande referência em comunicação.
Portanto, saber trabalhar bem as mídias sociais é dar um passo a mais no processo de crescimento da empresa.
Além disso, apostar em um bom pacote de benefícios também é investir em employer branding e crescimento. Para isso, conheça o iFood Benefícios, um cartão multibenefícios aceito em mais de 500 mil estabelecimentos por todo o Brasil. Clique aqui e confira!