Microaprendizagem: a revolução no treinamento corporativo

Entenda o conceito, como funciona, quais os benefícios e como incorporar a microaprendizagem na sua empresa

25 de Julho de 2025

Leitura de 6 min

Microaprendizagem é uma técnica de ensino composta por pequenas doses de conhecimento em um curto espaço de tempo. O objetivo é aumentar a absorção e retenção de informações a partir de conteúdos voltados a uma temática específica.

Segundo a teoria da curva do esquecimento, do psicólogo alemão Hermann Ebbinghaus, 80% do que as pessoas aprendem é esquecido em um mês — a menos que revisem o conteúdo regularmente.

Também chamado de microlearning, esse é um método que vai na contramão de materiais macro, que são mais complexos e longos. Isso faz com que o aprendizado seja mais custoso e, em muitos casos, muito do que se aprende é perdido em pouco tempo.

Dentro das empresas, essa pode ser uma excelente alternativa para treinar os colaboradores em diversas frentes, incluindo processos operacionais, integração de ferramentas, políticas corporativas, modelos de conduta, etc.

Índice:

Princípios da microaprendizagem

Baseado em fundamentos pedagógicos e tecnológicos, conteúdos de microaprendizagem têm algumas características para que sejam devidamente acessíveis e eficazes.

Fragmentação

Mesmo que um treinamento corporativo tenha uma hora de duração, o conteúdo deve ser fragmentado em materiais de 5 a 15 minutos.

Essa quebra permite que os colaboradores aprendam de forma simples e prática, sem que fiquem presos a algo maçante por muito tempo.

Como o microlearning é baseado em rapidez, as equipes tendem a aceitá-lo melhor porque o aprendizado não atrapalha a rotina no trabalho.

Enfoques específicos

Pense que a equipe de RH de uma empresa deve passar por um treinamento que revisa os direitos trabalhistas previstos no Brasil. No lugar de agendar um dia inteiro de palestras e seminários sobre um assunto tão denso, o microlearning promove a divisão de diversos subtemas

Em um momento, o time pode aprender sobre remuneração. No outro, sobre férias. No seguinte, sobre segurança e saúde no trabalho.

Dentro desses subtemas, o conteúdo pode ser organizado em partes concisas. Na parte sobre remuneração, por exemplo, vale abordar, separadamente, questões referentes a salário mínimo, 13º salário, taxas (INSS e FGTS), formas de pagamento, etc. — cada uma com sua própria seção. 

A lógica é: focar em temas específicos torna a aprendizagem mais organizada, menos cansativa e com maior compreensão.

Aplicação prática

Teoria é sempre importante, mas a microaprendizagem não se limita a isso.

Os conteúdos que seguem essa metodologia devem ser orientados pela aplicação prática, que de fato ajude o colaborador a melhorar o seu desempenho profissional.

Dessa forma, os conteudistas devem entender o papel de cada departamento, suas responsabilidades, como funciona o dia a dia, quais são suas dores e o que pode ser otimizado.

Continuidade, flexibilidade e personalização

Respeitando o ritmo e a rotina de cada um, é importante que os materiais possam ser acessados de forma simplificada, condizentes a suas funções e a qualquer momento.

Ao permitir que o colaborador aprenda do jeito que achar mais pertinente e em momentos que não comprometam o cronograma operacional, os conteúdos podem ser melhor assimilados e acessados quantas vezes for necessário.

Responsividade

No web design, a responsividade é relacionada à adaptação de sites e plataformas eletrônicas em diferentes dispositivos.

Os colaboradores que acessam o treinamento on-line pelo celular ou tablet devem ter a mesma experiência daqueles que optam pelo computador.

Se possível, é recomendado que a empresa invista em aplicativos de smartphones para tornar o acesso mais prático.

Interatividade

Para aumentar a dinâmica da aprendizagem, textos, vídeos e áudios podem ser acompanhados de recursos interativos, como jogos, quizzes e outras técnicas de gamificação.

Ao interagir com os materiais, o usuário coloca em prática o que aprendeu e ainda se diverte — o que ajuda na fixação de informações.

Avaliação instantânea

Entender o próprio desempenho é uma boa maneira de metrificar a eficiência do conteúdo e entender se é preciso reforçar os estudos.

O sistema pode mostrar o score do usuário assim que um quiz é finalizado, explicando também quais são as respostas corretaspontos de melhoria.

Benefícios da microaprendizagem

O investimento em microlearningeducação continuada apresenta vários benefícios:

  • Desenvolvimento técnico e socioemocional;
  • aumento de expertise;
  • mais qualidade nas entregas;
  • maior retenção de conhecimento;
  • mais engajamento;
  • aprendizagem que não prejudica o calendário operacional;
  • custos de produção menores (em comparação a conteúdos macro);
  • aumento do ROI por meio da capacitação das equipes.

Como implementar a microaprendizagem na empresa?

Seguindo os princípios do microlearning, há algumas dicas valiosas para implementar esse método nos treinamentos corporativos.

Defina objetivos

Definir objetivos é o pontapé inicial de qualquer projeto. Pergunte-se:

  • Por que esse treinamento deve existir?
  • Quais problemas pode solucionar?
  • Quais benefícios deve trazer?
  • Quais habilidades os colaboradores precisam adquirir ou aprimorar?

Ao definir a intenção de cada módulo, seu desenvolvimento se torna mais simples e eficaz.

Selecione temas nichados e específicos

Ainda que existam temas gerais — como gestão de tempo ou aumento de produtividade —, cada área também precisam ser contemplada com pautas que correspondam à sua realidade. Os materiais do RH e do departamento de marketing, por exemplo, dificilmente serão os mesmos.

Cada assunto deve ter seus subtópicos. Em um treinamento sobre recrutamento e seleção, vale oferecer micromódulos sobre análise de currículos, ferramentas úteis e fit cultural — substituindo a abordagem de todos os pontos em um único material extenso.

Conte com especialistas para produzir os conteúdos

Conteudistas são responsáveis pelo desenvolvimento de treinamentos, materiais didáticos, cursos, vídeos educativos, entre outros. Esses profissionais geralmente são formados em Jornalismo, Letras e outras áreas da Comunicação.

Especialistas da própria empresa também podem participar da produção, já que têm vivência na área e dentro da empresa. Isso garante mais qualidademaior compatibilidade com as necessidades organizacionais de cada companhia.

Utilize plataformas adequadas

Algumas empresas criam suas próprias ferramentas LMS (Learning Management System), enquanto outras recorrem a plataformas já existentes no mercado para economizar tempo e dinheiro.

Há diversas opções com funções diversas, planos personalizáveis e condições diferenciadas de contratação, como:

  • Twygo
  • inEazy Engage
  • LearnUpon
  • TalentCards
  • Axonify
  • eduMe
  • 360 Learning
  • MLevel
  • SC Training

Incentive o aprendizado

A microaprendizagem apresenta maior eficácia quando praticada regularmenteCabe ao RH e aos gestores dos demais departamentos encorajar a execução dos treinamentos.

É importante mostrar a relevância dos cursos e como podem melhorar os processos do dia a dia, destacando os benefícios individuais e coletivos.

Também vale incentivar os colaboradores com recompensas por performance. Ao atingir certa pontuação ou realizar determinada quantidade de módulos, a pessoa pode ser retribuída com brindes ou vantagens.

 

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