Futuro do trabalho com IA: e se o maior risco for humano?

“Valores em Movimento” reconhece profissionais que exercem os valores da I4pro e os transformam em exemplos a serem seguidos
Desde 2020, a Think Work existe com a missão ajudar o RH a transformar o mundo do trabalho, trazendo: ideias inovadoras, aplicações práticas, conexões relevantes e ferramentas úteis para impactar positivamente o RH e a gestão de pessoas.
7 de Julho de 2025
Leitura de 4 min
Reforçar a cultura organizacional e aumentar os níveis de engajamento dos funcionários são dois dos maiores desafios da gestão de pessoas.
Para enfrentá-los, a I4pro, empresa de desenvolvimento de soluções tecnológicas para o mercado de seguros, criou um programa de reconhecimento dos profissionais, com foco em consolidar o orgulho em relação à companhia e o sentimento de pertencimento.
“Queríamos construir e fortalecer uma cultura organizacional baseada na comunicação e na transparência. Para chegarmos aos valores ideais e começarmos a desenhar os programas internos, fizemos um levantamento com os funcionários. Nosso principal objetivo era compreender a situação da I4pro e as variações existentes nas percepções de cada colaborador acerca de uma mesma questão”, explica Carolina Florence, CHRO da organização.
Com os resultados em mãos, foi possível mapear o cenário e identificar o que era desejado pela maioria dos funcionários. Assim, chegaram aos seis valores que norteiam a tomada de decisão da empresa e a interação com os profissionais: atitude de dono, inovação, foco no cliente, excelência, colaboração construtiva e integridade.
Índice:
Em 2020, a partir desses seis pilares, nasceu uma série de programas para os trabalhadores, como o “Valores em Movimento”, que reconhece aqueles que se destacam na prática dos valores da empresa. Eles são premiados e se tornam exemplos a serem seguidos pelos demais.
Os resultados são obtidos a partir da i4performance, a avaliação de desempenho dos funcionários, que acontece anualmente e envolve as lideranças e a gestão de pessoas.
Todo esse processo se divide entre dois times. A equipe de Treinamento & Desenvolvimento é a responsável pela iniciativa dentro da I4pro. Ela gerencia o projeto, garantindo o cumprimento das etapas no prazo e em conformidade com a metodologia de avaliação, como, por exemplo, o cadastro de metas no sistema, a própria avaliação 360º, as calibrações necessárias, as rodadas de feedbacks e o acompanhamento do progresso dos trabalhadores. Essas fases também envolvem a liderança imediata de cada colaborador.
Em um segundo momento, depois que as avaliações são realizadas, o time de Desenvolvimento Humano começa a atuar junto com as lideranças de todas as áreas. Neste momento, são feitas as rodadas de calibração.
“O objetivo da calibração é trazer equidade, justiça e transparência ao processo, garantindo que todos possam contribuir com suas percepções quanto aos profissionais avaliados”, explica Carolina.
O maior desafio do projeto, segundo ela, é fazer com que haja identificação com os valores da empresa nas atitudes e comportamentos diários para que todos estejam mais alinhados à organização.
“É necessário mostrar de maneira concreta o que um funcionário faz de diferente para ser reconhecido, evitando vieses e avaliações subjetivas para chegar ao resultado”, explica ela.
Ao longo dos anos algumas adaptações foram necessárias. A primeira delas foi em relação à periodicidade. Na primeira edição, as avaliações aconteciam semestralmente e, depois, passaram a ser anuais.
Outra mudança foi a criação do Ciclo de Acompanhamento, uma forma de as lideranças imediatas acompanharem o trabalhador e ajudá-lo a cumprir as suas metas antes da avaliação final do ciclo.
Ao fim de cada edição, é realizada uma cerimônia de premiação.
Entre a primeira e a segunda edição, a I4pro constatou um crescimento de 165% na participação do projeto. Em 2021, 161 pessoas foram avaliadas e 34 reconhecidas. Já em 2022, 203 funcionários participaram e 90 foram destacados. A maior parte dos reconhecidos, 73%, são trabalhadores fora de cargos de liderança.
Quando comparados esses dois anos, a empresa também percebeu que 7,88% dos avaliados evoluíram em relação aos valores e 6,9% evoluíram na performance de 2021 para 2022.
“Os benefícios ao negócio estão relacionados ao fortalecimento da cultura organizacional e do sentimento de orgulho em pertencer. O programa contribui para o empoderamento dos nossos funcionários, fazendo com que eles sejam embaixadores dos nossos valores. Tudo isso gera impactos positivos para que a I4pro alcance metas ainda maiores e mais desafiadoras, como a certificação do Great Place to Work. Neste caso, tivemos melhora de pontuação na pesquisa de clima de 2022, indo de 81, em 2021, a 90 pontos na escala de avaliação do GPTW”, conta Carolina.
Ela também destaca que, a partir do “Valores em Movimento”, muitos colaboradores passaram a participar ativamente de iniciativas internas, contribuindo diretamente com sugestões de melhorias, apoio a ações e divulgação interna e externa.
Conteúdo publicado originalmente na Think Work Lab em 12 de maio de 2023 com o título “Projeto da I4pro aumenta engajamento e reforça cultura da empresa”. Atualizado em 29 de maio de 2025 para o Acrescenta, do iFood Benefícios.