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People Centric: 8 práticas para uma cultura focada em pessoas

Como colocar a satisfação do colaborador em primeiro lugar

Por Equipe iFood Benefícios

Segundo o estudo Inteligência Emocional e Saúde Mental no Ambiente de Trabalho de 2023, realizado pela The School of Life em parceria com a Robert Half, Consultoria de Recrutamento, 44% dos líderes entrevistados45% dos liderados disseram que deixaram de produzir ou de se manterem engajados por estarem emocionalmente abalados. Este dado e as constantes mudanças e adaptações necessárias no mercado de trabalho nos mostra o quão importante é a atenção aos colaboradores, times e, consequentemente, também seus clientes. 

Nos últimos tempos, as pessoas redefiniram seus objetivos e passaram a respeitar mais sua satisfação e bem-estar. As empresas, por sua vez, entenderam que, quando um colaborador está mais feliz, isso impacta positivamente no desempenho da organização.

Trata-se de uma evolução entre os modelos de gestão. Se antes o foco era nas pessoas que tinham os mesmos propósitos e interesses da organização , hoje o olhar está voltado para a gestão de talentos e engajamento dos colaboradores conforme as prioridades deles e não apenas da empresa. Este modelo de gestão é chamado de People Centricque em tradução livre significa uma empresa ou gestão centrada nas pessoas.

O objetivo da cultura People Centric

Na cultura organizacional do People Centric todas as decisões da empresa consideram as necessidades e expectativas das pessoas que fazem parte da organização, seus clientes e usuários. O objetivo é criar soluções que impactem todos de forma positiva e não apenas os negócios da empresa.

A estrutura da cultura People Centric 

A consultoria Gartner define cinco componentes que colocam o colaborador no centro:

  1. Conexões profundas: Quando o colaborador se sente compreendido para fortalecer conexões familiares e comunitárias, além do trabalho;
  2. Flexibilidade total: Quando o colaborador sente autonomia para desempenhar suas funções;
  3. Propósito compartilhado: Quando o colaborador se sente apoiado em ações que são realizadas e não apenas faladas;
  4. Bem-estar holístico: Quando o colaborador se sente cuidado e usufrui das ações de bem-estar;
  5. Crescimento pessoal: Quando o colaborador se sente valorizado, pode crescer pessoalmente, além de profissionalmente.

Como implementar uma cultura People Centric em pequenas e médias empresas?

O que faz com que as pessoas queiram trabalhar em determinada empresa? Quando uma empresa constrói uma gestão sólida de cultura organizacional, ela ganha o mercado de forma natural e conquista colaboradores, clientes e admiradores. 

É possível observar esse desejo, principalmente, nas empresas de grande porte, mas a cultura People Centric pode ser implementada em organizações de qualquer tamanho. Separamos práticas simples para colocar os colaboradores no centro da organização, confira:

  1. Promova reuniões, pesquisas de satisfação ou canais de comunicação para ouvir os colaboradores;
  2. Inclua os colaboradores nas decisões. A individualidade e as experiências podem contribuir com ideias para novos projetos;
  3. Impossível falar sobre pessoas no centro sem considerar a inclusão e a diversidade, importando-se com as vivências de quem faz parte da organização e em compor um time mais diverso;
  4. Incentive o treinamento e as oportunidades de crescimento, tanto no âmbito pessoal quanto profissional, por meio de cursospalestras ou projetos de gamificação. Este último treina o colaborador de forma dinâmica, como em um jogo. Preste atenção nas habilidades, você pode descobrir um novo talento em sua empresa;
  5. Valorize o colaborador por meio de elogios e recompensas. Quando uma pessoa se sente valorizada, ela entende que é notada e faz a diferença em um lugar;
  6. Avalie a experiência do cliente. A cultura People Centric considera também os clientes da organização, importando-se com o atendimento e desenvolvimento de produtos de qualidade;
  7. Invista em uma liderança inspiradora e participativa na gestão do time;
  8. Fale sobre flexibilidade e permita que as pessoas consigam cuidar do próprio bem-estar. 

Lembre-se de que o RH faz parte da cultura People Centric, ou seja, ao planejar as ações, deve incluir todos os colaboradores e times nessa mudança, inclusive em seu próprio departamento. 

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Cultura Organizacional

Equipe iFood Benefícios

27 de Maio de 2024

Leitura de 3 min