EVP: como se tornar uma empresa de referência no mercado
Saiba o que é Employee Value Proposition (EVP) e sua importância para a competitividade dos negócios
Por Equipe iFood Benefícios
Qual é o diferencial que a sua empresa oferece aos profissionais? Com essa resposta, é possível atrair novos talentos e reter os colaboradores qualificados que já fazem parte do seu time.
Uma maneira de realizar isso é por meio do EVP, Employee Value Proposition, que oferece aos colaboradores mais bem-estar, conforto e benefícios que geram produtividade e engajamento da equipe. Entenda mais sobre essa estratégia neste artigo.
Índice:
- O que significa EVP?
- Employee Value Proposition (EVP) e Employer Branding
- Qual a importância do EVP para a empresa?
- Conheça os benefícios de trabalhar o EVP nas empresas
- Em que se baseia uma estratégia de EVP?
- Como criar o EVP para a empresa em 4 passos
O que significa EVP?
Employee Value Proposition, traduzido como “proposta de valor para o colaborador”, é o conjunto de estratégias que envolvem os valores de uma empresa e a diferencia das demais. O objetivo é conquistar profissionais com o mesmo interesse e cultura que a sua organização. Assim, é possível realizar contratações mais assertivas e diminuir o turnover (taxa de rotatividade).
Confira algumas algumas ações para colocar o EVP em prática:
- Benefícios de férias prolongadas, plano de saúde, horário flexível, vale-alimentação diferenciado e vale-cultura;
- Políticas de promoções, salários, comissões e participação nos resultados;
- Cursos de especialização, treinamentos, plano de carreira, acompanhamento de desenvolvimento e práticas de feedbacks;
- Cultura organizacional com propósitos, planos, objetivos e bom relacionamento entre as equipes.
Com essas estratégias, é possível melhorar o nível de satisfação dos colaboradores, o que ajuda a aumentar a produtividade, o empenho, o comprometimento, a competitividade e a motivação. Afinal, quando o colaborador percebe que é reconhecido, passa a se sentir pertencente à empresa e contribui com melhores resultados.
Employee Value Proposition (EVP) e Employer Branding
O EVP, conjunto de benefícios da empresa para torná-la competitiva no mercado e atrair e reter talentos faz parte da estratégia de Employer Branding ou "marca empregadora", conceito que reúne várias características que uma marca tem para ser atrativa para os profissionais.
O EVP entra como fator decisivo para que os colaboradores recusem outras ofertas de emprego e continuem na posição e empresa atual.
Qual a importância do EVP para a empresa?
Quando se implementa um EVP de qualidade, os funcionários não serão apenas pessoas que se candidataram para a primeira vaga de trabalho que encontraram. A equipe será composta por profissionais que acreditam no potencial da empresa e, por isso, investem em seu trabalho para fazê-la crescer.
Com uma equipe realizada, haverá um aumento na reputação da empresa no mercado. Por isso, é tão importante investir em um setor de RH e em líderes de qualidade, que promovam uma gestão de pessoas interligada aos valores da empresa, elevando o Employee Value Proposition (EVP).
Conheça os benefícios de trabalhar o EVP nas empresas
Confira alguns ganhos que o desenvolvimento de boas estratégias de EVP traz para a sua empresa:
1. Atração de candidatos mais qualificados
É importante traçar o perfil desejado dos seus profissionais para contratar colaboradores que possuam características comportamentais equivalentes com a vaga.
Com o EVP, é possível ter candidatos mais alinhados com o que a empresa busca, já que este é um grande diferencial para muitos profissionais.
2. Retenção de talentos
Mais importante do que atrair, é saber também reter talentos. O EVP ajuda a diminuir o turnover e aumenta o nível de satisfação e engajamento dos colaboradores atuais.
3. Melhora o fit cultural
Manter colaboradores e admitir novos talentos alinhados à cultura da empresa é uma vantagem do EVP, que ajuda a construir um time unido e colaborativo, com o mesmo fit cultural.
4. Marca mais engajada e forte no mercado
O EVP melhora a cultura organizacional, responsável pela reputação da sua empresa no mercado e entre os funcionários, o que a faz crescer competitivamente. Os resultados são uma empresa em evidência, que atrai talentos e mantém profissionais qualificados no time.
Em que se baseia uma estratégia de EVP?
Confira os principais itens que abrangem a estratégia de Employee Value Proposition:
- Benefícios
Ter um bom pacote de benefícios é essencial para uma empresa se tornar competitiva no mercado. Atualmente, as organizações buscam mesclar benefícios monetários, como vales-refeição, alimentação e transporte, auxílio home office, auxílio creche e plano de saúde com benefícios não-monetários, como licenças maternidade e paternidade estendidas, day off no aniversário, ginástica laboral, entre outros.
- Plano de carreira
Bons profissionais prezam por empresas que possuam um plano de carreira consolidado, valorizando o colaborador, que sabe que terá espaço para se desenvolver e crescer profissionalmente.
- Bom clima organizacional
Ter uma cultura de feedbacks positivos, um plano de soluções para possíveis problemas e um ambiente acolhedor cooperam para um bom clima organizacional, oferecendo maior satisfação e qualidade ao colaborador, além de produtividade nas tarefas.
- Engajamento entre as equipes
O EVP visa, principalmente, melhorar a organização de uma empresa, relacionando as ações com a comunicação e avaliação dos colaboradores para construir um relacionamento transparente e de acolhimento, que une o time e eleva a eficiência do trabalho.
Como criar o EVP para a empresa em 4 passos
Para construir um bom EVP, é necessário colocar em prática o processo de identificação, planejamento, melhorias e comunicação interna, itens que devem estar interligados com os valores da sua empresa.
Para implementar essas estratégias, você pode seguir as etapas a seguir:
Faça perguntas relevantes sobre a empresa aos colaboradores
Comece identificando as fraquezas da empresa com uma pesquisa com seus colaboradores, que descobre as dificuldades que eles encontram no dia a dia.
Esses problemas podem envolver limitação no transporte, falta de restaurantes na região, excesso de pressão ou horas extras. A partir daí, é possível estruturar o caminho para solucioná-las.
Alinhe uma boa estratégia
Diante dos pontos fracos e fortes, é possível traçar um plano de ação para melhorar o cenário ou realizar upgrades nos benefícios oferecidos. O time de RH será o principal responsável por estruturar e colocar a estratégia em prática.
Faça melhorias organizacionais
Com as informações dos colaboradores, é possível fazer melhorias organizacionais na empresa, como plano de carreira, acompanhamento psicológico, cultura de feedbacks, flexibilização de horários, além de uma boa relação entre os líderes e as equipes. Essas são algumas ações que fazem o EVP agregar realmente o valor que sua empresa merece.
Estude o mercado e seus concorrentes
Agora que você já organizou sua estrutura interna, chegou a hora de compreender seus concorrentes. Essa é uma tarefa importante para o EVP de qualidade, pois é aqui que você descobre, de fato, quais os diferenciais que você possui no mercado.
Analise quais os benefícios que eles oferecem, por qual motivo os profissionais procuram se candidatar e quanto eles destinam para cada vantagem. Com isso, é possível melhorar e construir seu Employee Value Proposition (EVP).
Um grande case de sucesso é o da empresa Nubank, que rapidamente tornou-se um lugar de referência para trabalhar. Isso porque a construção da sua marca empregadora se deu em diversos pontos, desde a missão e valores, até os programas de diversidade e inclusão. Além disso, foi uma das primeiras companhias a implementar a licença paternidade de 120 dias para seus colaboradores.
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