sab | Human Resources 2025: A Jornada do RH: da reação à proação

Contamos os melhores momentos do primeiro dia do evento dedicado a diretores de RH de todo o Brasil!

24 de Abril de 2025

Leitura de 9 min

Reunindo as maiores autoridades do país em Recursos Humanos, o evento sab | Human Resources, realizado pelo EBDI Group e patrocinado pelo iFood Benefícios, é divido em três dias recheados de conteúdos sobre as novidades e pautas mais relevantes do setor.

Com o tema “Reimagine o RH: mais humano, mais estratégico e mais digital”, a edição de abril de 2025 engloba palestras sobre tópicos relacionados às mudanças tecnológicas atreladas ao sucesso de negócios e ao tratamento humanizado dos colaboradores.

Veja a seguir as principais conversas do primeiro dia, intitulado “A Jornada do RH: da reação à proação”!

Índice:

Tecnologia para transformar a saúde mental

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Carolina Dassie, fundadora e CEO da IVI, plataforma de assistência virtual de saúde mental e bem-estar, começou sua palestra sobre como a tecnologia pode ser uma grande aliada do equilíbrio emocional e psicológico mostrando alguns dados preocupantes do Brasil:

  • 6% da população foi diagnosticada com depressão10% com ansiedade
  • Pelo SUS (Sistema Único de Saúde), existem apenas 19 psicólogos para cada 100 mil habitantes
  • 52% da população acredita que o principal obstáculo do bem-estar no país é a saúde mental
  • 17% da população toma algum psicofármaco de uso contínuo, enquanto somente 5% faz terapia
  • Apenas em 2024, o Ministério da Saúde registrou 472,328 licenças médicas motivadas por transtornos mentais

Considerando a sensibilidade de assuntos relacionados à saúde mental, Caroline enfatizou como a tecnologia pode servir como um suporte em momentos difíceis, já que 68% dos brasileiros prefere conversar com a Inteligência Artificial (IA) do que com seus gestores sobre problemas psicológicos e emocionais, de acordo com uma pesquisa feita pela desenvolvedora de softwares Oracle. Os motivos são claros: insegurança, vergonha de mostrar vulnerabilidade e medo de perder o emprego.

tecnologia e a empatia, portanto, podem caminhar juntas para estabelecer um ambiente mais confortável e receptivo aos colaboradores. Isso não é apenas importante para acolhê-los, mas também para estimular a produtividade e, consequentemente, gerar economia de recursos, tempo e energia.

Nesse sentido, as plataformas digitais auxiliam na otimização de processos para assegurar o bem-estar de todos, como:

  • Avaliação de risco psicossocial
  • Identificação de soluções personalizadas
  • Histórico comportamental e de saúde
  • Acompanhamento periódico

Com o auxílio do armazenamento e análise de dados pelas funções das próprias tecnologias, o acompanhamento se torna muito mais robusto e eficaz. O follow-up, segundo Caroline, é essencial para se ter ciência do que acontece com os times e encontrar as melhores soluções para ajudá-los, devendo também coexistir com os benefícios voltados à saúde.

O debate, porém, deixou muito claro que nada substitui o cuidado clínico humano, mas que a tecnologia pode facilitar o caminho no que diz respeito ao reconhecimento de problemas antes que se agravem, maior adesão de tratamento e aumento de produtividade nas atividades profissionais e pessoais.

A importância da comunicação interna para o sucesso da companhia

ccr (1).jpgA maneira como as companhias se comunicam com os próprios membros é algo essencial para o sucesso organizacional de qualquer negócio, como mostrou Danila Cardoso, Diretora de Pessoas do Grupo CCR, maior empresa de infraestrutura de mobilidade no Brasil.

O método defendido por ela foi a comunicação assertiva – habilidade de se expressar livre e diretamente, com objetividade e honestidade, mas também respeito e amabilidade –, que garante maior alinhamento e engajamento dos colaboradores com os objetivos da empresa. 

A integração da assertividade na cultural organizacional atua como base para a comunicação interna fundamentada em transparência, colaboração, respeito, proatividade, qualidade e priorização da saúde – mental e física.

Já em relação a sua implementação, Danila cita algumas etapas fundamentais:

  • Diagnóstico de culturas (atual x desejada)
  • Revisão do propósito, crenças e valores conforme as estratégias
  • Desenvolvimento de planos de ação para o desdobramento da evolução cultural em todos os níveis da empresa

Ela mencionou também os elementos que compõem a comunicação interna:

  • Clareza sobre metas e processos
  • Definição de ferramentas (intranet, e-mail, chats, WhatsApp…)
  • Estabelecimento de canais para oferecer feedbacks regulares
  • Reconhecimento e celebração à dedicação e entregas das equipes
  • Monitoramento e ajuste de resultados
  • Escuta e liderança ativa

Por fim, Danila afirmou que uma maneira de fomentar as mudanças culturais e de comunicação interna é divulgando objetivos e resultados aos colaboradores, mas também ao mercado. Essa difusão não apenas mantém todos cientes do que vem acontecendo, mas também é capaz de agir como combustível para que os envolvidos – de diretores a profissionais de operação – sejam ainda mais encorajados a alcançar seus propósitos.

Inteligência Artificial: RH como protagonista para o sucesso da companhia

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Marcello Porto, Diretor de Produtos, Inovação e IA da LG Lugar de Gente, uma das maiores HR techs do país, enxerga a Inteligência Artificial como um instrumento poderoso para o dia a dia no setor de Recursos Humanos.

Ele mostrou que a IA pode aumentar a produtividade na área em até 70%, ajudando a eliminar, em média, 1,5 hora por dia7,5 horas por semana útil. Além disso, também comentou como a ferramenta se mostra mais democrática do que soluções anteriores, já que sua utilização é simplificada e pode ser operada até mesmo por pessoas com pouca ou nenhuma expertise em tecnologia.

No entanto, ainda que o uso da IA seja prático, é preciso que o usuário compreenda suas configurações para usufruir o máximo possível de seus benefícios. Marcello pontuou a importância de saber como elaborar prompts eficazes e que atendam a todas as necessidades do usuário.

No RH, o céu é o limite quando se trata das vantagens da IA, mas controle burocrático (pagamentos, benefícios, férias, entre outros), etapas de processos seletivoscomunicação internaonboardingtreinamentosavaliação de competências são algumas funções que podem ser otimizadas.

Como nem tudo são flores, existem desafios que o RH deve superar em relação à implementação e ao uso funcional da Inteligência Artificial:

  • Resistência das pessoas em usar a tecnologia
  • Capacitação dos colaboradores
  • Aumentar a adesão de utilização
  • Aplicação ética e responsável

A responsabilidade, inclusive, foi o ponto central de uma pergunta respondida por Marcello. Ao ser questionado como as empresas podem usar a IA em concordância com a LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais), ele sugeriu o investimento em ferramentas pagas que proporcionam maior segurança para informações sensíveis.

Reimaginando o cuidado com os colaboradores

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Enfatizando o compromisso do mercado com o cuidado aos colaboradores, Eliana Lobo liderou uma conversa que buscou encontrar soluções para tornar o setor de Gente e Gestão mais empático.

A Diretora de Recursos Humanos e Marketing da Boon, empresa focada em soluções de saúde integrada, abriu a palestra com alguns insights relacionados ao bem-estar apresentados na SWSX 2025, como iniciativas de saúde públicainovações tecnológicas (IA, medicina espacial, bioengenharia) e até mesmo saúde feminina e metabólica.

A solidão como agente detrator também foi evidenciado. Eliana mostrou que, apesar da hiperconectividade dos tempos atuais, muitas pessoas se sentem isoladas. Ainda com base em números da SWSX, ela revelou que 20% das pessoas afirmam que não podem contar com ninguém e que 83% se sentem sozinhos – especialmente no ambiente de trabalho.

Para reverter esse cenário e trazer mais equilíbrio na relação empresa-colaborador, estatísticas do Fórum Econômico Mundial referentes ao futuro dos empregos (2025-2030) foram exibidas:

  • 64% das empresas devem mostrar mais apoio à saúde e ao bem-estar das equipes
  • 43% das vagas serão de trabalho híbrido ou remoto
  • 26% vão oferecer soluções para os filhos de seus colaboradores
  • 39% pretendem aumentar suas políticas de equidade, diversidade e inclusão

Essas e outras propostas ajudam a construir um RH que realiza o monitoramento contínuo da saúde de seus times, executa programas de cuidados com base em dados reaisprepara lideranças para lidar com emoções e crises, e considera o bem-estar geral como a espinha dorsal da cultura organizacional.

Eliana salientou que as empresas devem cultivar o pensamento de prevenção no lugar da remediação, já que resolver problemas antes que piorem é o método mais seguro de garantir o conforto de todos. “Prevenção não é discurso, é estratégia de negócio”, finalizou.

Ecossistema iFood

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Sheila Mueller, Community Manager do iFood Benefícios apresentou a cultura do iFood e seu ecossistema e sua missão de “Alimentar o futuro do mundo”.

iFood é uma empresa de tecnologia, que nasceu do Disk Cook em 1997 se tornando o iFood que conhecemos em 2011 e desde então investe em inovação e tecnologia criando o iFood Pago, um parceiro dos restaurantes e o iFood Benefícios que revolucionou o mercado de benefícios.

Sheila, apresentou o iFood Benefícios, explicando que ele é uma solução de vale-alimentação e refeição que também permite oferecer saldos flexíveis em categorias como mobilidade, saúde, cultura, home office, educação e bem-estar. Tudo isso é reunido em um único cartão com ampla aceitação — são milhões de estabelecimentos físicos no Brasil e milhares de opções no próprio app do iFood. A proposta é dar mais liberdade de escolha aos colaboradores, com uma experiência de uso prática e digital.

Para as empresas, a gestão dos benefícios é feita por uma plataforma simples e sem cobrança de taxas administrativas. Além de estar em conformidade com o Programa de Alimentação do Trabalhador (PAT), o iFood Benefícios facilita o dia a dia do RH, centralizando a administração dos saldos e possibilitando recargas rápidas, inclusive via Pix. É uma forma de modernizar a oferta de benefícios, com foco em flexibilidade e eficiência.

 

Quer continuar sabendo dos principais insights do sab Human Resources 2025? Acompanhe o Acrescenta, o hub de Conteúdos do iFood Benefícios e fique por dentro de tudo que está rolando no evento.

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