Na Brain, OKRs dão transparência, direção e engajamento

Indicações saltaram de 367 para 2.260 em três anos com programa criado após diagnóstico interno e participação dos funcionários

Desde 2020, a Think Work existe com a missão ajudar o RH a transformar o mundo do trabalho, trazendo: ideias inovadoras, aplicações práticas, conexões relevantes e ferramentas úteis para impactar positivamente o RH e a gestão de pessoas.
28 de Novembro de 2025
Leitura de 3 min
*Conteúdo inédito da Think Work Lab para o Acrescenta, do iFood Benefícios. Em breve, também disponível no Think Work Lab, na área exclusiva para assinantes.
Para valorizar comportamentos alinhados à sua cultura e aumentar a percepção de reconhecimento entre os funcionários, a Inframerica, concessionária do Aeroporto de Brasília, lançou o Programa Destaque Inframerica.
A iniciativa surgiu em 2021 após um diagnóstico interno baseado em critérios usados em seleções, motivos de desligamentos e dados da pesquisa de clima organizacional do Great Place to Work (GPTW). O levantamento indicou baixa percepção de reconhecimento entre os 692 funcionários da empresa.
A partir daí, a área de Captação e Desenvolvimento estruturou um programa de reconhecimento anual baseado em indicações entre pares e gestores, com critérios objetivos e categorias conectados aos valores da companhia, como comprometimento, respeito, cuidado com as pessoas e inovação.
“O reconhecimento entre os pares ajuda a reforçar comportamentos que queremos que sejam multiplicados dentro da empresa”, afirma Talita Lelis Custódio, coordenadora de Captação e Desenvolvimento da Inframerica.
Índice:
Desde a primeira edição, o programa tem edital completo, critérios transparentes e formulário com espaço para justificativas. Foi criado também o “Livro de Atitudes e Comportamentos na Inframerica”, que orienta sobre posturas desejadas e aquelas que devem ser evitadas.
Funcionários recebem o formulário por e-mail e têm até 20 dias para responder. Só é válida a indicação acompanhada de justificativa: é preciso contar o que o indicado fez de relevante e como impactou o ambiente de trabalho. Podem ser indicados profissionais com mais de seis meses de empresa, exceto estagiários e aprendizes — que participam apenas como indicadores.
A premiação contempla categorias de equipes, liderança e individuais, com espaço para indicar colegas da mesma área ou gerência, e de outros setores. Em 2024, foi criada também a categoria “Projeto Inovador”, voltado a iniciativas que tiveram impacto relevante no negócio da companhia.
Os vencedores são escolhidos após análise da área de Pessoas e validação por um comitê formado por RH, auditoria, compliance, comunicação e controles internos. Cada edição se encerra com uma cerimônia de celebração. Os prêmios incluem certificados, pins colecionáveis, vouchers da Dufry e rodízio de pizza — no caso de equipes.
“Mesmo quem não ganha recebe um e-mail dizendo que foi lembrado e o motivo da indicação. Isso é muito importante; as pessoas se sentem vistas e valorizadas”, destaca Adriana.
O projeto passou por melhorias ao longo dos anos a partir de sugestões dos próprios funcionários, colhidas por meio de pesquisas aplicadas após cada edição. Uma das mudanças foi o ajuste no critério de apuração: para evitar que áreas maiores levassem vantagem, as indicações passaram a ser ponderadas de forma proporcional ao tamanho de cada equipe.
O Destaque Inframerica cresceu progressivamente: foram 367 indicações em 2021; 946 em 2022; 1.168 em 2023; e 2.260 em 2024. Já o número de pessoas indicadas foi de 178 para 583 no mesmo período. “Na última edição, cerca de 80% dos funcionários foram mencionados. Isso mostra o sucesso do projeto”, afirma Adriana Rana Medeiros, analista sênior de Captação e Desenvolvimento.
O impacto também aparece nos indicadores do GPTW, com avanços em reconhecimento, cuidado entre colegas e senso de pertencimento. Além disso, houve queda nos pedidos de desligamento e aumento na retenção de talentos.
Adriana reforça a importância do programa, especialmente em um ambiente exigente como o de um aeroporto, que opera 24 horas e lida com quase 50 mil clientes por dia, Polícia Federal, órgãos reguladores e diversas pressões simultâneas. “A festa de premiação é um momento de respiro. As pessoas ficam mais leves e felizes”, conta a analista.
Para os próximos ciclos, a empresa planeja aplicar Power BI aos dados históricos do programa para gerar novos insights e aprimorar ainda mais a iniciativa.
Também está em busca de mudanças positivas na cultura da sua empresa? Conheça o iFood Benefícios, o cartão flexível taxa zero do iFood, que pode melhorar a satisfação e a experiência dos seus colaboradores!








